domingo, 30 de dezembro de 2012

PARCEIROS DO SENHOR

O SENHOR o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.Salmo 41.2
Essa promessa foi feita a quem acolhe o necessitado. Mas, antes que se torne uma epidemia e todos os cristãos comecem a abrigar necessitados, deixe-me dizer que tem de haver uma parceria com o Senhor para que essa promessa diga respeito a todos nós. Quem não tem a sabedoria divina joga pérolas aos porcos (Mt 7.6), como disse Jesus, pois gasta muito tempo querendo converter quem não foi chamado pelo Altíssimo.
O Mestre afirmou que ninguém poderia ir a Ele se o Pai, que O havia enviado, não o trouxesse (Jo 6.44). Conosco se dá a mesma coisa. Devemos gastar tempo em oração, separando-nos daquilo que não presta e dando ouvidos ao que o Senhor ensina. É claro que temos de transmitir a todos o recado divino, pois é preciso lançar a semente pela manhã e, à tarde, não recolher a mão (Ec 11.6). No entanto, o acolhimento dever ser feito quando o entendimento da pessoa é aberto.
Como parceiros de Deus, saberemos o tempo e o modo de fazermos Sua obra. Ao sentir que alguém precisa da mensagem, da sua oração e da sua ajuda para encontrar a Verdade, você deve “gastar” o tempo necessário para ajudá-lo. No entanto, não fique orando por alguém por qualquer razão que não seja a obediência ao toque divino, porque isso não o levará a cumprir o que está registrado no primeiro versículo desse Salmo.
O Senhor é quem lhe “trará” a pessoa que deve ser ajudada por você, seja ela rica ou pobre, agradável ou desagradável. Então, feito isso, dê a ela as instruções que você tem aprendido nas Escrituras, e ela será alimentada pelo Altíssimo, o qual lhe deu o ministério de acolhimento. Quando o dia mau visitá-lo, você será livre, pois Deus será seu Companheiro e Amigo a partir do momento em que passar a obedecer-Lhe.
A obra divina é feita com a direção do Pai celeste. É o Espírito Santo quem nos dirige em toda a verdade e convence do pecado e do juízo (Jo 16.8); sem Ele, não há obra de Deus. Quem se deixa dirigir pelo Espírito do Senhor poderá ser usado da mesma forma que Filipe o foi, ao ser levado para falar com o eunuco da rainha de Candace (At 8.26-39). Por mais que o homem queira “melhorar” o que o Altíssimo faz, não conseguirá, pois Ele faz sempre o melhor.
Siga as instruções dos Céus. Então, você será protegido, sua vida, preservada, e Deus o fará feliz em tudo. Ele jamais entregará os que Lhe são caros ao desejo de seus inimigos. Mesmo que o servo fiel fique doente, poderá contar com a assistência divina nos períodos de fraqueza, pois o Todo-Poderoso cuida até da cama em que seu filho estiver deitado (Sl 41.3). É bom ser sempre parceiro do Senhor na grande obra que Ele realiza em nossos dias.

ALIANÇAS DE AMOR

O amor é a base da aliança! Mas não é tudo. A maioria de nós já leu em algum convite de casamento: “Põe-me como selo sobre o teu coração, porque o amor é forte... As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo” (Ct 8.6,7). No papel é lindo, mas na prática, muitas vezes, as coisas não são bem assim. Se os princípios bíblicos forem ignorados, os sentimentos podem não suportar as provações da vida e o casamento pode terminar. Por isso, é importante considerarmos as três fases distintas pelas quais todo o casal irá passar na edificação de um lar abençoado. O namoro, como expliquei, está ligado ao espírito e deve ser tratado com muito cuidado. O objetivo do namoro deve ser o casamento e não apenas um passatempo. Iludir os outros é defraudação e isso é pecado. Por isso, quando decidimos namorar, temos que fazê-lo com a motivação certa, preparados físico, emocional, espiritual e financeiramente. Alguns adolescentes começam a namorar sem nenhum destes requisitos. Muitos namorados ignoram que após firmarem uma aliança terão uma série de compromissos e responsabilidades e comprometem o sucesso do casamento desde o namoro. É preciso maturidade e planejamento! Por isso, o noivado tem uma característica mais emocional e está relacionado com a nossa mente. Nesta fase o casal está afinando os propósitos e decidindo o que irão construir juntos. Já o casamento envolve o aspecto físico, pois é através dele que os noivos se tornarão uma só carne. O sexo é uma benção de Deus, mas está reservado para os cônjuges dentro do casamento. Fora dele, é um laço que amarra física, emocional e espiritualmente. Está escrito:“Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hb 13.4)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PEÇA AO SENHOR QUE FALE

Ó Deus do meu louvor, não te cales!Salmo 109.1
O diabo está sempre dizendo coisas más a nosso respeito, lançando suas ameaças para que acreditemos nele e, assim, possa nos atingir. Com o Senhor, é diferente; então, se crermos nEle, teremos o que Ele afirma ser nosso. Não é bom esquecer que tudo o que o diabo diz é mentira (Jo 8.44), atitude de desocupado; porém, o que o nosso Deus fala pode mudar qualquer situação. Então, peça que o Senhor lhe fale sobre o que tem preparado para você.
Davi chama o Senhor de Deus do seu louvor, porque tinha experiências com o Altíssimo que o faziam louvá-Lo. Agora, se você não tem experimentado a bondade de Deus, como pode dizer que Ele é bom? É como se falasse de mim aos seus amigos, dizendo: “O R. R. é o mais caridoso da praça, pois sustenta um orfanato com mil crianças; é o melhor em tal esporte etc.”. Eu não gostaria de ouvir tais mentiras, tampouco o Senhor.
Como você pode louvar o Altíssimo – enaltecer Suas qualidades –, se não as conhece e nunca as provou? Comece a tomar posse do que Ele lhe diz; assim, poderá elogiá-Lo por coisas que lhe tem feito. Com o tempo, sua fé crescerá tanto, que você agirá como Davi em todas as batalhas das quais participou. O salmista sabia que não deveria ter medo, ainda que um exército o cercasse; por isso, pediu que Deus não Se calasse.
Os lábios mentirosos se desatam a falar de todos, e o que há neles é fraude. A língua mentirosa sempre se referirá a você como alguém que não tem nada de bom, que é desajeitado e não pode ser vencedor por este ou aquele motivo. Mas isso é “conversa fiada”, algo que o inimigo articula para impedir você de ser o sonho do Senhor. Acorde, pois o diabo é mentiroso e bravateiro ao mesmo tempo.
Você precisa pedir ao Senhor que fale a seu respeito e o ajude a ouvir Sua voz, porque o que o maligno diz sempre é mentira. Satanás tem-lhe cercado com palavras odiosas, as quais lhe farão um mal muito grande se você der ouvido a elas. Mesmo sem causa, ele sempre quer feri-lo. Todos os filhos de Deus devem atentar para isso, pois, muitos deles têm-se deixado levar pelas mentiras de Satanás. Não creia em nada que o diabo fala.
Peça ao Senhor que profetize a seu respeito e lhe dê palavras que o levantarão e o levarão a assumir seu lugar em Cristo. O que o Altíssimo disse sobre você é o que Ele quer que você seja. Portanto, prepare-se para mudar a sua vida por completo. Com a Palavra que lhe for enviada, você nunca mais será a mesma pessoa. As profecias que Deus disser a seu respeito inutilizarão as maldiçoes que o Inferno lhe tem enviado.

O BOM TESOURO DE DEUS

O Senhor abrirá o seu bom tesouro! Ele é rico e deseja que os Seus filhos desfrutem de toda a Sua herança. “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.8). Desde o Éden que o Eterno tem ordenado a Sua bênção sobre o homem para fazê-lo participante de todas as riquezas da terra e dos céus. Ele disse: “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra” (Is 1.19). Sabemos que Adão pecou e abriu as portas para a miséria, contudo, Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar o que estava perdido. “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis” (2Co 8.9). É certo que Paulo estava se referindo, primeiramente, às riquezas espirituais, mas sabemos que na cruz Jesus Cristo estava fazendo uma obra completa. Ele sabe que não somos apenas espírito e que temos necessidades materiais. Não me refiro à cobiça, ao amor às posses terrenas, mas à vida abundante que Deus prometeu aos Seus filhos, de alcançarmos sucesso e de sermos bem sucedidos em tudo aquilo que realizarmos. Ele prometeu a Abraão e a sua descendência uma terra de prosperidade e condicionou a Sua benção à obediência de seu povo. Ele disse: “Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará... E o Senhor te dará abundância; o Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o Senhor te porá por cabeça...” e assim por diante. Esta aliança ainda existe e você pode aprender a liberar o fluxo de prosperidade que Ele tem para a sua vida e família

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PARA NÃO SER CONFUNDIDO

Seja reto o meu coração para com os teus estatutos, para que eu não seja confundido.  Salmo 119.80
Para confiar completamente na Palavra do Senhor, Ele lhe dará a graça de ter seu coração reto. Então, compete a você crer e não abrir mão do que lhe é prometido. Deus não poderia requerer nada da sua pessoa, se não lhe tivesse dado a ferramenta para fazer o que Ele diz. Como verdadeiro Pai, Ele jamais lhe deixaria sem o poder necessário para viver em completa dignidade. Essa é uma das razões que você tem para confiar no Senhor.
A verdade é que, se do Céu não lhe for concedida a capacidade de crer e realizar o que lhe é destinado, você pode esquecer qualquer projeto de pouca ou muita relevância, pois não conseguirá executá-lo com a sua própria capacidade. Por isso, é preciso que você esteja sempre em comunhão, para conseguir cumprir sua missão. O Senhor não lhe deixaria ir sozinho a alguma batalha; Ele vai à sua frente para conduzi-lo à vitória.
O salmista sabia da importância do seu coração ser reto para com os estatutos de Deus. Para isso, ele precisava da ajuda divina. Sinta e peça o mesmo, suplicando para que o Senhor não o deixe sair do bom caminho e o auxilie a executar as ordens dEle. O Altíssimo já prometeu ajudá-lo, esforçá-lo e sustentá-lo com a destra da Sua justiça (Is 41.10). Por isso, jamais recue ou deixe de realizar a vontade divina; pois, ao obedecer, você O verá fazendo o que for preciso.
Quando não existir nenhum impedimento em sua vida, você será reto para com os estatutos divinos. Então, em qualquer batalha, você não sairá confundido. Na verdade, a confusão ocorre para quem não se emenda, não se limpa dos erros e tenta fazer a obra de qualquer modo. O eterno Senhor ama aqueles que O amam e se dispõem a cumprir as Suas ordens. Portanto, você tem tudo para ser bem-sucedido; afinal, você foi chamado para isso.
Quem não presta atenção ao que faz pode vir a fazer o que não devia. Se isso sucedeu a você, trate de se consertar; do contrário, quando precisar do cumprimento de alguma promessa, não a conseguirá. Quem, de fato, serve a Deus obterá sucesso em todas as batalhas. Examine sempre se você permanece na presença divina. Na prática da vontade de Deus, você obterá êxito. Então, não tema, pois o Senhor irá à sua frente para fazê-lo vitorioso.
Deus não quer a sua confusão, mas a sua participação efetiva na obra que Ele realiza. O Altíssimo quer cumprir todas as promessas que lhe tem feito, mas você não pode deixar nada atrapalhá-Lo. Quando não há impedimento, pecado, intenção má e desconfiança da sua parte na fidelidade de Deus, você é bem-sucedido.

JESUS É A ALIANÇA

Jesus é a aliança entre você e Deus. Não tenha medo de se render ao Seu plano eterno porque ele é maravilhoso. Na cruz, Jesus garantiu a nossa herança e selou a nossa vitória, por isso nós podemos descansar na Sua fidelidade. Ele não brinca com os nossos sonhos, se estes foram gerados pela fé em Sua Palavra. O salmista sabia desta verdade por isso clamou ao Senhor, pedindo que Ele se lembrasse da aliança estabelecida com o seu servo Davi. “Estabelecerei para sempre a tua descendência, e firmarei o teu trono por todas as gerações” (Sl 89.4). Deus honrou aquela aliança e fez nascer a Raiz de Davi, Yeshua Há Mashia, que é Jesus, o Messias, que se assentou num trono eterno. Nós também podemos entrar no tribunal do Justo Juiz e clamar, não pela aliança de Davi, mas pelo pacto estabelecido na cruz através do sangue de Seu único Filho. Antes de entregar a sua vida no Calvário, Ele celebrou uma ceia junto de seus discípulos. “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22.19,20). Aquele sangue vertido abriu o caminho para que pudéssemos entrar na presença do nosso Deus e apresentar as nossas causas. Portanto, “cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.16). O salmista reconheceu que a base deste trono é segura e que nós podemos confiar Naquele que julga com equidade. “Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto”. Você pode descansar!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PROFECIA MENTIROSA

O SENHOR te pôs por sacerdote em lugar de Joiada, o sacerdote, para que sejas encarregado da Casa do SENHOR sobre todo homem obsesso e que profetiza, para o lançares na prisão e no tronco.Jeremias 29.26
Jeremias, nos dias do seu ministério, enfrentou muitos problemas pelo fato de ser servo do Altíssimo, pois a maioria do povo de Judá não queria saber de outra mensagem a não ser a que anunciava boas coisas. No entanto, por ser fiel Àquele que o tinha levantado, ficou como o pregador “estraga prazer”. Contudo, suas palavras se cumpriram, e o povo de Deus foi levado ao cativeiro da Babilônia. Se lhe tivessem dado ouvidos, teriam tido outra sorte.
Como os filhos de Israel estavam em pecado, não respeitando a Palavra do Senhor, o cativeiro era o destino deles, e, por isso, as advertências de Jeremias eram tidas como maldade por aqueles que viviam na maldade. Cuidado com pessoas que se levantam contra a liderança estabelecida por Deus, pois sempre há pecado nesses corações. Alguns chegam ao ponto de condenar o inocente para ocultar o que fazem de errado.
Havia um homem, por nome Semaías, que chegou ao cúmulo de enfrentar o homem de Deus face a face. Em nossos dias, também temos visto isso acontecer. Gente réproba, que vive em pecado, cujos olhos só veem o próprio interesse, tem-se levantado contra aqueles que servem ao Senhor em espírito e em verdade. Entretanto, o fim deles está próximo e será muito triste, pois sofrerão por toda a eternidade.
Semaías enviou cartas a todo o povo que estava em Jerusalém, bem como ao sacerdote Sofonias, e também aos outros sacerdotes, incitando-os em Nome do Senhor para que colocasse na prisão e no tronco a quem ele chamava de fanático e, segundo ele, queria se passar por profeta. Desse modo, intentava fechar a boca de Jeremias, homem de Deus. A condenação de Semaías foi imediata e muito dolorosa (v. 32).
Todos aqueles que se levantam contra o conselho do Senhor haverão de pagar um alto preço. Não tem jeito para quem se separa, pois ele busca seu próprio interesse. Ele verá a cada dia a retribuição da sua rebeldia e, quando sua vida chegar ao fim aqui na Terra, irá ao Juízo eterno para receber a sua sentença. O pior é que essas pessoas sabem que isso lhes acontecerá, mas não acordam nem se arrependem.
Não ouça amigos, parentes e ninguém mais. Se cedeu a alguma tentação, deixando-se levar pela transgressão, a única saída é acertar-se com a pessoa que você traiu, difamou, para quem mentiu, de quem roubou, ou fez outro ato ruim. O Senhor Deus jamais terá o culpado por inocente. A sua felicidade eterna pode ser trocada por alguma coisa pecaminosa? Vale a pena se perder para sempre por causa de uma tolice?

DEUS NÃO ESQUECE

Deus nunca se esquece das Suas alianças. Ainda que os pecados dos homens os desviem do propósito original de Deus, Ele se mantém fiel às Suas promessas, e no tempo determinado, estabelece os Seus desígnios eternos. “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2.11-13). Aleluia! Ele fez uma aliança com Abraão prometendo a ele uma descendência numerosa e abençoada. Contudo, Ele mesmo declarou, na Sua Onisciência, que aquele povo estaria debaixo de um cativeiro durante séculos. “Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza” (Gn 15.13,14). Passados todos esses anos, Deus tornou a falar, agora a Moisés, prometendo a libertação do Seu povo do Egito, baseando-se na aliança estabelecida com Abraão e sua descendência. “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem” (Ex 3.6,9). Deus vê e se compadece de nós! Esteja certo de que não há cativeiro que dure para sempre nem luta que não acabe. Deus porá um fim nesta peleja, creia nisso. “Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo”. Hoje, Ele te diz: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra” (Sl 46.9,10)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O QUE INDENTIFICA UM JUSTO.

A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.  Salmo 37.31
A vantagem de ser justo é grande em todos os sentidos. Primeiro, ele tem a Palavra que garante acesso pleno às promessas de Deus – a Terra Prometida (Sl 37.29). Segundo, porque habitará nesta terra para sempre. Então, sendo possuidor do que o Senhor tem prometido, o justo não terá problema algum em todos os seus dias; pois, ao ser agredido por qualquer investida maligna, fará brilhar a sua luz, usando seu direito em Cristo para desfazer o mal.
O Senhor Deus declarou que o justo desfrutará das Suas promessas. Mas como uma pessoa pode saber que é justa? A resposta é pelo que sai da sua boca. O cristão que está sempre usando palavras que o homem normal utiliza ou vive repetindo gírias, exaltando-se e falando mal dos outros e coisas parecidas, mostra que não é justo. Aquele que é justo sempre fala segundo as Escrituras, do que tem aprendido na revelação da Palavra do Senhor, glorificando o Altíssimo em todo o tempo.
Precisamos vigiar sempre para não sermos enganados por quem tenta se passar por filho de Deus. A verdade é que as pessoas que não têm respeito pela voz divina não conseguem nos enganar por muito tempo. Ainda que se mostrem espirituais, o que sai de suas bocas nunca é reto. Se deixarmos, esses “filhos de Deus” são capazes de falar obscenidades, fazer fofoca e pronunciar certas coisas que envergonham quem, de fato, teme o Senhor.
Por outro lado, a língua do justo profere o que é reto, pois fala de acordo com a Escritura. Quando emite sua opinião, por dizer o que é certo, ele abençoa todos. Já o ímpio que, evidentemente, não se consagra ao Senhor, mesmo que, em um esforço grande, tente ajudar, não consegue transmitir o recado divino a um coração necessitado. A sua palavra, em vez de dessedentar, chega a piorar, pois diz o que o adversário lhe manda falar.
O que faz uma pessoa ser justa ou ímpia é sua atitude para com o que está escrito na Palavra. O ímpio não a atende, mas o justo a coloca em seu coração; com isso, este não peca, mesmo estando sob a pior tentação. O respeito ao que o Altíssimo declara, além de fazer um bem a quem o tem, e a quem está ao seu lado, também nos qualifica para sermos usados pelo Senhor como ministros do Novo Testamento. Esse é o tipo de pessoa que Deus usa.
Os passos do justo jamais resvalarão, o que significa que suas determinações serão acatadas e o poder divino cumprirá o que ele vier a determinar. O justo tem prazer em executar o que o Senhor lhe ordena, pois sabe que a divina Palavra não falhará, ainda que os Céus e a Terra passem (Mt 5.18). Bom seria se cada um dos salvos passasse a cumprir sua missão.

DEUS DOS NOVOS COMEÇOS.

Deus está sempre conosco em nossos novos começos. Ele já havia estabelecido uma aliança com Adão em relação à terra (Gn 8.21), mas neste contexto o Senhor estabelece um novo pacto com Noé após o Dilúvio dando aos homens a chance de recomeçarem. O Eterno disse: “E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra” (Gn 9.11). Uma aliança é uma promessa ou um compromisso baseado em certas condições, tendo sempre um sinal ou penhor relacionado com ela. Neste caso, por exemplo, o arco-íris, era o sinal de que Deus não tornaria a cobrir a terra com o Dilúvio e que a Sua bondade permaneceria sobre ela. “O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra” (v.13). Da mesma forma, a Ceia do Senhor, assim como o anel de casamento são sinais e selos de Suas respectivas alianças conosco e de nosso compromisso com Ele. Se permanecermos fiéis às alianças firmadas, continuaremos abençoados. Para Ele, as alianças são invioláveis e não devem ser quebradas. Ele disse: “E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra” (v.16). Observe a expressão “aliança eterna”. Esta é a mente de Deus em relação às alianças. Elas são para sempre! Por isso, temos que ser zelosos dos acordos e pactos que assumimos na presença Dele. O escritor aos Hebreus escreveu: “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11.7). Dê uma resposta de fé à Palavra do Senhor e esteja disposto a recomeçar com Ele em fidelidade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

ABRA OS OLHOS DA FÉ.

Aproprie-se da cura que Deus está oferecendo a você! Você pode ter a sua visão física perfeita, mas se você não compreende as verdades espirituais você é cego espiritualmente e precisa da cura de Deus. O seu nome é Jesus. Ele aplicou lodo nos olhos de um cego de nascença e disse-lhe: “Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo” (Jo 9.7). Aleluia! Embora estivesse diante da luz, que é Jesus, ele precisava de visão para que pudesse contemplá-lo. Para um cego pouco importa se a luz está acesa ou apagada, pois ele não pode vê-la. Neste caso, não basta você saber que Jesus, a verdadeira luz, existe. Você precisa “vê-lO”. Ele é o Enviado de Deus e tem poder para abrir os seus olhos. O cego ouviu, creu e obedeceu. Ele foi ao tanque, lavou-se e o milagre aconteceu. Mas era necessário que ele aprendesse a enxergar e foi no meio de uma provação que a sua visão se expandiu. “Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Respondeu ele: O homem que se chama Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai a Siloé e lava-te. Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo” (vs.10,11). Para o ex-cego, Jesus era um homem. Mas a sua visão foi se ampliando à medida que o interrogavam. “Tornaram, pois, a perguntar ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? E ele respondeu: É profeta” (v.17). Ele estava saindo do caminho da ignorância para a fé viva. “Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer” (v.33). Jesus perguntou-lhe: “Crês tu no Filho de Deus?” (v.35). Ele respondeu: “Creio, Senhor. E o adorou” (v.38). Entenda que a luz aumenta quando é reconhecida e a escuridão cresce quando a luz é recusada. Os homens serão julgados, não apenas pela doença do pecado, mas principalmente, por rejeitarem a luz enviada.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A LUZ DO MUNDO

Receba a luz da vida em seu coração! Os seus olhos serão abertos e você verá a glória de Deus. Embora Jesus seja o personagem principal desta história, nos chama a atenção a presença de um co-adjuvante importante: o cego de nascença. Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que ele nascesse cego, e Jesus explicou que nem ele e nem os seus pais havia pecado, mas que Deus usaria aquela situação como uma grande oportunidade para glorificar o Seu nome. Por conta da sua cegueira, ele mendigava. Observe a associação entre a cegueira e a mendicância. Esta é a situação de milhares de pessoas em todo mundo. Elas não são cegas fisicamente, mas espiritualmente. O pecado cega. O salmista disse: “Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5). Por causa do pecado de Adão, a Bíblia afirma que todos nós nascemos pecadores e cegos, sem Deus, sem vida e sem luz (Rm 3.23; 6.23). Por isso Deus enviou Jesus ao mundo. João escreveu: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1.4). E disse mais: “A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.19). Veja que fato terrível: os homens amaram mais as trevas do que a luz. Daí a associação com a miséria física e a espiritual “Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas” (Ap 3.17,18). Ouça a voz do Espírito de Deus. Jesus está passando por você!Permita que hoje Ele toque os seus olhos e restaure a sua visão

POR QUE ENTENDER AS ESCRITURAS.

Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. Lucas 24.45
As Escrituras falam do nosso Salvador e nos dão uma visão tão linda, que somos surpreendidos a todo o momento. Quem tem o costume de examiná-las, e não somente ler um pouco delas, torna-se sábio nas visões de Deus. Jesus, por exemplo, descobria-Se no que estava escrito, e conosco também se dará o mesmo fenômeno. A verdade é que só poderemos mudar nossa vida quando assumirmos o que o Altíssimo fala a nosso respeito.
Aprender o que está escrito na Bíblia é como estar diante do Senhor. Quem não o faz jamais teme, ou respeita, o único e verdadeiro Deus. Esse respeito é o princípio da sabedoria (Pv 9.10) e, sem ele, não teremos o favor divino à nossa disposição nem  conseguiremos ensinar aos nossos filhos o Caminho que devem trilhar. Se isso não ocorrer, seremos responsabilizados pelo fracasso nesta importante missão.
Procure sempre estar diante de Deus, pois isso o ajudará. Saiba que quem não aprender do Senhor será ensinado pelo mentiroso  Satanás , que, por ser mau e perverso, veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Por outro lado, ao aprender seus direitos e o que fazer em todas as situações, você só terá vitória. Sem dúvida, o Senhor quer que você seja bem-sucedido em tudo na sua fé nEle.
A orientação divina é para que coloquemos Suas palavras em nosso coração e em nossa alma (Pv 7.1). Não deixe que haja um só espaço vazio; se houver, o imundo entrará, e você começará a fazer a vontade dele. Entenda que, com Jesus, as coisas são infinitamente melhores do que com o diabo. Com Cristo, não há, nem haverá, momento algum em que você ficará do lado perdedor. Por que, então, não estar do lado que vence, sem condenação?
O Senhor quer operar em seu favor. Se dependesse exclusivamente dEle, não haveria problemas em sua vida que não fossem resolvidos. Então, por que não atentar para as orientações divinas e dar um fim a tanta coisa ruim que o chateia? Por que deixar para depois se você pode resolver isso agora? O Criador colocou em Seu Manual tudo o que é preciso para vivermos livres das influências do inimigo.
Esse assunto é tão importante que o Altíssimo orientou os filhos de Israel que atassem as Suas palavras nas mãos para que ficassem com o que viam diante dos seus olhos (Dt 6.8). Em outras palavras: eles jamais deveriam se esquecer de Suas orientações. Com isso, multiplicariam seus dias na Terra da Promessa, a qual, hoje, para nós é o Evangelho.
Se eles, com diligência, guardassem os mandamentos, o Senhor os livraria de seus inimigos. Essa promessa diz respeito a todo aquele que é chamado pelo Nome do Senhor. Por isso, cumpra os mandamentos que você entende na Palavra de Deus, pois isso lhe será de grande proveito. Sua felicidade depende de sua fidelidade ao Altíssimo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COBERTURA ESPIRITUAL -2

Deus usará o seu escolhido para dar cobertura a você. Mas você terá que reconhecê-lo como enviado do Senhor para ser abençoado por ele. Não seja como Coré, que foi rebelde e pagou um preço alto por viver descoberto. O nome Coré significa “careca”. É provável que ele até tivesse cabelo, mas a profecia que estava por trás de seu nome dizia que ele vivia “descoberto ou sem cobertura”. Há uma associação na Bíblia entre o cabelo e o véu que cobre a cabeça. Embora Coré pertencesse ao povo de Deus, ele não reconhecia a autoridade de Moisés, o homem que Deus havia escolhido para guiar o seu povo. Ele era rebelde e orgulhoso, por isso incitou uma rebelião contra Moisés, que se colocou em oração em favor dele, pois sabia que as conseqüências para Coré seriam trágicas. Desprotegido, ele morreu. Paulo escreveu: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Rm 13.1,2). Seja sábio, e submeta-se à autoridade divina. Ouça a instrução daqueles que o Senhor tem levando para guiá-los. Está escrito: “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus” (Ef 4.11-13). Tanto no Velho quanto no Novo Testamento você encontrará homens sendo usados por Deus para dar cobertura espiritual ao seu povo. Mas para isso, é preciso haver um acordo. Você está disposto a estabelecer essa conexão divina?

O SENHOR GUERREIA POR NÓS

Pois o SENHOR, vosso Deus, é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos. Deuteronômio 20.4
Quem leva a vida espiritual de qualquer jeito está sempre sendo atacado pelo inimigo e nada pode fazer. A verdade é que temos uma luta a travar contra os poderes das trevas, que, enviados pelo diabo, fazem de tudo para nos tirar da presença divina. Não podemos fechar os olhos e dizer que não faremos nada, pois o inimigo não respeita quem quer que seja. Como ele sempre procura nos destruir, o segredo é estarmos bem preparados.
Essa preparação se dá com o entendimento que adquirimos da Palavra de Deus. Cada revelação vem com o poder necessário para suprir cada necessidade. Temos de fazer duas coisas: santificar-nos e ser santos. Não há quem possa dizer que não precisa se arrepender dos pecados e buscar do Senhor a libertação das tentações. O Pai celestial, hoje, oferece-nos a oportunidade de poder andar ao lado dEle (Lv 20.7).
Ninguém que conhece a Palavra de Deus brinca com o pecado, o qual jaz à porta de todos para fazê-los tropeçar na caminhada da fé (Gn 4.7). Por isso, é preciso combatê-lo até que seja completamente derrotado. A luta precisa ser travada com dedicação, determinação e só acabará quando o desejo pecaminoso for completamente vencido, o que se dará com a segunda vinda de Cristo.
É bom lembrar que tudo o que recebemos do Senhor vem pela fé; logo, quem não a usa, ou a deixa para depois, perde muitas pelejas. Os discípulos de Jesus perderam batalhas por terem uma fé pequena; por isso, é importante lutar até que ela cresça e se possa vencer as investidas do maligno. Ainda que seu ponto fraco, onde o diabo o tenta, seja como um monte, se você ordenar, o mal sairá (Mt 17.20).
Deus vai com todo aquele que crê em Sua promessa. Quem confia no Pai não dá a menor atenção à ameaça que o inimigo lhe faz. Neste momento, veja o que Satanás está tentando fazer com você e, destemidamente, vá ao Senhor em oração, falando com Ele tudo o que está em seu espírito e, com firmeza, ordene que o maligno tire as mãos da sua vida. Seja firme, e o diabo fugirá de você agora (Tg 4.7)!
O mal já está derrotado; é necessária apenas uma determinação sua, para que o poder divino entre em operação e jogue por terra tudo o que pertence ao diabo. Satanás não pode levantar a cabeça, porque a vitória já foi concedida a você. Os que são de Deus vencem todos os ataques do mal com uma simples ordem dada em o Nome de Jesus.
O Todo-Poderoso quer entrar na batalha agora em seu favor. O que está esperando? Se houver pecados escondidos, confesse-os imediatamente, pois Ele é fiel e justo para lhe perdoar e purificá-lo de toda injustiça (1 Jo 1.9). A seguir, expulse todo o mal em Nome do Salvador.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

COMO COMBATER PELA FÉ

Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. João 15.5
Quem está sendo ensinado pelo Espírito Santo a respeito do que dizem as Escrituras sabe que tem de esperar o sinal verde de Deus para seguir os passos necessários. Se o Senhor promete ir conosco na batalha, podemos crer que Ele o fará para lutar em nosso favor, pois isso Ele tem prometido. O Senhor declara ser a Videira Verdadeira, e nós os ramos; então, como Varão de Guerra Ele fará a guerra por nosso intermédio.
O bom é que Deus realiza tudo o que é necessário, e nós somente somos instrumentos dEle para cumprir Seus planos. Como Redentor, Ele não medirá esforços para nos ajudar e usar. Por nos ter formado desde o ventre de nossa mãe (Sl 139.13), Ele sabe o que temos de bom, bem como as nossas fraquezas. Ao nos usar, o Senhor não deixará de nos fortalecer onde for preciso. Isso significa que ter Deus do nosso lado nas pelejas é certeza de vitória.
O Senhor é quem realiza todas as coisas, desde um pensamento sábio até a destreza de que precisamos no desenrolar da batalha. Ele jamais deixará de acertar o que for preciso, desde que sigamos Suas orientações nas Escrituras (Sl 119.93). Ele desfaz os sinais dos inventores de mentiras e enlouquece os adivinhos (Is 44.25). Com o Pai celeste operando, não há nem haverá fracasso. Como precisamos dEle nas lutas, não é verdade?
Os sábios deste mundo podem criar planos mirabolantes, mas eles não funcionarão, pois nosso Deus revela que desfaz seus sinais. Não existe plano científico que suporte a operação do Onipotente. Aquilo que aparentemente é infalível, se for usado contra quem é de Deus, não funcionará. Quando o Senhor age não há como fazer frente. O bom de tudo é que Ele Se oferece para lutar por nós.
O Todo-Poderoso promete confirmar a palavra de todo aquele que é Seu servo. Então, quando Ele lhe der uma palavra, não se acovarde em usá-la. Os mensageiros do Altíssimo têm a garantia de que Ele cumprirá Suas determinações. Contudo, quando o mensageiro inventar algo, o Senhor não tem compromisso com aquilo. Por isso, é preciso ficar sempre atento para não cair na tentação de que você é especial.
O que o Pai declara será cumprido à risca. Nunca houve nem haverá império que consiga anular a promessa do Senhor. Tudo o que Ele prometeu será executado exatamente como foi dito. O grande segredo é dar voz ao que o Altíssimo diz; com isso, você verá a glória dEle vindo sobre a sua vida. Deus é fiel em cumprir Suas promessas.
A parte que cabe a você é usar a sua língua para falar da justiça divina. Jamais se deixe levar pelo que aparentemente é, pois você fará com que sejam confundidos e envergonhados os que procuram o seu mal. Após ter dado sua ordem, creia e você verá a glória de Deus.

COBERTURA ESPIRITUAL -1

Você precisa de cobertura espiritual! Debaixo deste “manto” está a proteção e a liberdade que você necessita. Existem duas formas distintas de cobertura espiritual: a cobertura direta, que vem de Deus, e a delegada, que é feita através dos homens enviados por Ele. Nós precisamos de ambas. Para estar debaixo da cobertura de Deus você precisa reconhecer a autoridade Dele sobre a sua vida. Em outras palavras, você precisa obedecê-lo. A proteção divina depende da obediência. “Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro” (Sl 91.14). Lembre-se da aliança de sangue feita com os hebreus no Egito. O anjo da morte não tocaria neles por causa da sua fé e da obediência. Se o sangue do cordeiro não estivesse no umbral das portas, Deus não os livraria do mal. A proteção e a liberdade eram condicionais. Embora Deus estivesse cobrindo o seu povo com as Suas asas, observe que Ele usou a vida de um enviado, Moisés, para conduzir os hebreus à liberdade. A autoridade de Deus estava sobre ele e foi por meio dele que Deus os protegeu e os livrou. Ele trabalha em parceria com os Seus servos. Foi Deus que abriu o mar, mas foi Moisés que tocou nas águas. Quando os amalequitas começaram a prevalecer na guerra contra os hebreus, Deus deu o livramento pelas mãos de Moisés. “E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque” (Ex 17.11). Observe que você precisa estar debaixo da autoridade de Deus e daqueles a quem Ele designar para conduzí-lo. Aliás, a recepção que você dá ao homem de Deus determinará o que Deus dará a você por intermédio dele. Paulo escreveu: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus” (Rm 13.1).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DEUS DE ALIANÇA

Eis a minha aliança contigo, diz o Senhor. Estas palavras foram ditas no passado a Abraão, mas nestes dias, elas estão ecoando em nossos ouvidos como uma palavra profética poderosa. Ela aponta para um futuro glorioso! Deus está nos chamando para o renovo da aliança. Talvez você esteja pensando: “Mas, o que é uma aliança?” É um contrato, um compromisso ou pacto estabelecido entre duas ou mais partes, sejam pessoas, grupos ou povos. Do ponto de vista das Escrituras, aliança é um compromisso eterno e indissolúvel. Este foi o meio escolhido por Deus para estabelecer um relacionamento com os homens. No Velho Testamento Ele firmou alianças com Adão, Noé, Abraão, Jacó, Moisés, Davi, etc. Sobre este pacto, o apóstolo Paulo escreveu: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo” (Gl 3.16). Aleluia!  Em Cristo, o Eterno selou o pacto e nos incluiu na Sua herança eterna. Há um Novo Testamento e nós fazemos parte do Novo Concerto, mas para desfrutarmos dos benefícios da aliança é necessário que cumpramos a nossa parte no acordo. Ele é bilateral, por isso cada parte terá a sua responsabilidade. Em se tratando de uma aliança espiritual é Deus quem estabelece as condições do pacto por que Ele é o Senhor. Temos de reconhecer a Sua autoridade sobre as nossas vidas e obedecê-lo para nos tornarmos participantes da promessa. Ouça-O, dizendo: “Não temas; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” (Gn 15.1). Deus está oferecendo a você proteção e liberdade. Renove o seu compromisso com Ele e se surpreenda com a recompensa divina

O BENÉFICIO DE SER PERDOADO

E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31.34
Quem nasce de novo não precisa ser ensinado a conhecer o Senhor, pois o Santo Espírito lhe ensinará tudo. O novo nascimento começa com a aceitação de Jesus como Salvador, segue no batismo nas águas e no arrependimento de obras mortas. Por isso, quem defraudou alguém ou lhe causou qualquer prejuízo material, moral ou espiritual, precisa procurar tal pessoa e se compor com ela, ou o processo da recriação não se completará.
Ninguém será refeito em Cristo se estiver escondendo alguma coisa. Zaqueu disse ao Senhor que devolveria quatro vezes mais à pessoa de quem tivesse subtraído algo. Ele se apoiou no mandamento da Lei que ordenava tal procedimento. Por causa da decisão de Zaqueu, Jesus disse que, naquele dia, a salvação alcançou a casa dele (Lc 19.2-10). Diante do exemplo desse cobrador de impostos, examine também se você tem de se acertar com alguém, com seu cônjuge, seu empregador, ou algum amigo.
No novo nascimento, somos perdoados de todas as maldades que cometemos. O perdão é tão completo que o Senhor garante que não mais Se lembrará dos nossos pecados (Hb 10.17). Por isso, não podemos deixar que o inimigo nos convença de que algo ficou para trás, pois, se isso tiver ocorrido, não conseguiremos o que o Altíssimo disse por intermédio de Jeremias. Além disso, por não abrirmos o coração, sequer nasceremos de novo.
O versículo citado declara que quem não obtiver o perdão completo não conhecerá jamais o seu Deus. Aí está o grande prejuízo! A pessoa está na casa de Deus, gosta de ouvir a Palavra, fica emocionada com a operação divina, mas não consegue conhecer o seu Pai, seus direitos nEle e, por fim, não consegue usar o Nome do Senhor com sucesso. Por isso, a cura não vem, a libertação não ocorre, e o pior é que a porta estará sempre aberta para o  diabo.
Há muitos se enganando na igreja. Os que caíram em pecado e não procuraram a quem deram prejuízo, ou a quem desonraram e não se compuseram com ele, nunca obterão o favor divino completo. Por que ficar obstinado no erro? Por que não se acertar enquanto é tempo? No Juízo, não haverá amor, compaixão, misericórdia nem perdão. Naquele dia, quem lá comparecer o fará para ouvir a sentença que cumprirá para sempre.
O perdão já foi concedido por Deus e está à sua disposição; porém, se não for assumido, você continuará em pecado e terá grandes problemas na eternidade. Jesus ensinou-lhe a se livrar do seu adversário enquanto está a caminho com ele; caso contrário, ele o entregará ao juiz, e este ao oficial de justiça que o colocará na prisão (Mt 5.25). Seja sábio e não demore em procurar a quem você ofendeu; pois, se deixar para amanhã, poderá ser tarde.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

UM PERIGO QUE RONDA OS FILHOS DE DEUS

E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido. Efésios 4.17
Um perigo que ronda os filhos de Deus é fazer dos perdidos o seu exemplo. Por não terem a luz de Deus, os ímpios vivem debaixo da direção do príncipe das trevas, o qual, para ganhar a alma deles, leva-os aos mais diversos caminhos. Alguns se consideram sortudos pela facilidade que encontram de pecar, e outros, por ganhar dinheiro. Eles não se importam como vivem nem com o que o seu procedimento lhes acarretará um dia.
O triste é que essas pessoas vivem alheias à vida de Deus. Dessa maneira, a ignorância espiritual em que se encontram não as deixa sequer desejar a companhia do Criador, que lhes poderia dar o que, de fato, precisam para serem felizes aqui e na eternidade. Com isso, o melhor da vida é desperdiçado e, quando chegarem ao final da existência terrena, muito tarde concluirão que não se prepararam para a vida eterna.
Pelo fato de não conhecerem a Verdade, os não salvos jamais se realizam. A fama, o poder, o dinheiro e qualquer outra coisa não realizam o ser humano (Ec 1.14). A dureza do seu coração os impede de se curvar ante a operação de Deus e, com isso, não descobrem o que lhes foi preparado por meio da morte de Cristo. Não dá para entender como alguém que tenha sido iluminado pela Palavra se mire em quem tateia nas trevas.
Um sinal de que uma pessoa está na escuridão é a insensibilidade que tem em relação à Verdade. Isso acontece porque o reino infernal cega o entendimento dos seus súditos, e o pecador chega a se irar com o nosso procedimento de fé. Alguns deles nos consideram fanáticos, bobos, pessoas sem discernimento da vida (1 Co 1.23); mas o contrário é verdade. O fato é que os que falam a linguagem do erro não suportam a sã doutrina.
As admoestações de Paulo são para que não andemos como os gentios – os perdidos –, aqueles que ainda não foram alcançados pela graça divina. Eles se entregam à dissolução e são levados a cometer toda sorte de impureza. Ora, se somos partes do Deus santo, por que não trilharmos o caminho da santidade? O segredo é rejeitar o que é condenado pelas Escrituras, pois é coisa do demônio.
Entregue-se ao Espírito de Deus, busque a vontade divina e, então, você se realizará. Somente a verdade tem o poder de dar cem por cento de paz. O sucesso em qualquer área não significa que você tenha acertado, pois só acerta quem recebe Jesus como Salvador.
Veja bem, se houver uma pequena dúvida em seu coração, você ainda não está completamente dentro do plano de Deus. O Senhor é perfeito, e a Sua operação nos realiza por completo. De nada tem falta aquele que provou e vive a salvação.

ACEITE O SEU DESTINO

Aceite o seu destino! Você nasceu para ser “grande”, mas para isso terá de se curvar. Naamã foi um líder brilhante, mas os seus sucessos no campo de batalha não puderam apagar a vergonha e o isolamento da sua lepra. Leia o currículo deste herói e você encontrará a sua limitação. “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso” (2Re 5.1). Este “porém” pesava-lhe como um fardo insuportável. Isto fica evidente pela prontidão com que ele aceitou a idéia da escrava hebréia em ir até Israel à procura de sua cura. “Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio” (Lc 4.27). Ele esperava uma recepção de celebridade, mas o profeta Eliseu mostrou-lhe o caminho do milagre com tanta simplicidade que o comandante chegou a se ofender. “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado” (2Re 5.10). Por sorte, ele tinha alguns servos mais humildes que o convenceram a aceitar o desafio, e segundo o relato bíblico, a sua submissão ao tratamento simples o levou à cura daquelas chagas. Havia uma barreira a ser quebrada, a do orgulho, e Naamã a venceu quando decidiu agir segundo os termos de Deus. Ele suprirá todas as suas necessidades e o honrará, mas é fundamental que você entenda que Ele fará isso segundo os Seus próprios meios. Ainda que pareça doloroso, o processo é o mesmo: arrependimento e aceitação do plano divino. Entenda, por isso: confissão de pecados e reconhecimento de Jesus Cristo como único Senhor. É a partir daí que “tudo novo se fará”. Deus o porá por cabeça e o exaltará entre os reis da terra.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O PLANO ORIGINAL

Olhe para o Éden e veja o plano original de Deus! Em Adão conseguimos enxergar o projeto divino para todos os homens. Ele foi criado à imagem e à semelhança de Deus para ser participante de Sua vida, santidade, glória e autoridade. Embora ele tenha sido o primeiro e o único no gênero - sem infância, sem pais, sem escola, sem culpa. - por um tempo, ele viveu em íntima relação com Deus e num mundo perfeito. Mas depois da queda, a vida de Adão se tornou um misto de fracasso, frustração e esperança. Embora soubesse claramente qual era vontade de Deus, ele escolheu desobedecê-lo e o pecado adentrou, não apenas em sua vida e família, mas em toda a humanidade. Ele disse a Deus: “Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me” (Gn 3.10). A partir daí, as conseqüências foram desastrosas. A vergonha cobriu a história com o manto da humilhação. Apesar de tudo, Adão tinha esperança, porque Deus fez uma promessa. “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Em outras palavras, Ele estava anunciando que enviaria um Salvador e que o diabo seria derrotado. Leia a Bíblia e você perceberá que em Adão estava o nosso desespero, mas em Cristo está a nossa esperança. Fomos crucificados com Ele e ressuscitamos para uma nova vida. Hoje, vivemos por Sua graça. Paulo escreveu: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1Co 15.19-22). Aleluia! Olhe para o grande trono branco e veja o plano consumado

DEUS TIROU DA MEMÓRIA OS SEUS PECADOS

E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Hebreus 10.17
Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo (2 Co 5.17). Por isso, você não deve aceitar mais o sentimento de indignidade, pois foi substituído por Jesus na cruz do Calvário. No Reino de Deus, você é aceito como se nunca tivesse pecado; então, não se sujeite aos caprichos do diabo. Por ter nascido de novo, você foi liberto do reino do mal e se tornou súdito do Reino da Luz.
Nenhum salvo deve esquecer-se de que seus pecados foram removidos da memória do Senhor, tanto que Ele diz que não Se lembrará mais das suas iniquidades. Quando você nasceu de novo, Deus não colocou em você a marca das obras que o diabo o fez praticar quando era servo dele. Agora, por ter sido lavado no sangue de Jesus, não há mais condenação na sua “ficha”; pois, você foi eternamente liberto do pecado!
Não há por que não se alegrar no Filho de Deus e não desfrutar da paz que uma vida livre de condenação lhe dá. Também não há por que ter medo de que sua alegria possa provocar em Deus um sentimento de ira. Como um pai tem prazer em ver seus filhinhos vivendo na mais pura inocência, ao Senhor agrada vê-lo caminhando livre de todo envolvimento de Satanás. Você foi feito para andar nas boas obras que o Altíssimo já lhe preparou.
Portanto, alegre-se! Você foi recebido como filho, e não como um bastardo; por isso, você tem assento garantido na mesa com o Pai e pode falar e ser ouvido por Ele. Use o Nome de Jesus para repreender qualquer obra do inimigo que o esteja incomodando. Você se tornou verdadeiramente em filho do Altíssimo, e, com isso, o mal não pode mais oprimi-lo nem barrar a sua caminhada rumo ao sucesso.
O seu status no mundo espiritual é de justo, santo e inculpável, pois não há a menor condenação contra você; logo, Deus Se regozija em sua vida, quando você dá crédito ao que Ele diz a seu respeito. O Criador sabe que isso é tão verdadeiro, que o comissionou como ministro do Seu santo reinado. Além disso, Ele garante que ninguém pode intentar acusação contra sua vida, pois foi Ele quem o justificou (Rm 8.33).
Olhe para você e declare que é santo, que foi lavado no sangue de Jesus e tem acesso livre à presença do Senhor (Ef 2.18). A recriação de todo aquele que aceita Jesus como Salvador é um fato verdadeiro: o Altíssimo o fez ser Sua justiça em Cristo. No entanto, para que tudo isso seja verdade em sua vida, basta crer nessa palavra e assumir-se como tal. Não desminta o Senhor Deus, mas confesse o que Ele o fez ser.

domingo, 16 de dezembro de 2012

MÃE DETERMINADA

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mateus 15.21,22
Quem é guiado pelo Espírito de Deus tem sempre a mão divina por trás de suas decisões, ainda que algumas sejam consideradas simples demais. Por isso, sempre peça ao Senhor que o oriente em todas as coisas. Os filhos de Deus são levados pelo Altíssimo para onde há alguma obra a ser feita. Portanto, sempre é bom aprender a ser dirigido pelo Santo Espírito; caso contrário, você perderá muitas bênçãos.
Uma mulher cananeia, siro-fenícia de nação, que tinha uma filha miseravelmente endemoninhada, também foi guiada pelo Espírito do Senhor a procurar Jesus. Saiba que o processo de bênção sempre envolve várias pessoas. Nesse caso, alguém disse àquela mulher que o Mestre estava na cidade; então, o coração dela sentiu que Ele poderia ajudá-la, e ela foi em busca do socorro divino. Afinal, todo aquele que pede recebe (Mt 7.8).
Parecia que ela estava perdendo tempo em procurar o Nazareno, pois Ele não Se pronunciou em resposta à sua solicitação (15.23). Sem dúvida, o silêncio de Deus a um pedido pode ser considerado uma resposta. No caso da mulher cananeia, era preciso que ela tivesse mais fé e vencesse alguns preconceitos para que o milagre fosse realizado. Jesus soube lidar com a situação, e, no final, aquela mãe conseguiu a tão necessária libertação da filha.
Não se chateie com o silêncio divino, mas procure entender o porquê disso. Quando alguns impedimentos tiverem sido removidos e você tomar a decisão certa, o milagre não tardará. O segredo é não desistir e continuar orando, clamando pela misericórdia do Senhor. Em cada situação, haverá pelo menos uma lição de Deus. O Pai sabe prepará-lo para que você alcance a vitória; por isso, fique firme no que Ele diz.
Desde o primeiro momento em que você deu ouvidos ao que lhe falaram a respeito de Jesus, Ele começou a operar em sua vida. As lições do Senhor são importantíssimas. Então, não se irrite com alguém que for usado para ofendê-lo, pois é o Espírito de Deus que poderá estar usando tal pessoa para que você não perca o que Ele quer lhe dar. No final, você verá que todas as coisas cooperaram para o seu bem (Rm 8.28).
Quando a preparação terminou, Jesus exclamou dizendo que a fé daquela mulher era grande e, por causa disso, o demônio havia saído de sua filha (Mt 15.28). A sua fé também é maior do que o seu problema, mas é preciso colocá-la em ação. Por isso, não deixe que nada o separe do amor de Deus. Ao atingir o ponto necessário, sua fé porá o inimigo para correr de sua vida e da de todos os que compõem a sua casa.

NO CONTROLE DO PLANO

Deus tem novas forças e novos recursos para liberar sobre a sua vida. Contudo, não tente evitar as dificuldades porque elas podem ser de grande serventia para Deus. Ele é o Senhor de todas as coisas e pode, inclusive, usar este tempestade para aperfeiçoar a sua vida. Costumo dizer que a nossa fé é como filme de fotografia. Revela-se melhor no escuro. Lembre-se que “o choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo” (Sl 30.5). No caso dos discípulos, Jesus apareceu na hora certa. Aliás, Ele não atrasa, mas também não tem pressa. Na plenitude do tempo Ele vem! Talvez você pergunte o porquê da aparente demora. Mateus disse que os discípulos “não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido” (Mt 6.52). É provável que os cestos com as sobras dos pães estivessem dentro do barco, mas mesmo assim os seus corações permaneciam incrédulos. Isso prova que o milagre, por si só, não é suficiente para a conversão de um coração. Jesus havia dito para que eles atravessassem o mar, e não para que naufragassem nele. Ou seja, eles deveriam ter confiado na palavra de Cristo. Não o fizeram porque não criam Nele suficientemente. Ele nunca nos envia aonde sabe que não somos capazes de chegar, antes, Jesus dá a direção e também capacita à realização. Ele veio caminhando sobre o mar para mostrar aos seus discípulos que aquilo que lhes causava medo estava debaixo de Seus pés. “Tende ânimo; sou eu; não temais. E subiu para junto deles no barco e o vento cessou” (vs.50,51). Não tenha medo porque Ele vai acompanhá-lo até o fim. A viagem pode não ser tranqüila, mas o porto é seguro. Depois que Jesus embarcou, eles alcançaram o seu destino (Jo 6.21). Ele está dirigindo o plano conforme o Seu propósito

sábado, 15 de dezembro de 2012

PARÁBOLAS PARA REFLETIR


Uma sorveteria famosa sempre lotada nos dias de calor.
Sorvete delicioso. Sabores variados.
Clientela bem atendida.
Homens, mulheres, crianças,
todos fazem fila e aguardam pacientemente a sua vez.
Tudo por um sorvete gostoso. Refrescante.

A menina sozinha, com o dinheiro na mão,
também entrou na fila.
Esperou, sem reclamar,
mesmo quando uns garotos passaram à sua frente,
sem cerimônia e sem polidez.
Quando chegou ao caixa,
antes que pudesse falar qualquer coisa,
o funcionário lhe ordenou que saísse
e lesse o cartaz na porta.
Ela baixou a cabeça, engoliu em seco e saiu.
E leu o cartaz, bem grande, na porta de entrada:
Proibido entrar descalço!
Olhou para os seus pés descalços
e sentiu as lágrimas chegarem aos olhos.
O gosto do sorvete não comprado se diluindo na boca.
Ia se retirando, cabisbaixa,
quando uma mão forte a tocou no ombro.
Era um homem alto, grande.
Para a menininha, ele parecia um gigante.
Foi com ela até o meio-fio,
sentou-se e tirou os seus sapatos número 44
e os colocou em frente a ela.
Depois, a suspendeu e enfiou os pés dela nos seus sapatos.
- Eu fico aqui, esperando. – disse ele.
- Vá buscar o seu sorvete! Não tenho pressa.
Ela foi deslizando os pés,
arrastando os sapatos, até o caixa.
Comprou sua ficha e saiu, vitoriosa, com seu sorvete na mão.
Quando foi devolver os sapatos para aquele homem,
de pés grandes, barriga grande,
ela se deu conta de que se ele tinha pés enormes,
muito maior ainda era o seu coração.
Amar ao próximo é fazer a alegria de alguém,
por mais insignificante que ela possa parecer.
É ter olhos de ver a necessidade embutida nos olhos tristes.
É ter ouvidos de ouvir os soluços afogados na garganta
e os pedidos jamais expressos.
Amar ao próximo é simplesmente
ter a capacidade de olhar um pouco além de si mesmo

UMA PEQUENA MENINA

Uma pequena menina, foi levada pela tia pra igreja e aceitou a Jesus. Chegando em casa ela falou com os pais assim: “Pai deixa eu ser crente ?” O Pai e a mãe disseram: “De jeito nenhum, nós somos seguidores de Maomé.” Ela insistiu tanto que os pais falaram: “Com uma condição, todo o culto que você for, quando você chegar em casa você vai tomar uma surra!” Ela falou “Tudo bem!”. Ela ia pro culto chegava em casa uma surra, ia pro culto chegava em casa outra surra. Um dia a tia deu pra ela um vestido branco e ela cantou na frente da igreja sozinha o primeiro solo dela aos 12 anos, ela tinha 1 aninho de convertida. Quando acabou o culto ela ficou com as coleguinhas, todo mundo feliz. O pai dela veio bêbado, pegou a menina e a espancou, diante da igreja, bateu a cabeça dela no meio fio e a machucou muito. Prenderam o pai. Então, a tia e o pastor pegaram a menina e a colocaram em um banco, tiraram o vestido branco dela enquanto ela ficava perdendo a consciência, perdia a consciência e Uma pequena menina, foi levada pela tia pra igreja e aceitou a Jesus. Chegando em casa ela voltava, então, naquele instante quando voltava a consciência ela falava ”Pastor cadê meu vestidinho?” O Pastor falou “esquece o vestido minha filha, ele tá todo sujo de sangue, fica firme, aguenta que o médico tá chegando” Aí ela apagava, aí ela acordava de novo e falava “Tia.. Pastor, me dá o meu vestido, eu quero o meu vestidinho branco” e eles falavam “esquece o vestido, ele tá todo sujo” Isso aconteceu cinco vezes; na quinta vez que aconteceu isso a menina falou : “Pastor eu estou vendo Jesus ali em pé, e Ele está me dizendo que vai me levar agora, por favor, pelo amor de Deus, por tudo o que é mais sagrado, me dá o meu vestidinho branco?” O pastor disse “Por que?” Ele foi lá, pegou o vestido e deu pra ela, ela abraçou o vestidinho só de calcinha e foi fechando os olhinhos pela última vez nessa terra, e o pastor perguntou “Mas por que você quer tanto esse vestido?” E as últimas palavras dela foram: “Eu quero entrar com esse vestidinho sujo de sangue no céu, pra mostrar pra Jesus, que assim como um dia ele sangrou por mim, eu também sangrei por Ele.

NÃO CEDA À TENTAÇÃO

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Salmo 51.1
Davi caiu por não dar ouvidos ao Senhor. Embora não tenha feito nenhum pedido para que a “descuidada” Bate-Seba se banhasse no terraço da casa dela, o rei sabia que não deveria assistir àquele “show”. Mas, assim como Eva, ele foi conferir e ficou contaminado com o que o diabo lhe mostrou. Então, cobiçou aquela mulher, encheu-se de desejos pecaminosos, teve um caso com ela e se sujou. Contudo, ao ver seu erro exposto, reconheceu seu fracasso, pediu e alcançou a misericórdia do Senhor.
Bom seria que ninguém caísse, mesmo diante da mais forte tentação. No entanto, quem transgrediu não deve esconder-se, mentir ou tentar encobrir seu erro. Os que encobrem a sua iniquidade jamais prosperarão, mas os que a confessam alcançarão misericórdia (Pv 28.13). O erro de esconder o pecado é tão ou mais nocivo que o próprio pecado, pois quem age dessa forma está mentindo contra a verdade.
Se Davi tivesse virado o rosto e se afastado de onde estava no momento em que tal cena demoníaca acontecia, os desejos imundos não teriam entrado em seu interior. Diz a Escritura que esconder a Palavra no coração é o único meio para não pecar contra o Senhor (Sl 119.11). As tentações existem e, mais cedo ou mais tarde, irão nos visitar; porém, se dentro de nós a Palavra estiver guardada, não cederemos ao demônio.
Quando alguém atenta para uma pessoa e a cobiça, já cometeu adultério em seu coração. Esse pecado é um dos piores erros, pois impedirá quem o cometeu de herdar o Reino de Deus (1 Co 6.10). O melhor é fugir dessa prática, como fez José do Egito, quando a mulher de Potifar o tentou (Gn 39.12). Jamais queira cometer algo que lhe causará algum prejuízo. O adultério é um pecado que acarreta o maior dos prejuízos: a perdição eterna.
Se o seu coração tem sido contaminado por qualquer erro, confesse-o ao Senhor; assim, Ele lhe perdoará e o purificará da sua iniquidade. Se você não tem caído, tome o conselho bíblico e observe o seu caminho segundo a Palavra de Deus (1 Co 10.12). Agindo assim, você purificará o seu caminho. Não “brinque com fogo”, não fique na internet olhando o que não serve nem assista a programas que fazem apologia ou levam ao pecado. Cuide-se enquanto é tempo.
Para resistir às astutas ciladas do inimigo, vista-se de todo entendimento que você tem recebido da Palavra do Senhor. Não há outro meio de resistir às investidas do diabo a não ser firmar-se no que está escrito na Bíblia. O diabo quer matar os seus sonhos, roubar a sua felicidade eterna e destruir o seu relacionamento com o Senhor (Jo 10.10b). Não ceda; pelo contrário, resista à tentação para, depois de ter agido sabiamente, manter-se firme.

AS TEMPESTADES DA VIDA

Deus pode tirar vantagem deste problema. Ele nunca perde. Só ganha. E sabe o que usar como instrumento para nos forjar para a vida. Sem dúvida, todos nós gostaríamos de ter um amigo que nos fizesse chegar mais perto de Deus, que nos ajudasse a crescer e a amadurecer espiritualmente, tornando-nos mais parecidos com Cristo. Pois saiba que você tem um amigo assim. O seu nome é “problema”. Se você acha essa declaração estranha só porque o problema lhe fere e o faz sofrer, lembre-se das palavras de Salomão. Ele disse que é melhor ser ferido por um amigo do que ser abraçado pelo inimigo (Pv 27.6 – parafraseado). Pense bem, se o problema não tem feito você orar, jejuar e buscar a Deus com mais determinação e intensidade. Pois não se espante se eu afirmar que a maioria das pessoas é levada à presença de Deus por causa de algum problema. Existe até um ditado que diz que “quem não vem por amor, vem pela dor”. Isso não é bíblico, mas acontece. O fato é que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Inclusive o problema. Os discípulos estavam enfrentando um problema sério no meio do mar da Galiléia. Eles ouviram uma instrução de Jesus Cristo e obedeceram, sem sequer imaginar o problema que enfrentariam por causa disso. Entre três e seis da manhã, no momento em que estava tudo escuro, sobreveio uma tempestade e por mais que os discípulos remassem, não alcançavam êxito. Eles estavam longe demais para voltar ou prosseguir. Embora eles não pudessem ver nada, eles eram visto por Jesus, que orava no monte. Ele vive para interceder por nós (Hb 7.25). A tempestade que você enfrenta não está fora de controle e Deus pode usá-la para fazê-lo crescer.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SALVAÇÃO PARA A SUA CASA

E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas 19.9
O que ocorreu na visita de Jesus à casa de Zaqueu, o coletor de impostos, pode acontecer em sua família, se você deixar o Espírito de Deus operar. Pelo desenrolar da conversa daquele cobrador com o Senhor, podemos entender que ele era desonesto. A obra que mudou o destino eterno desse homem começou quando ele deu ouvidos aos que falavam do Filho de Deus. Por isso, em seu coração, surgiu o desejo de encontrar o Mestre, e ele se pôs a caminho.
Sabendo que Jesus passava por sua cidade, como não conseguia vê-Lo, por ser de pequena estatura, Zaqueu correu na frente de todos, subiu em uma figueira brava e esperou que o Mestre passasse por ali. Tudo o que queria era ver o Homem que fazia milagres, que tinha solução para todos os problemas e cuja fama já se espalhara. O cobrador não sabia que Deus tinha preparado para ele algo mais do que lhe permitir ver Seu Filho: o Altíssimo queria salvar a vida dele e a dos seus.
O Senhor está interessado em que todas as pessoas sejam salvas, pois, para isso, enviou Seu Unigênito a fim de morrer em favor da humanidade. Se Jesus pagou tamanho preço, o que não faria agora para que todos tivessem a oportunidade de se livrar de seus pecados e ser redimidos? Quando o Mestre passou embaixo da figueira, olhou para cima e disse a Zaqueu que Lhe convinha pousar em sua casa.
Aparentemente, aquilo era tudo o que ele podia esperar de Jesus; porém, o Senhor tinha mais, pois queria levar toda a família de Zaqueu à salvação. Sem dúvida, Deus não quer ver seus familiares trilhando as mais diversas veredas; afinal, só há um caminho por onde é digno andarmos: o de Deus. A vontade que você tem sentido de se chegar ao Pai para resolver seus problemas é sinal de que Ele está agindo em seu viver.
Os fariseus protestaram pelo fato de Jesus ter entrado na casa de um publicano, mas Ele sabia o que estava fazendo ali. Da mesma maneira, o Senhor sabe o que pode fazer em sua vida; logo, não esconda nada de Quem tem poder para mudar a sua sorte. Este é o melhor momento da sua vida, pois o desejo de encontrar o Altíssimo e aprender a andar no caminho do bem prova que você está marcado para ser feliz.
Diante do Senhor, Zaqueu tomou coragem, confessou seus erros e, com base no que estava escrito na Lei, decidiu devolver o que subtraíra das pessoas. Então, Jesus afirmou que, naquele dia, a salvação havia chegado à casa dele.
Não deixe de tomar a sua decisão sobre o que está escrito; desse modo, não somente você, mas os seus também haverão de ser salvos e aceitos na família de Deus.

A COROA DA JUSTIÇA

Lute pela sua coroa! Não permita que diabo ou o mundo a roubem de você! Jesus descreveu na parábola do semeador quatro diferentes tipos de respostas à pregação do Evangelho. Lendo o texto do dia você percebe que Demas está entre aqueles representados pelo terceiro tipo de solo. “E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra e fica infrutífera” (Mc 4.18,19). Paulo escreveu: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica” (2Tm 4.10). Ele escolheu o mundo e pode, inclusive, ter perdido a sua alma. Como tenho dito, primeiro o mundo fascina, depois assassina. Ele está morto no maligno. Demas é citado nos textos bíblicos como sendo um dos companheiros de Paulo. Contudo, o seu compromisso com ele pareceu não suportar as aflições que estavam por vir. Quando a caminhada ficou difícil, ele desistiu. A tribulação fez com que ele recalculasse o custo de servir a Cristo, e ele decidiu abandonar a cruz. Mais do que isso, Paulo disse que amou o presente século. Jesus Cristo disse: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62). Não há um caminho de volta. Por isso, atente para as palavras de Tiago, quando ele diz: “...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4.4,5). Ainda que a caminhada esteja difícil, não desista. Deus lhe dará maior graça. “Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (v.6).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LIÇÕES COM A CURA DO LEPROSO

E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo! Marcos 1.41
O leproso aprendeu que Jesus tinha poder para curá-lo. Essa deve ser a primeira lição que temos de transmitir aos que estão em sofrimento. Então, a fé surgirá em seus corações e, ao virem para receber a bênção, eles aprenderão o que mais for necessário. Quem dá ouvidos a Deus e vai até Jesus aprende o que fazer para conseguir a operação divina. O leproso não ficou sentado, ou escondido em algum lugar, mas foi determinado a falar com o Mestre.
A Palavra de Deus nos ensina a buscar a presença do Senhor e garante que, a cada passo que dermos em direção ao nosso Pai, Ele também Se aproximará de nós (Tg 4.8). Tiago assegurou que Jesus Se chega a quem se aproxima dEle; com isso, as nossas mãos são purificadas – a capacidade de fazer a obra divina. Deus ainda faz mais: purifica o coração daqueles que têm ânimo duplo. Por isso, se você quiser ser firme na fé, aproxime-se do Senhor.
Aquele enfermo não se contentou apenas em ficar perto do Mestre, mas abriu a boca e rogou que Ele o curasse, fazendo uma solicitação urgente e reiterada. Quando a alma vê que Deus pode dar solução aos seus problemas, ela se angustia até que sua necessidade seja atendida. A oração que prevalece é a que se faz sobre o que a Palavra declara. Então, veja o que ela fala ao seu coração e não se deixe vencer pela preguiça, vergonha, nem se a porta lhe parecer estar fechada.
O leproso se prostrou diante de Jesus. A atitude de quem pede conta muito. Quem não enxerga que o Senhor é o único e verdadeiro Deus não rende a Ele o louvor que Ele merece. Com esse gesto, aquele homem cumpriu uma orientação bíblica a qual diz que nos devemos prostrar, ajoelhar e adorar diante do Senhor que nos criou. O Altíssimo sabe por que colocou em Sua Palavra as Suas orientações, e sábia é a pessoa que as cumpre.
O leproso ouviu Jesus ministrar o que muitos chamam de a Constituição do Reino de Deus – o sermão da montanha. Ele se convenceu de que Jesus podia curá-lo, mas não tinha certeza de que o Mestre quisesse fazê-lo; por isso, fez a oração daquele jeito. Há muitas coisas que, por não conhecermos bem a Palavra, não sabemos se Ele quer ou não nos dar. No entanto, quando aprendemos que aquela bênção nos pertence, não há por que não reivindicá-la.
O Senhor não deixou aquele homem em dúvida e, na mesma hora, estendeu Sua mão e tocou nele, dizendo que queria sará-lo. Este sim de Jesus serve para você também. Se Ele quis curar alguém, por que não vai querer o mesmo em relação a você? Ele não faz acepção de pessoas, mas trata todos de igual modo (Rm 2.11). Seja você quem for, considere-se merecedor de todas as bênçãos que foram dadas a qualquer outra pessoa. Deus não o trata de modo diferente.

SUPERABUNDANTE GRAÇA

Você nasceu para reinar com Cristo! Leia a Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse, e você constatará que ao longo da história da humanidade Deus tem trabalhado para fazer do homem um participante do Seu reino de justiça e santidade. Embora o homem tenha pecado e se distanciado de Deus, na plenitude do tempo, Ele enviou Jesus Cristo ao mundo para restaurá-lo à sua posição de autoridade e honra. Paulo escreveu: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” (Rm 5.18). Aleluia! Justificados pela fé temos paz com Deus por intermédio de Jesus, o nosso Senhor e Salvador. O apóstolo ressaltou ainda que “se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm 5.17). Ele nos devolveu o cetro de autoridade que se perdera e colocou novamente sobre as nossas cabeças uma coroa de justiça. Desta forma, podemos viver em liberdade e em novidade de vida. Na prática, fomos salvos da penalidade do pecado, estamos sendo salvos do poder do pecado e seremos salvos da presença do pecado. Paulo afirmou: “E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação” (Rm 6.18,19). Siga o conselho do Espírito Santo. Apresente a Deus o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável e busque a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ADÚLTERAS E ADÚLTEROS

Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5.28
É importante encontrar a causa das nossas quedas. Na verdade, é sempre o desrespeito à Palavra que nos leva a cair. Então, se fatos desagradáveis têm acontecido em sua vida, verifique o que você tem feito com o que Deus lhe fala, examinando o porquê de certas situações; caso contrário, você sofrerá muitas derrotas. Abra o coração, confesse seu erro e peça a libertação; dessa forma, o Espírito do Senhor o fará encontrar a Palavra, a qual o libertará.
Só há libertação com o conhecimento da Verdade (Jo 8.32). Jesus não nos advertiu à toa, pois a Bíblia diz que o pecado jaz à porta (Gn 4.7b). O diabo não brinca em seu sujo serviço de nos tentar e se esforça muito para nos tirar da presença de Deus, a fim de nos impedir de cumprir nossa missão de servir ao Senhor em santidade (1 Ts 4.3,7). Logo, quem não vigia cai em tentações e, depois, sofre terrivelmente, pois, fora da presença divina, as setas do destruidor o atingem.
Por isso, em todos os momentos, fique alerta para não se contaminar com os manjares dos “reis” da Terra. Satanás pode, por exemplo, tentar fazê-lo prestar atenção em alguém que não seja seu cônjuge. Se você sucumbir a tal sugestão, automaticamente será considerado adúltero, deixando de permanecer na presença do Pai. Assim, suas orações não mais serão respondidas, e, por estar desprotegido, o inimigo irá alcançá-lo com suas obras más.
Para evitar que isso aconteça, volte-se para as palavras de Jesus: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Mt 26.41a). Peça ao Senhor que não o deixe se esquecer dessa séria advertência, pois, sem a ajuda dEle, você cairá em pecado. Por saber do perigo que corremos, o Salvador nos mandou vigiar e orar, e quem não aceita essa divina orientação tem falta de juízo, ou já se vendeu para o inimigo. Portanto, seja sempre verdadeiro e, quando for tentado a dar atenção ao erro, não esconda isso do Altíssimo.
O Mestre disse que basta atentarmos em uma pessoa para que sejamos considerados adúlteros. Ora, atentar é olhar com atenção, observar. Quem faz isso logo sente um desejo surgir em seu coração e, ao não se livrar dele, fatalmente comete pecado. Por isso, nem de longe ceda ao que o diabo lhe oferece nem se imagine com quem não é seu cônjuge. Cuidado! O Senhor falou de algo sério que poderá até excluí-lo do Reino de Deus (1 Co 6.10).
A salvação é infinitamente melhor do que qualquer prazer proibido. Então, se existe alguma atração pelo que o maligno lhe mostrou, entre em oração até aquilo sair do seu coração. Do contrário, você não se livrará desse laço, que é um dos mais imundos e perversos. Além disso, não nos esqueçamos de que a Palavra também chama de adúlteros e adúlteras aqueles que têm amizade com o mundo e com o que nele é normal. Isso é ter inimizade com o Senhor (Tg 4.4).

A AUTORIDADE E A JUSTIÇA DIVINA

Reconheça a autoridade de Deus sobre a sua vida. Ele é o justo Juiz, Senhor de todas as coisas, e deve ser reverenciado na Sua santidade e autoridade. Davi escreveu: “Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável” (Sl 18.25,26). Tema a Deus e obedeça aos Seus mandamentos. Está escrito: “Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei” (1Pe 2.17). Como servos do Senhor, devemos reconhecer as pessoas que estão revestidas de autoridade e respeitá-las. Sejam os pais, os patrões, os líderes políticos e religiosos, etc. Paulo disse: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Rm 13.1,2). Você se lembra de Coré? O seu nome significa “careca ou descoberto”. É possível que ele nem fosse calvo, mas não reconhecia a cobertura que vem de Deus e das autoridades constituídas por Ele. Um dia, ele e alguns outros rebeldes se juntaram para afrontar Moisés e Arão, líderes que Deus havia levantado para dirigir seu povo. Eles disseram: “Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?” (Nm 16.3,4). Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto. Ele começou a interceder a Deus porque sabia que a conseqüência daquele ato seria terrível. De fato, aqueles rebeldes morreram engolidos por um terremoto e parte do povo que os acompanhou. De Deus não se zomba: “Tudo o que homem plantar, isso também ceifará”