segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


JAMAIS VACILAR

  • Envie por Email
  • Imprimir
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.Salmo 30.6
Antes da queda, o espírito humano se envaidece e não vê que está chegando mais perto do buraco. O diabo sabe levar a pessoa para onde quer, pois jamais aparece como ela é. Para ganhá-la, o maligno é capaz de fazer todo o esforço necessário para que ela saia da presença de Deus. Quem está bem com o Senhor é uma ameaça constante para o inimigo, e, por isso, ele coloca todo o seu exército de enganadores em ação.
O mesmo acontece com a área da saúde. Muitas pessoas afirmam que nunca ficam doentes, mas não se lembram de dar o louvor ao Senhor. Há quem ache que muita gente fica enferma por ser má. Agora, não resta dúvida de que os perversos envenenam o corpo com suas atitudes; porém, nem sempre isso ocorre com os demais afligidos por problemas na saúde.
Veja a insensatez de muitos: quando tudo vai bem na família e há prosperidade, saúde, paz e harmonia, fazem festa para comemorar o aniversário de um dos pais, por exemplo. Os familiares se confraternizam alegremente e o elogiam, dizendo que ele é demais por estar tão bem de saúde; ele, então, aceita e agradece. No entanto, o Senhor, que realmente lhe deu essa bênção, sequer é lembrado. O diabo, então, aproveita essa maldade e toca naquela pessoa.
Não é bom esquecer-se de Quem realmente nos concede boa saúde, tempos frutíferos e nos impede de obedecer às tentações. Dar o louvor a Deus pelo bem que desfrutamos é o mínimo que podemos fazer. No entanto, quando não agimos assim, ficamos “no vermelho”, e, por causa dessa nossa falta de sensibilidade, o poder divino não pode impedir o inimigo de nos atacar e nos fazer mal. A Bíblia nos ensina a dar graças em tudo, pois essa é a vontade de Deus (1 Ts 5.18).
Não é bom afirmar que, como o Senhor não lhe tem abençoado, você não tem nada do que falar. Ora, a Escritura Sagrada ensina que tudo de bom que você tem veio de Deus (Tg 1.17). Jamais permita que a sua confissão contradiga o Pai celeste. Ao mesmo tempo, nunca se gabe de qualquer coisa que possua. Ofereça, sim, o louvor ao Altíssimo, pois, se não o fizer, você poderá ser tocado pelo anjo do Senhor e morrer cheio de vermes, como aconteceu com o rei Herodes.
A verdade é que só não vacila aquele que está firmado na Rocha. As Escrituras ensinam que a morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18.21). Quem sabe se domar e não diz nada que contrarie a orientação bíblica torna-se sábio e, com isso, obtém o favor divino. Os que falam do que não entendem, sem dúvida, tropeçam em muitas coisas e se tornam transgressores da Palavra. Portanto, jamais diga aquilo que o Senhor não aprova.
Não há nada de mal na prosperidade, desde que ela venha como dom de Deus. Não pode haver mistura entre o que o Altíssimo faz e aquilo que o demônio diz. Em todos os momentos, reconheça que qualquer dom perfeito só pode vir do Senhor. Fique firme no que a Bíblia declara e não se deixe levar pelas mentiras do diabo. Se as suas posses aumentarem, não coloque nelas o seu coração. O Pai celeste é o único digno de receber o louvor por todo o bem.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Existem mistérios no coração de Deus, a respeito de nossas vidas, que só o Espírito Santo conhece. “Ele esquadrinha todas as coisas, mesmo as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus” (1Co 2.10,11). Quando recebemos a Jesus como nosso Salvador pessoal, o Espírito Santo vem habitar em nossos corações. Entre outras coisas, Ele manifesta em nosso homem interior a vida de Cristo e revela os mistérios ocultos da nossa existência segundo a vontade de Deus. Salomão disse que “águas profundas são as palavras da boca do homem; e a fonte da sabedoria é um ribeiro que corre” (Pv 18.4). Somente o Espírito de Deus tem acesso a estes lugares profundos do nosso ser, porém, Ele unge os nossos lábios com o Seu poder e faz fluir, através da nossa fé, um rio de águas vivas do nosso interior. Jesus Cristo disse: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” (Jo 7.38,39). Quando Jesus Cristo subiu aos céus, após a ressurreição, Ele derramou o Espírito Santo sobre aqueles que aguardavam a promessa. Todos os que estavam no Cenáculo ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a orar em línguas estranhas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem (At 2.4) Paulo disse que quem fala em línguas não fala aos homens, mas fala a Deus em mistérios e edifica a si mesmo (1Co 14.2,4). Estes mistérios fluem como torrentes de águas e transbordam as nossas vidas com a plenitude de Deus. Isso é maravilhoso! “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram no coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1Co 2.9).

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMO FAZER FIRME A SUA CASA

Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.1 Samuel 25.28
O próspero Nabal negou ajudar o homem de Deus que tanto bem já lhe fizera e mais faria. Apesar de ser bem-sucedido nas coisas do mundo, não o era na fé. Aquele homem mostrou que o seu propósito era tirar vantagem em tudo, menos respeitar o toque divino. O Senhor fala com todos aqueles que Ele tem abençoado; por isso, Nabal deveria ter ajudado Davi. As pessoas que fecham o coração provam que são do inimigo e que o amor do Senhor não habita no coração delas.
Abigail foi prudente e aplacou a ira de Davi. Assim deve ser todo aquele que faz parte do povo de Deus: ter prudência em todas as situações. Por isso, consagre a sua vida ao Altíssimo e, ao sentir o toque divino para fazer algo, não deixe para depois. Os servos do Senhor jamais devem colaborar com o maligno. Aquilo que derem a Deus como oferta suave lhes será dado de volta em boa medida, recalcada, sacudida e transbordante (Lc 6.38).
Ela deu o segredo para que Davi continuasse na sua determinação, pois isso vinha do Senhor. É muito importante não usar argumentos humanos em nada, e sim dar a palavra inspirada. Com isso, o que Deus tiver falado por inúmeras vezes acontecerá. Não deixe de ir até o fim no que você sente do Espírito de Deus; porém, dê meia-volta para tudo o que não é do Senhor, pois pode ser da carne ou do demônio. Lembre-se de que você é responsável por suas decisões.
A casa de Davi ficaria firme. Pelo fato de ele pelejar as guerras do Senhor, ele teria essa bondade como recompensa. Se você tiver a mesma atitude em relação aos mandamentos que lhe são dados para cumprir, a sua casa também se manterá firmada. Os que são fiéis à missão dada pelo Altíssimo são recompensados sobre até o que não pediram, pois Ele jamais despede os que Lhe obedecem de mãos vazias.
Cumpra toda ordem que lhe for entregue. Você não se ariscará em nada, não sofrerá prejuízo, nem mesmo um fio de cabelo seu cairá por executar o que lhe foi mandado. O Senhor só precisa da sua instrumentalidade, pois Ele mesmo fará a obra. Não importa onde nem o quanto parece difícil; creia no que o Onipotente lhe diz e, em pouco tempo, você verá que nada lhe faltou. O princípio usado é a quem tiver lhe será dado (Lc 8.18).
Por fim, sendo usada como profetisa, Abigail também deu um recado da parte de Deus, dizendo que nenhum mal havia sido achado em Davi. Quem segue o Senhor é guardado até nas tentações. Fique atento para jamais deixar de ouvir as ordens divinas, pois nisso o diabo o tentará. O maligno sabe que, se você entender o que o Altíssimo lhe concede e se dispuser a fazê-lo, além de receber as forças necessárias da parte de Deus, Ele mesmo combaterá ao seu lado.
Seja espiritual o bastante para não falar segundo a carne. Nunca use argumentos nem de subterfúgios, como os pecadores gostam de fazer. O que Deus determinou há de se cumprir. Do Senhor é a guerra, e a vitória chegará bem mais cedo do que você imagina.

VENÇA A INCREDULIDADE

Deus usará a situação que você está vivendo como uma oportunidade divina para realizar o milagre que você está precisando! Da mesma forma como Ele mudou a sorte do seu povo de um dia para o outro através de uma palavra profética, cremos que Ele é poderoso para abençoar você neste dia com o Seu poder sobrenatural. Israel estava vivendo dias de fome e miséria profundas, quando Eliseu profetizou: “Amanhã, por estas horas, uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria” (2Re 7.1). Aquela palavra não estava baseada naquilo que ele via, supunha ou desejava, mas na confiança que ele tinha no Deus de Israel. Um incrédulo que acompanhava o rei ouviu a palavra da fé e disse: “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isso suceder?” Os seus olhos estavam na calamidade e não em Deus, contudo, o profeta não se abateu. Ele disse ao homem: “Eis que o verás com os teus olhos, porém não comeras” (v.2). Embora a incredulidade não seja capaz de impedir os propósitos divinos, ela exclui aqueles que não crêem das bênçãos do Senhor. A história bíblica nos informa que no dia seguinte Deus afugentou os inimigos e quando o povo saiu correndo da cidade sitiada para se apoderar dos despojos de guerra, o incrédulo foi atropelado na porta, “de sorte que morreu, como falara o homem de Deus quando o rei descera a ter com ele” (v.17). O homem morreu faminto no meio da abundância. Por isso, não seja incrédulo, mas crente. A Bíblia diz que “aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa” (Tg 1.6,7). Receba, portanto, a palavra da fé e confie na provisão sobrenatural de Deus para você e sua família.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MEDITE NA PALAVRA DE DEUS

Mantenha a semente da Palavra em sua mente e ela crescerá dentro de você! Medite todos os dias nas Sagradas Escrituras e permita que o Espírito Santo governe seus pensamentos, sentimentos e vontades. Isaías disse ao Senhor: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti” (Is 26.3). Renda-se a Ele. Afinal, esta é a única forma de experimentarmos o verdadeiro descanso e a perfeita vontade de Deus. Paulo escreveu: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Esta renovação mental descrita pelo apóstolo não é automática. Ela faz parte de um processo que exige disciplina e determinação diárias. O maligno sempre tentará influenciar os nossos pensamentos com o objetivo de controlar e dominar o nosso coração, por isso, seja cuidadoso! Mantenha a sua mente protegida pelo capacete da salvação que é Jesus. Sature a sua mente com a Palavra de Deus, pois somente ela é capaz de nos manter imunes aos ataques do diabo. Lembre-se que Cristo vive dentro de você e convém que Ele cresça e seja formado em você (Gl 4.19; Cl 3.16). Milhares de pessoas estão vivendo como escravas, infelizes e derrotadas por não terem as suas mentes renovadas. Elas são assoladas por lembranças, amarguras e aflições que impedem o seu caminhar em vitória. Não se deixe dominar! Cultive a semente da Palavra em sua mente e a unção do Espírito Santo o protegerá dos ataques do maligno. Enquanto houver uma firme decisão da sua parte de viver a vontade de Deus, Ele honrará a sua fé. Pense nas coisas do alto (Cl 3.2; Fp 4.8). Obedeça a voz do Espírito Santo “e a paz de Deus guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.7).

domingo, 16 de fevereiro de 2014

É TEMPO DE BUSCAR AO SENHOR

É tempo de buscar ao Senhor! Enxugue, portanto, as suas lágrimas e reanime-se em Deus. Ainda que você tenha sido surpreendido pelo inimigo e as cinzas da destruição ainda estejam quentes sob os seus pés, siga o exemplo de Davi e busque a face do Senhor. Ele e os seus companheiros tiveram suas famílias e bens seqüestrados e por um momento, choraram até não terem mais forças para chorar (1Sm 30.4). Contudo, enquanto os soldados conspiravam contra Davi para matá-lo, ele reagiu de uma forma diferente diante da perplexidade, buscando a Deus em oração. Ele pediu ao Eterno instruções claras e específicas para que pudesse agir por fé, e o Senhor dos Exércitos respondeu: “Vai, porque você recuperará tudo aquilo que o inimigo lhe roubou”. A Bíblia diz que Davi não apenas ouviu, mas creu e agiu segundo a Palavra de Deus. Ele lutou com os seus inimigos e os venceu, tomando deles todos os seus despojos. Diz o relato bíblico que “tudo Davi tornou a trazer” (v.19). Isso é tremendo! O nosso Deus não mudou, por isso, cremos que estes despojos de guerra serão repartidos entre todos os filhos de Deus, nestes dias, e nós veremos a recompensa da nossa obediência e fé. Os despojos representam tudo aquilo que nos pertence por direito e herança e que o inimigo tem mantido sob o seu domínio. Ele é ladrão e não vem senão para matar, roubar e destruir, mas Jesus Cristo veio ao mundo para nos dar vida abundante (Jo 10.10). Nesta certeza, declaramos em Seu santo nome, que tudo aquilo que foi seqüestrado de sua vida, em todas as esferas, Deus restituirá. Então, tome posse da alegria, da paz, da comunhão, da fé e de tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz do Calvário para você.Anime-se, pois todo aquele que busca, encontra, diz o Senhor (Mt 7.8).

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

OBRA DESNECESSÁRIA

Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.Mateus 15.8,9
Quem não tem o batismo no Espírito Santo e não vive em santidade e em comunhão com o Senhor não consegue honrá-Lo como deveria. Tudo o que é feito sem a direção divina não alcança o Altíssimo; portanto, é obra desnecessária. O rei Davi entendeu isso e declarou que o seu louvor deveria vir do Senhor na grande congregação (Sl 22.25). O Todo-Poderoso sabe que todos precisam da Sua ajuda para bendizê-Lo com sabedoria.
Jesus disse que honrar a Deus de lábios, sem ter o coração junto a Ele, é hipocrisia(Mt 15.7); por isso, não pode aceitar esse tipo de louvor. Por outro lado, ninguém precisa tentar caprichar em enaltecer o Senhor, pois Ele conhece tudo e, quando nos dispomos a Lhe servir, inspira-nos para tal ato. O louvor é algo que dedicamos a Ele, mas nos abençoa muitíssimo. O lucro de bendizer o Senhor é bem maior do que pensamos.
Ter o coração perto do Altíssimo faz um bem tremendo, porque não seremos tragados pelo inimigo nem seremos atingidos pelas suas tentações. Quando o diabo acaba de preparar um ataque contra as nossos planos e a vida de nossos familiares, Deus desfaz todo o projeto dele. Com o Pai celestial, nunca seremos atingidos pelos dardos infernais. No entanto, muitas vezes, o que nos falta é buscá-Lo mais para viver perto dEle.
Quando o nosso coração estiver junto do Senhor, Ele mesmo nos orientará em tudo. Com isso, Ele nos dará do Seu melhor, irá proteger-nos do maligno e ainda nos fará saber dos Seus planos. O que o Altíssimo tem planejado para que cumpramos nesta vida, se entendido e realizado, irá encher-nos de bênçãos. Sabendo da importância de viver às portas da casa do Senhor, o rei Davi se esforçava e orava para que isso lhe ocorresse.
Por que honrar em vão o Senhor? Será que os religiosos gostam de se enganar? O problema com os religiosos é mais sério do que imaginamos. A fé que não tem origem na Palavra de Deus é igual à sabedoria deste mundo, a qual é terrena e demoníaca. Para viver perto do Altíssimo, não é preciso seguir as regras das religiões, nem se matar em jejuns e orações. Basta cumprir os mandamentos que lhe são revelados.
Quantas pessoas se consagraram aos mais diversos rituais, deixando pai e mãe, renunciando ao casamento, à carreira profissional para se unir a uma determinada filosofia religiosa? Elas não aprenderam isso do Mestre, pois, além de não estar escrito nas Escrituras, é demoníaco. Então, depois que os anos da mocidade passam, percebem que não desfrutaram das coisas boas que existem no mundo nem fizeram a vontade divina.
Se aceitou os preceitos dos homens, submeteu-se a eles ou os ensinou, você desperdiçou seu tempo. Ninguém será recompensado por nada que fez fora dos planos de Deus, e, pior, alguns serão castigados. Sofrerá muito quem faz, desfruta ou prega – consciente ou não – aquilo não venha do Senhor, mas, sim, do inimigo.

A VITÓRIA É CERTA

A sua vitória para Deus já é uma questão resolvida! Ela foi conquistada para você na cruz do Calvário. Portanto, na mente de Deus este assunto já está solucionado. Tome posse, pela fé, de tudo aquilo que Jesus Cristo conquistou e entre no descanso da fé. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). O mundo representa toda a realidade que nos cerca, seja ela visível ou invisível. Portanto, não se impressione com os ataques do inimigo contra a sua vida, porque Deus já nos deu as armas para derrotá-lo (2Co 10.4). Ainda que o desespero tente dominar o seu coração, lembre-se que ao som do seu louvor o Senhor se levantará com um grande livramento. O salmista cria nisso, por isso declarou: “Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu?” (Sl 89.8). Não há quem possa resistí-lo, porque Ele é o Senhor da guerra. Nos momentos de aflição, corra para o seu alto refúgio e lembre o Todo Poderoso das promessas que estão guardadas em sua mente e em seu coração. “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha” (Sl 27.5). O nosso Deus advoga a causa de seus filhos e faz justiça aos oprimidos. Ele dá graça aos pequenos e humildes, exaltando-os na sua fraqueza, e também confronta a soberba dos grandes para envergonhá-los na sua força. “Não há rei que se salve com a grandeza de um exército; não há valente que se livre pela muita força” (Sl 33.16). Jeová é Todo Poderoso, por isso a nossa alma espera Nele. Ele é o nosso escudo! Uma vez que a Sua Palavra foi lançada, dependerá apenas da fé para que a promessa se torne uma realidade no meio de seu povo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

A HONRA QUE VEM DE DEUS

E o SENHOR magnificou a Salomão grandissimamente perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel.1 Crônicas 29.25
Se os escolhidos de Deus forem obedientes e cumprirem o que lhes foi dado como missão, verão a boa mão do Senhor sobre eles. Não se pode brincar com os assuntos espirituais. Quem deixa de fazer o que lhe foi mandado verá que a sua desídia o prejudicou bastante. Como seremos atendidos, se não dermos a devida atenção ao nosso Deus? Jesus disse que seremos medidos com a mesma medida com que medirmos (Mc 4.24).
Salomão assumiu o trono do Senhor, no lugar de Davi, confiando no fato de que seria usado para abençoar seu povo e, assim, aconteceu. Veja bem: ele não se assentou no trono de Israel nem o de Davi, seu pai. De igual modo, a sua posição de autoridade vem de Deus e, por isso, você deve assumi-la com temor e tremor, pois o Altíssimo cobrará o que você fez como Seu representante. Se todos tivessem essa noção, não veríamos tantas coisas erradas.
Por outro lado, ele sabia que estava ocupando o lugar de seu pai que, diga-se de passagem, foi um bom rei. Nós sucederemos ao Senhor Jesus, o que não será fácil se não olharmos para as instruções deixadas por Ele. Aqueles que creem nEle devem andar como Ele andou. A recompensa de Salomão foi que ele foi magnificado grandissimamente perante os olhos de toda a nação.
Em tudo o que Salomão pôs as mãos para executar, lá estava a graça divina para lhe dar o sucesso necessário. Isso é o que tem de ocorrer com todo aquele que faz a obra no Espírito. A sua capacidade veio do Senhor, o qual lhe deu sabedoria para decidir entre o certo e o errado. Deus espera isso de cada um que Ele elege para executar a Sua obra. Quando os líderes se deixam ser usados pelo Onipotente, algo parecido acontece.
A majestade de Salomão era real e não foi conseguida pela força das armas. No entanto, ela lhe foi concedida pelo Senhor, porque ele se submeteu como servo e fez o que agradava a Deus. Nós escrevemos como seremos tratados pelo Onipotente e Único Deus. Se fizermos tudo o que nos for mandado, haveremos de ter a aprovação dEle. Agora, se formos relapsos com Sua obra, sem dúvida o nosso Deus não nos poderá dar o que tem planejado.
A sabedoria desse filho de Davi foi longe; por isso, reis, rainhas e demais sábios iam a Israel para conhecer de perto o que o Altíssimo fez em favor dele. Com você, o mesmo poderá acontecer, mas é preciso deixar o Senhor dirigir os seus caminhos e não tropeçar em nenhum obstáculo colocado diante de você. O melhor é que você não amontoará sobre a sua vida nenhuma condenação. Deus o honrará se você também O honrar.
A pessoa temente ao Senhor que se esquivar do mal e não entrar na senda do pecado verá que a mão divina irá exaltá-la sobre todos. Ainda que esteja em um local apertado, sem nenhuma história boa anterior, o Pai a promoverá e a colocará em lugares deliciosos. O Criador de todas as coisas sabe recompensar todos os que Lhe servem.

A SEMENTE DO TESOURO

Onde está o seu tesouro? A Bíblia diz que “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21). O dinheiro pode ser um ótimo servo, mas é um senhor terrível. Se você não controlá-lo, ele controlará você. Por isso você precisa aprender a lidar com ele à maneira de Deus. Tenho ensinado que todas as vezes que um homem prospera, Deus ganha um parceiro ou o diabo ganha um tolo. Ao invés do que muitos pensam um monte de dinheiro pode ser uma armadilha e não uma benção. Por isso você precisa aprender a administrá-lo e a investi-lo segundo a perspectiva bíblica. Está escrito que “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20.35). Isso contraria completamente a mentalidade mundana. Mas segundo a Bíblia, a única maneira da ganância e da avareza não dominarem a sua vida é repartindo e ofertando daquilo que Deus lhe deu. O ato de dar prova o desapego e quebra o jugo de Mamom, impedindo-nos de reter mais do que é necessário. Por isso, não podemos pedir a Deus prosperidade sem pedir sabedoria para distribuí-la. Na mente de Deus o dinheiro é como sementes. Na medida em que você plantar, você irá colher. Devolva a Deus os dízimos, oferte e semeie na vida dos necessitados. Salomão disse que “quem vê com olhos bondosos será abençoado; porque dá do seu pão ao pobre” (Pv 22.9). Não espere ter para dar, mas dê o que você tem e Deus multiplicará! A verdadeira prosperidade está em conhecermos ao Senhor intimamente como o Provedor de tudo aquilo que precisamos. Lembre-se que tudo é de Deus! Aquilo que temos não importa. O que conta é aquilo que nos possui. O problema não está no dinheiro, mas no coração. Onde está o seu tesouro? Se o seu alvo nesta vida não é o reino de Deus nenhum outro alvo é digno da sua existência.