quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

FAÇA O SENHOR CONHECIDO

Conhecido é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel.  Salmo 76.1
A divisão da humanidade em povos, línguas e nações foi plano de Deus. Em cada agrupamento humano, Ele levantava uns para administrar as questões materiais e chamava outros para cuidar das espirituais e ministrar a Sua Palavra. Hoje, alguns são enviados para levar a Mensagem da salvação onde alguém não quis ir, desobedecendo à convocação divina. Porém, os que forem chamados e não cumprirem a ordem serão responsabilizados pelas almas que se perderem (Ez 33.6).
Em Judá, o Senhor foi conhecido. Naquela tribo, sempre houve pessoas que se deram completamente a Ele. Com isso, não faltaram milagres e livramentos espetaculares, bem como aqueles que fizeram, com amor e dedicação, a vontade divina. Deus não elege indivíduos ou povos por lançamento de sorte, mas dá a todos oportunidades para se acertarem com Ele e se mostrarem fiéis. Contudo, poucos atinam para isso.
A bênção que Jacó deu ao seu filho Judá foi profética. Ele disse que seus irmãos o louvariam e que dele o cetro não se arredaria, pois o Messias viria de sua linhagem. Quando a nação se dividiu em duas, Judá ficou só com Benjamim, mas se tornou o reino mais importante. Já os que governaram as dez tribos restantes, as quais mantiveram o nome de Israel, na sua esmagadora maioria, foram maus e, por isso, tiveram seus territórios invadidos nos dias de Oseias.
De Judá, veio Davi, bisneto de Rute, a moabita que se uniu a Noemi e foi mulher de Boaz. Sob o seu reinado, a nação ainda era unida, e as suas fronteiras haviam sido expandidas, subjugando outros povos, os quais passaram a lhe ser tributários. Depois da separação, o reino de Judá teve reis que, verdadeiramente, serviram a Deus. Com isso, houve época em que até os que pertenciam a Israel iam a Jerusalém em busca do Senhor.
Na declaração do Salmo estudado, aprendemos que o Altíssimo quer ser conhecido em nossa casa também. Hoje, podemos tê-Lo como nosso Médico, Provedor de tudo e Senhor santificador. Com Ele, os problemas deixam de existir em nossos lares. Ah, se todos se dedicassem a entender o quanto o Pai pode fazer, Ele seria conhecido nas famílias como foi em Judá. Para isso, Ele nos deu a dica, cumpre a nós buscá-Lo.
O Nome de Deus tem de ser grande na Igreja de Cristo – a Israel do Senhor. Não podemos viver como coitados que precisam de uma esmola celestial. O Todo-Poderoso deseja que vivamos como Jesus vivia aqui no mundo. Ele estava sempre em comunhão com o Pai e, por isso, andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo. Com esse Nome, nós faremos proezas também.

VEJA A LUZ DE DEUS

Veja a luz! Este é o primeiro passo para fazer recuar as trevas e transformar o lugar deserto em um jardim regado pelo Senhor. Ver a luz significa ter uma atitude de fé positiva em relação àquilo que o inimigo está fazendo contra a sua vida. Está escrito em Gênesis 1: “No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1.1-4). Observe que houve separação entre a luz e as trevas. Deus criou todas as coisas perfeitas e para a sua glória. Ele não criou a Terra para ser um caos. “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro” (Is 45.18). A luz estava na criação desde o princípio, mas com a queda de Lúcifer, as trevas encobriram a luz, ou se sobrepuseram sobre ela. Embora houvesse trevas sobre a face do abismo, Deus sabia que a luz estava lá. Em outras palavras, Ele via luz nas trevas. Não que haja luz nas trevas, porque “Deus é luz e não há nele trevas nenhumas” (1Jo 1.5). O fato é que Ele é o Deus da fé e vê o invisível e fala das coisas que não são como se fossem. Aprenda com Ele. Deus sabia que havia a possibilidade de reverter o caos porque via luz nas trevas. Ela sabia que havia uma saída ou uma chance de mudar aquele quadro sinistro numa nova realidade através da fé. Um tipo de fé que fala e as coisas acontecem. Esta é a fé de Deus. Se você deseja, realmente, mudar a realidade que você está vivendo, veja a luz da possibilidade e libere a palavra da fé com autoridade. Deus fará tudo novo para você.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisso, pois, procedeste loucamente, porque, desde agora, haverá guerras contra ti.  2 Crônicas 16.9
O homem descobriu um instrumento maravilhoso e útil chamado radar. Com ele, os pilotos de avião se preparam para passar por áreas em condições atmosféricas adversas, que causam turbulências, tentando evitá-las. No entanto, Deus é milhões de vezes mais capaz do que essas engenhosidades modernas, pois vê e sabe tudo a nosso respeito. Por isso, quem está em comunhão com Ele nem precisa ficar preocupado com o dia de amanhã.
O Senhor nos observa para nos ajudar, e não para condenar. Ele não deseja que ninguém se perca (Jo 6.39); ao contrário, quer que todos entendam que, com Ele, há sempre o auxílio necessário para neutralizar tudo o que o inimigo lança para nos destruir ou prejudicar. Logo, o crente fiel, a cada momento, pode contar com o favor divino, pois o Pai jamais Se cansa de fazer o bem.
O Altíssimo está à procura de quem tem o coração perfeito para com Ele e anda em busca de pessoas que estejam dispostas a cumprir os Seus mandamentos. Assim, a partir do momento em que o Pai celestial encontrá-lo dessa forma, você passará a ter a ajuda dEle. Veja bem, Ele Se mostrará forte e capacitado para auxiliá-lo; então, agindo por fé, poderá receber aquilo de que precisa para vencer suas lutas.
No versículo estudado, o erro do rei Asa foi não permanecer com o coração perfeito. Ele deveria ter meditado no fato de que, anos antes – quando os etíopes, junto com os líbios, foram contra ele –, o Senhor lhe atendeu de pronto e lhe deu a vitória. Assim, em vez de ter permitido que o medo se instalasse em seu interior, deveria ter buscado a direção divina, o que o faria perceber que aquele levante do reino do Norte era para o seu bem.
Contudo, como foi tomado por presunção, o monarca não entendeu que, ao derrotar Baasa, rei de Israel, os sírios, que estavam aliançados com Baasa, viriam socorrê-lo e, desse modo, seriam vencidos. Com isso, para sempre Asa teria feito os sírios ficarem no lugar deles. Nenhuma arma que o inimigo lança contra o crente prospera (Is 54.17) e só o atinge se ele não buscar o Senhor. Portanto, é de suma importância que tudo seja visto sob o prisma de Deus.
Se o Altíssimo permitiu que algo atacasse você, fazendo-o ficar impaciente, Ele o fez para seu próprio bem. Porém, ao consultar o Pai, aprenderá a melhor maneira de sair de qualquer embaraço e ficará livre para sempre desses que teimam em atacar a sua vida. Então, não se amedronte diante de nenhuma ameaça, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que são chamados segundo o propósito divino( Romanos 8:28).

TRANSFORME O CAOS EM JARDIM

Olhe para Deus e mude a sua história! Chegou o tempo de você transformar este caos em um jardim florido. Você está disposto? Estou certo de que em Cristo você é capaz de reescrever este novo capítulo da sua vida. Leia Gênesis 1 e você verá que Deus sabe como extrair o brilho do sol de um céu nebuloso e sombrio. Por meios que nós desconhecemos, Ele sempre está extraindo bênçãos dos males que nos sobrevêm ou daqueles que nós provocamos com as nossas más escolhas. Quando Deus criou o homem e o colocou no jardim, ele o cercou com a luz da Sua glória. Mas o homem usou o seu livre direito de escolha para abrir as portas do Éden para o diabo e as trevas invadiram, não apenas o lar de Adão, mas a sua vida e o seu coração. Toda humanidade foi atingida e destituída da glória de Deus (Rm 3.23). Desde então, todas as vezes que o homem decide pecar, ele abre as brechas para que o mal adentre a sua vida e estabeleça a destruição. Uma vez que o caos esteja instalado, a morte reinará. Mas há uma boa noticia a respeito disso: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (1Tm 1.15). Ele morreu na cruz pelos nossos pecados, venceu a morte e ressuscitou. Ele nos reconciliou com Deus e nos deu uma nova vida. Fomos revestidos de autoridade e recebemos o Espírito Santo. Aleluia! Por isso, podemos aprender a pensar e a agir conforme o nosso Deus, e assim, reverter o caos e a maldição. Vamos analisar o capítulo 1 de Gênesis e lá nós encontraremos a estratégia de Deus para fazer recuar as trevas, trazendo luz e restauração às nossas vidas. Está escrito que “a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2). É aí que tudo começa, no mover do Santo Espírito.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A DEDICAÇÃO DE UM REI SERVO

Eis que na minha opressão preparei para a Casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que nem foi pesado, porque em abundância é; também madeira e pedras preparei, e tu, supre o que faltar. 1 Crônicas 22.14
Ao sentir que a Casa do Senhor deveria ser construída, Davi levou tão a sério a missão, que a comparou a uma opressão. Ele não deu trégua aos seus olhos e logo se pôs a preparar os materiais. Então, quando chegou o momento de começar a construção, por decisão do Altíssimo, o rei “passou o bastão” a Salomão, seu filho; porém, como zeloso pai, deu as informações necessárias para que ele tivesse sucesso.
O amor de Davi por Deus é inquestionável. Isso ficou provado quando ele ouviu do Pai que seria seu filho o construtor do templo e não discutiu, entregando a Salomão o que havia preparado. É assim que deve proceder todo aquele que, de fato, ama o Senhor e a Sua obra, porque os que são verdadeiramente salvos se dão a conhecer pelo cuidado que têm com o chamado divino, tanto aqui como no exterior.
O rei havia providenciado materiais em abundância para que não sofresse solução de continuidade por falta de recursos. Isso nos ensina que devemos ter o mesmo cuidado com o que Deus coloca em nossas mãos. Ter zelo, prontidão e um coração inteiro se faz necessário para a obra, pois, de outro modo, o Altíssimo poderá escolher outros, e nós perderemos a bênção. É um privilégio sermos chamados por Ele.
Quando ouviu do Senhor que não seria o construtor do templo, Davi não chorou nem ficou resmungando. Ora, não importa quem o Altíssimo usa, mas, sim que o serviço divino seja feito. Como servo, o rei sabia que Deus tinha motivos justos para dar a outro a missão de edificar o lugar que seria uma das grandes maravilhas do mundo dos homens – onde o Pai abençoaria todo o povo.
Prontamente, o homem segundo o coração de Deus “passou o bastão” para seu filho, conforme a direção divina. Ele entendia que as decisões do Senhor deveriam ser cumpridas. A mão do Todo-Poderoso já o havia usado muitas vezes para abençoar os israelitas; agora, era a vez de outra pessoa fazer a obra. Assim devem agir todas as pessoas que desejam ser verdadeiramente servas do Onipotente; afinal, tenho certeza de que Ele abençoaria outro que tivesse sido escolhido.
Davi abriu o seu coração e deu a Salomão as orientações que conhecia para que o grande templo fosse edificado. Se as tivesse guardado para si, teria ofendido o Senhor e se afastado dEle ao mesmo tempo. Cuidado para que o seu coração não seja mau para quem quer que seja e, principalmente, para com o Pai.

SEMENTES DO AMANHÃ

Deus o fará grande! Mas para isso, você precisa atender ao chamado do Senhor. Ele está à sua espera no lugar reservado da oração. Não perca tempo! Posicione-se diante Dele e não se apresse em sair da sua presença. Ninguém conhece mais profundamente a mente de Deus do que Espírito Santo e Ele está disposto a revelar a você os mistérios do coração do Pai. Está escrito na Palavra de Deus: “O segredo do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14). Ele sabe o futuro que Ele mesmo planejou para você. O salmista escreveu: “Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles” (Sl 139.14,16). Deus relê este livro das memórias divinas para executar os seus planos na Terra. Malaquias profetizou: “Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome” (Ml 3.16). Ele nunca se esquece das promessas que fez. Permaneça na presença Dele em consagração porque algo glorioso está para acontecer. Enquanto você estiver orando e adorando a grandeza do Senhor, Ele revelará ao seu coração os planos grandiosos que estão preparados para a sua vida. Receba esta palavra como uma semente divina e permita que ela cresça dentro de você e influencie a sua maneira de pensar, de crer, de sonhar e de agir. Pense grande e use a sua fé para plantar estas sementes do amanhã. Elas criarão um futuro novo para você

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

NÃO LUTE POR MUITO

Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.  Eclesiastes 4.6
O desespero para enriquecer e possuir tudo o que os olhos veem não procede de Deus. A vaidade faz algumas pessoas lutarem para conseguir mais, como se estivessem em uma competição. A Palavra diz que há pessoas para quem o Senhor deu riquezas e fazendas, bem como o poder para delas desfrutar. Ela declara ainda que isso é dom de Deus (Ec 5.19). Agora, se Ele não deu a você o poder de enriquecer, é melhor não tentar fazer isso por conta própria.
Sem dúvida, os conselhos de Deus sempre são os melhores. Quando Ele planeja que uma pessoa prospere, Ele lhe ensina a alcançar tal posição. Se Ele não lhe fala nada nesse sentido, você deve esperar, porque, se for vontade dEle, um dia Ele lhe dirá. Ficar afoito e fazer o que julga necessário prova que você não está sob a direção divina. Por outro lado, não há como fracassar se a ordem vier do Senhor.
O versículo que estamos estudando afirma que o que Deus dá vem com descanso. Portanto, se há luta interior, falta de paz e todo tipo de problemas, o que você quer não lhe foi dado pelo Senhor. Os que receberem uma direção do Pai e se dedicarem a fazer o que Ele lhes ensinou serão conservados em perfeita paz. Nossa luta será travada pelo nosso Deus, e, para que isso ocorra, basta crermos no que Ele diz.
Quem tem as duas mãos cheias pode não ter sido ajudado pelo Altíssimo. A ausência de paz, de sucesso nas batalhas e de vida consagrada mostra que o favor divino não está presente no viver de tal pessoa. Deus garante que dá o sustento aos Seus amados enquanto dormem (Sl 127.2). Ele lhes prepara o pão – o alimento espiritual que concederá a força necessária para lutar e vencer. Os que são guiados pelo Senhor são conservados em perfeita paz sempre.
O fato de haver sofrimento e aflição de espírito é prova de que os espíritos malignos agem. Percebe-se a presença do demônio em um projeto pela falta de paz, pelo fato de as coisas estarem em desacordo com a revelação da Palavra e por meio da luta desesperada para obter resultado. Quase sempre isso aparece acompanhado de atos desonestos e pecaminosos, os quais estão sempre contra os mandamentos bíblicos.
Não procure ter nada para ser admirado pelos outros, pois o que interessa mesmo é quando o Senhor o promove diante das pessoas. Seja servo obediente, dedicado e fuja das propostas malignas! Tenha em mente que Deus sabe o que é melhor para nós, e, por isso, jamais devemos nos adiantar, porque, se o fizermos, poderemos não ter a Sua presença.

SONHE DOBRADO

O futuro de uma pessoa depende dos seus sonhos. Eles são como sementes e você pode dar uma tarefa para eles. Se você assim o fizer, a semente do sonho orientará o futuro. É simples: quem escolhe a semente que será plantada tem o poder de determinar que tipo de colheita obterá. Neste aspecto, você pode escolher que tipo de futuro terá plantando as sementes do amanhã. Elas criarão uma nova realidade para você! Sendo assim, sonhe com as coisas grandes e ocultas que Deus tem revelado e irá revelar ao seu coração. Ele mesmo disse: “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33.3). Aleluia! Você precisa sonhar com algo grande que requeira a intervenção divina. Para isso, você terá de usar toda a sua fé. Você percebe que a revelação de um sonho grande é uma oportunidade para você conhecer Deus de uma maneira nova e mais profunda. É verdade! Deus lhe ensinará a depender Dele e a confiar Nele mais profundamente a partir do momento que o Espírito Santo revelar os seus grandes sonhos e você plantar as sementes do amanhã. Se o seu sonho não precisa de Deus para ser realizado, então este sonho não é de Deus. Qualquer homem sem Deus é capaz de realizar sonhos humanos. Mas se Deus compartilhar com você algo grande que Ele tem em mente, então, o Senhor será o único meio de você tornar este sonho uma realidade. É Deus quem nos capacita a viver os Seus planos eternos. Ele ordenou que você crescesse e se tornasse grande. Está escrito: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos” (Gn 1.27,28). Você tem esta unção de multiplicação. Sonhe dobrado e Ele dobrará a unção em sua vida.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

ÁGUA FRIA PARA OS CANSADOS

Como água fria para uma alma cansada, assim são as boas-novas de terra remota.  Provérbios 25.25
É impressionante como a Palavra de Deus, quando revelada, encaixa-se perfeitamente nas nossas necessidades. O benefício dela para a alma é comparado ao que a água fria faz com o cansado. Um copo de água ajuda bem a repor o desgaste físico. Contudo, se, além de ingerir água fresca, a pessoa tomar um banho, ela verá que o cansaço praticamente desaparece e o vigor reaparece. Quando entregamos a revelação que o Pai nos dá e as pessoas atentam para ela, vemos isso ocorrer na vida de todos.
Não foi à toa que o Senhor Jesus mandou que pregássemos o Evangelho – as Boas Novas. A mensagem divina vem de um país remoto – os Céus. Todos aqueles que tiverem a oportunidade de escutá-la de lábios ungidos saberão no ato que ela provém de Deus. A mensagem vinda do Senhor alcança o homem em suas necessidades, e, ao mesmo tempo, o testemunho do Espírito Santo confirma a sua autenticidade.
A Igreja faria um bem muito grande se deixasse de pregar doutrinas carnais, as quais não devem ser transmitidas ao povo, pois vêm de corações que não foram iluminados, ainda que bem-intencionados. Por outro lado, o socorro do homem sempre será vão, improdutivo e deve ser deixado de lado. O pior é quando tal “revelação” teve origem no Inferno. Que o Senhor o ajude a falar a verdade sempre.
Nunca se esqueça de que você é responsável pelo que diz. No afã de fazer a obra de Deus, tenha o cuidado de só transmitir ao povo o que tiver ouvido do Altíssimo. Afinal, você prestará contas a Deus caso uma pessoa tome decisões sobre o que você lhe ensinou sem base bíblica. A Palavra afirma claramente que quem acrescentar algo à revelação ou suprimir dela algum preceito sofrerá prejuízo eterno (Pv 30.6).
Jesus afirmou que, se você der ainda que seja um copo de água fria a um dos Seus, será recompensado (Mt 10.42). Se não entender a revelação na sua totalidade, fale somente daquilo que lhe foi ministrado. Se alguém se satisfizer com um pouco de água fresca dada por você, o seu galardão (sua recompensa) já estará garantido. No entanto, cuide para que essa água seja a que vem dos Céus, direto do coração do Pai.
Há milhões precisando ouvir as Boas-Novas. Essas pessoas necessitam encontrar o Autor e Consumador da fé (Hb 12.2). Se fizer o que lhe foi mandado, elas acharão o descanso prometido pelo Senhor Jesus (Mt 11.28; Hb 4.9), e você terá cumprido a sua missão de filho de Deus. Hoje, agora, é a sua hora de decidir! Você permitirá que alguém passe pela vida sem ter um encontro com Cristo? A salvação de muitos depende de você.

CONFIE EM DEUS

Confie em Deus e não espere pelo socorro do homem. Está escrito: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Sl 46.1). Por isso, não exite: corra para Ele. Tal qual o salmista, ore: “Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem” (Sl 108.12). Se você colocar no homem a sua esperança, com certeza, ficará decepcionado. Por isso, o profeta Eliseu disse à viúva desesperada: “Que te hei de fazer?” (2Re 4.2). Ele não estava se recusando a ajudá-la, antes, estava redirecionando a fé dela para a verdadeira fonte de milagres. Na hora do desespero, somos tentados a procurar por um messias humano, desejando que ele decida por nós, ou como num passe de mágica, resolva os nossos problemas. Mas este não é o método de Deus. “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele” (2Cr 16.9a). Esta declaração foi feita ao rei Asa. Quando ele se viu ameaçado por um exército inimigo, ao invés de confiar em Deus para dar-lhe o livramento, ele preferiu pagar ao rei Ben-Hadade para que ele o protegesse através de seus exércitos. Ele colocou a sua confiança no rei da Síria e isso lhe custou muito caro. Deus disse a ele através de seu profeta: “Nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti” (v.9b). Recorra a Deus e não aos homens. A sabedoria e auxílio que Ele dará a você ultrapassarão qualquer coisa que o homem possa realizar em seu favor. Isso não significa que as pessoas não possam ser usadas para abençoá-lo, mas elas nunca serão a fonte de provisão. No muito, os canais por onde o poder de Deus se manifestará. Está escrito: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor” (Jr 17.7)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O ERRO DE MUITOS

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. Salmo 77.2

Os ensinamentos de Jesus são o melhor caminho a seguir. Ele afirmou que, no mundo, seríamos afligidos (Jo 16.33), mas isso não significa que devemos ficar passivos diante dos ataques do reino da maldade. Se isso está ocorrendo em alguma área da sua vida, mais que depressa, busque o auxílio prometido. O demônio gosta de ver um cristão sujeitar-se às mentiras dele, pois, assim, poderá consumar sua obra nele.
O fato de você ter aceitado a salvação oferecida aos que recebem Jesus como Salvador e Senhor não o protege contra as tentações do inimigo. Elas vêm de todos os modos e atingem todos. Cabe aos que verdadeiramente amam a Deus – aqueles que têm os Seus mandamentos e os guardam – resistir a toda e qualquer tentativa maligna. A ordem divina sempre foi não dar lugar ao diabo (Ef 4.27).
O salmista Asafe agiu corretamente quando a angústia o dominou: ele buscou o Senhor. Se tivesse ficado reclamando da vida ou tivesse aceitado aquele período difícil como se fosse a vontade divina para a vida dele, provavelmente nunca teria conseguido livrar-se. Ele buscou o Senhor para que o poder divino o libertasse. Portanto, não se curve diante das investidas de Satanás, as quais, diga-se de passagem, quase sempre são insistentes.
Asafe sabia que, de mãos vazias, perderia a guerra; por isso, ele não se cansou de estender suas mãos para o Onipotente. Não importa o mal que o esteja visitando (seja no corpo, com doenças; na alma, com tristeza, depressão, angústia; ou uma paixão proibida que tomou conta do seu coração). Estenda as mãos para que o Altíssimo as encha com Sua virtude. Sem dúvida, o diabo não veio brincar com você.
O salmista fez mais: não aceitou nenhum consolo, a não ser o que a Palavra promete. De uma coisa você pode estar certo: o Senhor não errou em Suas declarações. A verdade é que a sua cura já ocorreu quando Jesus levou suas doenças na cruz do Calvário. O seu perdão foi adquirido quando Ele derramou Seu sangue, e o chamado do Senhor para que você seja dEle é real e jamais será mudado (Is 53). Você é especial para Deus.
Não é bom ser ensinado por alguém que fala contra as declarações bíblicas. Quem dá ouvidos a essas mentiras deixa-se enganar pelo inimigo. Deus é fiel. O que Ele declarou é a mais pura verdade e, em hipótese alguma, conterá algum tipo de erro ou informação equivocada. Agora mesmo, levante-se e repreenda o mal que o está atacando, pois a sua vitória é inquestionável e eterna.

CORRA PARA OS BRAÇOS DO PAI

Quando você não souber o que fazer, saiba pelo menos, para onde ir. Corra para os braços do Pai e Ele o socorrerá. Você sempre encontrará alento na presença de Deus. Veja a atitude da viúva endividada citada em 2Reis 4. Ela estava sozinha, numa situação aparentemente impossível. Ela não poderia sustentar por muito tempo aquela situação, uma vez que não tinha comida nem meios para consegui-la. Além do mais, os credores queriam levar os seus filhos como escravos por conta de uma dívida que ela não tinha como pagar. Ela estava cercada por todos os lados. Entretanto, ela tomou a atitude certa. Ele procurou pelo profeta de Deus porque sabia que o Senhor poderia mudar a sua situação. Este é um dos primeiros passos que você deve dar para liberar os milagres divinos. Corra para Deus! Tiago escreveu: “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós” (Tg 4.8). Ele está à sua espera! Vá ao encontro do seu milagre, sabendo que o lugar onde você depositar a sua esperança determinará se você receberá ou não o milagre de Deus. Ele não divide a glória Dele com ninguém. Ele disse: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” (Is 42.8). Só o Senhor é Deus e digno de ser adorado. Por isso, afaste-se de toda espécie de idolatria. Não coloque a sua fé em coisas, lugares ou pessoas, mas creia somente em Deus. Ele nos deu Jesus Cristo, que nos deu o Espírito Santo e a Sua Palavra. Ele disse: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3). Tal qual o rei Davi, proclame: “Portanto és grandioso, ó Senhor Jeová, porque ninguém há semelhante a ti, e não há Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos” (2Sm 7.22). Siga na direção certa. Corra para Jesus!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CONHEÇA A SUA TERRA

E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.  Gênesis 13.18
Quando o Senhor disse a Abraão que ele deveria levantar-se e percorrer a terra que lhe seria dada (v. 17), o patriarca não teve dúvidas de que isso aconteceria, pois o próprio Deus disse que assim seria. Então, ele se estabeleceu onde o Senhor ordenou. A exemplo de Abraão, que obedeceu a Deus, cumprindo o que lhe foi determinado, temos de percorrer a divina Palavra no seu comprimento e na sua largura, pois ela nos foi entregue quando aceitamos Jesus como Salvador.
Apenas para efeito de comparação, consideremos o Evangelho como uma religião. Então, como tal, ele é diferente de todas as demais, pois, em cada uma, o homem tem de fazer algo para merecer um benefício. No Evangelho, tudo de que precisamos já nos foi entregue, e não precisamos fazer coisa alguma para merecer a salvação. Na verdade, para sermos abençoados, só temos de crer no que o nosso Deus nos diz.
Quando Abraão ouviu a voz divina e saiu da terra onde habitava, o diabo campeava neste mundo como se fosse o dono. Por Eva ter-se deixado enganar pelo inimigo e Adão ter pecado conscientemente, o tentador usurpou a posição do homem e começou a reinar aqui como príncipe deste mundo. Mas, quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou, esse poderio acabou. Hoje, Satanás não pode mais nos manter em sujeição; ao contrário, somos nós que temos autoridade sobre ele e suas obras.
O Evangelho é para nós o que Canaã era para os israelitas – a Terra Prometida. Hoje, ao sentir qualquer ataque do maligno, seja qual for, independentemente da intensidade, você pode determinar e exigir que o mal o abandone e, ato contínuo, se você crer, ele desaparecerá. Os perdidos, quando nos ouvem falar dessa verdade, maravilham-se e dizem não entender como isso é possível. Contudo, a verdade é que há muito mais à nossa espera. Por isso, faz-se necessário conhecer a sua terra.
A sua herança é terra de fartura, grandes bênçãos, liberdade, segurança e de tudo o que é bom. Como Abraão, devemos percorrê-la na sua extensão e largura, vendo tudo o que nela há e, ao mesmo tempo, sabendo que o que ela contém é nossa propriedade. Deus nos dá a posse e o domínio da Terra Prometida quando a assumimos com fé, em o Nome de Jesus. No entanto, lembre-se de que apenas os valentes se apoderam do Reino dos Céus (Mt 11.12).
Leia a Bíblia e descubra o que lhe pertence no Filho de Deus. Seja destemido e exija que as promessas bíblicas se manifestem em sua vida. O Evangelho nos ensina a nos libertar do pecado, ter vitória sobre as tentações, desfrutar de saúde e de prosperidade. Na Nova Terra que Deus nos está dando, há muitas bênçãos à nossa espera!

PLANTE A SEMENTE DO SONHO

Descubra a semente que Deus lhe deu, plante-a e você terá o futuro que deseja. Toda semente é uma porta preciosa para um futuro novo, por isso, ela pode tirá-lo do lugar onde você está e levá-lo para o lugar onde você deseja ir. Mas para isso, você terá de plantá-la com fé. Não existe terreno mais fértil do que o mundo espiritual. Reconheça, portanto, as sementes que o Senhor já lhe entregou e plante-as com a expectativa de uma grande colheita. Jesus comparou a palavra de Deus com uma semente, a fé e o reino com um grão de mostarda. O tempo é uma semente, assim como os dons e o dinheiro também. Na verdade, Deus nos deu uma infinidade de sementes que precisam ser plantadas. Está escrito que “tudo o que o homem semear, isto também ceifará” (Gl 6.7). Deus é grande e tudo o que Ele projeta tem a dimensão da eternidade. Pense nas grandes promessas e nas grandes conquistas que Ele tem preparado para você. Sonhe com as coisas grandes que estão na mente de Deus e profetize estes atos de grandeza. Moisés declarou: “Senhor Deus! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras e segundo os teus grandes feitos?” (Dt 3.24). Reconheça o que Deus tem feito em sua vida e seja agradecido. Mesmo que aos seus olhos pareça pouco o que você tem, lembre-se que uma semente é o começo ou o início de algo grandioso. Não fique esperando pelo pão do céu quando Deus quer multiplicar o pão da terra. Um menino ofereceu dois pãezinhos e três peixinhos para Jesus e Ele operou um grande milagre. Faça a sua parte, e tal qual Davi, você dirá: “Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza, revelando-a ao teu servo” (2Sm 7.21).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O FIM DA TOLICE RELIGIOSA

Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.1 Coríntios 1.19
A atitude mais estúpida que alguém pode tomar é querer ser sábio aos próprios olhos. Aquele que é onisciente e do nada fez todas as coisas deve ser o Único a dirigir Sua obra. Na verdade, Ele faz isso por meio da Sua Palavra. Porém, há quem teime em agir do seu modo, apesar de o divino Espírito falar ao seu coração toda vez que ele lê ou ouve a pregação da Palavra. O que for construído fora da vontade divina será destruído pelo Senhor.
Quantos projetos que despenderam milhões de recursos não terão aproveitamento algum? O que diremos das pessoas que, tendo consagrado a própria vida a uma atividade religiosa – passando por privações ou sofrimentos físicos –, verão, ao fim, que nada disso será aproveitado? Jesus disse que de Si mesmo nada podia fazer, a não ser aquilo que visse Seu Pai fazendo (Jo 5.30). As revelações que o Senhor nos dá são as obras que Ele está pronto para realizar.
De início, somos tentados a pensar que a declaração de Paulo diz respeito ao trabalho que os cientistas e demais sábios do mundo fazem. Ora, esses homens fazem um bem tremendo ao descobrirem remédios, os princípios que levam ao surgimento ou melhoramento de aparelhos e novas técnicas que ajudam a humanidade a viver melhor. Vale lembrar que o homem não cria nada, mas descobre o que o Altíssimo deixou para o seu bem-estar e progresso.
No tocante à obra divina, o diabo tem conseguido fazer muitas pessoas não olharem para o que Deus fala e fazerem o que querem. Elas são inconsequentes e serão responsabilizadas por qualquer prejuízo que causarem a quem quer que seja. Não há como se deixar usar pelo maligno e não responder diante do Pai. Quanto ao que fizerem, como já disse, nada será aproveitado, pois é lixo da pior espécie.
É preciso que os filhos do Senhor não se deixem usar pelo diabo. Todos precisam falar a mesma coisa e fugir de dissensões (1 Co 1.10), as quais atrapalham muito a obra do Altíssimo. A união dos salvos em um mesmo sentido e um mesmo parecer só será obtida se houver respeito pela Palavra de Deus. Independentemente da igreja em que congregam, esse deve ser o alvo de todos. Assim, o povo santo conseguirá levar adiante a tão nobre missão que lhe foi confiada.
As contendas só existem onde há aqueles que não querem ser servos nem conservos. Os que enaltecem o pregador ajudam o demônio a impedir o crescimento da obra divina. Se você tem-se associado com quem se deixa levar pelo inimigo, pare agora, ou, então, quando o Senhor destruir a sabedoria dos “sábios” e aniquilar a inteligência dos “inteligentes”, você poderá sofrer algum tipo de prejuízo.

A ORAÇÃO TRAZ A HONRA

Suas orações transformarão o seu futuro. Por isso, não desanime nem esmoreça. Permaneça diante do altar de ouro, queimando o incenso da oração. O apóstolo João relatou uma visão gloriosa acerca do Cordeiro de Deus, dizendo: “Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Ap 5.8).  Isso é maravilhoso! As taças de ouro cheias de incenso são as orações dos salvos que clamam dia e noite pela justiça de Deus. Sendo assim, encha estas taças com a sua intercessão até o ponto de transbordarem e esteja convicto de que, no momento certo, Deus responderá. Enquanto tivermos condições de orar, existe esperança para todas as coisas. Nunca é tarde demais. Veja o que aconteceu com o sacerdote Zacarias. Ele estava queimando o incenso quando o anjo o surpreendeu dizendo que a resposta de Deus havia chegado (Lc 1.11-13). Permaneça você também diante do altar de incenso e o anjo de Deus o surpreenderá com a resposta divina. João disse: “Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono” (Ap 8.3). Este ministério dos anjos é contínuo e incessante. Está escrito: “Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.7,14). Eles estão ao seu dispor, mas jamais invoque, ore ou adore aos anjos. Ore somente a Deus e Ele “dará ordens aos seus anjos para te guardarem em todos os teus caminhos” (Sl 91.11)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O QUE HAVIA NA ALDEIA

E mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia.Marcos 8.26
Nada do que Jesus fez ou ensinou foi sem motivo. Ele era dirigido pelo Espírito de Deus e, por isso, fazia o que o homem normal não consegue realizar. Seus ensinamentos despertavam e levavam fé às pessoas. Sempre que algo lhe chamar a atenção na divina Palavra, ore a respeito e peça ao Senhor que lhe mostre a lição a ser aprendida, pois, sem dúvida, ela lhe fará bem.
Cristo havia entrado em Betsaida quando algumas pessoas Lhe trouxeram um cego, rogando-Lhe que o tocasse. Ora, nos dias do Seu ministério terreno, nem sempre os pedidos eram atendidos na íntegra pelo Senhor – e, hoje, também isso acontece. Podemos ter certeza de que cada caso é um caso, mas é fato que todos nós, para sermos bem-sucedidos, devemos pedir a orientação divina.
Jesus atendeu àquele pedido; no entanto, para que o milagre ocorresse, era preciso tirar aquele enfermo da aldeia. Então, agindo de um modo diferente do usual, Cristo cuspiu nos olhos daquele homem e impôs Suas mãos sobre ele, a fim de que fosse curado. O Mestre perguntou se ele enxergava alguma coisa e, em seguida, impôs, pela segunda vez, as mãos sobre o cego, pois ele só conseguia ver os homens como árvores (Mc 8.24).
Depois dessa nova imposição de mãos, o homem, olhando firmemente, ficou restabelecido, garantindo a Jesus que via bem e distintamente cada um dos que ali estavam. A seguir, o Senhor o mandou para casa e ordenou-lhe que não entrasse na aldeia. O motivo que levou o Mestre a fazer isso é algo que não entendemos. O que pensaram as pessoas que levaram aquele homem ao verem que Cristo lhe ordenou voltar para casa sem passar pelo povoado?
Há perguntas cujas respostas só saberemos quando chegarmos aos Céus. Tudo o que o Senhor diz e faz tem uma importância tremenda, por isso sempre dê ouvidos ao que Ele o manda fazer. Os que deixarem para depois – quiserem examinar Suas ordens ou não atendê-las de pronto – aprenderão tarde que erraram em não cumprir o que Ele lhes ordenara.
O que havia em Betsaida? Seria a incredulidade que faria o homem voltar a ser cego? Aquele lugar era dominado por um demônio que não deixaria o poder divino operar? No meio dos seus, aquele homem não exerceria a fé, ou, se voltasse à aldeia, negaria a fé e tornaria a ser cego? Como ainda não entendemos tudo, o melhor sempre é fazer o que o Salvador nos diz, porque Ele conhece todas as coisas (Sl 33.13-15).
Se a orientação para que não voltasse à aldeia não fosse necessária, o Senhor não a teria dado. Quando Deus falar algo, não discuta; faça-o! Ele fala pela Sua Palavra.

SIGA A ARCA DA ALIANÇA

Deus cumpre as suas promessas. Ele é o Deus das alianças inquebráveis e invioláveis. Está escrito: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19). Você pode descansar na fidelidade do Senhor. A cada nova experiência que você tem vivido, Ele tem ensinado você a confiar e a depender Dele. Esteja certo de que Ele o ajudará a atravessar este rio de adversidades. Leia o texto do dia e você entenderá que se Deus prometeu Canaã, o rio Jordão se abrirá. Você confia totalmente Nele para seguir a arca da aliança, independente do perigo que está à sua frente? Josué disse ao povo hebreu: “Quando virdes a arca do pacto do Senhor vosso Deus, a seguireis, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes” (Js 3.3,4). Você está disposto a viver o novo na dependência total do Senhor? Leia todo o capítulo 3 e você verá que o povo atravessou a pé enxuto porque Deus operou um milagre. Ele ordenou que os príncipes do povo recolhessem doze pedras do meio do Jordão para que se levantasse um memorial. “E as doze pedras, que tinham tirado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal; e falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou a pé enxuto este Jordão” (Js 4.20-22). Aquela atitude de fé e obediência era uma semente plantada para um novo amanhã.  Deus estava escrevendo uma nova história de liberdade e salvação para aquela nova geração. Esteja certo de que o mesmo Ele fará por sua vida se você O honrar com a sua obediência. Você testemunhará: “O Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome” (Lc 1.49).

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AVIVAMENTO DE GLÓRIA

Prepare-se para viver um avivamento de glória. Os ventos do Espírito Santo estão soprando dos quatro cantos da terra trazendo sobre as nossas vidas a nuvem gloriosa da Sua santa presença. Suba, portanto, à torre de vigia e como atalaia, permaneça atento a todo movimento no mundo espiritual. É tempo de vigiar e orar! O profeta Habacuque disse: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido” (Hc 2.1). Tal qual o profeta, nós precisamos ver Aquele que fala e responder com fé e obediência à Sua instrução. “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará” (v.3). Usando como exemplo o Tabernáculo de Moisés, a igreja de Cristo está passando pelo Lugar Santo, o lugar da comunhão, do quebrantamento e da oração. Por isso, devemos permanecer posicionados diante do altar de ouro, queimando o “incenso das orações e da adoração”. Tal qual o salmista, declare: “Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!” (Sl 141.2). Sabemos que o véu que nos impedia de entrar no Santíssimo está rasgado e que o caminho do Santo dos Santos está aberto para nós. Perceba que a luz da glória de Deus está resplandecendo sobre nós. Quando Jesus exclamou na cruz do Calvário – Está consumado – Ele não apenas abriu um novo e vivo caminho para que pudéssemos entrar, mas também abriu as portas para que a nuvem de glória pudesse resplandecer sobre a toda a terra. Levante, portanto a sua voz e anuncie ao mundo que “a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Is 11.9).
Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.  Gênesis 13.17
Após um incidente no Egito, quando Abraão quase perdeu a esposa (Gn 12.10-20), o patriarca decidiu acabar com tudo aquilo que tirava a sua paz. Então, chamou Ló, seu sobrinho, para sugerir que se separassem, pois os pastores de ambos estavam causando algumas situações desagradáveis. Ele não se importou com a atitude carnal de Ló quando este escolheu as campinas regadas do Jordão. Então, o Senhor ordenou a Abraão que percorresse a terra, pois esta lhe seria dada.
O que aconteceu no Egito marcou Abraão para sempre. De repente, o que ele temia lhe sobreveio, pois Faraó tomou sua esposa para ser mais uma de seu harém (v. 14,15). Deve ter sido uma época de muita aflição para o patriarca; porém, ao mesmo tempo, durante aquela provação, ele provou que tinha confiança no Senhor. Como resultado, viu a proteção divina agir em seu favor, impedindo que o monarca egípcio tocasse em sua querida Sara.
Voltando da terra de Cão, Abraão viu que havia brigas entres os seus pastores e os de Ló; então, resolveu dar um fim a esses inconvenientes. Se Ló continuasse ao lado de Abraão, a briga dos pastores tiraria a paz do patriarca. Era evidente que ele não queria isso, pois, sem paz, o inimigo encontraria brechas para atuar. Por outro lado, resolvendo o assunto com o sobrinho, ele poderia viver tranquilo.
Então, de modo claro, Abraão chamou o sobrinho e propôs separação. Como a proposta era do patriarca, ele deu a Ló a preferência na escolha. Para que uma separação seja tranquila e não acarrete nenhum tipo de mal-estar, a pessoa deve mostrar as opções e deixar que a outra parte decida pelo que acha melhor. Quem agir de modo correto não deixará dúvida da sua intenção. O pior que pode acontecer em uma situação como essa é suspeitar ter sido passado para trás.
O sobrinho Ló sabia que Abraão tinha a bênção; contudo, ao ver as campinas do rio Jordão – as quais eram férteis e banhadas em águas –, seus olhos se abriram, e ele disse que era para lá que iria. Abraão, não se mostrando chateado, partiu em direção às montanhas. O sucesso sempre segue a pessoa que possui a bênção, não importa para onde ela vai. Deus sempre honra aquele que O honra; por isso, o melhor da vida é deixar que Ele o guie em tudo!
O Altíssimo aprovou a atitude de Abraão e, como recompensa, ordenou que ele percorresse a terra em sua extensão e largura, pois Deus a concederia a ele. Quem colocar os olhos no Senhor verá que Ele faz as suas linhas caírem em lugares deliciosos e seguros (Sl 16.6). Aquele que se deixa governar pela cobiça ou por outro sentimento maligno, mais tarde, concluirá que não fez bem. Portanto, jamais se queixe do lugar onde o Altíssimo o coloca!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

NÃO DESPERDICE A SUA PROSPERIDADE

E as tuas portas estarão abertas de contínuo: nem de dia nem de noite se fecharão, para que tragam a ti as riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis.Isaías 60.11
A informação que Isaías nos dá é para levantar o mais caído entre os irmãos: as nossas portas estão abertas de contínuo. Sabemos que isso ocorreu com a morte do Senhor Jesus na cruz do Calvário, quando Ele, ao nos substituir, venceu o diabo e todo o seu poder (Hb 2.14). Por isso, não há necessidade de desespero diante de qualquer dificuldade; basta irmos ao Pai e pegarmos o que for necessário. Quem crê tem entrada franqueada no celeiro do Senhor.
Imagine quantas pessoas ficarão ruborizadas no Dia do acerto de contas, quando souberem que aquilo de que necessitavam para viver decentemente já estava à disposição delas e, por preguiça de investigarem na Palavra o que lhes pertencia, passaram pela vida clamando por algo que lhes havia sido dado. Uma dessas pessoas pode ser você, que, talvez, não tenha entendido o que lhe foi entregue na fé no amado Filho de Deus.
Você pode e deve alegrar-se agora, pois nem de noite nem de dia essas portas se fecharão. Deus as abriu e decretou que elas jamais poderão fechar. Portanto, não tenha a mão remissa (Pv 10.4), mas vá e pegue o que é seu; se não o fizer, não somente será envergonhado no grande Dia, como também será condenado por desídia. Afinal, tudo o que diz respeito à vida e à piedade já lhe foi entregue.
Está determinado que as riquezas das nações devem ser trazidas a você. Então, creia e determine que assim ocorra. Durante a sua caminhada, a sua vida deve ser um lindo testemunho de que o Senhor Deus é verdadeiramente fiel e cumpridor do que prometeu. Há muitos que precisam aprender com você a crer de fato no Altíssimo. Sua prosperidade, saúde e seu bem-estar são mensagens que o mundo precisa receber.
O Evangelho não é uma religião de sofredores, que passam pela vida como coitados, enquanto se esforçam para agradar a um Deus impiedoso, o qual, quando quer, abençoa os Seus servos. Ora, o Senhor é bom, e a Sua benignidade dura para sempre (Sl 136.1)! Ele é cumpridor das Suas promessas e, além disso, já fez tudo o que prometeu. Hoje, descubra o que toca você e, usando o Nome de Jesus, reivindique a sua bênção.
O Altíssimo não ficará triste com a sua prosperidade; ao contrário, Ele Se agradará com ela. Então, não viva aquém da posição que Ele determinou para você; dessa forma, será responsabilizado por alguma vida que se perder, por não ter visto a glória divina em seu viver. Muitos, ao vê-lo tomar posse da riqueza que lhe foi dada, virão aos pés do Senhor pedindo misericórdia.

A EXPECTATIVA DA SEMENTE

Toda semeadura cria em nós a expectativa da colheita. Por isso, não é errado plantar com a intenção de colher. Toda pessoa que planta uma semente espera pelo fruto dela. Contudo, algumas pessoas pensam ser errado plantar uma semente em Deus desejando o retorno da Sua provisão. Lembre-se do que Paulo escreveu aos gálatas: “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Ele também escreveu aos coríntios, dizendo “que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará” (2Co 9.6). Isso não significa ganância. É a lei da semeadura. Basta que tenhamos o princípio certo, ou seja, a Palavra de Deus em nossos corações, e a motivação correta. Não devemos barganhar com Deus, trocar ou tentar comprar as suas bênçãos. Esta motivação é errada. Mas a semeadura está ligada ao dar e a colheita ao receber. Se alguém semeia bastante, não é gananciosa, porque o ganancioso não dá, ele retém. Quando uma pessoa tem um coração liberto do domínio do dinheiro, por exemplo, ela não tem dificuldades para semear na vida dos outros ou no altar de Deus. Mas, o fato é que se ela plantar com fé o retorno virá. Salomão escreveu: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv 3.9,10). Veja que Deus dá ao semeador uma visão clara da colheita abundante para motivá-lo a honrá-lO corretamente. No tocante aos dízimos e ofertas, Ele disse “trazei e Eu abrirei as janelas dos céus e repreenderei o devorador” (Ml 3.10,11). Portanto, não remova a expectativa de fé da semente plantada.Espere pela colheita de Deus, certo de que Ele é o galardoador de todos os que o buscam (Hb 11.6). 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A SOLUÇÃO PARA OS SEUS CONFLITOS

Ele é quem pacifica os teus termos e da flor da farinha te farta.Salmo 147.14.Se, em algum setor da sua vida, há tormento, saiba que isso não é da vontade divina, pois o Senhor diz que, pessoalmente, pacificará todo o seu domínio. Portanto, não considere que a sua sorte foi mal traçada e, por isso, você enfrenta momentos difíceis. Na verdade, as suas linhas caíram em lugares maravilhosos (Sl 16.6). O que lhe acontece de ruim é obra do inimigo que tem investido contra você para lhe roubar o que o Senhor lhe concedeu.
A paz que Deus promete dar é a solução para todos os seus problemas. Ele não quer que haja uma só parte em você nas mãos do maligno; então, para que você seja livre, Ele envia Sua Palavra. É de vital importância ficar bem atento à pregação do Evangelho, e, quando perceber que a mensagem lhe foi dirigida, no mesmo instante, creia e assuma o que ela diz, porque, dentro dela, há o poder necessário para libertá-lo.
Quem só tem encontrado problema pode alegrar-se, pois o Todo-Poderoso declara que trará solução para os seus tormentos. Na verdade, Ele já fez isso; essa promessa foi dada como profecia centenas de anos antes de Jesus nascer e se cumpriu. Portanto, hoje, ao receber o recado divino daquilo em que você deve crer ou que tem de fazer, confesse que o aceita e, a partir daquele momento, a obra será feita em seu favor.
O Altíssimo ainda nos brinda com a informação de que seremos alimentados com a flor da farinha, o que significa a revelação da Sua Palavra. Como Paulo disse, em todas as coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm 8.37). Não há explicação para o fato de o Senhor realizar tanto por nós, mas isso é o que Ele realmente fez e deseja continuar fazendo em nosso favor.
Então, com os ferrolhos das nossas portas fortalecidos e o Nome do Senhor,  concedido a nós para pedirmos aquilo que desejamos, além de repreendermos os demônios e os expulsarmos, não há por que nos amedrontarmos e não desfrutarmos da vida abundante trazida por Jesus (Jo 10.10b). No Filho de Deus, todas as nossas necessidades foram supridas. Não há o que temer; afinal, somos alimentados com o melhor do Pai celestial.
Até onde vão os seus desejos? Se a Palavra lhe promete isso e a sua fé chega até eles, não há razão para não tomar posse deles. Por isso, Jerusalém deve louvar o Senhor, e Sião, o seu Deus. Ele foi maravilhoso ao pensar em nossa proteção e nosso sucesso. Não há uma porta em nós que não tenha as trancas fortalecidas, bem como nenhuma promessa que não será cumprida. Quem se alimenta da flor da farinha é forte para vencer.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RAZÕES PARA LOUVAR A DEUS

Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus. Porque ele fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.Salmo 147.12,13
A Cidade Santa e a Igreja são exortadas a louvar o Senhor, pois a obra que Ele fez por nós é digna do nosso reconhecimento. Quando louvamos a Deus, registramos o benefício que recebemos; logo, quem não aprende a reconhecer a bondade do Pai não consegue ver a grandeza do que lhe pertence. Entre as maravilhas que o Senhor nos fez, podemos destacar a inviolabilidade de nossas portas e a bênção interior que alcança nossos filhos.
Assim como o Altíssimo, que possui muitas portas pelas quais devemos entrar com ações de graça (Sl 100.4), também fomos criados com muitas portas. Na verdade, na parte física, cada célula do nosso corpo tem seu acesso, o qual precisa ser fechado para as operações do inimigo. Cada vez que sentir que o mal o aflige, tentando invadir a sua mente, não hesite em fechar a entrada para ele.
Existem pessoas as quais relatam que não consumiam álcool; mas, certo dia, em uma festa, alguém lhes ofereceu uma bebida alcoólica. Para não fazerem desfeita, provaram um pouco e, depois, por terem gostado, tornaram-se viciadas. O mesmo tem ocorrido a indivíduos que se envolvem com drogas, prostituição e outras práticas erradas. Então, vigie, confiante no que o Senhor Deus diz que fez em seu favor. Ao perceber que há alguma tentação, no mesmo instante, bloqueie-lhe o acesso.
O Criador fez o homem completo, com os ferrolhos das suas portas funcionando perfeitamente; aliás, originalmente, o ser humano tinha poder sobre as forças das trevas – as aves dos céus (Gn 1.28). Contudo, ao pecar, Adão abriu a porta para o inimigo, e, com a entrada da morte – a natureza de Satanás – em nosso mundo, essas trancas ficaram imprestáveis. No entanto, agora, o Senhor informa que elas foram fortalecidas.
As suas portas estão prontas para resistir às investidas do demônio. Então, para fechá-las, faltam as chaves, as quais também já nos foram providenciadas. Jesus garantiu que temos esse poder ao afirmar que aquilo que ligássemos na Terra seria ligado nos Céus, e o que desligássemos aqui, em nosso mundo, seria desligado no âmbito espiritual (Mt 16.19). Compete a você fechar as portas para que o mal não invada mais sua vida.
O Senhor também diz que abençoará seus filhos dentro de você. É no seu coração, o santuário de Deus, que Ele lhe concede o poder para libertar seus descendentes – filhos, netos, bisnetos etc. Portanto, não deixe o inimigo oprimi-los nas drogas, na prostituição e nos demais pecados. Você os colocou no mundo para serem abençoados, e não para servirem ao maligno. Prepare-se, pois você será usado para libertar sua família.

DEUS MUDARÁ A SUA SORTE

Na virada da noite, Deus mudará a sua sorte! O salmista escreveu: “Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo” (Sl 30.4,5). Prepare-se para cantar altos louvores ao Senhor. Ele pode mudar uma circunstância num único momento. Observe a história de Ester e Mordecai e você confirmará esta verdade. Hamã era um homem mau e impiedoso. Ele havia planejado a destruição de todos os judeus, inclusive da rainha Ester, que era judia. Mas numa determinada noite, o rei Assuero perdeu o sono e mandou buscar os livros das crônicas do seu povo. Ele descobriu que Mordecai havia feito bem a ele e que não recebera nenhuma recompensa pelo seu feito. Logo ao amanhecer, ele encontrou-se com Hamã e perguntou-lhe: “Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada?” (Et 6.6). Pensando ser ele o tal homem, Hamã sugeriu: “Tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!”(vs.8,9). Para o seu espanto, o rei disse: “Faça isso a Mordecai” (v.10). Isso é tremendo! Deus sabe como por um fim em todo o mal intencionado contra a sua vida. E você não precisa acordá-lo, por que Ele não dorme. O salmista escreveu: “O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma” (Sl 121.2,4,7). Ele guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

LEVANDO A LIBERTAÇÃO A UM OPRIMIDO

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado.Mateus 8.5,6
O Senhor tem de entrar no mundo dos que sofrem. A Bíblia narra que certo centurião rogou a Cristo que curasse seu servo, o qual estava prostrado, paralítico e violentamente atormentado. Os oprimidos por espíritos malignos ficam assim, abatidos, mas o demônio só ganha domínio sobre essas pessoas quando elas cedem à tentação. Como consequência, quem está debaixo da influência diabólica fica paralítico em relação à fé e se torna violentamente atormentado.
Precisamos levar a fé em Jesus para o mundo de quem está em sofrimento. Somente quando o Mestre entra no território dos oprimidos é que o milagre pode ocorrer. Enquanto o sofredor se mantém com uma fé religiosa ou incrédula, Deus não pode operar. É necessário termos sensibilidade divina para levarmos os sofredores ao entendimento da Verdade e, se conseguirmos, libertá-los. O Senhor deseja a libertação de todos os afligidos pelo diabo.
Pelo pedido do centurião, vemos o quanto Satanás já se tinha apoderado da vida daquele criado, pois ele estava prostrado. Não há um sequer que, tendo sua vida atacada pelo diabo, fique de pé. Um dos sinais da operação demoníaca se vê pelo desânimo do sofredor. É preciso sempre levantar aquele que está caído, pois, do contrário, será impossível levá-lo a crer no que o Senhor declara.
Os demônios lutam para enfraquecer a autoestima de alguém, pois, assim, podem levá-lo aonde desejam. É bom lembrar que, antes da possessão, vem a opressão, e, antes desta, a tentação. Tão logo uma pessoa cede à tentação, Satanás passa a oprimi-la e, se ela não busca a libertação divina, vem a fase da possessão, quando o adversário tem completo controle sobre ela. Só mesmo com a fé genuína é possível libertá-la.
A influência maligna logo paralisa o oprimido, que, muitas vezes, sabe o que fazer para conseguir a sua libertação, mas não move uma palha para se livrar da armadilha do inimigo. Nessa fase, a intercessão tem de ser mais direta, e o intercessor precisa ter ousadia para entrar na presença do Senhor e mostrar que a fé para libertar o oprimido o faz achegar-se a Deus; por isso, ele não abre mão da sua determinação.
A opressão ou possessão faz as pessoas serem violentamente atormentadas. Esse tormento pode se dar na mente – em razão de algum vício, por exemplo – ou em qualquer área da vida. É certo que Jesus liberta, mas você precisa ser firme no que lhe foi ensinado. A batalha da libertação tem de ser travada com precisão sobre o que lhe foi revelado.

ESTÁ FEITO!

Jesus Cristo ofereceu o que tinha de mais precioso. Ele deu a sua própria vida por amor de nós. Não existe ato de generosidade maior do que este. Ele deu tudo! Jesus firmou uma nova aliança a partir do Seu sangue derramado e espera que você ofereça a Ele o seu bem mais precioso: o seu coração. Faça a sua oferta de amor. Ele reconheceu o momento certo para liberar o brado da vitória. Diz o relato de João, que “então, Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 19.30). Ele tinha consciência do dever cumprido e sabia que tudo aquilo que havia sofrido já era passado. Aleluia! A expressão “Está consumado”, na língua grega é “Tetelestai” e podia ser utilizada para dar quitação a um recibo ou para finalizar uma corrida. Jesus Cristo terminou o que tinha que fazer e disse “Está feito, completo, terminado”. Ele poderia ter dito – “É o fim” – mas isso daria a impressão de que Ele havia morrido derrotado. Não era esse o caso. Para alguns Ele perdeu, mas nós sabemos que Ele venceu! Aleluia. Tal qual José, Ele foi rejeitado dentro de sua própria casa, ridicularizado e desacreditado. A rejeição é algo que magoa. Mas para Jesus já era passado. Ele fora julgado injustamente, humilhado e desprezado, mas isso também era passado. Seus amigos o abandonaram, Judas o traiu, Ele foi crucificado, mas naquele momento, tudo era passado. Ele deu um brado e todo o mal cessou. A obra estava feita! Sabemos que Ele ainda haveria de ressurgir ao terceiro dia, mas naquele momento o Cordeiro de Deus cumprira a sua parte no acordo. Chegou o momento de você decidir e fazer a sua parte. Seja generoso! Dê a Ele tudo o que você tem, afinal, é só o que você tem. A chance de aceitá-lo e de ser salvo. Somente assim você possuirá o tesouro

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

RECEBA A ALEGRIA COMPLETA

Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.João 16.24
Hoje, quero falar de um assunto que me ajudou bastante. Certo dia, eu havia orado por uma bênção, e ela veio quase completa. Eu não aceitei e comecei a orar para que ela se completasse. Muito tempo se passou, e, um dia, quando parecia que não haveria jeito a não ser recorrer à mão do homem, o Senhor me fez lembrar esse versículo de João. Então, eu me alegrei muito, confessei que a minha bênção já se havia realizado, e, de fato, ela se cumpriu!
Jesus não falou essas palavras de modo irresponsável. Elas foram pronunciadas para as pessoas não aceitarem que somente se cumprisse parte das Suas promessas. O que acontece é o seguinte: lendo a Bíblia ou escutando a pregação da Palavra, a nossa atenção é chamada para uma parte que passamos a entender. Quando isso ocorre, o nosso espírito se alegra, o que significa que o Senhor nos visitou. A visitação dEle acontece para que a Sua promessa se realize.
Até o momento de Deus nos visitar, as nossas orações não chegaram ao Seu trono; é como se nunca tivéssemos falado nada. Mas, no momento em que entendemos a Palavra e, com isso, o nosso coração se alegra, podemos pedir, determinar e agradecer por termos sido atendidos. Portanto, não aceite metade ou 99% da cura; ela tem de vir em 100%, de modo total e completo.
Há uns cinco anos, quando fiz em checkup, um dos médicos disse que eu tinha uma hérnia. Como não via nada de anormal em meu corpo, pensei que ele fosse um charlatão, que falara aquilo para ganhar algum dinheiro com uma provável cirurgia. Cerca de dois anos após, tive um problema de apendicite e passei por uma operação.
Dias depois, questionei o médico que fez a cirurgia sobre o motivo de não ter operado também a hérnia. Ele me garantiu que não havia hérnia, mas, do lado direito do meu umbigo, eu sentia um nódulo pequeno, como um caroço. Às vezes, pensava que era o calo de uma videolaparoscopia feita no caso da apendicite. Contudo, um dia, enquanto orava  senti que a minha carne da barriga, do lado direito, rasgava-se. Na hora, ordenei que aquilo parasse, e, realmente, parou. Porém, um caroço grande se formou e continuava a crescer.
Muitas vezes, orei para o Senhor me curar. Em outubro de 2012, quando eu estava pregando em Curitiba (PR), Jesus me fez lembrar esse versículo que está no evangelho de João, e, ao citá-lo para o povo, percebi que bastava crer para que a hérnia fosse embora. Cri, louvei o Senhor Deus e fui curado. Nos dias seguintes, por várias vezes, eu sentia um incômodo na barriga, mas me mantive firme, louvando o Altíssimo pela Palavra, e a minha alegria se cumpriu!

PRATIQUE A GENEROSIDADE

Dai e vos será dado! Este princípio é divino e agrada a Deus. Segundo o relato bíblico, esta virtude estava no coração de Naamã, pois ele demonstrou ser um homem generoso. Depois de conversar com o rei da Síria e de receber uma carta de recomendação, diz o texto bíblico que ele “foi e levou consigo dez talentos de prata e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa” (2Re 5.5). Se convertermos esses valores em reais, teremos uma soma astronômica. Alguém pode pensar que ele tenha levado o dinheiro para comprar a sua bênção, mas sabemos que o milagre de Deus não tem preço, e se tivesse, dinheiro nenhum neste mundo seria capaz de comprá-lo. Deus disse: “Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos” (Ag 2.8). O fato é que Eliseu ordenou que Naamã se lavasse no Jordão e depois de relutar, ele mergulhou sete vezes no rio e ficou curado, milagrosamente. “Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente. Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou” (2 Rs 5.15,16). Naamã demonstrou que o seu coração era generoso e desprendido e que generosidade não é uma questão de posição, e sim, de coração. Dar é um princípio divino e uma graça que poucos desejam. Mas Paulo disse: “Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre” (2Co 9.7-9). Ainda que seja um copo d’água, Deus dará o galardão. 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DÊ HONRA A QUEM TEM HONRA

Honre as autoridades que Deus colocou sobre a sua vida! Embora Naamã não fosse um homem perfeito, ele tinha virtudes que vale a pena ressaltarmos, entre elas, a submissão às autoridades constituídas. Quando soube da possibilidade de cura da sua doença, ele procurou pelo rei da Síria, a quem ele era subordinado. A lepra era um problema pessoal e não uma missão da sua pátria, mesmo assim ele notificou o seu senhor, dizendo: “Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Respondeu o rei da Síria: Vai, anda e enviarei uma carta ao rei de Israel” (2Re 5.4,5). Se você deseja ter a honra do Rei dos reis, reconheça a autoridade Dele em sua vida e das autoridades que Ele constituiu sobre você. Desde os seus pais, professores, patrões, líderes religiosos, etc., todos devem ser respeitados e honrados. Paulo escreveu: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” (Rm 13.1,2). Honre as autoridades por amor e temor a Deus, como está escrito: “Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor” (1Pe 2.13). A desobediência e a rebelião evidenciam que há um princípio satânico dentro do coração. O diabo é o pai de toda rebelião. Livre-se dele! Ouça o conselho de Paulo e pratique o que é justo. “E tudo quanto fizerdes fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança” (Cl 3.23,24). Se for necessário, arrependa-se e mude o seu jeito de pensar e agir. Mas, não se concentre apenas em suas falhas e imperfeições. Trabalhe as suas virtudes e Deus o honrará.

VOCÊ SERÁ PROMOVIDO OU REBAIXADO?

Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.Provérbios 22.29
Esse recado de Deus é decisivo para o seu futuro: você precisa ser diligente em fazer a obra do Senhor para ser promovido, e não rebaixado. O que você entende na Palavra é uma missão que Ele lhe dá. A fé lhe é concedida para você fazer a obra de Deus. As ordens divinas devem ser cumpridas com cuidado, pois, desse modo, você receberá a seguinte promoção: será posto perante reis. Por outro lado, os desleixados são colocados junto aos que pouco conseguem.
É bom prestar atenção quanto à maneira como você faz a vontade divina. O modo correto é agir como Jesus fazia em dias de Seu ministério em nosso meio. Ele veio como exemplo; por isso, desprezar Seu modo de cumprir o que Lhe foi ordenado é errar por completo. Quem é chamado para cumprir o plano celestial deve proceder com total diligência, porque, de outro modo, sofrerá prejuízo.
O Altíssimo não nos revelaria nada por acaso. O entendimento que Ele nos dá é a exata revelação da Sua vontade para nós. Esse entendimento também pode ser considerado uma ordem expressa para façamos parte do Seu maravilhoso plano de redenção. A cura, a prosperidade e as demais bênçãos são mais do que presentes maravilhosos dados pelas mãos divinas; são missões que Deus nos ordena cumprir.
O sinal de que você deve pôr mãos à obra para realizar algo é a fé que Ele lhe concede. Com a certeza de que algo lhe pertence, não pergunte mais a Deus se aquilo é ou não da vontade dEle, pois, se não fosse, Ele não lhe teria revelado. Então, com carinho, capricho e com todo o coração, parta para realizar tal missão, e não dê por finalizada a obra antes que o que lhe foi dito se realize 100%. Jesus disse que a sua alegria tem de ser completa (Jo 15.11).
Não faça a obra de Deus de qualquer jeito, pois, desse modo, não será promovido. O Senhor promete colocar perante reis aquele que realizar a Sua obra com zelo. Podemos entender por reis aqueles que se tornam soberanos em sua vida, que não perdem uma só oração e, por isso, tornam-se pessoas segundo o coração de Deus. Para vencermos sempre, a Palavra afirma que podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece (Fp 4.13).
Os que não derem importância ao modo como cumprem os mandamentos serão colocados junto aos que pouco obtêm. Portanto, a sua maneira de realizar a vontade divina dirá que posição na vida espiritual você desfrutará. O seu futuro poderá ser o de um vencedor ou o de um colecionador de derrotas. Para ser vitorioso, o segredo é ser diligente na obra que lhe foi destinada fazer!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

VÁ AO ENCONTRO DO MILAGRE

Vá ao encontro do seu milagre! Não aceite aquilo que a vida lhe impôs, passivamente. Reaja! Ao invés de ficar lamentando e reclamando, tome uma atitude e busque ajuda. Siga o bom exemplo de Naamã. Embora fosse leproso, ele estava disposto a encontrar solução para a sua limitação. Ele não ficou chorando o seu fracasso interior, antes, se levantou e foi à procura do seu milagre. A lepra na Bíblia é uma figura da maldição do pecado. Ela traz destruição, separação e vergonha. Nos dias de Naamã, a lei de Israel exigia que pessoas contaminadas pela lepra fossem colocadas fora do arraial para viverem isoladas. “Leproso é aquele homem, imundo está; o sacerdote o declarará totalmente imundo, na sua cabeça tem a praga. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial” (Lv 13.44-46). Embora Naamã fosse um herói de guerra, ele não era feliz. Por conta da lepra, ele não era perfeito ou tinha “defeitos”. O leproso era mantido separado de tudo o que era precioso. Mas quando a menina testemunhou o poder de Deus, ele demonstrou vontade de resolver o seu problema. Isso é maravilhoso! Leia o contexto de 2 Reis 5 e você perceberá que ele não ficou passivo, antes, foi à luta. O salmista disse: “Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo? Recordarei os feitos do Senhor; sim, ponderarei os teus feitos poderosos” (Sl 77.10-12). Reconheça que você também não é perfeito e busque ajuda. Tudo muda no nome de Jesus. “E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” (2Co 3.4,5). Não culpe a ninguém por suas lutas. Busque ao Senhor, confie a Ele o seu problema e creia que Dele virá o socorro.

NÃO DESPERDICE OS ATOS BONDOSOS DE DEUS

Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do SENHOR. Salmo 107.43
Pense no Senhor como o Ser que não tem limites em Suas operações. Ele é o mesmo hoje como no passado, quando criou os Céus e a Terra do nada (Hb 13.8). Deus cumprirá tudo aquilo que lhe falar pela Sua Palavra. O ato de limitar o Senhor é uma mentira que o diabo conseguiu colocar na mente de muitas pessoas. O Senhor pode fazer bem mais do que tem prometido ou do que você venha a conceber. Quem anda em comunhão com o Altíssimo tem a Sua assistência durante todas as provações.
Há grande proveito em você observar com muita atenção o que Ele fez no passado e faz em nossos dias em favor dos que O procuram. Assim, a sua fé se fortalece e cresce. Então, entenderá o que fazer para o poder divino agir em seu benefício. Ao aprender o que Deus Se dispõe a realizar por aqueles que nEle creem, você obtém a resposta divina para Ele operar o que lhe tem dado. Não há por que o Senhor não realizar o que promete.
O segredo é meditar nos atos bondosos de Deus, os quais nos fornecem importantes lições que nos farão conseguir mais das Suas operações. Portanto, aproveite seu tempo analisando o que Ele fez em prol dos hebreus no Egito, no Êxodo e durante a caminhada no deserto. Estude como o Todo-Poderoso usou os profetas, os reis de Judá e as demais pessoas que Lhe serviram nos tempos bíblicos, pois é desse modo que Ele nos usa hoje também. Deus nos trata igualmente aos nossos irmãos do passado.
Se você vê limites nas operações divinas, já tem sido influenciado pelo inimigo. O primeiro passo para se livrar das mentiras dele é meditar no que as Escrituras dizem. A Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105). Então, tomando essa atitude, além de você ser iluminado do mesmo modo que os nossos irmãos do passado, conseguirá a solução para todas as suas necessidades.
O Senhor está além de qualquer limite para agir em favor dos que creem nEle. Jesus nos disse que tudo é possível ao que crê (Mc 9.23). Por isso, não se deixe levar pelo engano do inimigo; ao contrário, fique firme na Palavra que lhe é revelada, pois Ela é infalível e já vem com todo o poder necessário para cumprir em sua vida o que lhe anuncia. Lembre-se de que os Céus e a Terra passarão, mas as palavras do Mestre jamais falharão (Lc 21.33).
Ao entender a Palavra de Deus, você passa a estar em ligação direta com Deus, e, nesse momento, não há nada que possa limitar as suas ações no caminho que Ele lhe abriu. Com o Senhor operando em sua vida, você se tornará infinitamente maior do que as suas necessidades. Seja e faça o que o Pai declara sobre você!