domingo, 31 de agosto de 2014

A FONTE DA UNÇÃO

Você precisa do óleo da unção sobre a sua cabeça! Ele é um símbolo do Espírito Santo, que também é como um rio de águas purificadoras. É Ele quem opera em nós a santificação e a capacitação sobrenaturais. Algumas pessoas imaginam que Ele seja uma pomba, um vento impetuoso, uma língua de fogo ou mesmo óleo, por causa dos exemplos bíblicos. Mas o Espírito Santo é uma Pessoa e estas figuras são apenas exemplos de Seu caráter e da Sua obra em nossas vidas. No Antigo Testamento o óleo da unção era usado para separar pessoas e objetos para uso exclusivo do Senhor. Por isso, Arão e seus filhos foram ungidos para o serviço sacerdotal e todos os objetos que estavam no Tabernáculo foram consagrados para Deus através da unção com óleo. Somente depois de serem ungidos é que eles se tornaram úteis para o Eterno. Saul e Davi também foram ungidos com óleo para se tornarem reis. Deus disse: "Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi" (Sl 89.20). Perceba que, neste sentido, a unção com óleo representa a posse para a realização de algo especial. Jesus Cristo também declarou: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor" (Lc 4.18,19). Isso é maravilhoso! Nós somos ungidos para um propósito. Como reis e sacerdotes da Nova Aliança nós podemos ministrar diante de Deus e também dos homens. Por isso, "em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Ec 9.8). Sendo assim, peça ao Espírito Santo que derrame do Seu óleo para a unção e a santificação da sua vida.

APRENDENDO COM OS VENCEDORES

Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.2 Coríntios 3.12
É importante conhecer o que pensa e como age a pessoa colocada como seu mestre (1 Jo 4.1). Muita gente sequer se converteu e já dá lições de como adorar a Deus e conseguir as mais diversas bênçãos, desde o perdão de pecados até a cura de enfermidades. O triste é quando um líder consagra um recém-convertido ao ministério e, com isso, a obra divina é ridicularizada. No entanto, ambos serão julgados.
Jesus era positivo e firme em tudo o que falava, pois executava as ordens do Pai(Jo 8.28). É evidente que o nosso Mestre, que criou todas as coisas, tinha capacidade para falar a respeito de qualquer assunto, mas Ele esperava a ordem de Deus para Se pronunciar. Também devemos ter essa prudência. Quando for tomar alguma decisão, busque primeiro a direção do Altíssimo.
A vontade do Onipotente está registrada em Sua Palavra. Erra quem não aceita as orientações das Escrituras e, por isso, clama para se certificar de que aquilo representa o propósito divino. Primeiro, porque já sabe qual é; segundo, porque não o cumpre. Ora, essa pessoa não encontrará desculpas no Dia do Juízo. Jesus disse que não julgará ninguém, mas quem fará isso será a própria Palavra enviada por Ele (Jo 12.47,48).
As palavras são como sementes que, se plantadas, darão uma colheita. As tentações enfrentadas por você, mesmo que sejam idênticas às que sofrera, desenvolvem-se no decorrer dos tempos. Caso os desejos errados não sejam repreendidos, aumentarão e, depois, serão considerados normais. Se os repreender, e eles não saírem, ore para se livrar deles (Mt 6.13); do contrário, em pouco tempo, estará atendendo-os.
Ao descrever a beleza e formosura da Igreja, o escritor de Cantares declarou que o teto da revelação nos foi dado como o bom vinho do Amado, que se bebe suavemente e faz com que os lábios dos que dormem, ou que estão velhos na fé, falem (Ct 7.9). Esse versículo mostra que será revelado ao povo de Deus o necessário. O entendimento dado por Deus em Sua Palavra é a verdade na qual você deve crer.
Se crermos, devemos anunciar a nossa convicção no mesmo espírito de fé (2 Co 4.13). Sem dúvida, não somos coitados, marginalizados e esquecidos pelo Senhor; ao contrário, representamos Seu povo nesta geração e, como tal, precisamos proceder. O que os heróis da fé conseguiram em seus dias podemos ter também. Na verdade, temos condições de fazer mais que eles e igualar ou superar até as realizações do Mestre (Jo 14.12).
Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o SENHOR JEOVÁ é a minha força e o meu cântico e se tornou a minha salvação (Is 12.2). Não nos falta nada para vencermos as investidas do inimigo contra a nossa vida. Ao cristão só basta crer para verdadeiramente fazer acontecer. Quem é de Deus não pode se deixar oprimir por coisa alguma (1 Jo 5.18). Agora mesmo, liberte-se para sempre.

sábado, 30 de agosto de 2014

CONCELHOS AOS RICOS

Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.1 Timóteo 6.19
Muitas informações do que é necessário fazer já foram dadas aos ricos. Sem dúvida, não é por acaso que alguém nasce com mais capacidade do que outros. Assim como muitos têm o dom de escrever canções, outros de interpretá-las ou exercer atividades semelhantes, as quais fazem um grande bem a todos, existe quem possua habilidade para negociar e criar empregos.
A advertência principal do Mestre aos abonados é que se lembrem disto: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha – aberturas na muralha de Jerusalém – do que um rico entrar no Reino dos Céus (Lc 18.25). Os abastados em outras áreas, cujas habilidades são diferentes, interessantes e produtivas, não podem se esquecer de que elas podem lhes roubar a felicidade eterna, se não vigiarem.
Nos dois versículos anteriores ao deste estudo, Paulo fala de seis atitudes a serem observadas pelos ricos. Sempre é bom examinar as palavras do Senhor, pois Ele não nos diria nada inútil. Quem aprende com o Pai e faz como Ele instrui não tropeça em nenhum obstáculo colocado pelo maligno. O segredo é obedecer às ordens do Altíssimo.
Os ricos não devem ser altivos – arrogantes – nem colocar a esperança na incerteza das riquezas. Quando o orgulho entra no coração de uma pessoa, ela já se desclassificou. Quem confia no próprio “taco” vê que confiou em algo que não tem nenhum poder. Por que uma determinada habilidade poderia fazer de tal indivíduo alguém diferente? Segundo Cristo, somente os que se humilharem serão exaltados.
Outra virtude é colocar a esperança em Deus. No entanto, isso não deve ser uma desculpa para não fazer nada, e sim um ato de fé. Quem espera no Senhor não se dobra diante de problema algum. O cristão obediente precisa tomar posse de tudo o que lhe pertence, conforme ensina a Palavra. Ele é um servo positivo e destemido, por isso, pela sua maneira de viver, prova que a fé é a solução em todas as áreas.
O Altíssimo também orienta os ricos a fazerem o bem, enriquecendo-se de boas obras e repartindo de boa mente, e serem comunicáveis. O exemplo deles é Cristo, o qual andava por toda a parte fazendo o bem, dando o recado de Deus e usando o Seu poder para libertar os oprimidos. A exemplo de Jesus, temos de repartir o que recebemos com alegria e ordem, conforme ocorreu quando Ele mandou alimentarem a multidão dividida em de 50 e 100 pessoas (Mc 6.40).
O melhor entesouramento a ser feito é na fé em Jesus. Afinal, tudo o que for aprendido nesta vida morrerá com a nossa morte. Porém, a “comida” que Ele nos der permanecerá conosco para sempre. Então, não tenha medo de prosperar, mas sempre seja servo do Altíssimo, lembrando que prestará contas dos recursos dados por Ele a você. 

A ROCHA UNGIDA

Nós somos os ungidos do Ungido. Jesus é o Cristo (que significa na língua grega, Ungido) e nós somos os cristãos, ou seja, os ungidos Dele. Aleluia! Ligados Nele, desfrutamos da Sua natureza, santidade e unção. O salmista escreveu: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes" (Sl 133.1,2). Embora o salmo cite o nome de Arão, sabemos que o nosso Sumo Sacerdote é Jesus e o azeite que está sobre a Sua cabeça unge todo o Seu Corpo, que é a Igreja. Receba este óleo precioso em sua vida! A primeira vez que a Bíblia menciona a unção com óleo é no livro de Gênesis. Enquanto fugia da casa de seu pai, Jacó recostou a sua cabeça sobre uma pedra e dormiu. Deus se revelou a ele num sonho e Jacó viu a glória do Senhor. "Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel" (Gn 28.16-19). Betel significa "Casa de Deus", ou seja, a sua igreja. Não se esqueça, porém, que Cristo é o Cabeça da igreja. Profeticamente, aquela pedra representava Cristo e aquele óleo, o poder do Espírito Santo. Jesus é a Rocha ungida por Deus para a edificação do Seu reino Eterno e nós somos as pedras vivas, ungidas pelo mesmo Espírito. Pedro disse: "como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (1Pe 2.5).

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SENHORES AMADOS

Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. 1 Timóteo 6.1
Nos dias em que Paulo escreveu a Timóteo, era costume os ricos possuírem servos. Em nossos dias, o sistema mudou um pouco; hoje, não são servos, mas empregados. Aliás, quem está em situação financeira desfavorável pode melhorar e ascender a outras classes sociais. É importante ressaltar que a nossa missão é levar a Deus as pessoas de qualquer sistema econômico e financeiro, e não nos engajar em lutas sociais.
Os criados que se convertiam deveriam estimar seus senhores como dignos de toda honra. Do mesmo modo devem agir os funcionários em relação aos seus empregadores, pois estes possuem uma capacidade que os faz suportar as crises e a disputa comercial que, em muitos casos, são muito selvagens. Os empregadores exercem um papel importante ajudando seus colaboradores a viverem com dignidade.
Deus não promove ou confirma as regras estabelecidas pelas nações, mas impulsiona e ratifica a Sua obra de salvar todos. Quem é iluminado pela Palavra do Senhor pode e deve viver bem, cuidar melhor de si, da família e do próximo. Isso faz com que o Evangelho seja admirado, desejado e respeitado até por adeptos de outras religiões. O Evangelho é o único Caminho para Deus.
Como membros do Corpo de Cristo e, por conseguinte, cidadãos do Reino dos Céus, temos de cooperar de todos os modos para que o Nome de Deus e a doutrina bíblica não sejam blasfemados. Ora, as Boas Notícias é a revelação da obra de Cristo em prol da humanidade. Por isso, não temos de lutar contra religiões ou governos, e sim ensinar a Verdade.
Os senhores que fossem convertidos não deveriam ser desprezados, mas servidos melhor. É um erro alguém desejar o mal a quem já subiu na vida. Na verdade, todos os que se convertem devem seguir as orientações divinas, pois a bênção do Senhor garante-lhes a prosperidade. Inclusive, as Escrituras afirmam que os filhos de Deus podem emprestar a muitas gentes, porém nunca devem tomar algo emprestado (Dt 28.12).
Dos benefícios da salvação ninguém é excluído por nenhuma razão humana. Não importam a origem, a cor da pele ou a cultura de um indivíduo; todos são convidados a compartilhar da nossa herança em Cristo. Quanto mais herdeiros aparecerem, maior será a nossa fatia de participação por toda a eternidade, pois o aumento de participantes proporciona uma grande recompensa a quem os fez assim.
Essa direção deve ser ensinada a todos, e é dessa maneira que o Senhor deseja que você viva. Por isso, caso se encontre cheio de problemas, vá para a Casa de Deus, e lá encontrará tudo de que precisa. Se for perdão, cura, prosperidade e demais bênçãos, elas lhe serão dadas abundantemente.

A EXPECTATIVA DA COLHEITA

O Agricultor trabalha na expectativa da colheita! Portanto, facilite a obra de Deus e não resista o agir do Espírito Santo em seu coração. Embora seja gloriosa a experiência do novo nascimento, não podemos permanecer na infantilidade da fé. Deus espera de nós os frutos maduros. "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gl 5.22). Paulo escreveu: "Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento" (1Co 14.20). Precisamos estar alicerçados na Rocha, que é Cristo, para que possamos desenvolver a nossa salvação. Pedro também nos exortou a buscar a maturidade, dizendo: "Desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação" (1Pe 2.2). Este crescimento espiritual depende do nosso compromisso e obediência a Deus e a sua Palavra. Ela nos conduzirá em retidão e santidade e com o auxílio do Espírito, a imagem de Cristo será restaurada em nós. Pedro disse: "Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo" (1Pe 1.14-16). Somente o Espírito Santo é capaz de torná-lo semelhante a Cristo, o Ungido de Deus. Então, dê lugar para Ele em seu corpo, alma e espírito. O desejo Dele é compartilhar com você do Seu poder e da Sua autoridade, mas para isso será necessária a limpeza dos ramos e a santificação diária. Então, permita que Cristo viva a vida Dele através de você. Ele disse: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto" (Jo 15.5).

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DEMÔNIO MUDO

E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.Lucas 11.14
Os exemplos deixados pelo Senhor Jesus são lições preciosas, como o caso da cura do homem surdo, registrado em Lucas, capítulo 11, versículo 14. Nesse episódio, Cristo nos mostrou que, muitas vezes, a perda da fala não é um problema físico, e sim espiritual. Aquele homem só voltaria a falar quando o espírito maligno existente nele saísse. Aprendemos com essa libertação que a solução sempre está em Jesus. 
O Mestre passou muito tempo expulsando demônios. Sem dúvida, Ele estava nos ensinando a agirmos desse modo. No entanto, pelas nossas ações, mostramo-nos duvidosos quanto à veracidade desse ensinamento. Pouquíssimos homens de Deus confiam no que foi ministrado na cura desse mudo, por isso cresce, a cada dia, o número de cristãos doentes, vivendo em pecado e praticando toda sorte de males. A culpa é de quem não crê plenamente no Senhor.
Não basta ser educado, falar bem e se interessar pelo estado das pessoas e de seus familiares, telefonando sempre para saber como estão passando. Nos infortúnios, um telefonema de condolências não tira a dor pela perda de um ente querido nem mesmo um choro no ombro. As pessoas querem e precisam de servos obedientes ao Mestre que expulsem os espíritos imundos, levando-as à libertação completa.
Ao analisarmos o tempo verbal usado em Lucas 11.14, vemos que o Salvador não deu uma ordem rápida e direta para mandar o mal embora. Ao se registrar que o Mestre estava expulsando um demônio, é possível entender que Ele teve uma atitude para libertar o homem, como ordenar que o demônio deixasse aquela vida definitivamente, levando consigo todo o sofrimento. Quem aprende com Jesus age do mesmo modo.
Quando o demônio saiu, o mudo voltou a falar. Isso nos mostra que, quando o demônio vai embora, o mal causado por ele acaba. Não dá para acreditar que o espírito da paralisia saiu, se a pessoa ainda não pode andar. Da mesma forma, se um ébrio se converte, mas não consegue deixar a bebida, ou o adúltero que mantém a amante. O Senhor garante: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo 8.36).
Temos de levar a pessoa ao Altíssimo para que o mal a deixe por completo, pois, enquanto houver o senhorio do erro sobre uma vida, o espírito maligno permanecerá. Todo aquele que se diz cristão, mas deseja algo contrário à Palavra, precisa ser liberto. Não importa o cargo ocupado por ele na igreja; se não for liberto, um dia, poderá ser usado pelo maligno em uma obra tão suja, que trará grandes problemas e muita vergonha para o Reino de Deus.
A libertação completa faz a multidão maravilhar-se. É desse modo que, repentinamente, uma igreja fica cheia de pessoas ávidas por libertação. A obra tem de começar pelos líderes, pelos familiares deles e demais membros da congregação. Como ninguém consegue servir a dois senhores, só teremos uma igreja forte quando todos forem libertos.

REVISTA-SE DO NOVO

Revista-se do novo homem! Somente assim você alcançará um nível maior de autoridade sobre o diabo, o mundo, o pecado e as circunstâncias adversas. Se você não dominá-los será dominado por eles. Não há outra alternativa! Sendo assim, assuma a posição de autoridade que Deus lhe deu e reine com o Senhor. O salmista declarou: "O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus?" (Sl 77.13). Sabemos que não há outro Deus tão Santo e Poderoso, e que é impossível caminhar com Ele senão em santidade. Mas isso é possível porque Ele nos deu o Espírito Santo. A partir do momento em que recebemos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal, o Espírito de Deus vem habitar em nossos corações e começa a restaurar a imagem de Cristo em nossas vidas. O propósito divino é que sejamos participantes da Sua natureza divina, ou seja, iguais a Jesus (2Pe 1.4). Paulo disse: "Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus" (2Co 7.1). Você pode fazer isso através da oração diária e da leitura da Bíblia. Alinhe seus pensamentos, sentimentos e atitudes com a Palavra de Deus e consagre-se ao Senhor. Afaste-se do pecado e do mundo e não dê lugar ao diabo. Caminhe em retidão diante do Senhor e Ele honrará a obra das suas mãos. Você crescerá em santidade e autoridade e os seus inimigos serão envergonhados por causa da fidelidade de Deus. Ele fará isso "para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos" (1Ts 3.13). Mais do que uma necessidade momentânea, a santidade deve ser o seu estilo de vida para sempre.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

AS PALAVRAS IDENTIFICAM QUEM AS PRONUNCIAM

/

As palavras e as ações localizam e identificam as pessoas. Basta você ficar atento às orientações do Senhor para entender a razão de alguns fatos observados nas reuniões do Evangelho. Quem não está bem na fé nos causa estranheza por suas atitudes e observações. Assemelha-se à pessoa que se esforça para integrar um grupo, mas não compartilha dos mesmos costumes. Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. 

João 12.6
Era um tempo de pura alegria em Betânia. Faltavam seis dias para a Páscoa dos judeus (Jo 12.1-11). Assim, fizeram uma ceia para o Senhor, e Marta servia. Ali, encontrava-se Lázaro, a quem o Mestre havia ressuscitado dentre os mortos. Sem dúvida, aquela era uma das melhores ocasiões para os ensinamentos de Jesus.
Eu daria tudo para tomar parte daquele momento de santidade, no qual o Mestre, o Criador de todas as coisas, estava sentado à mesa. Que prazer poder me sentar ao Seu lado e ouvir de Sua boca a mensagem divina! Muitas pessoas participavam daquele encontro, dentre elas os discípulos. Há quem não perceba o quanto pode aprender em uma reunião com o Salvador, mesmo sendo um jantar ou grupo de oração.
Maria, a irmã que gostava de se assentar aos pés do Messias, satisfeita por seu irmão ter sido ressuscitado, fez algo especial para demonstrar o seu amor ao Senhor. Ela trouxe uma libra de um unguento de nardo puro, de alto valor, e ungiu os pés de Jesus e os enxugava com seus cabelos; o perfume se fez sentir em toda a casa. Aquilo foi recebido por todos como uma boa ação, menos para Judas Iscariotes.
Judas, o tesoureiro do grupo de Jesus, ficou chateado com a atitude de Maria e reclamou. Segundo ele, aquilo era um desperdício, pois ela poderia ter vendido o perfume e doado o valor da venda aos pobres. No entanto, a preocupação dele era uma desculpa. Como era ladrão, o desejo de Judas era lançar o dinheiro na bolsa, pois, assim, poderia subtrair mais. 
Fique atento com a reação das pessoas que estão afastadas de Deus. Quem está em pecado não enxerga os assuntos espirituais como são de fato, e sim de acordo com sua vontade pervertida. Os adúlteros, mentirosos ou qualquer outro com conduta repreensível serão incitados pelo demônio para falar ou fazer algo fora da Palavra. Se você estiver em espírito, verá quem realmente está por trás daquela palavra ou ação.
Quem se encontra no erro só visa às próprias vantagens, e não à vontade de Deus. Se essa pessoa assumir algum ministério, logo aparecerá com decisões que, se forem permitidas, atrapalharão a igreja. Cuidado! A escola aberta por Judas Iscariotes ainda não fechou, e seus alunos sempre trarão novidades.









FALE COM A MONTANHA

Fale com a montanha! Esta é a única possibilidade dela ser lançada ao mar. O primeiro passo é crer em Deus, e o segundo, é dar ordens claras à montanha. Mais do que pedir, orar e jejuar, quando o assunto é remover montanhas, é necessário exigir, mandar ou determinar que o monte saia e seja lançado no mar (Mc 11.23). Jesus disse a Pedro: "Tende fé em Deus. Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito" (Mc 11.22,23). Não espere que Deus faça isso por você porque Ele já lhe deu autoridade para isso. Observe o Seu modo de agir. Ele é o Deus da fé e, com certeza, possui toda a fé. Mas quando decidiu colocar ordem no caos, confrontando as trevas que estavam sobre a terra, Ele não pensou na transformação. Ele falou. Deus disse: "Haja luz e houve luz".  Da mesma forma, Ele espera que você use a autoridade que lhe foi dada e exija que as trevas sejam dissipadas. Ordene que o mal saia da sua vida e ele sairá. Você pode e deve orar e jejuar por muitos motivos, mas em se tratando de remover montanhas, curar enfermidades, amarrar e expulsar demônios, confrontar as trevas e eliminá-las, a única saída é fazer uso da autoridade da palavra. Abra a sua boca e determine. Você tem fé para isso! "A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus" (Rm 10.17). A Palavra de Deus é a sua garantia. Você é tudo aquilo que Deus diz que você é e possui tudo aquilo que Ele diz que você possui. Está escrito: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc 10.19). Assuma a sua posição em Cristo e declare a sua vitória. Se você ordenar, o inimigo só terá uma opção: sair.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A VANTAGEM DE FAZER BEM OBRA

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. 1 Timóteo 5.17
O Reino dos Céus é uma organização perfeita, pois Seu Autor é o próprio Deus. Ele não Se descuidou de nada quanto ao Seu funcionamento e planejamento. Quando o Senhor chama alguém para fazer parte do Seu povo, concede-lhe a felicidade eterna. Ao ordenar que os membros do Corpo de Cristo sejam Seus embaixadores, Ele supre todas as suas necessidades.
O zelo do Altíssimo para com Sua obra é completo. Nada há de faltar àqueles que aceitam Sua chamada, como Jesus exemplificou ao ordenar que os discípulos, os quais O precederiam nas cidades aonde Ele iria, não levassem alforje, bolsa e sandálias. Depois, perguntou-lhes se alguma coisa lhes havia faltado, e a resposta foi não (Lc 22.35). Quem serve ao Senhor deve procurar viver em contato mais profundo com Ele.
Nos dias de Paulo, o presbítero – pastor de uma igreja – que desempenhasse bem o governo daquela comunidade seria considerado digno de dupla honra. O requisito era desempenhar bem sua missão. Por exemplo, tocar bem foi uma das virtudes de Davi que levou os servos de Saul a indicá-lo para ser músico do rei. Quem não se prepara para fazer o trabalho com maestria pode deixar de ser escolhido ou atendido.
Davi nem imaginava que, ao tocar com maestria a sua harpa em louvor ao Senhor, seria instrumento em Suas mãos para uma importante missão a ser desempenhada mais tarde: livrar Saul de um demônio atormentador. Da mesma maneira, aqueles que forem sábios e se especializarem no que fazem serão lembrados quando uma oportunidade surgir. Sem dúvida, foi Deus quem fez com que se lembrassem do filho de Jessé.
As autoridades celestiais sabem que a pessoa cuidadosa em cumprir o plano divino obtém para si o direito de ser atendida em dupla honra. Isso deve servir de norte a quem ocupa qualquer função. Davi era apenas um tocador de harpa, mas Deus o queria rei de Israel. Portanto, veja o dom recebido do Altíssimo e desenvolva-o. Chegará o dia em que você será lembrado mais do que qualquer outro, em dupla honra.
É decreto divino: os que trabalham na Palavra e na doutrina serão valorizados mais do que os demais. Não importa se hoje você é apenas um serviçal, ou ocupa um cargo importante na hierarquia do homem; seja fiel ao Senhor e cumpra com redobrada atenção o seu chamado. Se o plano divino incluí-lo em maiores obras, você será lembrado e levado a ocupar a posição preparada pelo Todo-Poderoso.
Tudo funcionará como o Senhor determinar, tanto as coisas espirituais como às temporais. O Pai jamais deixará que uma injustiça lhe seja feita. Por outro lado, Ele sabe instruir aquele que chamou para executar Sua vontade, principalmente quem Lhe serve na Palavra e na doutrina. Faça a obra de Deus ser a prioridade máxima da sua vida.

O TEMPO DE DEUS E AGORA

O tempo de Deus é agora! Se você é o tipo de pessoa que não se satisfaz com o pó do deserto, levante o acampamento porque é hora de avançar. Não há mais como adiar a conquista da terra. Ainda que haja gigantes nela, não tenha medo. Se as coisas ficarem mais difíceis, Deus liberará mais poder sobre as nossas vidas. Ele nunca volta atrás na Sua Palavra, por isso não recue, assim como fizeram os hebreus no passado. O Senhor prometeu que entregaria Canaã nas mãos do Seu povo, mas eles adiaram a conquista da terra porque não creram na Sua Palavra. Por serem covardes e incrédulos eles atrasaram a conquista da terra por quarenta anos. Leia Números 13.  Moisés enviou doze espiãs para reunirem informações sobre a terra e não para formarem opiniões sobre ela. Contudo, dez deles se reuniram e apresentaram ao povo um relatório desesperador. O povo começou a chorar. Josué e Calebe tentavam reanimá-los, dizendo: "Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela" (Nm 13.30). Havia outro espírito neles, porém, a informação dominante nas mentes e corações era esta: "Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos" (vs.31-33). Assim, o povo recuou e voltou para o deserto e ali aquela geração foi sepultada. Entenda, porém, que se você parar, a vida vai passar e os seus sonhos não se realizarão. Não há como retornar. Siga em frente e tome posse do que é seu por herança. Se você crê que pode ter a plenitude da videira, aproprie-se do vinho novo que está caindo sobre você.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A RESPONSABILIDADE DOS OBREIROS

Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.1 Timóteo 5.18
Ter sido chamado pelo Senhor é um grande privilégio que você alcançou do Altíssimo. No entanto, antes mesmo disso, Ele já o preparava a fim de realizar a Sua obra com a unção que O glorificaria em você. Assim como sucedeu a Jesus, seremos tentados em tudo, pois operaremos as mesmas maravilhas. A exemplo do Mestre, sempre devemos repreender o tentador com as Escrituras. 
Não há um cristão que não tenha sido constituído testemunha de Jesus por cumprir a missão recebida dEle. Por isso, a responsabilidade de todos é enorme! Nós temos a obrigação de ser o sal da terra e a luz do mundo para as pessoas que não conseguem se livrar do diabo e de seus laços. Porém, isso só acontecerá se dermos atenção as orientações da Palavra de Deus.
A maioria das mensagens ministradas não é bíblica, e sim opiniões de pregadores que, em grande parte, vivem oprimidos por pensamentos maus, derrotas e outros sofrimentos. Estes nos fariam muito bem se nos ensinassem somente o que o Senhor diz. Por isso, fique atento para não ser enredado com as sutilezas dessas pessoas desprovidas de coragem de ser concertar com o Senhor. Só quem é liberto pode ser usado para libertar outros!
Ter o poder do Altíssimo agindo em sua vida é um salário recebido adiantado. Caso seja atacado por algum mal, não deixe de usar a autoridade concedida a você para expulsar os demônios. Afinal, quem crê no Evangelho tem poder para curar enfermos e dar solução aos mais diversos problemas. A sua boca nunca poderá ser atada, por isso, diante de qualquer ataque do maligno, repreenda-o, usando o Nome de Jesus.
O cristão faz bem quando acredita nas Escrituras, mas, ao se tornar um religioso, perde sua utilidade. Então, cuidado! Satanás usará pessoas para ofendê-lo ou incentivá-lo a não ser um praticante da Bíblia Sagrada, lançando conceitos religiosos, sem valor algum. Ao orar de modo religioso, você despreza tudo o que Jesus lhe ensinou. Por esse motivo, os crentes devem conduzir-se como o Salvador.
Para se ver livre de qualquer tentação, é preciso ser firme e destemido, pois quem crê toma posse do que aprende no Livro Sagrado, e o Senhor jamais o proibirá de usar a fé em Cristo para reivindicar alguma bênção. Pare de chorar por causa das dificuldades e seja uma testemunha da Palavra de Deus. Desse modo, você verá as suas determinações se realizarem em Nome de Jesus.
Seja um vencedor, e o seu procedimento será imitado por muitos. Em hipótese alguma, aceite a derrota ou se desespere ao sofrer um ataque diabólico, pois outros o tomarão como modelo, e você será responsável pelo fracasso deles. Os que confiam no Senhor não se dobram diante de nenhuma ameaça, pois sabem da Verdade presente nos registros divinos.

A ARCA DO CONCERTO

A arca do concerto está conosco! Ela representa o pacto de Deus com o Seu povo e simboliza a presença do Altíssimo entre nós. No Velho Testamento ela tipificava Jesus Cristo em todos os seus aspectos e detalhes. Era uma peça de madeira de acácia toda revestida de ouro por dentro e por fora. Sobre ela ficava o Propiciatório com os querubins da glória. Ela permanecia no Santo dos Santos, atrás do véu e somente o Sumo Sacerdote poderia estar diante dela, no Santíssimo. A arca continha as tábuas da Lei que era o documento da aliança feita entre Deus e os homens (Ex 25.16). Lembre-se que as primeiras tábuas foram quebradas por causa da idolatria do povo hebreu. Elas representavam a vontade de Deus que estava gravada no coração de Cristo. Dentro da arca também estava a vara de Arão que floresceu, um símbolo da ressurreição de Cristo, e o maná, colocado dentro de um vaso. Ele representava a provisão de Deus para a humanidade: Jesus, o Pão que desceu do céu. Observe que uma arca tem a finalidade de guardar intacto tudo o que é posto dentro dela, por isso ela não podia conter as tábuas quebradas dentro do seu interior sagrado. O homem poderia falhar no cumprimento dos votos que havia feito, porém a Lei de Deus teria de ser conservada em toda a sua integridade e perfeição. Aquela arca da aliança nunca mais foi encontrada, mas Cristo veio ao mundo e satisfez a lei de Deus. Hoje, a nossa vida está escondida Nele. Na eternidade, nós veremos a santa arca, pois está escrito: "E abriu-se no céu o templo de Deus e a arca da sua aliança foi vista no seu templo" (Ap 11.19). Embora ela esteja nos céus, a gloriosa e magnífica presença do Espírito Santo está entre nós. Celebre esta verdade! Você é o tabernáculo vivo onde repousa a Shekinah de Deus.

domingo, 24 de agosto de 2014

A MELHOR DÁDIVA

Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11.13
O Senhor é a Fonte de todo o bem. Quem dá ouvidos à Sua mensagem se torna cheia das Boas Dádivas. Aquele que recebe o batismo no maravilhoso Espírito Santo é revestido do poder necessário para fazer a obra divina. Assim como Jesus cumpria a vontade do Altíssimo em Seus dias, também podemos agir do mesmo modo mediante a unção concedida a nós, a qual é a mesma que repousava sobre o Mestre.
De nenhuma religião receberemos algo bom, pois a bênção não está em práticas religiosas, mas, sim, na fé em Jesus, que vem por ouvir a Sua Palavra (Rm 10.17). A fé nos dá condições de fazermos o bem, levando aos sofredores a revelação do Senhor. Quando uma pessoa entende o plano de Deus para ela e o que Ele pode fazer em seu benefício, ela está a um passo de se libertar das forças do mal.
A nossa maior preocupação não deve ser o crescimento da nossa igreja, e sim o fato de os perdidos entenderem como se tornar livres de fato. O pecado de Adão arrasou a humanidade, pois tornou o homem servo do maligno. Isso termina quando o indivíduo compreende o sacrifício de Cristo em favor dele e O aceita como Senhor e Salvador. Então, obtém o perdão para todos os pecados e a purificação das suas iniquidades.
Mesmo sendo salvos, sem a unção de Deus, somos maus; porém, mesmo assim, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos. Agora, o Pai jamais deixa de ser bom e, conforme os ensinamentos de Jesus, o Espírito Santo é a melhor dádiva dEle para o homem. Por isso, devemos clamar para o Espírito de Deus residir em nós. Tendo-O em ação em nosso ser, entramos nas batalhas louvando o Senhor pela vitória.
Todo cristão precisa ser batizado no Espírito Santo; porém, não podemos pedir essa bênção simplesmente por acharmos boa para nós. O fato é que, se Cristo precisou ser cheio do Espírito, quanto mais nós! Quem já O recebeu deve fazer uso dessa dádiva; no entanto, os que se dizem salvos, mas não dão atenção a isso, quando precisarem, não terão o poder para vencer as tentações.
Não tenha o menor receio de clamar por esse batismo; afinal, ele é concedido a quem pede. Você não sabe as lutas que ainda serão travadas em seus anos sobre a Terra, nem o que Deus preparou para ser realizado em Sua obra em prol da sua felicidade eterna. Por isso, busque a mesma unção concedida a Cristo e aos Seus apóstolos; então, será usado de modo igual a eles.
Toda pessoa salva tem o direito de se tornar habitação do Santo Espírito. A Palavra diz que somos templos do Altíssimo (1 Co 6.19). Você é templo cheio ou vazio? As Escrituras declaram: Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele(Rm 8.9). Portanto, decida não dar descanso à sua alma até o Pai selá-lo com a Sua melhor Dádiva. 

UM NOVO DERRAMAMENTO

O vento de Deus está trazendo avivamento para as nossas vidas. Mas, se quisermos participar daquilo que Ele irá fazer nestes dias, precisamos criar espaço para a Sua glória descer. A sua grande necessidade, neste momento, é dar lugar à Nuvem de Deus. Ela está se movendo à procura de um lugar de repouso. Este lugar não significa um espaço físico, porque Ele não habita em templos feitos por mãos humanas, mas um lugar em seu coração. Esvazie-se de si mesmo, e deixe a glória da presença de Deus invadir todas as áreas de sua vida. Refiro-me ao Espírito Santo e a Sua unção gloriosa. Permita que Ele toque as suas emoções, sua mente, seu intelecto e todos os aspectos de sua vida. Avivamento significa mudança, e o Espírito Santo é o Senhor do avivamento. Enquanto você lê esta mensagem a roda das mudanças continua girando e Ele continua trabalhando no firme propósito de torná-lo mais parecido com Jesus Cristo. "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" (Ef 1.13,14). Ele é a Promessa viva que habita dentro de nós e nos dá a garantia de que um dia receberemos tudo aquilo que nos foi prometido e está preparado. Um novo corpo, um novo nome e um novo lar. Aleluia! Esteja certo de que "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Nm 23.19). Os primeiros cristãos levaram a sério as palavras de Cristo e receberam a promessa de Deus (At 1.8; 2.38,39). Acredite! A promessa é para você e para todos quantos o Senhor chamar

sábado, 23 de agosto de 2014

O FATOR IMPORTUNAÇÃO

Digo-vos que, ainda que se não levante a dar-lhos por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação e lhe dará tudo o que houver mister.Lucas 11.8
Uma das coisas mais misteriosas e, ao mesmo tempo, prazerosas é a amizade entre duas pessoas. Como todo ser humano necessita desfrutar da comunhão com o seu semelhante, mesmo os mais arredios ao convívio social, logo procuram e desenvolvem algum tipo de relacionamento. Quando dois cristãos se tornam amigos, eles respeitam qualquer diferença existente entre eles.
Ter amigos na fé é imprescindível para se viver bem. O Senhor Jesus deu-nos as condições, a fim de tê-Lo como nosso Amigo; basta obedecermos a Ele. Isso é muito importante, e ter a Sua amizade é o que devemos buscar sempre. O Salvador pode ser mais chegado a nós do que os nossos próprios irmãos de sangue. 
Em uma das parábolas, o Mestre relatou o caso de um cidadão que, com seus filhos, preparava-se para dormir. Então, um amigo pediu-lhe três pães emprestados, porém o homem não quis se levantar para recebê-lo (Lc 11.5-7). Se você precisa da ajuda do verdadeiro Amigo, Jesus, insista até Ele lhe conceder o seu pedido, mesmo se aparentar que Ele não o ouvirá. Lembre-se: é preciso fazê-Lo levantar-Se! 
Não há nada melhor do que citar a Palavra para fazer esse Amigo erguer-Se. É bom lembrá-Lo do que você tem aprendido no Livro Santo, das respostas de orações e das declarações dEle de sempre atendê-lo. Esse tipo de atitude fará a fé invadir seu coração, e, quando isso ocorrer, você entenderá que Ele, em todo tempo, esteve ao seu lado para suprir as suas necessidades.
Na lição do Mestre, fica clara a insatisfação do amigo por aguentar o fator importunação, e esta funciona com todas as pessoas. Na parábola do juiz iníquo, havia uma viúva a qual molestava dia e noite um juiz sem temor a Deus e a homem algum. Entretanto, para ela deixá-lo em paz, ele atendeu à petição dela(Lc 18.1-8). Não desista de orar e esperar pela justiça de Deus.
Muitos estão sendo importunados pelo Santo Espírito. Então, ao se renderem a essa bendita voz, provarão a paz a qual excede a todo entendimento. Em Suas promessas, Deus nos dá tudo de que precisamos. Por essa razão, veja  a sua necessidade e não deixe de clamar até ser respondido. Ao orar, cite as Escrituras, pois o Pai é justo.   
Não carregue problemas ou tentações, pois tudo lhe foi providenciado na morte de Cristo para viver dignamente com conforto e abundância. Com Jesus, não há razão para não ter recursos, sofrer escassez e ser dominado por doenças e aflições. 

ABRA SUA BOCA E PROFETIZE

A palavra é a chave da colheita! Por isso, abra a sua boa e profetize a sua vitória. Você precisa trazer os seus sonhos à realidade, proclamando-os na unção e na autoridade do nome de Jesus. A palavra é como uma semente que precisa ser plantada. Paulo disse: "Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos" (2Co 4.13). Primeiro, discirna o sonho que Deus plantou em seu coração. Salomão disse: "A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las" (Pv 25.2). Se aquilo que Deus quer, é o que você quer para a sua vida, abra a sua boca e profetize a Palavra de Deus. Mas tenha cuidado ao falar dos seus sonhos perto dos incrédulos, para que eles não sejam agentes limitadores da obra de Deus. Fale das promessas, na plena certeza de que em Cristo o seu sonho é possível. Tenha fé em Deus, determine que o inimigo saia em nome de Deus e não duvide em seu coração. Creia que se fará o que se diz e será feito (Mc 11.23). Abraão e Sara tinham apenas uma promessa, mas eles creram que Deus era poderoso para dar-lhes um filho na velhice. Eles aprenderam com Deus a falar das coisas que não existiam como se existissem. "E sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus" (Rm 4.17-20). Abraão via aquilo que aguardava e falava, pela fé, dos sonhos que Deus havia plantado em seu coração. Abra a sua boca e profetize! Mesmo que a manifestação do seu milagre não seja imediata, sustente a sua confissão, pois Aquele que fez a promessa é fiel.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PACIÊNCIA ESGOTADA

Disse-me mais o SENHOR: Não rogues por este povo para bem.Jeremias 14.11
Jeremias foi um profeta verdadeiro, mas não teve sucesso em fazer o seu povo voltar-se para Deus. Por acatar a ordem do Senhor, sofreu muito, principalmente pelo desprezo de Judá pela Palavra. Apesar de ser usado pelo Altíssimo, ao informar aos israelitas que seriam levados em cativeiro, ele tentou persuadir o Senhor a não tomar tal decisão e, assim, foi proibido de rogar por essa causa. Triste é o fim de quem a sentença já está lavrada!
A intercessão é aceitável pelo Altíssimo, e, por causa dela, muitos são salvos. Entretanto, quando alguém, deliberadamente, vira as costas para o Todo-Poderoso, depois de todas as tentativas divinas, nada mais poderá ser feito. Muita gente tem brincado com a Verdade e, no momento em que Deus der por esgotada a Sua ação naquela vida, as orações cessarão, pois ninguém mais sentirá de clamar por tal pessoa. Então, a perdição será o destino dela.
A responsabilidade é individual e, quando alguém ou um povo se fecha para a voz do Senhor, invalida a operação dos Céus. Por esse motivo, não é prudente postergar em tomar a decisão de servir a Ele. Se você estiver completamente amarrado às obras da carne, não deixe de dizer sim às ofertas do Altíssimo. Fale com Ele sobre as suas fraquezas e peça-Lhe que o livre de seus erros.
O profeta foi eloquente e sábio ao interceder pelo povo de Judá; porém, aquelas pessoas não queriam se submeter ao Altíssimo. Infelizmente, também conheceremos pessoas que agirão desse modo. Quem resiste ao chamado divino prova que ama mais as trevas do que a luz e, por isso, passará a eternidade na escuridão. Por que alguém despreza o dom de Deus, no qual poderá não somente ser livre do sofrimento eterno, mas também se realizar no Senhor?
Algumas pessoas chegam a um estado de alienação muito grande e não se importam com o bem e a eternidade. Elas não sabem que jamais sairão do lago de fogo e enxofre eternamente. Compensa ter um amante que lhe dê carinho por 50 anos, se você vai passar, no Inferno, 50 mil, mais 50 milhões, multiplicado por 50 bilhões, trilhões e quatrilhões de anos, e assim por diante? 
Deus não somente rejeitou a oração do profeta, mas também o orientou a não perder mais tempo. Cuidado! Se você tem desprezado a voz do Senhor, chegará o dia em que Ele não mais lhe falará e, então, o que será da sua vida? A finalidade da exortação do profeta era que a servidão fosse evitada. No entanto, como não quiseram ouvi-lo, a sentença foi dada. O que você tem feito quando o Pai fala ao seu coração?
Judá foi para o cativeiro e permaneceu lá os 70 anos profetizados por Jeremias. Dos lábios de Cristo saiu a profecia de que o suplício no Inferno jamais acabará e não haverá outra oportunidade de salvação para quem for lançado nesse lugar. Por que não aceitar Jesus como Salvador agora? Você quer o sofrimento eterno?

INVISTA NA COLHEITA

Sua colheita será proporcional ao seu investimento! Invista com sabedoria e Deus honrará a sua mordomia. Leia a parábola dos dez servos e das dez minas (Lucas 19.11-27). O servo que foi fiel e obediente ouviu do seu senhor: "Bem está, servo bom! Porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade" (Lc 19.17). Mas quando o infiel se apresentou, ele disse: "Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas. Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado" (vs.24-26). Se você entende que as suas palavras são como sementes, nuca diga que você não tem, porque "até aquilo que tem ser-lhe-á tirado". Reconheça aquilo que Deus lhe deu, seja grato e invista corretamente. Seja fiel no pouco e o Senhor aumentará a esfera do seu governo. Foi assim que Jesus foi honrado pelo Pai. "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória" (1Tm 3.16). Aleluia! Após a Sua ressurreição, Ele disse aos seus discípulos: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide..." (Mt 28.18,19). Perceba que o mandamento é claro e não deixa margens para dúvida alguma. Fomos autorizados e comissionados por Cristo a estender o Seu domínio e governo por toda a terra. Ele disse: "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai" (Jo 14.12). Sendo assim, levante-se para conquistar, sabendo que aquele que dá a semente ao que semeia multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

EM QUE VOCÊ PODE CONFIAR?

Pois eu não confiarei no meu arco, nem a minha espada me salvará.Salmo 44.6
A nossa luta espiritual é real, e ela não pode ser travada com o poder da mente nem pelo nosso conhecimento cultural ou religioso. O Senhor orienta, nas Escrituras, como se deve agir para Seus filhos vencerem os ataques malignos os quais lhe são desfechados. Por isso, ao prestarem atenção no que lhes é ministrado, devem partir para a batalha convictos da vitória. Sem as “armas” enviadas pelo Onisciente e Onipotente Deus, não há como ninguém sair vencedor.
As armas concedidas pelo nosso Pai a nós são as revelações entregues a nós por darmos ouvidos à Sua Palavra. Aqueles que só escutam, e não obedecem a Deus, impedem a si mesmos de terem os “armamentos” necessários para derrotar e pisar os inimigos que se levantam contra eles. Nas batalhas da fé, é importante não deixar a dúvida ou o medo entrar em seu coração, pois esses sentimentos criam laços e imobilizam você.
Como nas pelejas naturais, para cada situação deve haver uma arma própria. Em uma guerra, por exemplo, os soldados vão preparados de fuzis; outros, de equipamentos mais pesados para destruir tanques, aviões etc. Já os médicos receitam o medicamento certo para cada paciente, e o lavrador utiliza um tipo veneno a fim de exterminar a formiga e as lagartas. Assim também, você deverá utilizar a revelação específica da Palavra para desfazer os males.  
Todas as “armas” colocadas em suas mãos pelo Altíssimo devem ser operadas pela fé em o Nome de Jesus, e a melhor maneira de usá-las é repreender o adversário com a orientação dada pelo Senhor. Não é preciso sempre citar, literalmente, o que está escrito, mas, em seu coração, tem de estar a certeza de que o mal saiu, porque as Escrituras lhe permitem expulsá-lo. Cada revelação é uma autorização para você agir.
Não  trate o inimigo com educação ou gentileza, pois ele deve ser repreendido com toda firmeza. Jamais pense que, se você for muito firme em sua determinação, Satanás se enraivecerá e o atacará com mais força. Ora, ele já age desse modo! Jesus disse: O ladrão [o diabo] não vem senão a roubar, a matar e a destruir (Jo 10.10a), por isso, caso queira se livrar dos laços malignos, seja mais valente do que ele. Seja destemido!
Ao tomar essa postura, não significa que você deve xingar o diabo, pois, até nisso, ele vai tentá-lo. A intenção dele é desestabilizá-lo para o Senhor não operar em sua vida; consequentemente, você não fará a diferença. Portanto, não saia do sério, não dê adjetivos ao maligno nem brinque na sua batalha de fé. Faça como Jesus, o qual o repreendia e exigia a saída dele. O Mestre nunca perdeu um só combate e nos ensinou a fazer a obra de Deus!
Quando se usa o Nome do Senhor, agindo por fé,  sem duvidar, mas crendo na bênção alcançada, você não fracassa. Não confie em sua santidade nem aceite que a falta dela o derrote. A sua luta é de fé, por isso você deve ter essa certeza em Deus. Se o Senhor lhe deu essa convicção, Ele já lhe perdoou, limpou-o e o preparou para a vitória (Mc 2.5).

DIGA NÃO À DÚVIDA

Diga não à dúvida! Caso contrário, ela anulará a sua fé e determinação. Parafraseando, Jesus Cristo disse a Pedro: "Tenha fé em Deus e fale com a montanha sem duvidar em seu coração. Creia que acontecerá o que você disse e assim será!" Tiago disse que "o homem que duvida não receberá coisa alguma de Deus". Por isso, você precisa desenvolver a fé do coração e não a da sua mente. Você percebe a diferença? A fé mental está na esfera da alma, mas a fé do coração é espiritual. O seu espírito é a pessoa real que você é! Embora o mundo pense de forma inversa, você é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo. O domínio do Espírito Santo está no seu espírito e é nesta esfera que Ele se move. É verdade que o Seu alcance não tem limites, e Ele também opera na nossa alma e no nosso corpo. Mas Paulo disse: "Ora, o homem natural [mente] não compreende as coisas [espirituais] do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (destaque do autor). Você percebe que a ação direta do Espírito Santo é em seu coração? "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10.10). Quando o nosso coração é recriado, a nossa mente entra num processo de transformação, mas isso acontece mais lentamente. Por isso, muitas vezes, a dúvida se manifestará em nossos pensamentos e em algumas situações não compreendemos o agir de Deus. Mas nesta hora, a fé em nosso coração tem de ser inabalável. Ainda que você não entenda, confie em Deus e em Sua Palavra. A fé concorda com Deus, e a dúvida, com o diabo. Adão caiu porque duvidou de Deus e de Sua Palavra. Una-se a ela e você estará unido com o próprio Deus. Tudo pode falhar. Deus e a Sua Palavra jamais falharão.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CRER EM JESUS

A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. Atos 10.43
Crer em Jesus é um ato simples, mas poucos conseguem fazer isso. Sem a unção divina, tateamos e caímos em doutrinas falsas e estranhas à Palavra de Deus. Cada pessoa deve ser conduzida por Deus até Jesus, ou então será apenas uma conversão religiosa, a qual não levará ninguém ao Céu. Ora, quem não foi salvo, ou vive em pecado ou na carne, não pode gerar filhos para o Altíssimo.
A obra da salvação – a maior operação de Deus em uma pessoa – tem de ser iniciada e terminada por Ele. Enquanto ela não for entendida completamente, não será realizada em sua extensão total. Quem não nasceu de novo ainda não foi remido. Lembre-se: apenas aqueles que perseverarem, não se desviando do Caminho, serão salvos (Mt 24.13) e passarão pela Porta estreita (Mt 7.13).
Os escritos dos profetas de Deus tinham como alvo levar o povo a compreender a salvação. A declaração bíblica citada foi pronunciada por Pedro na casa de Cornélio um pouco antes de Jesus derramar o Espírito Santo sobre todos; portanto, dê crédito a ela. Durante séculos, o Senhor usou servos Seus para escrever sobre esse assunto, porque queria que todos obtivessem o perdão de seus pecados.
Somente os que, de fato, creem em Jesus obterão perdão pelo Seu Nome. Não há outro jeito de se livrar das más ações, ser regenerado e, portanto, salvo, a não ser pela fé nesse Nome. Ora, a fé é um dom dado por Deus, a fim de limpá-lo da contaminação do diabo e livrá-lo da condição de servo dele. Em sua purificação, você se torna uma nova criatura, inocentado pelo sangue de Cristo.
Não se deixe enganar por doutrinas religiosas e pensamentos dos homens. Embora estejam imbuídos de um desejo enorme de ajudá-lo, o que vem do ser humano não serve para a vida espiritual. Se não tiver obtido a remissão dos seus erros, nem mesmo as suas orações serão ouvidas. Ao entender alguma parte da Palavra, tome posse dela, pois, nesse momento, a porta lhe foi aberta e não demore a entrar por ela.
Quando Deus lhe abrir essa porta, não volte para pegar nada, mas, sim, fuja. Fique atento, porque o Senhor irá visitá-lo, e, quando isso ocorrer, você tomará a sua decisão. O sinal de que tal porta lhe está aberta é a alegria sentida em seu coração ou o seu entendimento ao ouvir a Palavra e meditar nela. Esse é o momento de receber o perdão, bem como as demais bênçãos. Então, é só usar o Nome de Jesus e obtê-las.
Não deixe de receber a obra mais importante feita por Deus em você. Nada se compara ao ato de se livrar do pecado e ser salvo. Sem o perdão, você continuará separado do Altíssimo e, no final, será lançado no tormento eterno. Abra-se para o Senhor e confesse seus pecados, tomando a decisão de não deixar que nada mais o separe dEle.

CONCENTRE-SE NO ALVO

Concentre-se num alvo específico. Se você deseja, realmente, atingir um objetivo, é fundamental que você foque o alvo e não se desvie dele, nem para direita, nem para a esquerda. Muitas pessoas não alcançam êxito naquilo que fazem por causa disso. Falta-lhes algo que é fundamental na conquista do sucesso: o foco. Elas se distraem, desperdiçam energia e se esgotam naquilo que não tem proveito ou propósito. Preferem o deserto a Canaã. Se você já se cansou do deserto, olhe para o alvo e conquiste a terra que Deus lhe deu. Salomão escreveu: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior" (Pv 22.29). Ser diligente é o mesmo que ser dedicado, cuidadoso, zeloso, determinado em conseguir algo, comprometido. Este é o significado de estar aliançado. Por isso, você precisa estar certo do que você quer para a sua vida e lutar para alcançar o seu objetivo. A Bíblia diz que "o justo viverá pela fé e fé é convicção" (Hb 11.1). O apóstolo Tiago afirmou que "o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" (Tg 1.6-8). O contexto fala a respeito da sabedoria e da fé, mas o princípio espiritual pode ser aplicado em todas as áreas de nossas vidas. Se você está certo do que quer, seja uma pessoa comprometida. Se Deus plantou um sonho em seu coração, agarre-o com todas as suas forças. Você pode transformá-lo em realidade a partir da sua dedicação e da sua fé. Deus lhe dará toda sabedoria e capacidade se você O buscar com diligência. Afinal de contas, você está destinado a nunca mais tornar a ser pequeno. Acredite nisso e Deus o exaltará!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A MAIOR MENSAGEM

E, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.Lucas 24.47
A salvação eterna é a maior obra feita por Deus em seu favor. Não há quem não precise do perdão dos pecados. A maior tragédia é a falta de entendimento do que lhe acontecerá eternamente. Se você não for perdoado nem nascer de novo, será réu do juízo divino. Do mendigo à maior autoridade do país, quem não se livrar dos seus erros sofrerá no lago de fogo e enxofre.
Jesus precisou abrir o entendimento dos discípulos para compreenderem a Verdade. Os que resistem ao convite do Senhor, ou o deixam para depois, não sabem o perigo que correm. Estão entorpecidos, como aqueles que usam drogas, sem perceber que passarão milhões de anos vezes bilhões de anos – uma eternidade – no Inferno.
Para nos disponibilizar a obra de salvação, Jesus teve de suportar o nosso castigo, morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia. Entender esses fatos é fundamental. Cristo sofreu a fim de nos livrar da eterna condenação. Depois, em um corpo glorioso, saiu do reino da morte, tendo vencido o diabo e destruído as obras dele.
Em seguida, Ele ressaltou a importância de pregarmos o arrependimento e a remissão de pecados em todos os lugares. Por isso, temos de falar dessa magnífica obra em Seu Nome. Aqueles que resistem à Verdade continuam nas mãos do inimigo. Eles não imaginam o quanto se arriscam ao se mostrarem insensíveis à mensagem da salvação.
Sem o perdão dos seus pecados, você não se libertará da autoridade maligna. Sem o novo nascimento, ninguém está livre da condenação futura. Isso é tão sério, que o Senhor teve de abrir o entendimento dos discípulos, sem o qual a mensagem pregada seria meramente religiosa, e não o Caminho para a vida eterna. 
Quem não buscar o perdão divino estará completamente dominado por Satanás. Não adianta orar e chorar, prometendo a Deus que, um dia, você se arrependerá e confessará seus erros. Não aja como louco, pois, se perder a sua alma, o que será de você? Compensa pecar e mentir? Seja sábio e confesse suas faltas.
O futuro (glorioso ou infeliz) depende do perdão obtido do Altíssimo. Como ministro de Deus, eu lhe faço um apelo: arrependa-se agora. Não importa o que lhe aconteça por aceitar Jesus como seu Salvador. Se defraudou alguém, procure se acertar com tal pessoa antes que seja tarde.

EXPANDA SEUS PENSAMENTOS

Expanda os seus pensamentos! Somente assim você desfrutará de tudo aquilo que Deus tem reservado para a sua vida. Ele trabalha por nós de acordo com as nossas expectativas. Aprenda isso: as suas expectativas determinarão o seu limite, ou seja, você nunca irá além dos seus sonhos. Mas aqueles que fazem a sua parte e esperam o máximo de Deus, sempre serão surpreendidos, porque Ele opera infinitamente mais além (Ef 3.20). Ele nunca limitou você, mas você se limita sempre que pensa pequeno ou negativamente. Entenda que uma mentalidade negativa não serve como fundamento para uma vida bem sucedida. Por isso, você precisa mudar a sua maneira de pensar. Paulo escreveu: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2). Você é capaz! Acredite! Não existe pessoa que não seja capaz. O que acontece, na prática, é que as pessoas supervalorizam as suas limitações pensando negativamente e acabam deprimidas por não acreditarem em Deus e em si mesmas. Mas Deus acredita em você! Caso contrário, Ele não teria confiado algo tão grande em suas mãos. Como está escrito: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam" (1Co 2.9). Você é o despenseiro da promessa. Vigie-a até que ela se cumpra. Há uma nova unção de Deus sobre você, por isso profetizamos uma mente criativa e uma fé positiva aflorando em sua vida. Embora os pensamentos não representem tudo, eles podem influenciar, positiva ou negativamente, a sua vida. Afinal, de contas, "assim como a sua alma pensa dela, assim ela é" (Pv 23.7).

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

NÃO FRUSTRE O SENHOR

E rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos. 1 Reis 14.8
É bom estar atento às palavras do Senhor, pois, quando Ele lhe dá um mandamento, também fornece as diretrizes e o poder para cumpri-lo. Jeroboão recebeu a ordem para dividir o reino de Davi, por causa da idolatria de Salomão e de seu filho, Roboão, o qual o sucedeu no trono. Ele não foi um revoltoso por si mesmo, mas seguiu a orientação divina a fim de criar o chamado Reino do Norte, com o nome de Israel (1 Rs 11.31).
Roboão se preparou para tomar o reino de Jeroboão, porém foi impedido pelo Altíssimo. Quando o Todo-Poderoso dá a bênção, ninguém a toma. Entretanto, mesmo diante da atuação do Senhor, ainda há quem duvide dEle. Não se ache melhor do que os outros. Tudo o que Ele faz por nós é parte do Seu eterno plano e por misericórdia (1 Rs 12.24).
Se você não vigiar, o diabo usará uma de suas armas infalíveis – o receio. Portanto, ao temer algo ruim, repreenda isso. O medo o levará a tomar decisões prejudiciais. O homem de Deus só deve agir pela fé; caso contrário, dará lugar ao inimigo (1 Rs 12.27; Pv 29.25).
Jeroboão teve coragem de desafiar o Senhor, obedecendo a um plano diabólico. Apesar de ter sido bem-sucedido, esse rei não ficou impune. Ele fez dois bezerros de ouro e os colocou em lugares estratégicos: Betel e Dã. Com isso, julgou ter preservado o seu reino, mas caiu nas mãos dos demônios, os quais tocaram até na família dele (1 Rs 12.28).
Como se fosse a última chance de Jeroboão voltar à sensatez, o Altíssimo enviou um de seus profetas a Betel, que, diante do rei, profetizou contra o altar erguido para afrontar o Todo-Poderoso. Ao ordenar a prisão do mensageiro de Deus, o monarca teve a mão ressequida. Ele pediu que o profeta orasse para que ela voltasse ao normal. Mesmo com o milagre recebido, Jeroboão não suplicou a misericórdia de Deus (1 Rs 13.2).
Há pessoas que não voltam à fé genuína nem mesmo depois de receber um milagre. O rei viu o altar partir-se e as cinzas se derramarem. Ele ficou aleijado e foi curado pela intercessão do profeta, mas não se arrependeu. Assim, ele e seus filhos tiveram um fim trágico. A escrita poderia ter sido outra (1 Rs 13.4-6).
O prejuízo do ímpio sempre será grande. Jeroboão poderia ter sido um rei como Davi. Porém, foi condenado às chamas eternas. Quanta gente, por causa de dinheiro extra, um caso fora do casamento, um título ou coisa parecida, deixa-se dominar pelo demônio! Se tivesse agido como Davi, aquele rei teria sido um exemplo para todos (1 Rs 14.7-11)