terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O SENHOR SE LEVANTOU EM SEU FAVOR

O Senhor se levantou para advogar a sua causa! Ele é o nosso “Boaz”, o nosso Remidor, o que pleiteia a nossa causa e reivindica os nossos direitos. Rute aguardava para aquele dia a solução de seus problemas, pois Boaz, um dos parentes mais próximos, estava à porta da cidade, exigindo uma definição de outro possível remidor. Ele disse: “No dia em que comprares o campo da mão de Noemi, também tomarás a Rute, a moabita, que foi mulher do falecido, para suscitar o nome dele na sua herança” (v.5). Porém, o homem recusou-se a fazê-lo porque tinha família e deu a Boaz a oportunidade de resgatar a terra que pertencera a Elimeleque e de tomar Rute por sua esposa. “Ao que todo o povo que estava na porta e os anciãos responderam: Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e a Léia, que juntas edificaram a casa de Israel” (v.11). Ele então a tomou por mulher e Rute gerou um filho a quem chamou Obede. Disseram a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel. Ele será restaurador da tua vida, e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz; ela te é melhor do que sete filhos” (v.15). Deus mudou a sorte de Noemi e Rute, despertando um resgatador fiel. Obede gerou Jessé, que gerou Davi, que gerou Salomão, de cuja descendência nasceu Jesus, o nosso Boaz. Ele se levantou em nosso favor e exigiu os nossos direitos diante do Eterno. Yeshua (Jesus na língua hebraica) pagou o preço do nosso resgate e tomou a nossa alma para si. Tal qual Rute, ela não precisa mais respigar as sobras atrás dos ceifeiros, porque se tornou herdeira de toda a colheita de Cristo. Ele é a nossa vitória, nosso galardão e recompensa para sempre!

MERGULHO NECESSÁRIO


Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.Gálatas 3.27
Depois que aceitamos Jesus como Salvador, precisamos ser batizados nas águas e no Espírito Santo, pois a obra não será completa sem esse revestimento. Sem essa unção especial, o cristão é vazio de poder e, por melhores intenções que possa ter, sem o revestimento de poder do Alto, não será possível a ele fazer a obra de modo perfeito. Faça o que se fizer necessário para ser cheio do Santo Espírito.
Jesus orientou os discípulos a permanecerem na cidade de Jerusalém até que do Alto fossem batizados no Santo Espírito (Lc 24.49). O Senhor sabia o que a falta desse batismo faria neles: Seus discípulos não seriam capazes de ouvir os Seus ensinamentos e não seriam guiados no Caminho. Sem poder, eles se sujeitariam aos desejos do inimigo. Só quem recebe a unção celestial é bem-sucedido na fé em Cristo.
Não há como estar preparado para fazer a obra de Deus, nem os ministros do Evangelho ou mesmo os leigos estarão capacitados, se não tiverem o revestimento de poder que o batismo no Espírito traz. Com esse batismo, o processo de conversão se completa. Depois de nascer de novo, faz-se necessário buscar, suplicar e não desistir até que o seu espírito seja batizado. Se houver demora, com certeza, não será da parte do Altíssimo.
No batismo nas águas, o salvo se despe do corpo da carne, do corpo do pecado, sepulta o velho homem, tem o coração circuncidado, obtém a remissão dos pecados e sai das águas para andar em novidade de vida (Rm 6.6). No batismo no Espírito Santo, o filho de Deus é imerso no Espírito do Senhor e se reveste dEle. Então, recebe o poder para fazer as mesmas obras que Jesus fazia. A boa notícia é que a promessa do batismo é para todos os que se convertem.
Sem poder, ninguém conseguirá ir longe. Se o filho de Deus não receber essa graça, não estará capacitado para fazer a obra divina. Se tentar cumprir o que o Pai celeste manda, sem ter o poder dos Céus, nada conseguirá. A obra realizada sem a ação do Santo Espírito é imperfeita, ainda que a pessoa dê o seu melhor. É o Espírito que nos guia em toda a verdade e nos ensina o modo e o tempo de executar o que nos foi ordenado.
Quem está vazio de Deus corre o perigo de ser cheio de espíritos malignos. Jesus ensinou que o diabo, uma vez tendo sido expulso de uma vida, anda por lugares desertos e, não encontrando repouso, volta para ver como está a sua antiga casa. Ao vê-la vazia, varrida e ornamentada, volta e pega outros sete demônios piores do que ele e entram naquela pessoa. O último estado dela é pior do que o primeiro (Mt 12.43-45).
Não dê tréguas à sua vida. Vá à presença de Deus, derrame sua alma e peça que o Senhor o batize. Não será necessário importuná-Lo, dia e noite, para ser batizado, pois esse é o desejo dEle. Se sentir que tem de se arrepender de algum pecado, faça-o imediatamente. Mas lembre-se de que é pela fé que você será atendido nesse e em qualquer outro pedido.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

JESUS REVELADO EM VOCÊ

Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue.Gálatas 1.16
O Onipotente Deus tem o poder de iniciativa. Por ser perfeito em todos os sentidos, Ele é onisciente – conhece tudo. Quem Lhe der atenção está tomando a melhor decisão. O contrário também é verdade, pois o fato de uma pessoa se recusar a atender ao que o Criador fala faz com que ela perca a melhor opção. Se alguém conseguir nota dez em algum teste sem a ajuda divina, por exemplo, não deve soltar fogos para comemorar, porque, se tivesse dado ouvidos ao Senhor, teria conseguido cem nem mil.
Quem obedece ao Senhor toma duas atitudes que lhe dão muita alegria: tem o melhor e aquilo se realiza. O Altíssimo dá a fórmula para vivermos bem ao prometer que, se quisermos e dermos ouvidos ao que Ele revela, comeremos o melhor desta terra (Is 1.19). Por meio dessa declaração do profeta, aquele que não foi abençoado perceberá que a razão de sofrer a falta das melhores coisas é não querer Suas bênçãos nem dar ouvidos a Ele.
Essa declaração da passagem de Gálatas 1.16 pode acabar com o vazio que há no coração de muitos. Paulo estava ciente de que o Filho de Deus havia sido revelado nele. Ora, se também fomos chamados para fazer parte do Corpo de Cristo, se passamos pelo novo nascimento e não estamos em pecado, Ele também será revelado em nós. Com isso, conseguiremos viver no mais alto nível. Cristo em nós é a esperança da glória (Cl 1.27).
O cristão só conseguirá levar o Salvador aos perdidos por palavras ou por meio de obras se Cristo estiver sendo revelado nele. Com isso, as pessoas notarão que há algo de especial na vida dele, pois esse servo de Deus reage de modo diferente às coisas ruins, com certo ar de vencedor, de alguém que não se dobra ante o inimigo, sabe desfrutar da paz e usa o poder do Pai celeste em todos os momentos. Quem tem o Filho em sua vida está preparado para todo o combate.
Não adianta se esforçar para mostrar-se vencedor, pois quem o é demonstra isso, sem o menor esforço, em todas as ocasiões. A melhor pregação que podemos fazer está na maneira como vivemos. Quem se desespera para conseguir os bens necessários, ou tenta ganhar tudo na base do grito e, então, quando surge algo que pode lhe dar algum lucro ou prazer, logo o assume, não desfruta da comunhão com o Altíssimo.
É crucial não demorar a dizer sim ao Senhor; se não agir logo, você poderá ser surpreendido com a escolha dEle por outra pessoa. Deus não persuade ninguém a crer no que Ele declara. Creia: confiar nEle é obrigação de quem ouviu a Sua voz. Quem endurecer o coração à voz divina, consequentemente, não entrará no repouso do Senhor. Mas por que ficar de fora se o Senhor lhe abre a porta? Quem tem juízo, ao lhe ser revelada a Palavra, logo a assume.
Felizes são as pessoas que creem nas revelações das Escrituras (Pv 13.13). Fique atento a esse detalhe, pois Deus só fala pela Sua Palavra. Uma vez tendo ouvido o Senhor, execute o plano celestial sem duvidar, murmurar ou vacilar. Saiba que todas as bênçãos divinas se cumprem quando a pessoa crê.

REVEJA AS SUAS MOTIVAÇÕES

Reveja todos os dias as suas motivações! Se elas estiverem em desacordo com os princípios da Palavra de Deus, confesse a Ele o seu pecado e siga a instrução divina. “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão” (Sl 84.11). Conta uma história que um homem aproximou-se de Deus e perguntou-lhe: “Deus, quanto é um milhão de anos para o Senhor?” Ele respondeu: “Menos que um minuto”. Então o homem perguntou novamente: “Deus, quanto é um milhão de dólares para o Senhor?” Pacientemente, Deus respondeu: “Menos que um centavo”. Então, o homem, se julgando muito esperto, fez um pedido: “Deus, me dá um centavo!” Bondosamente, Ele disse: “Claro, meu filho, espere só um minuto!” Tal qual esse homem da história, muitos estão à procura de Deus interessados apenas no que Ele pode dar ou fazer em seu benefício. Mas este tipo de esperteza é vã diante do Senhor. Ele disse: “Conheço as tuas obras” (Ap 3.15). Não há como enganá-lo, pois onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração (Mt 6.21). Não há problema algum em buscarmos as bênçãos de Deus, porque Ele é o abençoador e tem prazer em dar boas dádivas aos seus filhos. Entretanto, não podemos nos esquecer que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). O Doador é infinitamente melhor do que a dádiva. Ele não negociará a Sua benção conosco, antes, a entregará quando os padrões de obediência exigidos por Sua Palavra forem satisfeitos. “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”, diz o Senhor (Jr 17.10). Esteja certo de que você terá tudo de Deus quando Ele tiver tudo de você!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O DEUS QUE NUNCA FALHA

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.2 Timóteo 3.10,11
Que mestre era Paulo para Timóteo e para todos os que participavam com ele da nobre missão dada pelo Pai! O apóstolo podia lembrá-los do que lhes havia ensinado. Esses homens tiveram um grande professor na fé, e, por certo, as pessoas que têm aprendido dos verdadeiros servos do Senhor também precisam que estes sejam o mesmo para elas. Com isso, a próxima geração terá quem lhes dê exemplo, e não quem chegou a negar a fé.
O exemplo desse servo do Altíssimo nos leva a viver de tal modo que todos os que foram colocados pelo Senhor ao nosso redor jamais tenham alguma lição má. Os perdidos precisam conhecer o valor da santidade por nosso intermédio, para que não se escandalizem. Que outros sejam mais fortes do que temos sido, vendo em nós que é produtivo e lucrativo obedecer a Deus sempre.
A doutrina do apóstolo era de completa subserviência ao que o Espírito de Deus lhe ensinava pelas Escrituras. Dessa maneira, a nossa atitude não pode ser outra; pois, do contrário, não agradaremos ao Senhor. Não temos de inventar e contar história, cair na mentira ou no pecado, pois o Reino dos Céus não pode ser envergonhado por nenhuma obra ruim ou defeituosa que façamos; temos a obrigação de ser a luz deste mundo (Ef 5.8).
O apóstolo lista uma série de procedimentos que tinha aprendido da Palavra de Deus. Ele assevera que Timóteo o seguia nessas virtudes. Todo aquele que, pelo Pai celeste, é ensinado também deve agir assim. Entendo que é desse tipo de pessoas que o Evangelho precisa, as quais perdem qualquer coisa por amor do Reino e olham para Jesus o tempo todo por compreenderem que não podem nem devem servir a dois senhores.
Não importa aonde formos ou o que vier sobre nós; a obrigação do servo de Deus é sempre servir, sem deixar o desânimo tomar conta dele. Por certo, o inimigo se esforçará para prejudicá-lo, mas, se você for de Deus realmente, em o Nome de Jesus, você o vencerá. Lembre-se de que tudo o que você pensa, planeja e faz será mostrado no dia da volta do Senhor (Rm 14.12), sendo assim, viva de modo que não se envergonhe.
O Senhor sabe nos livrar de todas as perseguições, e, sem dúvida, entendemos que elas fazem parte do nosso aprendizado. Cremos que a nossa recompensa será maior do que as perseguições, pois o Altíssimo guarda para Si o piedoso e fiel servo. No entanto, quem gosta do que o diabo lhe mostra não tem como servir ao grande Rei.
Siga ao que Deus já lhe tem falado, porque Ele o chamou para ser parte do Seu Reino. Creia que a sua missão se alargará a cada dia que você Lhe servir com inteireza e pureza de coração. Não há como ser derrotado, se estiver cumprindo as ordens do Céu.

AFASTE-SE DOS TOLOS

Você precisa aprender a reconhecer um tolo! Eles estão espalhados por todos os lugares e precisam ser identificados e instruídos. Normalmente, eles recusam a sabedoria, a disciplina e a correção. Neste caso, o melhor a fazer é afastar-se deles para não sermos prejudicados por sua insensatez. Pessoas tolas roubam as nossas energias, desperdiçam o nosso tempo e atrasam a nossa vida. Salomão disse: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Pv 13.20). Mas cuidado ao fazer o reconhecimento, porque existem pessoas que parecem ser tolas aos nossos olhos e não são, e outras que pensamos serem sábias, que na verdade, são tolas. A única maneira de reconhecermos os sábios e os tolos é analisando-os à luz da Palavra de Deus. Pessoas que desprezam a instrução e a correção, que se recusam a se afastar do mal e que não levam o pecado a sério são tolas (Pv 1.7; 13.19; 14.9). Aqueles que desprezam pai e mãe, que vivem repetindo o mesmo erro e ignoram as conseqüências, que reclamam e murmuram contra Deus e estão sempre envolvidos em contendas também são tolos (Pv 15.5,20; 17.10; 26.11; 19.3; 20.3). Segundo a Bíblia, quem espalha calúnias, fala demais, nunca acredita que está errado, tem seu sistema de crença própria ou não crê em Deus é tolo também (Pv 10.8, Ec 5.1,3; 10.14; Pv 28.26; Sl 14.1). Pessoas que estão mais preocupadas em ganhar dinheiro do que em crescer espiritualmente, também são vistas como tolas pelo Senhor (Lc 12.20,21). Salomão disse que a insensatez está ligada à criança e somente a vara a libertará (Pv 22.15). Se insistirmos na “meninice”, os sofrimentos podem se tornar mais intensos. “O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos tolos” (Pv 26.3).

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CONSULTE O SENHOR

Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado!Isaías 30.1
O filho de Deus que faz planos sem consultar o Senhor é considerado rebelde. Por isso, nenhum salvo deveria tomar alguma decisão, nem pedir conselho a homem algum, se o Senhor é o Único que sabe de tudo e não nega atender a quem O procura. Em qualquer necessidade, vá direto à Fonte de poder e amor, e coloque diante dEle o seu pedido. Ele prometeu atender a todo pedido feito em Nome de Jesus.
Tomar conselho com qualquer outro é rebeldia aos olhos do Senhor, uma vez que apenas Ele sabe o melhor caminho para os Seus. Portanto, não arrisque perguntando a quem quer que seja a direção a ser tomada. Se o fizer, ainda que com a melhor das intenções, ou orientado por quem você preza muito, sem dúvida, cometerá um dos maiores erros da sua vida. A orientação correta vem somente do Altíssimo.
Jamais promova um homem de Deus ao que ele não é, e nunca será: Deus. Quem diz estar sob a cobertura de um ministério erra de modo grosseiro, pois o líder desse trabalho não passa de um ser humano como outro qualquer. O certo é ser fiel ao ministério no qual o Senhor o colocou. Não se deixe enganar pelo modismo de se refugiar sob a “cobertura” de um mortal.
A pessoa que se retira da proteção do Altíssimo, dando a outrem o poder de guardá-lo, amontoa pecado em cima de pecado. Isso é erro crasso, coisa que fará você se enrolar de todos os modos. Portanto, não dê a ninguém a autoridade sobre a sua vida, para que você não se retire da única e verdadeira proteção que existe – a do Senhor. O diabo emprega um esforço gigantesco para que você saia da proteção divina.
Você não encontrará uma só passagem nas Escrituras a qual declare que os guerreiros de Davi estavam sob a proteção dele. O próprio rei escrevia que Deus o protegia e também os que nEle confiavam. Não há como uma pessoa necessitar da cobertura de outrem, se já tem a do Altíssimo. Quem faz do Todo-Poderoso a sua cobertura não fica exposto à ação dos espíritos malignos.
Os filhos rebeldes pagam caro por não se submeterem às Escrituras; porém, pagarão muito mais por toda a eternidade. Por esse motivo, não busque conselho do homem; talvez, ele até não esteja em pecado, mas a Bíblia não dá a ninguém o título de conselheiro. Somente Deus pode nos dizer o que fazer e qual caminho seguir.
O Espírito Santo está pronto para nos orientar em tudo e faz isso pela Palavra, dizendo tudo o que tem ouvido, pois não fala de Si mesmo. Os que se submeterem a Ele jamais serão levados a fazer o que a Palavra condena e, com isso, eles agradarão ao Onipotente Deus.

ENTREGUE SUAS DÁDIVAS AO SENHOR

Entregue as suas dádivas ao Senhor! Ele tem prazer nas nossas ofertas e sempre retribui àqueles que se rendem totalmente a Ele. Quando o nosso coração está disposto a entregar tudo para Jesus, também está preparado para receber Dele todas as coisas. Confie tudo ao Senhor e não haverá forças na terra ou nos céus capazes de impedir o Seu agir em sua vida. Um homem totalmente rendido ao Senhor é irresistível e não haverá limites para as suas conquistas. Foi assim que Ele abençoou seu amigo Abraão. Ele disse: “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção” (Gn 12.2). Abraão não exitou em dar Isaque em sacrifício, nem Adonai (Senhor), em dar Yeshua (Jesus) como oferta de amor por todos nós. Ofereça ao Senhor a sua adoração, as ações de graças, as primícias das suas rendas e tudo o que possa demonstrar sua gratidão, amor e fidelidade. O escritor aos Hebreus escreveu: “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). Dê a Deus com alegria e com generosidade e Ele devolverá numa medida superabundante. Malaquias disse que nós nos maravilharemos com a provisão sobrenatural de Jeová-Jirê (Ml 3.10). Pense em tudo aquilo que Ele já realizou em sua vida e agradeça-O por sua bondade e misericórdia. E creia: o melhor de Deus ainda está por vir! Assuma um compromisso sem reservas com Jesus porque é assim que Ele nos ama. Embora o Senhor tenha o excelente preparado para você, é na intensidade de sua busca que Ele se revelará ao seu coração. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”, diz o Senhor (Jr 29.13). Busque e você encontrará. Dê e você receberá. São incontáveis as dádivas que Ele tem para você!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

TRISTE DECISÃO

Mas eles dizem: Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos; e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração.Jeremias 18.12
A pior decisão toma a pessoa que resolve atender à tentação. Quantas vezes, mesmo tendo conhecimento do castigo que segue os que se dobram ante as propostas de Satanás, também o fazemos? Somos como meninos irresponsáveis, com a diferença de termos noção do que sobrevém às pessoas que deixam o bom caminho para andar nas trevas. Seria bom pesar as suas decisões, antes que seja tarde.
Deus pode mudar o seu mau coração, transformando-o em um coração segundo o desejo dEle. Um dos erros que cometemos é julgar que somos diferentes dos demais e, por isso, podemos praticar algumas coisas que, apesar de proibidas, achamos que nos fazem bem. Ora, quando o Senhor nos proíbe fazer algo, é para que não nos encontremos debaixo da autoridade do maligno. Seja sábio e afaste-se do pecado.
Quando o homem abandona a maldade, o Altíssimo o transforma em um vaso de honra, alguém segundo o Seu coração. No entanto, quando endurece o coração e não dá ouvidos ao Senhor, ele é entregue aos próprios desejos. Então, o diabo entra em ação, dominando aquele indivíduo, o qual passa a ser escravo dele. Com isso, os anos de paz, prosperidade e saúde desaparecem como que por encanto.
O Onipotente tem poder para realizar tudo. Se Lhe atendemos, Ele nos fará um sucesso; porém, se não Lhe dermos ouvidos, o nosso fim será desastroso. Então, por que desprezar a Fonte do bem e curvar-se para servir à fonte do mal? Quem prefere um “amor” bandido toma a mais triste decisão. Apenas o amor verdadeiro deve ter a nossa atenção. Só existe prazer quando as nossas ações são limpas, sem nenhuma contaminação.
Mesmo tendo recebido as melhores promessas do Altíssimo, você poderá vir a ser motivo de escárnio e vergonha. Quem não guarda o que lhe foi confiado constata que as promessas passaram e não puderam ser cumpridas. Ora, o Onipotente fará aquilo que tem prometido se fizermos a nossa parte. As promessas divinas são condicionais; não poderemos clamá-las, se não temos atendido ao que elas nos pedem.
O Senhor está preparado para enaltecê-lo ou para castigá-lo; o que você prefere? No grande Dia, de Advogado Ele passará a ser Juiz. Portanto, não se esqueça de que a sua decisão mostrará o que Deus será para você. Além do castigo eterno, se você só se importa com o que lhe pode ocorrer aqui neste mundo, você é insensato. Por não estar debaixo da proteção divina, o diabo pode atingir sua vida com qualquer mal.
A pessoa que segue os planos do Altíssimo passa a ser vitoriosa. Quem estiver esforçando-se para obedecer aos mandamentos verá que isso tem sido em sua vida como o resplendor da Deus, iluminando o seu caminho. Os que não se esforçam para cumprir o plano divino estão andando em trevas e, por certo, cairão.
Deus sabe dar boas dádivas aos Seus filhos! Desde o início, quando o homem foi criado, Ele tem demonstrado o Seu desejo de abençoar-nos com a abundância desta terra (Gn 1.28). Ele começou o seu relacionamento com a humanidade por meio de um ato de doação a fim de revelar-nos este aspecto maravilhoso de Seu santo caráter. Ele nos deu o domínio sobre todas as coisas e fez provisão para que todas as nossas necessidades fossem supridas. Leia o primeiro capítulo de Gênesis e você perceberá que não havia falta de nada! Saiba que o Deus Eterno não mudou e que o Seu desejo não é o de reter coisa alguma de mim ou de você. O salmista disse "o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão" (Sl 84.11). Para vivermos na plenitude de suas bênçãos e termos as nossas necessidades supridas continuamente, temos de aprender a enxergá-lO como o Deus doador. Ele nunca esteve indeciso a respeito de sua prosperidade. Está escrito: "Bradem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação, e digam a minha justificação, e digam continuamente: Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo" (Sl 35.27). Esteja certo de que Ele deseja a sua liberdade, prosperidade e felicidade. Jesus Cristo afirmou: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?" (Mt 7.11). Você tem uma necessidade? Então, peça a Deus que o supra, mas peça com fé, na certeza de que em Cristo está toda a provisão que você necessita. "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1.17).

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PELA VONTADE DE DEUS

A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria e possa recrear-me convosco.Romanos 15.32
Quem serve ao Senhor deve colocar desejos, tentações e demais problemas diante dEle. Alguém pode achar que os maus intentos, por serem comuns aos seres humanos, são coisas normais da vida. No entanto, por trás deles, encontra-se o inimigo de nossa alma. Quem os aceita se torna inimigo de Deus. Por isso, se permitir essas impurezas em seu coração, você está em uma situação difícil.
Quando sentir que algo é bom para você, coloque aquilo diante no altar de Deus, para que Ele lhe mostre se veio dEle ou do diabo. Sem o sinal verde do Senhor, por certo você terá grandes problemas. O indivíduo que se envolve com alguma coisa maligna perde a paz, passa a ser oprimido pelo mal e pode ter dificuldades em todas as áreas do viver.
Se andar segundo a vontade do Pai, verá que Ele preparou o necessário para você ir a qualquer lugar ou realizar uma obra, sendo, desse modo, bem-sucedido. É fácil ser guiado pelo Altíssimo: basta prestar atenção na mensagem pregada ou naquilo que lê na Bíblia. Para quem anda na luz jamais haverá condenação alguma (Rm 8.1).
Busque a alegria do Senhor (Ne 8.10) e, ao iniciar qualquer projeto, seja em alguma área da vida ou na obra de Deus, faça-o feliz e agradecido ao Pai. É bom chegar à presença das pessoas com o contentamento que Deus lhe deu, pois, assim, o inimigo não conseguirá enganar você. Quando o seu coração estiver alegre, peça aquilo que Deus lhe tem ensinado ser da vontade dEle, e isso lhe será feito.
A nossa visita a qualquer lugar deve ser sempre para recrearmos com as pessoas. Não podemos ir para ferir ou fazer com que alguém se desvie nem seja, de alguma forma, prejudicado com a nossa presença. Afinal, como membros do Corpo de Cristo, temos o poder para atar e desatar o que se fizer necessário aqui neste mundo (Mt 16.19). Com isso, sempre seremos uma bênção para todas as pessoas.
Nunca se esqueça de que o Senhor Jesus fez de você um portador das Boas-Novas do Reino de Deus e, para que a sua missão fosse completa, Ele lhe deu poder para libertar todos aqueles que se encontram presos aos espíritos maléficos. Esses seres levam as pessoas ao pecado, colocam enfermidades e demais sofrimentos em quem está em suas mãos. Os salvos sempre serão usados para libertar os oprimidos pelo diabo.
Em qualquer ambiente que estivermos, devemos, em primeiro lugar, levar os benefícios do Evangelho. Depois, podemos nos divertir com os nossos amigos e irmãos. A nossa recreação é transmitir algum dom que tenhamos recebido do Pai celeste e, com isso, seremos bem recebidos. Deus é a nossa Fonte de amor, paz e poder.

CRESÇA E FLORESÇA

Cresça e floresça na presença do Senhor! Reconheça a obra do Espírito Santo em sua vida e não resista o agir de Deus em seu coração. Embora seja gloriosa a experiência do novo nascimento, não podemos ser crianças para sempre, afinal, Ele espera receber de nós os frutos maduros. Paulo disse: "Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento (1Co 14.20). Precisamos estar arraigados e estabelecidos em Cristo para que possamos crescer em nossa salvação, afirmou o apóstolo (Leia Ef 3.17-19). Pedro também nos exortou a buscar a maturidade, dizendo: "Desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação" (1Pe 2.2). Este crescimento espiritual depende do nosso compromisso e obediência a Deus e a sua Palavra. Ela nos conduzirá em retidão e santidade e com o auxílio do Espírito, a imagem de Cristo será restaurada em nós. Mesmo que para isso Ele tenha que usar o Seu bisturi em nossa carne. "Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo" (1Pe 1.14-16). Ele deseja confirmar a sua autoridade sacerdotal e compartilhar o Seu reinado com você. Permita, portanto, que Ele viva a vida Dele através de você. Somente assim a sua vida florescerá e você manifestará o bom perfume de Cristo. Paulo escreveu aos coríntios: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo" (2Co 2.14,15).

domingo, 22 de dezembro de 2013

ATENTE PARA AS OBRAS DE DEUS

Porquanto não atentam para as obras do SENHOR, nem para o que as suas mãos têm feito; pelo que ele os derribará e não os reedificará.Salmo 28.5
Erra muito a pessoa que não presta atenção nos feitos do Senhor. Há uma revelação que só conseguiremos receber se atentarmos não só para as obras realizadas pelo Altíssimo no passado, mas também para as cumpridas por Ele em nossos dias. Sem essa revelação, jamais teremos a fé para que maravilhas iguais ocorram conosco. O fato de essa orientação vir do Pai celestial é a prova de que Ele deseja que sejamos participantes das mesmas bênçãos.
Como já vimos, é benéfico observar o que Deus faz, a fim de que sua alma se inspire e cresça na fé. Há tempos, os que seguiram as recomendações das Escrituras obtiveram uma forte confiança no Pai. Do mesmo modo, quem se ativer ao que a Palavra ensina hoje também será fortalecido. Não adianta passar dias e noites pedindo ao Senhor que lhe dê uma fé robusta, pois a fórmula para adquirir tal fé é essa.
Os ímpios nunca atentam para aquilo que as mãos do Altíssimo têm feito. Eles são dominados pelo espírito do erro, o qual não os deixa seguir as direções dadas dos Céus. Ora, o maligno vigia aqueles de quem ele tem cegado o entendimento, para que não lhes resplandeça a luz e não escapem de suas garras. Infelizmente, muitos salvos têm deixado que o inimigo os impeça de ser iluminados.
Algumas pessoas nem entendem por que deixaram outras coisas tomarem à frente em suas vidas. Elas arranjam tempo para ler, para se divertir e uma infinidade de atividades, porém nunca para aprender o que o Todo-Poderoso ensina. Por isso, haverão de ser derrubadas de seus sonhos. Que tristeza! Elas sonham, mas não conseguem realizar o que imaginam, pelo motivo de não atentarem para o que o Senhor já fez e está fazendo hoje.
Quem despreza o conselho de Deus será derribado e jamais reedificado. A Palavra adverte aos que pensam estar de pé que devem cuidar para não cair (1 Co 10.12). O segredo para ter a mesma fé que Jesus, os apóstolos e as demais pessoas usadas pelo Senhor tiveram é atentar para as obras de Deus.  Agindo assim, essa fé também será concedida a você.
As atitudes de quem não preza os feitos do Senhor são comuns a todos os que se dão à impiedade, e isso prova que eles são dominados de igual modo pelo diabo. Ora, quem se deixar ser usado por Satanás jamais será amigo de Deus. Por essa razão, examine as atitudes que você tem tomado em relação à fé em Jesus. Se, um dia, precisar de ajuda, esta não lhe será dada, caso esteja na impiedade.
Já aqueles que servem ao Pai eterno serão preservados em tempos de calamidade, os quais sempre vêm e levam sofrimento para muitas pessoas. O Senhor adverte aos ímpios e a quem age igual a eles que serão derrubados e não mais reedificados.  Então, por que andar na contramão?

LIBERE ALTOS LOUVORES A DEUS

Vença as batalhas diárias com a sua adoração! O louvor é uma arma poderosa nas guerras espirituais. Ouça o apelo do salmista aos congregados de Sião: "Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo e o seu louvor na congregação dos santos. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação" (vs.1,4). Embora estejamos em meio a uma guerra, não temos de lutar pela vitória, mas permanecer na posição de mais que vencedores. Jesus Cristo já derrotou os nossos inimigos. Ele disse acerca do mundo: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). Da mesma forma, o pecado, o diabo e todos os seus demônios foram vencidos na cruz. Paulo testemunhou que "havendo [Jesus] riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo" (Cl 2.14,15). Sendo assim, a nossa luta é posicional e depende acima de tudo da nossa fé. Devemos permanecer firmados naquilo que Cristo realizou em nós e por nós. Aliás, realizou e continua realizando, porque "aquele que começou em nós a boa obra é fiel para completá-la" (Fp 1.6 - parafraseado). Assuma, portanto, a sua posição em Cristo e obedeça a este mandamento: "Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e espada de dois fios nas suas mãos" (Sl 149.6). Ele vingará os seus inimigos através da autoridade divina que está em nós. Ao som do seu louvor, o Senhor dos Exércitos prenderá os "reis com cadeias e os nobres com grilhões de ferro; para fazerem neles o juízo escrito. Esta será a glória de todos os santos. Louvai ao Senhor" (Sl 149.8,9).

sábado, 21 de dezembro de 2013

A FÓRMULA DO FRACASSO


Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.Provérbios 6.10,11
Um pouco de sono é tudo o que o diabo deseja que você tenha, porque, ao dormir na fé, você se desliga do mundo de Deus e passa para o reino das paixões e, por consequência, do sofrimento. Somente quando o homem acorda, o Senhor pode esclarecê-lo a respeito da sua posição em Cristo. Ao se desligar de Deus, você fica suscetível aos ataques do adversário que ocorrerão em todas as áreas da sua vida, inclusive na sua fé.
Muitos não dormem na fé, mas tiram uns cochilinhos. De vez em quando, o diabo incute nessas pessoas  pensamentos imundos, de traição, e elas se perdem nas aberrações. Aquele que se deixa vencer pelo inimigo não vê nada demais em cochilar, pois seus olhos assim pedem. Isso ocorreu com os discípulos que não puderam vigiar com o Mestre nem por uma hora (Mt 26.40). Lute para não se desligar da fé, nem por um minuto.
Os momentos de lazer são necessários e abençoados, porém não devemos deixar de usar o poder à nossa disposição para realizar a vontade de Deus. Quando cruzamos os braços, deixamos de realizar a obra, damos ao maligno uma folga e, com isso, podemos ser contaminados. Se há algo que você tenha de fazer, mas não pode ser na presença do Altíssimo, nem por uma fração de segundo se dê a isso.
Por que nos deitar, se o Senhor nos quer de pé. É evidente que tudo o que estamos vendo não fala do repouso justo e necessário para o nosso bem-estar físico, mas, sim, de desligamentos que fazemos na missão dada a nós. Por que se afastar dAquele que é Fogo Consumidor, só nos faz bem e jamais deixará o diabo nos atacar. Se estivermos em Jesus e as Suas palavras em nós, o que pedirmos nos será feito.
A pobreza espiritual é tão nociva quanto a material. Dormindo, cochilando, sentando e deitando, o cristão vê esvair-se a sua capacidade de agir em Nome do Senhor. Com isso, quando algum ataque maligno vier, ele não terá condições de resistir. Não é difícil viver vitoriosamente, mas é preciso seguir as instruções do nosso Deus, que, por ter criado todas as coisas e conhecer tudo nos mínimos detalhes, adverte-nos.
Somos feitos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14). Em muitas vidas, o sal já perdeu o sabor e a luz está apagando, por isso existem pessoas vivendo de modo contrário ao determinado pelo Senhor. Deus disse a Abraão que ele deveria ser uma bênção (Gn 12.2). Como herdeiros do patriarca dos hebreus, também deveríamos ser bênçãos para todos.
Dedique-se ao Altíssimo e tenha o testemunho na sua boca; então, você verá que a vida com Ele é a melhor coisa que lhe poderia ter acontecido. O Pai celeste o fez forte, livre e plenamente capacitado para realizar o mesmo que Jesus fazia. Você é continuador da obra divina, e não um pobre derrotado.

EIS QUE VEM O TEU SALVADOR

O teu Salvador virá! Com Ele está o teu galardão e recompensa. Isaías profetizou: "Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação" (Is 12.2). Esta mensagem de salvação não está limitada pelo tempo nem é restrita a algum momento específico das nossas vidas. Seja para o presente, a fim de enfrentarmos os nossos desafios diários ou para vivermos o futuro que se descortina diante de nós, esta certeza de salvação nos motiva e nos impulsiona a continuarmos caminhando em direção ao alvo, rumo aos céus. A qualquer momento, nos encontraremos novamente com o Senhor. A salvação bíblica não se refere apenas à redenção do espírito, mas também a libertação da alma e a cura do corpo. Ela afeta todas as áreas da vida e da existência humanas. Jesus Cristo veio ao mundo para livrar-nos do cativeiro do pecado e do diabo, e através da Sua morte e da ressurreição, Ele consumou esta obra. Somos livres, através da fé em Cristo, da morte e da condenação eterna. Jesus disse: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (Jo 3.36). A Bíblia afirma que Ele virá, outra vez, a este mundo. Não mais como um cordeiro mudo, para tirar o pecado do mundo, mas como um leão, para julgar os povos da terra. "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras" (Mt 16.27). Como um pastor, que separa as ovelhas dos bodes, Ele separará ímpios e justos e recompensará os Seus servos com justiça e equidade. "Prepara-te para encontrares com o Senhor teu Deus" (Am 4.12).

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SOUBE, MAS NÃO FEZ CONFORME!

E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites.Lucas 12.47
Os que nascem na família de Deus logo descobrem o seu chamado no Evangelho. Quanto mais ouvem a pregação, mais descobrem sobre a missão para a qual foram destinados (Ef 4.11,12). No entanto, algumas pessoas tentam esquecer a voz suave do Espírito Santo, não sabem que, agindo assim, impedem o Senhor de falar com elas sobre outros assuntos e, por isso, interrompem as operações divinas em sua vida.
Aqueles que, de fato, querem vencer buscam entender a vontade de Deus. Ao compreendê-la, passam a obter vitória sobre vitória. Os que nascem de novo se tornam alvos do inimigo. Ele os tentará a fim de que deixem de buscar a Deus, pois, desse modo, esfriarão na fé e não serão mais uma ameaça para o reino das trevas. O diabo os lembrará dos pecados antigos, dos prazeres da carne, com o intuito de levá-los a se distanciar de Deus.
Os sábios, porém, procuram chão firme para construir sua vida. Com isso, não serão arrancados pelas tempestades que virão sobre todos (Mt 7.24,25). Ao se fortalecerem na fé, tornam-se bênçãos em qualquer lugar. Em pouco tempo, adquirem uma aparência calma, tranquila e comprometida com os demais. Assim, passam a conhecer a vontade divina.
Há quem não se preocupe em se aprontar por considerar outros afazeres mais importantes. Como consequência, o Senhor não o escolherá quando destinar uma bênção para alguém. Com o passar do tempo, por não ver melhora em sua vida, essa pessoa provavelmente mudará de igreja. Alguns não só ficam chateados com o pastor, como também o culpam por estarem sofrendo.
Os que se aprontam entendem e aceitam que Deus deseja abençoá-los de modo abundante. Rapidamente, passam a destacar-se dos demais e, com isso, conseguem mais do Altíssimo. Por cumprir as missões que o Pai lhes dá, começam a ser notados como pessoas espirituais. Para elas, a fé não tem mistério, e, por isso, sempre estão vencendo. Os sábios aos próprios olhos as invejam.
Contudo, chegará o dia em que Deus entrará em julgamento com quem se diz dEle, mas vive pedindo dádivas, não se preocupa em fazer a obra, nem sabe tomar posse da bênção. Alguns, além de se acharem espirituais o bastante para não agir como os vencedores, quando pecam, não veem nada demais, pois, segundo eles, todos erram.
Isso é o que diferencia os filhos de Deus dos demais. Os irresponsáveis não aceitam o que o Altíssimo lhes diz e, por isso, vivem levando tombos (Pv 15.5). Já os fiéis do Senhor têm prazer em se consagrarem com jejuns e orações, não perdem o culto por nada e insistem com a família para que todos sirvam a Deus.

O SENHOR TE ENGRANDECERÁ

Você está destinado a nunca mais tornar a ser pequeno! Tome posse desta verdade profética em nome de Jesus. Saiba que você não é um fracasso só porque falhou, mas pode ser um fracassado se desistir de lutar. Existem quatro tipos de pessoas que estão destinadas a fracassar, se não mudarem as suas posições e atitudes em tempo: os indecisos, os insensatos, os desatentos e os desanimados. Tiago escreveu acerca dos indecisos, dizendo que “o homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8). Ele reitera que tal homem não receberá do Senhor alguma coisa. Firme-se, portanto, na Palavra de Deus e não vacile. Não faça aliança com o insensato nem caminhe com ele, pois a Bíblia diz que ele acabará mal. “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio” (Pv 12.15). Enquanto o tolo rejeita a sabedoria, a disciplina e a correção, o sábio tem prazer na Palavra de Deus. Atente para que o Ele está dizendo a você nestes dias! Os desatentos são aqueles que não têm foco nem visão. Eles se distraem com as coisas deste mundo e não conseguem manter os pensamentos e os olhos voltados para o alvo. Josué aprendeu com Deus o segredo da realização. “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (Js 1.7,8). Observe a instrução: nem para direita, nem para a esquerda, mas para o alvo. Então, siga em frente! Os desanimados não se apossam da herança e não realizam nada porque não permitiram que as sementes dos sonhos crescessem em seus corações enchendo-os de vida. Anime-se! Algo grandioso está rompendo para a sua alegria!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NÃO CARREGUE UM “DEFUNTO” EM SEU ESPÍRITO

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.Tiago 2.26
Quem tem fé agrada a Deus, pois ouve a Sua Palavra e não a despreza. Não há uma pessoa sequer que, tendo escutado a pregação do Evangelho, não saiba o que fazer. Essa certeza que chega ao coração de quem dá ouvidos às Escrituras é a fé. A pessoa que a descarta jamais agradará ao Senhor (Hb 11.6).
Se você não tem fé, nem precisa orar. No entanto, quem pode garantir que você não a possui? Afinal, sem ela você não estaria lendo este artigo. Mesmo pequena, se a fé for empregada de modo certo, a bênção será sua. A maioria das pessoas confunde fé com desejo. Ora, o desejo nasce de uma necessidade, e a fé, das promessas de Deus. O desejo é algo que se almeja, já a fé é uma certeza das coisas que se esperam (Hb 11.1).
Se o espírito sai de um corpo, a pessoa se torna um defunto. Do mesmo modo, se a sua fé não tem obras, ela se iguala a um corpo sem espírito (Tg 2.26). Sem dúvida, há muita gente carregando um “defunto” – a fé sem obras em seu coração. Quem não coloca a fé em ação faz um grande mal a si, pois é preciso usá-la sempre. Portanto, caso não haja necessidade de fazer uma oração por uma causa particular, interceda por alguém que esteja sofrendo.
Deus depositou uma grande esperança em você ao lhe dar a fé. Com ela, você se livra dos problemas, consegue operar do mesmo modo que Jesus e tem condições para agir em Nome dEle, colocando o poder divino em ação. Então, quando você crê, esse poder o ajuda a vencer. Ao passo que, nada será feito para quem duvida.
Abraão recebeu a graça de ser pai de uma numerosa família. Contudo, foi provado até chegar aos cem anos, quando Isaque nasceu (Gn 21.5). Porém, durante todo o tempo, ele confessava que se chamava Abraão – pai de multidões de nações (Gn 17.5). Embora tudo atestasse que isso não era nem seria verdade, ele estava certíssimo de que o Senhor era poderoso para confirmar a Sua promessa (Hb 10.23).
O que você tem sentido do Altíssimo? A certeza de que certa bênção lhe será dada é tudo de que você precisa para o milagre ocorrer. Quem tem a convicção já pode começar a louvar o Senhor. Com fé, você não tropeçará em pedra alguma, pois Deus sempre concederá a vitória para aqueles que cumprem os Seus mandamentos. Foi por isso que os antigos heróis da fé foram bem-sucedidos (Hb 11).
Nunca houve um caso em que Deus tenha falhado. Decerto, não será diferente com você. Portanto, não se deixe vencer pelo que, aparentemente, é verdade. Seja firme em reivindicar o que a Escritura garante ser seu. O Altíssimo Deus é fiel e jamais deixará de cumprir qualquer uma de Suas palavras (Jr 1.12).

FAÇA ALGO GRANDIOSO PARA DEUS

Faça algo grandioso para Deus. Ele tem algo extraordinário em mente em relação à sua vida e neste plano divino você se realizará. Aliás, este plano existe antes mesmo de você existir. Embora Davi tivesse desejado construir um templo para Deus, Ele decidiu que um descendente de sua casa seria o construtor. Passados os anos, Salomão, filho de Davi, ergueu um templo para a glória do Senhor. Tal qual Salomão, você nasceu para realizar algo glorioso para Deus. Peça a Ele sabedoria e ela garantirá os recursos e riquezas que você necessita para edificar esta obra. Seja humilde e peça ao Senhor que lhe capacite para esta obra extraordinária. Salomão confessou: “Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar” (1Re 3.7). Ele havia crescido à sombra de seu pai, que foi um guerreiro excepcional, e ele mesmo nunca havia participado de uma guerra. Talvez isso tenha desenvolvido nele um complexo de inferioridade, mas Deus o havia escolhido para aquele grande feito. Salomão estava destinado a ser grande e tinha a sabedoria como a sua maior aliada. Ele reconheceu humildemente os seus limites e demonstrou confiança e fé pedindo a capacitação divina. Naquele momento incomum Deus recompensou a sua fé e ordenou sobre ele o Seu favor. Salomão aprendeu com Deus os princípios de realização e realizou aquilo que ainda não havia sido feito por homem algum. Isso é maravilhoso! A nossa história em Deus é única e nós podemos viver à altura dos sonhos divinos. Para isso precisamos de humildade, fé, confiança, sabedoria e dependência total do Espírito de Deus. Ele ensinou o segredo da realização ao rei Salomão, dizendo: “Com a sabedoria se edifica a casa e com o entendimento ela se estabelece” (Pv 24.3).

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OLHOS ABERTOS PARA VER

E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.2 Reis 6.17
Sem a oração de Eliseu, o obreiro que lhe servia não conseguiria ver que o Onipotente iria protegê-los. Isso acontece com todo aquele que não tem a unção do Alto. O inimigo sempre vai com tudo para derrotá-lo; por isso, se a pessoa não estiver firmada na Palavra, vendo o invisível e ouvindo o inaudível, o desespero tomará conta dela. Saiba que não basta estar ao lado do homem de Deus; é preciso ser alvo da oração dele.
O pedido feito por Eliseu não era para que o coração do obreiro fosse consolado. O profeta sabia que o moço precisava participar da operação divina, mas, sem ver o que Deus estava fazendo, ele não creria. Eliseu contemplava a obra divina pela fé, pois sabia que o Altíssimo não falharia com ele. Quem tem fé possui os ingredientes da vitória. Depositar a confiança na Palavra do Senhor é mais importante que qualquer sacrifício ou oração.
Uma lição fundamental é confiar no fato de que a pessoa colocada na direção da obra divina deve orar para que seus liderados entendam o agir de Deus. A melhor maneira de entender isso é pela fé. Os que estão em comunhão com o Senhor jamais ficam sobressaltados. As táticas usadas pelo diabo só funcionam quando as pessoas não estão firmadas na Rocha. Aquele que confia não teme nem se acovarda.
Somente o Altíssimo possui poder para atender pedidos. No caso do obreiro de Eliseu, seus olhos tiveram de ser abertos para ver como a luta espiritual se trava. Ora, as batalhas enfrentadas por quem é de Deus jamais serão perdidas. Os sírios tinham a força das armas, e Eliseu, o poder divino. Uma oração fez os soldados inimigos ficarem cegos e serem levados ao rei de Israel. Entenda que o propósito da batalha da fé é glorificar o Senhor.
O servo do profeta ficou boquiaberto quando todo o exército da Síria ficou cego. Isso mostra o que podemos fazer com os demônios que nos atacam. Jesus nos deu o poder de prender e soltar; por isso, não precisamos ficar desesperados com alguma notícia de algo lançado contra nós. Ao usarmos a autoridade em o Nome de Jesus, o adversário perde a capacidade de cumprir as ordens do seu chefe.
Os montes ao nosso derredor sempre estarão cheios do poder celestial. Quem está sob a autoridade dos Céus é envolvido pelo Senhor Deus, que é um fogo consumidor (Hb 12.29); portanto, nunca tenha receio de cumprir a Palavra. O maligno tentará, por todos os meios, tirar você da presença do Altíssimo para concluir seu mau propósito.
Quem serve ao Pai celeste deve ter plena confiança de que Ele é o seu Socorro e, por isso, não deve temer nem fugir das batalhas. As ameaças do inimigo, diretas ou indiretas, jamais prosperarão se você estiver firme no que Deus tem dito. Dentro da Palavra, há o poder necessário para o seu livramento.

FONTES DE ABUNDÂNCIA

Libere as suas fontes! Não podemos reter o fluxo das águas em nosso interior para que a nossa vida seja sempre superabundante. Quando estive em Israel observei que tanto o Mar da Galiléia quanto o Mar Morto recebem águas das montanhas do Líbano. Mas há uma diferença notória entre eles. O mar da Galiléia é repleto de seres viventes e a sua água fresca flui constantemente para o Rio Jordão. Ele recebe as águas e dá, por isso é uma fonte permanente de vida e abundância. O mesmo não acontece com o Mar Morto. Sua realidade é completamente diferente, o que justifica o seu nome. Ele também recebe as águas correntes das montanhas, mas ele não tem uma saída que dê curso às águas. Elas chegam e evaporam lentamente, deixando sal e outros minerais em forma sólida no leito do mar. Absolutamente nada consegue viver ali. O fato é que o Mar Morto só recebe, mas não dá. Observe que até no mundo natural esta lei de retorno é verdadeira. É necessário dar para poder receber! Em se tratando de uma colheita, a recusa em dar ou semear impossibilita a colheita. Por mais fértil que a terra seja, se não semearmos nela, não haverá o que colher. Por isso, faça a sua semeadura e libere as suas águas diariamente. Jesus disse que, se crermos, do nosso interior fluirão rios de águas vivas (Jo 7.38). Se você tem recebido das fontes de provisão divina, dê com alegria, reparta generosamente e plante novas sementes para que a sua colheita seja constante. Não me refiro apenas às sementes de prosperidade financeira, mas a todas as oportunidades que temos de abençoar pessoas ao nosso redor. Dê e vos será dado! Dê amor, carinho, atenção, abraços, sorrisos e tudo aquilo que estiver ao seu alcance. Afinal, “coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” (At 20.35).

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

INCLINAVA-SE A TRABALHAR

Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.Neemias 4.6
A vida (a natureza de Deus) e a morte (a natureza do diabo) estão sempre diante de nós. A escolha que fazemos determina que tipo de pessoas seremos. Muitas vezes, precisamos segurar as oportunidades, senão ficaremos sem nada. Neemias, copeiro do rei Artaxerxes, ao ouvir que os que ficaram em Jerusalém, quando os judeus foram para o cativeiro, estavam em grande miséria, entristeceu-se e orou.
Ao chegar à Cidade Santa, Neemias logo enfrentou oposições. Como homem temente a Deus, clamou, e o Senhor lhe deu um povo para ajudá-lo a reconstruir o muro da cidade. Ao se colocarem em trabalho, o Altíssimo movia os corações para que obra fosse terminada. Sem dúvida, Ele faz o mesmo nos dias de hoje. Não importa a missão que nos é confiada, Deus só precisa da nossa obediência. Sendo do Pai, a obra será feita conforme a vontade dEle.
As ameaças não cessavam e, a toda hora, chegava alguém com uma má notícia. Assim também acontece com todos aqueles que se põem em campo para cumprir o plano divino. Não sabemos quantos desistiram de obedecer ao Altíssimo; porém, maior número permaneceu fiel, e, assim, a muralha chegou à sua metade. O diabo continua usando Sambalates, Tobias e outros invejosos para nos impedir de cumprirmos a ordem divina.
Na construção do Tabernáculo no deserto, o Senhor orientou Moisés a buscar homens talentosos nos mais diversos ofícios para edificar a Sua casa. Ali havia artífices em ouro, prata e pedras preciosas, bem como carpinteiros, marceneiros, pedreiros, gente que sabia usar couro, pano e combinação de cores. A figura do Tabernáculo tinha sido mostrada a Moisés para que fosse feito igual, e assim foi feito.
O Senhor poderia ter dito: “Haja um Tabernáculo”, e, assim, surgiria o mais perfeito. No entanto, Ele queria usar os homens para prover a Sua casa. O mesmo acontece com a pregação do Evangelho. Deus não dará um sonho nesta noite, a fim de que todos se arrependam; na verdade, Ele nos usará para cumprir Seu plano. Em alguns países, vários irmãos serão mortos por causa da mensagem cristã, mas ela há de ser anunciada a todos.
Deus nos tem concedido habilidades, talentos, dons e poder para imaginar e tornar realidade o que concebemos. Hoje é o nosso dia de honra, momento de lançar mão à massa e obedecer ao propósito divino. Se você já é salvo, já sabe o que o Altíssimo tem separado para você realizar. Por isso, não seja relapso, nem abandone o barco se a perseguição se levantar. O Senhor está no comando e não deixará que caia um só fio do seu cabelo.
Que privilégio aquelas pessoas tiveram! Elas puderam participar da construção da muralha da amada Jerusalém. O nosso privilégio é maior, pois não estamos fazendo uma casa física, e sim participando da construção do Reino de Deus. Que, na história do povo de Deus, fique registrado o seu nome, para a glória do Senhor!

CUIDE DE SUA MENTE

Aquilo que você, pensa e fala, cresce! Por isso você deve cuidar dos pensamentos que ocupam a sua mente e das palavras que saem da sua boca. Salomão disse que “cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa” (Pv 12.14). Esteja certo desta verdade: há poder em suas palavras! Elas procedem do nosso coração, por isso a Palavra de Deus afirma que “o homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca” (Lc 6.45). Tão importante quanto cuidar das palavras dos lábios é manter em equilíbrio os pensamentos que passam pelas nossas mentes. Paulo disse aos filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8). Você é capaz! Tudo aquilo que você pensa cresce dentro de você e tudo aquilo que você fala cresce ao redor de você. “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói” (Pv 13.3). Neste aspecto, sua mente e sua boca são ampliadores de tudo o que você quer que cresça em sua vida. Mas perceba que, se os pensamentos forem maus e as palavras liberadas forem mal-faladas, isso também crescerá dentro e ao redor de você. Pessoas incrédulas e murmuradoras falam de seus problemas constantemente e agravam ainda mais as situações em que vivem. Os problemas dentro delas se tornam impossíveis e as situações ao seu redor insuportáveis. Use a sua mente e a sua boca em seu favor, “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

COOPERANDO COM O SENHOR

E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão.2 Coríntios 6.1
Fazer a obra de Deus é cooperar com o Senhor. Por motivos que desconhecemos, o Altíssimo escolhe aquele que deseja para que coopere com Ele na realização da Sua obra. Os chamados para tal empreitada terão a assistência divina em todo o tempo. Mas, para tanto, eles devem seguir as orientações que Ele dá por meio de Sua Palavra; por isso, Ele os chama de cooperadores. O Pai realiza a Sua obra conosco.
Não há outro meio de colaborar com o Senhor, a não ser seguir a direção que a fé nos dá. Desse modo, não haverá uma só batalha perdida. Na verdade, com o nosso Deus à nossa frente, todas as muralhas erguidas para barrar o nosso progresso serão derrubadas e, ao mesmo tempo, seremos guiados a cumprir a Sua santa vontade com 100% de acerto. Quem coopera nunca atrapalha.
A pessoa que não coloca a fé em ação tem um “defunto” dentro de si (Tg 2.26). Quem não atende ao que a fé lhe faz entender como sua possessão comete um dos piores enganos, pois despreza a graça que fez dele um verdadeiro soldado de Deus. Os que lutam pela fé haverão de ser bem-sucedidos em tudo, inclusive nos pedidos feitos ao Altíssimo. É usando a fé que agradamos ao Onipotente.
A graça veio com Jesus; ela é o mover do Senhor em favor da humanidade, por meio do qual as pessoas são curadas, perdoadas e libertas de todos os males. É pela graça que somos salvos, mediante a fé (Ef 2.8). Depois de nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1.12), somos chamados para atuar nas mais variadas posições no Reino celeste. Com isso, passamos a operar os dons que o Senhor dispensa a todos os Seus cooperadores.
Não há sequer um dos salvos que não tenha sido chamado para ser operador da vontade divina. Para que isso aconteça, basta entregar-se ao Senhor, buscando-O em oração, pois Ele irá dirigi-lo ao local e ao tipo de trabalho a ser feito. O Altíssimo deu a Adão ordem para que cultivasse a terra; e não seria isso a ser feito com o Evangelho, a Terra da Promessa? Sem dúvida, quem lavra e cultiva a terra será bem-sucedido.
Ninguém deve receber a graça em vão. Não podemos cruzar os braços e dizer que nada temos a fazer com o que acontece com a sociedade, que se tem deteriorado a ponto de, aparentemente, não haver mais volta. Uma geração inteira pode se perder; por isso, temos de pregar para que, pelo menos, alguns sejam salvos. Não podemos desprezar a graça concedida a nós, mas, sim, cooperar com o Senhor para que a obra seja realizada.
O preguiçoso espiritual nada conseguirá. Ele se iguala ao fazendeiro que não ara a terra, não planta e, por consequência, não colhe. Então, ao ver os outros colhendo lindos frutos, tenta arrumar alguma desculpa para esconder a sua culpa. Não seja tolo, pois a sua terra é fértil! Faça o que lhe foi mandado, e Deus cumprirá o que prometeu.