segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A MAIOR ALEGRIA DO SENHOR

Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.3 João 1.4
Quem observa as declarações da Palavra não só vive alegre, como também reage às intempéries da vida com otimismo e destemor, além de fazer com que o Todo-Poderoso Se agrade dele. Bom seria que nunca fizéssemos nada a fim de nos separar do temor a Deus; assim, estaríamos sempre dentro da vontade divina. Se só vivermos no natural, cercado por todo o tipo de tentação, nunca andaremos na Verdade.
As Escrituras Sagradas afirmam que a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10). É fundamental entendermos o que faz o eterno Deus ficar alegre conosco. Agora, sabendo que não há nada mais que dê prazer ao Altíssimo do que ver os Seus filhos seguindo a Verdade, precisamos examinar como temos procedido e não tomar posições fora do que Ele orienta em Sua Palavra.
A ordem é servir ao Senhor com alegria; porém, essa alegria não é a natural, e sim a que vem do excelso Deus. A nossa dependência do Altíssimo tem de ser em tudo, pois até o ato de justiça do homem considerado mais justo, se for praticado segundo os próprios sentimentos, é considerado trapo de imundícia(Is 64.6). Somente com a direção do Pai faremos o correto.
Quando aprendemos a viver da Palavra e a praticamos, o coração do Pai se deleita. O segredo é alegrar o Seu coração! Assim, nós O teremos como a nossa Força. Quem despreza a orientação divina e adquire “poder” em outras fontes não achará o Altíssimo, pois só há Fundamento verdadeiro na Palavra dEle. Já nas demais que existem nesse mundo existe apenas mentira.
Devemos estar sempre atentos ao que nos é revelado nas Escrituras, pois, desse modo, somos guiados. Deus nos dá luz a fim de andarmos sem tropeçar, podendo, assim, tomarmos as melhores decisões. O Altíssimo é justiça e, por essa razão, jamais encobrirá as ações erradas dos Seus servos. É importante buscar força em Sua Palavra para não colaborarmos com os planos do inimigo.
Quem não luta para ter e desfrutar as bênçãos não anda na Verdade. Jesus disse, desde os tempos de João Batista, que todo homem se esforça para entrar no Reino dos Céus (Lc 16.16). Somente os valentes se apoderam disso! Não há nada melhor do que ser guiado pelo Santo Espírito e cumprir a santa missão que lhe foi confiada. Obedecer ao Pai é andar na Verdade!
Aquele que não procede segundo a Palavra não a conhece. Os feitos dos homens podem ser bonitos e bons, mas, se não praticarem a Verdade, não poderão recorrer a ela. De si mesmo, o ser humano não tem condições de fazer algo proveitoso, por isso a Bíblia tem de ser a base de todas as suas ações. Só quem vive na revelação conhece a Verdade

PLANTE A SEMENTE

Quem planta uma semente, espera por uma colheita. Isso é absolutamente normal. Mas algumas pessoas se sentem culpadas diante da idéia de colocar algo nas mãos de Deus esperando que Ele dê algo em troca. Por isso, quero esclarecer algumas coisas que são extremamente importantes. Quando o assunto é semeadura espiritual, existem leis ou princípios espirituais que não podem ser ignorados, se realmente, desejamos uma colheita mais que abundante. Em primeiro lugar, considere que existem vários tipos de sementes, como por exemplo, as sementes do tempo, do talento e do tesouro. As nossas palavras são como sementes, assim como o as nossas orações, atitudes, habilidades, dinheiro, etc. Tudo aquilo que você pode plantar na vida de outrem pode ser considerado uma semente. Em se tratando de sementes de fé ou ofertas financeiras, devemos considerar as palavras de Paulo: O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará (2Co 9.6). Embora ele estivesse falando de ofertas financeiras neste contexto, o principio espiritual é o mesmo para qualquer tipo de semeadura. Escrevendo aos gálatas, ele disse: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7). Sendo assim, é importante que conheçamos algumas leis de semeadura para desfrutarmos das bênçãos advindas da obediência delas. Jesus Cristo disse: Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também (Lc 6.38). Esta lei também é chamada de lei do retorno. Ela afirma que se você der, receberá de volta. Por isso, selecione com amor tudo aquilo que você irá plantar, pois há seu tempo, frutificará.

LIGEIRO E VENCEDOR

JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. Habacuque 3.19
O majestoso Ser que criou os Céus e a Terra com o Seu poder é o Senhor, nosso Deus. Somos o sonho dEle e, por isso, Ele fez e fará o possível para nos proteger das investidas do maligno e nos fazer voltar para Ele. Por toda a eternidade, quem tiver aceitado Jesus como Salvador, o único Caminho que leva ao Pai, haverá de desfrutar das riquezas da Sua glória. Porém, aqueles que se mantiverem rebeldes sofrerão muito.
No hebraico, há vários nomes que identificam o Criador. Um deles é Senhor, o qual veio das quatros letras JHVH, de onde saiu Jeová. Hoje, sabemos que Ele encarnou, nascendo da virgem como homem, e, assim, viveu até nos salvar, morrendo em nosso lugar. No entanto, antes de voltar para os Céus, não mais O conhecemos desse modo, e sim como Senhor, o Deus eterno.
A Bíblia revela que este Ser superinteligente e superpoderoso, capaz de fazer tudo o que o Seu coração desejar, é a nossa Força (Sl 28.7). Quem Lhe dá ouvidos tem os seus pecados perdoados e pode tê-Lo como Protetor, Salvador, Médico e aquilo de que mais precisar. Não há necessidade de penitências ou sacrifícios para agradar a Deus. Ao crermos no que Ele diz pelas Escrituras, as portas se nos abrem.
No entanto, não basta apenas declarar que Ele é a sua Força para Ele operar em seu favor; é preciso colocar isso como um alvo a ser alcançado. Assim, chegará o momento do seu entendimento ser aberto acerca dessa verdade e, então, você O terá como tal. Quem desprezar a mensagem do Evangelho – a Boa Notícia do que Jesus fez em favor da humanidade – perderá muito, pois não O terá como o seu Deus.
Ao dizer que Ele fará os seus pés como as das cervas –corças –, aquele animal veloz, a Bíblia está dizendo que Ele lhe dará uma ligeireza tal que nenhum predador (demônio) será páreo para você. Quando o diabo vier com o seu laço, você o desfará com muita velocidade, e ele nada poderá fazer para impedir. Os seus passos podem ser entendidos como suas determinações ou decisões. 
Nesse contexto, andar nas alturas significa que as revelações da Palavra não poderão ser tiradas de você. Apesar de algumas parecerem muito além da sua capacidade, o bom Deus lhe dará condições de assumi-las. Portanto, ande sobre tudo o que Ele lhe revela nas Escrituras. Ele preparou inúmeras boas obras para você andar sobre elas.
A posição do cristão que vive na presença divina é muito elevada e poderosa. Por isso, seja firme em tudo o que o Altíssimo lhe mostra. Então, ao sentir que não conseguirá atingir o objetivo mostrado por Ele, ore e peça ajuda. Afinal, o Senhor Onisciente jamais errará em Suas resoluções. Não permita que nenhuma missão deixe de ser realizada.

VENÇA NO PODER DO ESPÍRITO

Vença no poder do Espírito Santo! Este foi o conselho de Deus para Zorobabel. Se você tentar entender toda a mensagem profetizada por Zacarias, talvez ela pareça muito complicada, mas se atentar para o que foi dito a Zorobabel, verá que a mensagem é muito simples. Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos (Zc 4.6). Em outras palavras, o que Deus estava dizendo é que não há nada que possamos fazer com a nossa própria força que nos garanta a vitória. A vitória só vem pelo que Deus faz em nós e através de nós. Na maioria das vezes, são as nossas habilidades humanas, conhecimento intelectual e experiências naturais que nos impedem de receber tudo aquilo que Ele tem preparado para nós. Paulo disse que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1Co 2.14). Busque o discernimento do Espírito e aprenda a viver na dependência Dele. Você pode viver como uma águia, nos lugares altos da excelência de Deus. Contudo, você precisa estar consciente da sua própria fraqueza para desfrutar do Seu poder. Ele disse Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome (Ap 3.8). Esteja certo de que Ele colocou uma porta aberta diante de nós porque sabia que não seríamos capazes de abri-la. Mas pela fé, podemos passar por ela e tomar posse daquilo que é nosso por direito e herança. Ainda que tenhamos limitações, podemos nos firmar em Deus, que disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2Co 12.9).

domingo, 28 de setembro de 2014

O SONHO DE DEUS REALIZADO EM VOCÊ

Eis que os olhos do Senhor JEOVÁ estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR.. Amós 9.8
O reino de Israel ultrapassou o limite da paciência do Senhor. Deus usou todos os meios para conduzir Seus amados à sensatez, mas eles não Lhe deram ouvidos. Isso serve de aviso para quem não se importa com as advertências da Palavra. Um dia, quando menos esperar, verá que o Onipotente o abandonou e, então, só lhe restará marchar para o suplício eterno. Cuide-se para que isso não aconteça com você.
Uma dos erros de muitas pessoas é deixarem-se levar pela tentação de achar que são especiais e, por isso, podem cometer alguma transgressão. Ora, o pecado consciente é o pior de ser perdoado, pois o indivíduo sabia o que fazia. Apenas um arrependimento verdadeiro o levará a conseguir o perdão. A luta do salvo contra as astutas ciladas malignas é constante, mas, se realmente ele for de Deus, ele verá a saída nas Escrituras e as utilizará.
A falsa segurança é um perigo para o cristão sem juízo. Ele se parece com quem empilha objetos e, cada vez que coloca algum um pouco fora da pilha, ela balança. Com o tempo, desmoronará. Assim é aquele que acrescenta um pouco mais de pecado em sua vida e julga que nada lhe acontecerá; porém, chegará o momento de tudo ruir.
Antes de cair, Israel se sentia seguro. Tanto Amós como Oseias se esforçaram para isso não ocorrer; mas, infelizmente, as dez tribos não se converteram. A prosperidade daqueles dias os cegou de tal maneira, que não viam nada demais nos bezerros de ouro feitos por Jeroboão. Do mesmo modo, hoje, há quem não vê nada demais na apostasia. A falsa segurança da prosperidade irá levá-los à derrota.
Agimos de modo igual aos israelitas, pois não temos buscado verdadeiramente o Senhor, e sim o que Ele pode fazer por nós. Por isso, nem examinamos nossos procedimentos. Quando sentimos que nossas ações não são corretas, oramos pedindo perdão, porém, tão logo nos sentimos perdoados, voltamos à mesma prática. A Palavra de Deus tem nos advertido, mas parece que não nos importamos com Suas orientações, e, assim, triste fim nos espera.
A profecia de Amós serve para os nossos dias, pois todos aqueles que se derem ao pecado serão destruídos à espada. A sentença não será mudada, mas o Altíssimo quer nos mudar para não sermos condenados. Somente quem O ama deixa o caminho do erro. A nossa atitude em relação à Palavra norteará o nosso julgamento.
Na volta de Jesus, quem estiver na iniquidade irá diretamente para a condenação eterna; no entanto, os piedosos serão poupados. Se esse dia fosse hoje, que sentença seria emitida a seu respeito? Então, você sabe o que fazer, não é? O Senhor o avisa por querer o seu bem, para fazer o sonho dEle se realizar em você. Por isso, não O frustre.

NOS BRAÇOS DO PAI

Cresça e amadureça, mas não perca a habilidade de ser criança na presença de Deus. Todos nós deveríamos manter a simplicidade e a dependência total do nosso Pai, ainda que estejamos crescendo e amadurecendo dia a dia na graça do Amado. Afinal, um coração quebrantado e contrito jamais será desprezado pelo Senhor. Aproxime-se Dele na sua fraqueza e Ele responderá cobrindo-o com o Seu glorioso poder. Paulo disse: De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo(2Co 12.9b). Esteja certo de que Ele fortalecerá as suas mãos cansadas e firmará os seus joelhos trôpegos. Ele disse a Zorobabel:Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina. As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa, elas mesmas a acabarão, para que saibais que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a vós outros (Zc 4.7-9). Aleluia! Deus disse que as mesmas mãos que começaram a Sua obra, seriam as mesmas que iriam terminá-la. Estas palavras também são ditas para nós. Deus sempre termina o que começa! Se Ele deu um começo a você, Ele o ungirá para terminar o que começou. Profetizamos que se você começou no milagre, entao será no milagre que você terminará. Corra para os braços do Pai e confesse toda a sua dependência e confiança. Tal qual o salmista, declare: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará(Sl 27.1,5). O inimigo não poderá atingi-lo no recôndito do Seu pavilhão. Corra para os braços eternos do Pai e permaneça escondido debaixo do manto da Sua maravilhosa graça.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DE OFERTA

Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus.2 Coríntios 9.12
O instituto da oferta é uma grande bênção concedida pelo nosso Deus. Sem dúvida, Ele poderia nos revelar onde colocou o ouro e os demais metais preciosos; então, nós compraríamos terras, ou adquiriríamos o direito de lavra, e teríamos as necessidades da obra supridas. Porém, a sabedoria do Senhor não viu isso como algo bom para nós. As leis estabelecidas por Ele são as melhores para os Seus filhos e, por isso, devemos louvá-Lo.
Quem não serve ao Altíssimo não consegue entender a Sua Palavra e, por isso, até se revolta quando surge a oportunidade de provar que O ama. Ora, dar ofertas é como mostrar o nosso amor a Ele e deixá-Lo provar o dEle a nós. Por outro lado, bancar o surdo ou desavisado, quando Deus toca o seu coração para ofertar, é deixar de exercer um dos atos mais recompensadores aqui e na eternidade.
A mulher de Sarepta tinha tudo para rejeitar a ordem de Elias, quando este mandou que ela usasse o resto de farinha e o pouco de azeite para fazer um bolo primeiro para ele (1 Rs 17.11-13); porém, ela não lhe desobedeceu. Do mesmo modo, não deixe de cumprir aquilo que alguém fala em o Nome do Senhor, pois o Onipotente há de cumprir a Palavra entregue a você. Aquela mulher continuou viva porque ousou crer no que o homem de Deus lhe dissera. O milagre não é o fim, mas o início de um ciclo infindável.
O Senhor é Multiplicador daquilo que lhe é dado. Os cinco pães e dois peixes entregues por um rapaz se transformaram em milhões de pedaços, a ponto de alimentar cinco mil homens famintos, além de mulheres e crianças. Eles comeram até se fartar e ainda sobraram 12 cestos cheios de alimentos (Mt 14.15-21). Isso prova que as respostas do Senhor sempre são abundantes, além do que precisamos no momento; por isso, não desperdice as sobras.
O Onipotente garante que a administração desse serviço supre as necessidades dos santos. Então, podemos perguntar: por que há membros do Corpo de Cristo que não as têm supridas? Ora, a resposta pode ser a seguinte: ou a liderança da congregação não lhes ensina a ofertar, ou eles resistem à divina voz de Deus, a qual os ordena a dar. Quem resiste ao Senhor se submete ao império das trevas. Seja sempre sensível ao Santo Espírito.
Segundo Jesus, o que pedimos em Seu Nome nos é concedido para que o Pai seja glorificado (Jo 14.13). Com isso, podemos entender que o suprimento de nossas necessidades redundará em muitas graças a serem rendidas ao Pai. Por que não levar isso a sério, começar a prosperar e dar emprego a muitos, além de fazer atos de caridade? Se isso acontecer, você fará com que o Senhor seja glorificado pela boca de muita gente.
Pense em si mesmo como a única pessoa colocada na Terra pelo Altíssimo. Sem dúvida, as promessas e os recursos dEle seriam seus, e você seria amado por Ele na proporção do seu amor a Ele. Amigo leitor, você é visto desse modo. Abra os olhos e seja uma bênção!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DOMINADOS PELA PROSTITUIÇÃO

Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: Não cometi maldade. Provérbios 30.20
O que se passa no coração de uma pessoa durante a tentação é de suma importância. Se ela resiste e não aceita as ofertas malignas, não tem culpa pelo que lhe foi oferecido. Mas, se gosta disso e, mesmo com o testemunho da Palavra e do Espírito Santo, entrega-se ao pecado, ela precisa se arrepender, conforme a prescrição bíblica. O pecado nos separa de Deus (Is 59.2) e nos coloca sob a autoridade do maligno.
Muitas vezes, os filhos do Altíssimo são lançados na fornalha da aflição (Is 48.10), a fim de saírem mais experientes e preparados para ajudar quem ainda não aprendeu a vencer as tentações. Quando elas vêm, o indivíduo ainda não pecou nem tem responsabilidade com o que surgiu em sua mente e não foi aceito. No entanto, não pode deixar que entre em seu coração; deve resistir para sair vitorioso quando terminar a prova.
Muitos caem em pecado, o que é muito triste. Então, escolhem o caminho da mentira, negando o que fizeram e, desse modo, desprezam o trabalho do Espírito Santo, que os convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Quem teve coragem de errar também deve ter a hombridade de confessar sua transgressão. O pecado é como o pior câncer em alguém; caso a pessoa não se deixe examinar e tratar pelo médico, ela fatalmente morrerá.
Quem não ouve o Altíssimo assume o demônio que o derrubou como senhor da sua vida. A partir de então, é uma sucessão de quedas, problemas e sofrimentos experimentados pelo indivíduo. Qualquer engano, por mais escondido que a pessoa pensa estar, torna-se uma porta aberta para a operação dos poderes das trevas. Só quem confessa tudo alcança a misericórdia (Pv 28.13) e o perdão e, por isso, consegue se livrar do mal.
O sinal de que você deixou o espírito maligno tomar conta da sua alma são os maus eventos ocorridos em sua vida. O descaso pela voz de Deus, a qual persuade do erro e leva ao arrependimento, é a pior estupidez praticada pelo pecador. Ele não teve repulsa em roubar, trair seu cônjuge ou prejudicar alguém e, dominado pelo inimigo, não se arrepende, pois não pesa as consequências de seus atos.
Quantas vezes Judas deve ter olhado para Jesus e sentido que o seu roubo (Jo 12.4-6) iria fazê-lo ser possuído por Satanás, mas, como não se arrependia, um dia, foi dominado por esse ser vil e traiu o Mestre (Mt 26.14-16, 47-50)! Você já sentiu de Deus que precisava parar de errar, mas continuou no pecado? Ou tinha de procurar sua metade e confessar seu fracasso, mas não o fez? Por que fazer de Satanás, o autor de todos os males, senhor da sua vida? Não troque sua felicidade eterna por nada.
Se você caiu e finge que nada ocorreu, mesmo que ore a Deus pedindo perdão, não terá um fim diferente do de Judas, pois a justiça divina precisa ser cumprida no seu clamor. Apenas o arrependimento genuíno, com a consequente confissão, irá livrá-lo da condenação eterna. Este é o melhor momento de voltar à presença do Senhor.

ALIANÇA DE EXPECTATIVA

Quem planta, colhe. Se você lançou a sua semente em Deus, esteja certo de que ela produzirá o fruto esperado. A lei do retorno nunca falha. Quando Jesus disse - dai e vos será dado Ele estava falando sério. Eu chamo este ato de aliança de expectativa. Aliança é um acordo entre partes ou um pacto. Em se tratando de alianças com Deus, saiba que Ele faz exigências específicas e promessas espetaculares. São direitos e deveres de ambas as partes. A boa notícia é que Deus nunca fica devendo nada para ninguém. Paulo disse se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo (2Tm 2.13). Sendo assim, quando Deus diz Entregue em minhas Mãos você pode descansar. A semente que sai da sua mão não sai da sua vida. Ele a multiplica cem vezes mais. Observe que esta expectativa que surge em nossos corações após a semeadura não é uma torcida para que as coisas dêem certo. Nem mesmo aquela esperança que os ímpios também possuem de que Deus os ajudará a conseguir o que desejam. Estamos tratando de uma aliança com Deus. Ele tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Neste caso, ao agirmos em obediência em relação à Sua Palavra, mantemos em nossos corações uma expectativa de fé, ou seja, uma certeza plena de que aquilo que Ele prometeu, Ele fará. Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá? (Nm 23.19). Deus é fiel, por isso desfrutaremos da Sua fidelidade diariamente. É provável que no final dos nossos dias, repitamos a oração de Salomão, dizendo: Bendito seja o Senhor,... segundo tudo o que disse; não falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou. Aleluia!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PERCEPÇÃO ERRADA

E disse aos seus criados: Este é João Batista; ressuscitou dos mortos, e, por isso, estas maravilhas operam nele. Mateus 14.2
As pessoas que não servem a Deus fazem isso por não entenderem plenamente a Palavra. Se tivessem o discernimento da Verdade, elas se converteriam a Jesus e passariam a servir a Ele. A Verdade não machuca ninguém, pois não é um rol de preceitos inventados pelo homem, e sim mandamentos que o Criador nos orienta a guardar para o nosso bem. Cumprindo o que as Escrituras nos dizem, ficamos livres de ações malignas.
Indivíduos como Herodes são um perigo para a humanidade, pois, se provocados, podem tomar decisões que resultarão até em prejuízo fatal para muitos. Alguns se tornam fanáticos e, por mais que nos esforcemos, não conseguimos tirá-los das suas teimosas atitudes. A pior coisa que pode suceder a alguém é não entender o plano divino e seguir os mestres que também nada conhecem sobre a vontade do Senhor.
Herodes governava um bom território, tinha poder absoluto em sua região e temia João Batista, sabendo que ele era homem justo e santo, mas o prendeu e o tinha em segurança. Quando ouvia João, o que fazia de boa mente, ele ficava perplexo. Porém, prometeu à filha de Herodias, mulher de seu irmão, com quem vivia, que daria a ela até metade do seu reino. Ele a atendeu dando-lhe a cabeça de João(Mt 14.6-11).
Quantos políticos demonstram gostar do povo de Deus e até convidam alguns para conversar. Alguns, quando nos visitam, portam-se como verdadeiros cristãos, mas, um dia, se tiver algum interesse escuso ou pessoal, não pensarão duas vezes antes de nos fazer mal. A Bíblia declara que maldito aquele que confia no homem e faz da carne o seu braço (Jr 17.5). O filho do Altíssimo deve confiar somente no Senhor.
O que adiantou Herodes ficar atônito com as explicações verdadeiras dadas por João Batista? A atitude desse ímpio pode ser repetida por qualquer outro que não tenha passado pela Porta estreita. Por isso, não confie em quem ainda não é salvo e não vive em comunhão com o Pai. Quem não tem compromisso com a fé em Jesus pode ser usado pelo inimigo para o cumprimento dos seus sujos planos. Vigie e ore sempre!
Conhecemos pessoas que, aparentemente, serviam ao Senhor, mas, por questões desconhecidas, apostataram da fé, obedecendo a espíritos enganadores, e causaram grande mal à fé. Elas são peritas em mentir, pois têm cauterizada a própria consciência por terem sido influenciadas pelos ensinos de demônios. Mesmo vendo que estão sendo levadas ao erro, não acordam para se converterem.
Alguns alienados da Verdade chegam a proibir o casamento, taxando-o de mera formalidade e, portanto, desnecessário. Outros exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças (cf. 1 Tm 4.1-4). Enfim, a lista é longa de coisas que fazem muitos se desviarem para caminhos não bíblicos.

DETERMINE A SUA BENÇÃO

Você precisa aprender a tomar posse da benção de Deus. Não basta você concordar com o que está escrito e dizer que toma posse daquilo que é profetizado. A palavra profética por si mesma não se cumprirá, a não ser que você faça a sua parte. Por isso, quero ensinar-lhe a respeito da declaração de Jesus Cristo registrado no versículo deste dia. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14.13). Vamos entender o que realmente Ele estava afirmando. Para isso, precisamos consultar o texto original escrito na língua grega. O verbo que foi traduzido por pedir  deveria ter sido traduzido por determinar, exigir ou mandar. Assim, ele expressaria o real sentido do que Jesus estava afirmando. A maioria das pessoas se sente incomodada quando pensa na idéia de exigir, mandar ou determinar algo de Deus, mas neste caso, não é Dele que devemos exigir coisa alguma. Deus já nos deu tudo o que precisamos para viver vitoriosa e eternamente. Olhe para a cruz e veja o que Cristo fez no Calvário por você. Ele pagou o preço da sua vitória completa. Paulo escreveu: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? (Rm 8.32). Observe a expressão... com ele todas as coisas. Pedro concordava com este pensamento, pois afirmou: Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos tem dado tudo. Por fim, Paulo disse: Tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus (1Co 3.22,23). Não há dúvidas de que tudo o que Jesus conquistou na cruz é nosso direito e herança. Mas não basta saber disso. Precisamos nos apossar de tudo isso para a glória do Senhor e para a nossa alegria.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

NUNCA DEIXE FALAR E DE FAZER O QUE DEUS MANDA

Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Jeremias 1.8
É bom prestar atenção ao que Deus o faz entender pela Sua Palavra, porque, sem dúvida, haverá tempos em que isso lhe servirá de base para não duvidar e não cair. A obra do Senhor tem de ser feita em nossa geração. Há lugares onde as trevas dominam de tal modo, que é proibido pregar a Verdade; no entanto, não podemos aceitar isso como desculpa de não cumprir nosso chamado, pois o Altíssimo nos ajudará.
Na obra de Deus, nunca faça nada se não tiver certeza de que é ordem divina; assim, você terá o poder celestial protegendo-o e usando-o. Quem tem utilizado métodos humanos precisa acreditar naquilo que Jesus disse: A carne [e tudo o que provém dela] para nada aproveita (Jo 6.63). É pura perda de tempo citar palavras de sábios e fazer a obra como se fosse uma empresa. É péssimo levar fogo estranho ao altar do Senhor.
Como Jeremias, enfrentamos pessoas teimosas e duras em suas convicções religiosas, as quais, muitas vezes, não têm origem na Palavra. Entretanto, quando abrirmos a boca e falarmos acerca do que o Pai nos tem dado, elas não resistirão à unção existente em nós e, caindo de joelhos, proclamarão que Deus está em nosso meio. Não há nada melhor do que obedecer às ordens do Senhor.
Há propósito eterno em tudo o que Ele diz. O Altíssimo fará a sua timidez se transformar em uma certeza inabalável, e, com isso, você será luz para muitos. O mundo precisa de pessoas positivas, ungidas e resolutas na fé em Cristo. As teorias criadas pelo homem não conseguiram nem conseguirão resolver os problemas de ninguém. Quando realizamos a obra sob a direção do Espírito Santo, todos saem ganhando.
Seja um servo fiel em serviço; desse modo, o Onipotente poderá usá-lo. Isso é requisito básico do Senhor; portanto, não se influencie pelo inimigo, que o fará utilizar argumentos mentirosos para levar a sua audiência a se encher de medo e, assim, lhe dar ouvidos. Ora, caso aja como o maligno quer, você atrapalhará o plano de Deus. Aprenda com o Altíssimo a maneira de executar Seus propósitos.
A sua perseverança será altamente recompensada. Ela é como um ato de justiça que servirá de exemplo para muitos. Mesmo que o odeiem, ou o persigam, e o prejudiquem de algum modo, não dê a mínima atenção a isso. Aqueles que amam o Nome de Jesus serão perseguidos e odiados de todos (Mt 10.22; 2 Tm 3.12); porém, conseguirão o “diploma” de que não negaram o Senhor. Faça disso o seu alvo!
Tome toda a armadura de Deus, pois essa é a única maneira de resistir no dia mau. Então, depois de ter feito tudo como o Senhor deseja, você poderá ficar firme (Ef 6.13). A sua fé crescerá muito quando enfrentar as adversidades com a certeza daquilo que o Pai o mandou fazer. Os servos Todo-Poderoso não se dobram diante de nenhuma ameaça.

O PREÇO DA VITÓRIA

Determine a sua benção em nome de Jesus. Embora você não precise nem deva exigir nada de Deus, você tem de fazê-lo em relação ao diabo. É ele que retém a benção divina de se manifestar. Exija os seus direitos em Cristo e mande o inimigo sair. Jesus disse: E tudo quanto pedirdes [determinardes, exigirdes e mandardes] em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho (Jo 14.13). Em seu lugar Jesus faria isso: Ele exigiria que o mal deixasse a sua vida. Mandar em nome de Jesus é como se o próprio Jesus estivesse mandando. Ou seja, você manda em nome Dele e o diabo obedece. Tudo o que determinardes em meu nome, Eu o farei.Perceba que se você usa a autoridade que o Senhor lhe deu o poder divino entra em ação em seu favor. Isso é maravilhoso! Não temos de exigir nada de Deus, porque Ele já nos deu tudo através de Cristo. Está escrito: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53.4,5). Na mente de Deus a cura já é sua. Neste caso, você não precisa pedi-la. Você deve determinar que a doença saia do seu corpo em nome de Jesus para que o poder de Deus manifeste a saúde que Cristo já comprou para você através do Seu precioso sangue. Se o diabo está lhe atacando, determine em nome de Jesus que ele pare. Está escrito que tendo despojado os principados e potestades, [Jesus] os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz (Cl 2.15). Reivindique o que é seu por direito. Abra a sua boca e exija que todo o mal saia da sua vida.Mande embora que Deus coloca para fora.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A OBRA DE DEUS EM NOSSA VIDA

Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Jeremias 1.5
Quem foi chamado para fazer a divina obra deve obedecer, pois, como Deus disse a Jeremias, Ele começou a nos preparar quando ainda éramos uma massa informe. Davi afirmou que foi formado assim (Sl 139.13). Por extensão, podemos entender que esse é o modo como também o fomos. Antes mesmo da concepção, o Altíssimo já nos conhecia, pois Ele guiou o processo da fecundação que resultou em nossa vida.
O temor do Senhor, o qual nos leva a Lhe obedecer, é próprio das pessoas que querem acertar. Aqueles que não têm juízo se acham prontos para fazer o que tiver de ser feito, mas a verdade é outra. Não temos em nós nada, absolutamente nada, que possa ser utilizado para executar a vontade de Deus. Precisamos sempre da ajuda dEle para ler a Bíblia, ministrar a Palavra e orar como convém.
Olhe para você como Deus o vê. Ele toma para Si aqueles que, para o mundo, são crianças e os modifica da maneira como deseja. Então, basta as pessoas se deixarem ser guiadas pelo Santo Espírito. Os enviados do Pai não têm de temer ninguém, pois o Onipotente é com eles para livrá-los (Jr 1.8). Não há falhas nos planos do Altíssimo.
O Senhor envia Sua Palavra para fortalecer a quem Ele chamou e estende Sua mão e toca nos lábios dessa pessoa. Com isso, ela obtém a unção necessária para cumprir seu ministério. Então, aonde Ele o enviar, irá usá-lo como quiser. Se esse servo continuar humilde e pronto a aprender, o Espírito Santo o direcionará e usará. A palavra enviada a você virá com poder para fazer o que ela anuncia (Is 55.11)
Não tente interpretar por si mesmo o que Deus lhe mostra, mas fale como Ele diz. Os enviados do Senhor têm poder para arrancar e derribar, destruir e arruinar, bem como edificar e plantar. Portanto, aonde for enviado, o Altíssimo irá usá-lo segundo o propósito dEle. Jamais faça alguma coisa sem a direção do Pai celeste, pois, como Jesus disse, nada pode ser feito sem Ele (Jo 15.5b).
A grande revelação dada por Deus ao jovem Jeremias foi que Ele vela sobre a Sua Palavra (Jr 1.12). Por isso, não importa a ameaça que, porventura, façam a você. Se permanecer firme no que o Altíssimo lhe tem dito, o inimigo não conseguirá derrotá-lo. Embora tudo ateste que a Palavra não irá se cumprir, fique calmo e firme na fé, porque o Senhor honra tudo o que Seus lábios proferem.
Obedeça a Deus, e Ele será com você. O Altíssimo jamais lhe diria algo que não fosse a Sua vontade. O Senhor não tenta ninguém (Tg 1.13), mas o maligno faz isso sempre. Como servo dEle, não abandone as Escrituras. Se, alguma vez, achar que algo lhe está sendo dado sem embasamento bíblico, recuse-o, pois não provém de Deus.

NOVA PERSPECTIVA DE VIDA

Liberte-se do imobilismo. É tempo de colhermos as primícias da terra, por isso não podemos ficar parados, esperando para ver o que irá acontecer. Nós estamos escrevendo a história de Deus nesta geração. Rompa com o marasmo e com toda mediocridade que tenta impedir a sua conquista, em nome de Jesus. Existem pessoas que se contentam com as migalhas quando os celeiros de Deus estão abarrotados de bênçãos. Os mananciais do Senhor são inesgotáveis e os seus recursos ilimitados. Se você deseja viver a vida mais que abundante que Ele preparou para você, abra o seu coração para receber esta nova unção da colheita. Jesus disse: Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. (Jo 7.38). Esta promessa já se cumpriu em Pentecoste e você tem a suprema grandeza do Seu poder à sua disposição. Receba vestes novas e brancas e azeite fresco para a sua cabeça. Entenda que não há escassez em Deus e se houver vasos vazios, o azeite vai jorrar! Enquanto houver pessoas sedentas e famintas pela face de Deus, abertas para receber o orvalho dos céus, as chuvas continuarão caindo para abençoar a terra seca. Ele nunca despede os que O buscam com as mãos vazias. Os discípulos estavam intimidados por causa da morte de Cristo, mas Ele estava ali, ressurreto, para reanimá-los. Nestes dias, Ele está propondo uma nova expectativa de vida para você. Tome a sua decisão! Você pode perpetuar a escassez, continuar na crise e prolongar ainda mais a aridez, ou então, se abrir para uma qualidade de vida superior e viver o novo que Ele preparou para você. Você só precisa de uma nova unção. Hoje, Jesus nos diz: Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

domingo, 21 de setembro de 2014

UMA NOVA HISTÓRIA

Deus tem uma nova história para você! Ela começa na conversão, quando o seu coração é convertido pelo Espírito Santo. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo eterno. Leva-o ao arrependimento e à confissão dos seus pecados. Neste momento, acontece o milagre do novo nascimento e a sua vida é transformada pelo poder de Deus. Paulo disse: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo(2Co 5.17). Nesta nova história, o relacionamento não é mais entre Criador e criatura, mas entre Pai e filho. Está escrito: Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus(Jo 1.12,13). Isso é maravilhoso, mas não é tudo. A promessa do Pai é o enchimento com o Espírito Santo. Além da mudança interior, quando o fogo vem, há um revestimento de poder exterior e ousadia para viver em novidade de vida. Olhe para os discípulos que estavam amedrontados por causa da morte de Cristo. Após a ressurreição de Jesus, eles foram batizados com fogo no Cenáculo e saíram dali para mudar o mundo. Milagres começam a acontecer entre eles e uma explosão de poder impacta a sociedade. Os anciãos, escribas e fariseus se incomodam e eles são levados ao Sinédrio. Pedro, que antes era um covarde, testemunha com ousadia a respeito de Cristo e impressiona os seus ouvintes. Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4.13). Este é o segredo: estar com Jesus. A sua comunhão com Ele revolucionará a sua vida e transformará esta geração.

O ERRO DE JEU

Mas Jeú não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão, que fez pecar a Israel. 2 Reis 10.31
Jeú era um capitão do exército de Israel, conhecido pela sua velocidade. Ele não era um irresponsável, mas tinha pressa de chegar aonde o enviaram para fazer o certo. Um dia, o profeta Eliseu mandou que um jovem profeta ungisse Jeú rei de Israel. Esse capitão não procurava por isso, mas, como um soldado de Deus, ao ser convocado, não deixou para depois e, ao tomar posse, mostrou-se fiel à ordem recebida.
Ele fez quase tudo perfeito; porém, não se importou com um grave pecado de Jeroboão, o primeiro a governar o reino do Norte, chamado agora de Israel. O erro desse rei foi a causa de ter levado o Altíssimo a julgá-lo e a condená-lo. O Senhor queria fazer de Jeroboão um segundo Davi, mas o filho de Nebate não entendeu isso. O mesmo sucedeu com Jeú que, inexplicavelmente, não se dispôs a destruir os bezerros de ouro.
Quem assume algum posto na obra divina tem a obrigação de buscar do Altíssimo a razão de seu antecessor ter sido substituído. No entanto, Jeú, o qual cumpriu quase todas as ordens do Senhor, destruindo a casa de Acabe e exterminando o culto a Baal, não se apartou das iniquidades de Jeroboão. Por isso, Jeú ouviu que Deus só o honraria até sua quarta geração (2 Rs 15.12).
Pela sua bondade, o Altíssimo permitiu que quatro gerações dos descendentes de Jeú reinassem sobre Israel. Entretanto, como seus filhos não buscaram o auxílio de Deus, o qual é misericordioso em extremo, a profecia se cumpriu sobre a casa de Jeú. Jeoacaz foi o primeiro e governou 17 anos, e seu filho, Jeoás, esteve no trono por 16 anos. A seguir, Jereoboão II reinou 41 anos, e Zacarias, seu filho, reinou seis meses.
A saga dos que desobedecem ao Senhor sempre será triste, e seu fim, melancólico. Em Israel, não se encontrou um só rei que, de fato, respeitasse o Altíssimo. Provavelmente, vemos isso em muitos lugares; porém, como acontece sempre, os que usam a fraude não ficam na casa de Deus. Essa é uma lição que serve para todos, pois o salário do pecado é a morte – a separação de Deus – e o dom divino é a vida eterna (Rm 6.23).
As quatro gerações de Jeú deviam saber que o mau exemplo dele o fez ser repreendido e perder a bênção de ter sido também um segundo Davi. Além disso, eles também não buscaram o Todo-Poderoso de todo o coração. Cuidado! Quem errar e permanecer calado será condenado ao suplício eterno; afinal, sem arrependimento, não há perdão. 
É importante prestar atenção em todos os detalhes das ordens de Deus deixadas nas Escrituras, para que os Seus as cumpram sem prevaricar. Seria bom que você refletisse agora e, lembrando-se de alguma maldade cometida – pequena ou grande –, procurasse a pessoa prejudicada pelo sua má conduta e se acertasse com ela.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VÁ ALÉM DOS PRESENTES

Vá além dos presentes e encontre Jesus neste Natal. A maioria das pessoas aproveita a oportunidade de uma festa comercial para trocar presentes, comer coisas gostosas, encontrar os amigos, descansar, mas infelizmente, muito pouco se sabe a respeito do Aniversariante. E ainda que se fale Dele, olhando para os presépios, ou cantando canções natalinas, o verdadeiro valor do Natal é mais profundo e precisa ser celebrado com uma atitude espiritual. O fato é que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Nós podemos até nos alegrar com esta boa notícia, mas se ela não afeta a nossa maneira de ser e de viver, se não muda a nossa consciência em relação a Deus e a vida, é apenas uma boa-nova de grande alegria. Pode ser um bom momento para falarmos de paz, mas paz verdadeira só tem quem conhece o menino que nasceu em Belém, cresceu em Nazaré e morreu em Jerusalém. Ele mesmo disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo 14.27). Ele estava se referindo à paz de Deus e a paz com Deus. Ele estava falando da paz que desfrutaríamos, pela fé, no Seu sacrifício na cruz. Da paz que vem pelo perdão dos pecados, da justificação, da comunhão diária com o Espírito Santo. Ele estava falando da paz permanente, não apenas daquela que é celebrada num dia de confraternização universal. É muito mais que isso. A paz do mundo é barata porque se limita a abraços, beijos, comes e bebes. Mas a paz de Cristo custou caro, custou o Seu sacrifício no Calvário. Posso até parecer melodramático, falando de morte quando todos estão olhando para a manjedoura. Mas ela não é o símbolo da nossa fé cristã. Sugiro que você olhe para a cruz!

RESPEITO PELO PRÓXIMO

O que despreza o seu próximo é falto de sabedoria, mas o homem de entendimento cala-se. Provérbios 11.12
Quem vive na presença de Deus não pode se deixar levar pela aparência e prática das pessoas. Sabemos que o mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19) e, por isso, os indivíduos que ainda não se converteram se encontram sob a direção do espírito do erro. A unção do Senhor dada a nós traz a capacidade para libertar todos os pecadores. No entanto, é preciso ter a sabedoria divina, a qual nos é concedida pela revelação da Palavra.
Ainda que o pecado seja grosseiro, lembre-se de que você está diante de alguém que é seu igual e, por esse fato, merece respeito. Mesmo não concordando com as atitudes dele, seja paciente. Saiba que o recado divino deve ser transmitido com amor. Quando uma pessoa percebe que é respeitada, também respeita aquele que lhe mostra consideração. Agredir a quem está no erro pode fechar a porta do Céu para sempre para ele.
O desdém pode selar o destino errado para alguém; nesse caso, o responsável pode ser você. Quantos, hoje, adoram o Senhor em espírito e em verdade, mas já foram muito usados pelo inimigo? No entanto, eles não foram desconsiderados e, então, puderam dar ouvidos à Palavra de Deus e se converter. Os que desprezam ou machucam os outros com suas palavras são sob as ordens do diabo.
Não importa o quanto a pessoa o magoou, aproveite para dar a ela a oportunidade de raciocinar e perceber o equívoco. Na verdade, ninguém consegue ferir aquele que está bem na fé nem fazer mal a quem vive na presença do Altíssimo. Não podemos confundir religião com a Verdade. Então, seja firme no repreender, porém, se a pessoa reconhecer que pecou e se arrepender, perdoe-lhe.
Quem peca está nas mãos do demônio, por isso não podemos menosprezar esse indivíduo, pois somos enviados pelo Senhor com poder para expulsar os espíritos malignos. Se fecharmos a porta para essa pessoa, será que estamos fazendo a obra de Deus? Portanto, jamais se afaste do que está registrado na Sagrada Escritura. O seu exemplo maior é o de Jesus, o qual, mesmo sendo esbofeteado, cuspido e pregado na cruz, intercedia pelos seus algozes.
Deus nos dá sabedoria para tratarmos todos dignamente. O cristão é o único que pode libertar alguém de qualquer opressão. A nossa responsabilidade é grande; no entanto, a oportunidade de fazer o bem é maior ainda. Que de você nunca saia uma palavra de condenação, e sim a que for boa para conduzir o perdido ao Salvador. Lembre-se de que aqueles que estão na prisão do diabo precisam ser visitados e libertados.
Faça calar os seus argumentos sempre, deixando o Pai usá-lo. Tudo o que pensar de si mesmo e usar para ajudar seu próximo pode atrapalhar os planos do Altíssimo. Por isso, em qualquer situação, peça orientação ao Senhor e, então, fale somente o que está na Bíblia. A melhor ajuda que você pode dar a alguém é a Palavra de Deus.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

NUNCA RETROCEDA


Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Hebreus. 10.39A orientação é clara: quem retrocede na fé desagrada ao Senhor por completo. Por isso, embora tudo ateste que você será derrotado, não recue nunca; caso contrário, arcará com as consequências. No mundo espiritual, desistir de uma luta, fugir do inimigo ou, simplesmente, deixar de enfrentar as forças do mal são como uma declaração de que você não confia em Deus.
A tribo de Efraim foi armada pelo Altíssimo, mas, na hora da batalha, deixou-se vencer pelo medo e retrocedeu (Sl 78.9). Quanto tempo Deus levou para prepará-los para aquela peleja, que armas colocou nas mãos daquela parcela de Israel e o que tinha em mente para fazer pelo Seu povo só saberemos na eternidade. No entanto, eles desagradaram ao extremo Àquele que é Varão de guerra, invencível em todas as batalhas.
Se os israelitas não tivessem desistido, a história deles poderia ter sido diferente; porém, como não creram em Deus, foi registrado no Livro Santo que tomaram a pior decisão. Se tivessem sido valentes e vencessem com as armas concedidas pelo Senhor, por certo, teriam sido altamente recompensados. A pior decisão é achar que o inimigo o vencerá, pois é como dizer que ele pode vencer o Senhor também.
Os que recuam não agradam ao Pai. Eles passarão a eternidade em sofrimento. Imagine se houvesse uma lei a qual determinasse que as pessoas que retrocedessem fossem amarradas a um tronco por 50 anos! Todos se esforçariam para não tomar tal atitude, não é verdade? Comparando com o sofrimento que não terá fim, essa pena é como uma gota de água, e todas as gotas de água de todos os oceanos constituem o martírio eterno.
A verdade é que recuar ou avançar é uma questão de crer ou não no Senhor. Quem volta atrás ainda não confia no Altíssimo e, por isso, aceita o que o diabo mostra. Ora, ele é mestre em pintar o quadro bem difícil e convencer a quem não está firme na fé. No sacrifício feito por Jesus para nos salvar, Ele venceu as nossas batalhas. Agora, é só lutar até a vitória ser confirmada.
Não importa a ameaça que você sofra; jamais faça o coração de Deus ficar triste com suas atitudes. Os exemplos bíblicos foram registrados para fortalecer a nossa fé. Então, jamais se deixe levar pelo receio de fracassar, pois, desde que o Senhor esteja guiando os seus passos, não há uma só possibilidade de você ser derrotado. O diabo já sabe disso e, por isso, mente de modo desesperado.
A sua alma tem de ser conservada para a eternidade; portanto, jamais diga que não pode e não conseguirá, ou tomou a decisão inadvertidamente. Como verdadeiro soldado da cruz, marche firme até terminar as pelejas. Então, um dia, ouvirá dos lábios de Jesus: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34).
  
Todos morrem porque um dia nasceram. Jesus Cristo nasceu especialmente para morrer por mim e por você. Isaías profetizou o Seu nascimento, dizendo: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre(Is 9.6,7). Esta profecia se cumpriu setecentos e cinquenta anos depois, quando o anjo Gabriel disse à Maria: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e o seu reinado não terá fim(Lc 1.26-33). Sendo Maria, virgem, para que José não a rejeitasse, o anjo também se revelou a ele em sonhos e disse-lhe: Ela dará à luz um filho, a quem chamarás Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é: Deus conosco (Mt 1.21-23). Aleluia! Todas as promessas de Deus se cumprem no tempo determinado. Mas perceba que o anjo deixou claro o motivo pelo qual Jesus nasceu: Ele salvará o seu povo dos seus pecados. Ele veio ao mundo com um propósito definido. Ele disse:  Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10).

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

DEUS CONOSCO

Celebre o nascimento de Cristo, mas faça isso com uma perspectiva correta. Um acontecimento com impacto na eternidade não deveria ser celebrado como um fato isolado, num único dia do ano. Por isso, aqueles que crêem na Palavra de Deus e entendem o propósito de Seu nascimento, celebram a Vida todos os dias. O anjo disse à Maria que Ele deveria ser chamado de Emanuel, que significa Deus conosco. Aleluia! Ele deve ser o motivo do nosso louvor, permanentemente. Adorá-lo é mais do que um ato, é um estilo de vida. Se você compreende esta verdade bíblica, não limite a sua celebração. Está escrito que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Ele morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras(1Tm 1.15; 1Co 15.3,4). Durante três dias, a terra e os céus silenciaram, mas ao terceiro dia rompeu o brado da vitória: Jesus ressuscitou! Paulo argumentou:se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação e também é vã a vossa fé (1Co 15.14). Mas, nós sabemos que Ele venceu a morte e está vivo. E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória (1Tm 3.16). Jesus Cristo está entronizado acima de todo principado e potestade e Nele está a vida eterna! Ele prometeu que viria e nos salvaria, e assim se fez. Por isso celebramos o Seu nome e a sua vitória todos os dias, todos os anos, ininterruptamente. Sua vida mudou o curso da história e o destino de toda a humanidade. Ele abriu as portas dos céus para nós, por isso, mais do que celebrar uma data, receba a salvação que Cristo oferece gratuitamente! Ele será o nosso cântico hoje, amanhã e sempre.

COMO PALAVRA DE DEUS

Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. 1 Tessalonicenses 2.13
Há vitórias alcançadas pelas pessoas conduzidas por nós à fé em Jesus, que nos fazem dar graças a Deus sem cessar. É claro que, assim como Judas se mostrou ladrão e traidor apesar de ter andado com Jesus, infelizmente, alguns também seguirão o caminho de Acã, Balaão, Jezabel e de tantos outros sem entendimento da nobreza do chamado divino. No entanto, ninguém pode deixar a obra por causa desses insensatos.
A missão nem sempre é agradável, pois, muitas vezes, as pessoas a quem ajudamos nos tratam de modo hostil, desconfiado e, em alguns casos, até maldoso. Porém, devemos olhar para Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. Se dedos acusatórios se levantaram contra Ele, quanto mais com os outros cumpridores da missão designada pelo Pai celestial. Portanto, persevere até alcançar a vitória.
O segredo de Paulo era não pregar religião, e sim a palavra da pregação de Deus. O apóstolo também fazia algo muito importante: esquecia-se das coisas que para trás ficavam e avançava para as que diante dele estavam, prosseguia para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.13,14). Temos de imitar esse exemplo constantemente, pois, sem dúvida, o demônio usará alguém para tentar nos desviar. 
Os tessalonicenses não receberam a pregação de Paulo como se fosse palavra de homens. Esforce-se, pois isso ocorrerá com aqueles que o Altíssimo lhe enviar para transmitir o recado dEle. Porém, o conteúdo da mensagem não pode vir do seu coração, mas, sim, do que o Senhor lhe ordenar por meio de Sua Palavra. Não dê recados pessoais a ninguém, ministre conforme a orientação do Espírito Santo. Seja fiel às declarações do Todo-Poderoso.
A verdadeira obra acontece quando falamos a Palavra do Altíssimo e não o que consideramos certo. Ainda que os seus pensamentos sejam lindos ou corretos e a ciência lhe ensine a ter as pessoas do seu lado, não contamine a mensagem com nenhum conceito humano. Trazer fogo estranho ao altar de Deus já levou dois irmãos à sepultura mais cedo (Lv 10.1,2). O pior não é a morte, mas a perdição eterna, a qual sofrerá todo mentiroso.
O Evangelho, sendo aceito, passa a operar na vida de quem o recebe. É gratificante ver indivíduos chegarem à igreja destruídos e, logo depois, já regenerados, serem usados para abençoar outros. O nosso alvo deve ser tornar vitoriosos pecadores e problemáticos enviados por Deus.
Os tessalonicenses creram, por isso viram a glória de Deus operar neles como operava no Filho do Altíssimo. O mesmo sucederá com todo aquele que o Criador lhe permitir levar a Jesus. O seu caminho com Cristo é uma grande bênção.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CONDUZINDO-SE DIGNAMENTE

Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos, para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.1 Tessalonicenses 2.11,12
Pesa sobre todos os salvos a obrigação de exortar e consolar os recém-convertidos. Assim como o Senhor usou muitas pessoas para nos ensinar os primeiros passos nesta caminhada maravilhosa, agora temos a incumbência de retribuir a ação, dando aos novos irmãos o mesmo amor e carinho com que fomos recebidos. Eles precisam ser instruídos a andar dignamente para não causarem escândalos (Mt 18.7).
As lições dadas de modo amoroso e claro sempre serão lembradas. O tempo investido para fazer alguém entender o significado de andar com o Altíssimo deve ser motivo de alegria, pois, caso essa pessoa fracasse, fracassaremos também. Se eles aprenderem e servirem a Deus com fidelidade e temor, a recompensa por tal ato será creditada em nossa conta. Por isso, é bom ser usado na obra divina.
A pregação aos novos convertidos deve ser feita com paciência e sabedoria, como pais a filhos. Se algum procedimento nosso causar escândalo, pagaremos um alto preço, pois essa conduta pode tirá-los do caminho da Verdade e levá-los à perdição. Carecemos da ajuda do Senhor para nunca sermos pedra de tropeço na vida de ninguém. O Altíssimo retribuirá aos ajudadores dos Seus.
A consolação tem de ser feita com a ferramenta usada pelo Todo-Poderoso para nos consolar (2 Co 1.4). Do mesmo modo que temores e desejos errados saíram de você, eles sairão dos recém-chegados ao Reino de Deus. Por isso, seja sempre fiel às orientações dadas pelo Senhor na Palavra. O problema de alguém pode ser diferente do seu, mas a unção que está sobre você tem poder de despedaçar todo o jugo (Is 10.27). Faça tudo no temor a Deus.
O alvo deve ser ensinar aos novatos no Evangelho a se conduzirem dignamente para com o Pai celestial. Eles devem aprender a usar a fé para resolver seus problemas, a não dever nada a ninguém a não ser o amor (Rm 13.8), e a entender que o carinho cristão não é um convite ao pecado. Quem serve ao Onipotente com dedicação e fidelidade nunca envergonhará o bom Nome, o qual também é invocado sobre nós.
Faça o recém-convertido compreender que a chamada dele vai além de uma mudança de religião. Ela é feita para torná-lo participante do Reino do Senhor e da Sua glória; portanto, a transformação comportamental é necessária. Além disso, ele deve ser frequente nos cultos e, se possível, com a prosperidade que virá, evitar o golpe de comprar casa de campo ou de praia, para não se ausentar da comunhão dominical na igreja.
Todos somos cartas de Cristo aos perdidos (2 Co 3.3) e, por isso, precisamos viver as Escrituras. Tanto o ministro da Palavra como o discípulo devem se respeitar como anjos de Deus. Jamais se deixe levar por vontades erradas. Vigie e ore para não entrar em tentação (Mt 26.41).