sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SEMPRE PARA O ALVO

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.Filipenses 3.14
Fomos chamados por uma soberana decisão do Criador de todas as coisas. Ele não estava brincando ao nos estender a Sua mão e, por nossa vez, também não devemos brincar de servir a Ele. Isso deve ser feito com todo o nosso coração e todas as nossas forças. Sequer podemos admitir algum erro, mesmo que tudo se encaminhe para isso acontecer. O salário de qualquer pecado é a morte – a natureza de Satanás (Rm 6.23a).
A nossa chamada se deu no Senhor Jesus, por isso ela jamais poderá ser negada ou cancelada. Compete a cada um que sentiu a doce voz do Espírito Santo, convencendo-o do erro, continuar firme e não voltar atrás jamais. Se você tem dado um tempo, ou não se tem consagrado como deveria, isso já é uma operação do inimigo levando-o à perdição. Portanto, volte correndo antes que seja tarde.
Não podemos ficar olhando para o que já passou. Se pecou e confessou a sua transgressão, acertando-se com a pessoa contra quem errou, você está livre e, por isso, deve se aceitar como tal. Ao se voltar para trás, você se torna igual à mulher de Ló, uma estátua de sal (Gn 19.26), ou de aço. Quem age como ela perde o rumo e se deixa levar pelo espírito do engano. Seja firme em sua decisão de ser de Cristo, pois isso é a sua felicidade.
Olhar para o presente, para as ofertas apresentadas a você, irá mantê-lo preso nas mãos do inimigo. A porta larga se atualiza todos os dias com propostas indecorosas. Seus “promotores” são peritos em criar situações mentirosas a fim de fazerem as pessoas simples lhes dar atenção. Assim, quando menos esperam, já estão fisgadas pelo autor da maldade. Deixe que o temor do Senhor o impeça de errar. 
Em cada geração, a capacidade de Satanás de corromper e levar as pessoas a experimentarem coisas “novas” tem sido bem-sucedida; assim, elas são acorrentadas aos seus imundos desejos. Somente a roupagem e os personagens são novos, mas é a velha maneira do diabo de corromper os incautos. Seja servo de Deus em todos os momentos e recuse tudo o que vem do inimigo, pois ele quer destruí-lo.
Temos sempre de prosseguir para o alvo: a nossa salvação. O diabo usará tudo o que puder para impedir você de avançar. Não tire dos seus olhos o que Deus lhe falou no dia da sua decisão. Ela foi real, foi festejada nos Céus e fez o Inferno chorar por tê-lo perdido. No entanto, o plano do maligno está quase finalizando em sua vida. Volte correndo para o Senhor, para o primeiro amor; só assim, você não se perderá.
Há um prêmio guardado para você, por isso não se influencie pelas ofertas do inimigo, nem dê atenção a ele. Foi por ouvir o maligno que Eva pecou quando descobriu que o fruto era bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento. Com isso, ela levou Adão a pecar e toda a humanidade a sofrer as consequências.

A LUTA CONTINUA

Levante-se! Este não é o fim da luta! O fato de você ter sido derrubado, não significa que a luta acabou ou que esta guerra esteja perdida. Há uma promessa poderosa que diz que “ainda que [você] caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Sl 37.24). Encare este momento de sua vida como um tempo de decisões. Não olhe para a direita nem para a esquerda, mas apenas para o Alvo. Somente assim você se manterá no caminho, mesmo quando os seus joelhos vacilarem e as suas mãos desfalecerem. Firme-se, pois o próximo passo será decisivo para você. Se à sua frente está o mar, e atrás de você, o exército inimigo, ouça apenas a voz de Deus dizendo: “Siga em frente!” Quem tem coragem para continuar lutando não fica prostrado lamentando as dificuldades da vida. Antes, transforma-as pelo poder de Deus. Ele não se envergonha daqueles que assumiram um compromisso de fé com Ele, por isso creia que o Senhor lhe honrará e você verá a recompensa divina. Sustente o seu testemunho em nome de Jesus. Ele disse: “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos” (Lc 9.26). Qualquer que seja a luta que você esteja enfrentando, saiba que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2.5). Ele nos fez herdeiros do Seu reino. Portanto, diga como Paulo: “A tua graça me basta!” O Espírito de fortaleza, de graça e de poder está operando em sua vida neste momento, fortalecendo a sua fé na promessa de Deus. Ele te diz: “Vai nesta tua força, porventura não te envio eu?”

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ALEGRIA E LUZ PARA O CRISTÃO

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos. Salmo 19.8
As Escrituras nos revelam duas coisas importantes para vivermos bem: os preceitos e o mandamento do Senhor. Sem dúvida, o Pai eterno não deseja que nenhum dos Seus filhos viva sem desfrutar das promessas descritas na Bíblia. No entanto, para atender aos nossos pedidos, os quais devem ser feitos pela fé, faz-se necessário que nosso coração se alegre e nossos olhos sejam iluminados.
A pessoa que descobre a importância dessas recomendações deve pedir que todas lhe sejam reveladas; assim, poderá viver completamente bem. Quanto mais você entender o plano divino para a sua vida, melhor viverá. Ao descobrir a amplitude do mandamento, e isso será possível procurando nas Escrituras, aproprie-se dele. Desse modo, não terá motivo para o Senhor deixar de abençoá-lo.
Os preceitos são mandamentos pequenos, regras que temos de observar, cuja missão é alegrar o nosso coração. Elas estão por toda a Palavra – nos relatos de milagres, nas profecias e nas repreensões. É nossa obrigação assumi-los no momento em que nos forem revelados. Com eles, estaremos na posição em que as bênçãos fluirão com maior facilidade.
Precisamos da revelação bíblica para o nosso espírito, pois, se a alegria do Senhor não estiver em nós, estaremos despidos de poder (Ne 8.10). Que venha toda a alegria que Ele tem para nós, pois a nossa vida precisa estar semelhante a uma festa com o Pai. A satisfação que surge em nosso coração é sinal de que o Altíssimo nos visita e, por isso, somos iluminados para não perdermos nada do que Ele nos dá.
O mandamento divino é puro, vem sem nenhum traço de maldade. Desse modo, não há como nos fazer algum mal ou causar sequelas. Até mesmo quando Deus nos repreende e surge alguma ferida em nossa alma é para o nosso bem (Os 6.1). Ao cicatrizar, não restará nenhum sinal de que fomos feridos. O mandamento do Pai é que você O ame; assim, será amado por Ele.
A missão do mandamento do Senhor é alumiar os olhos do nosso coração. Sem ele, ficamos impossibilitados de ver os acontecimentos como, de fato, são. Não podemos questionar Deus, pois Ele é tão completo que sequer entendemos o Seu maravilhoso plano. Entretanto, no momento em que cumprimos o Seu mandamento, o nosso interior é iluminado e, assim, não precisamos nos preocupar com nada, pois o Senhor nos supre totalmente.
Busque entender o que há nos preceitos divinos e os cumpra. Na verdade, você não terá de se esforçar muito para executá-los, apenas decidir que os deseja em sua vida. Deus opera tanto o querer como o efetuar (Fp 2.13). Portanto, o sábio concorda com Ele; basta ouvi-Lo quando precisar de algo.

O SIM DE DEUS E SUFICIENTE

É Deus quem dá a última palavra! Se o diabo tem sussurrado em seus ouvidos que este é o fim, leve esta questão a Deus e ouça o que Ele tem a dizer. O mundo pode cantar em coro – Não! A família, os amigos, e até a sua própria alma podem estar dizendo – Não! Mas se Jesus diz – Sim! – a vitória está decidida. Vocês dois juntos são maioria absoluta em qualquer situação. Ele é soberano, por isso a última palavra sempre será a Dele. Firme-se na promessa. Paulo estava consciente do peso desta batalha, por isso escreveu: “... fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes” (Ef 6.10-13). Ele chamou o dia do confronto de dia mau. Em algum momento de nossas vidas nós o enfrentaremos, mas não tenha medo. Confie em Deus! Entre tantas guerras e conflitos vividos pelo rei Davi, houve um momento em que ele disse: “Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus” (Sl 3.1,2). Em outras palavras, as pessoas ao seu redor diziam: “Não há saída, este é o seu fim”. É nestes momentos que a nossa fé é colocada à prova e somos desafiados a agir a partir da confiança que temos em Deus e em Sua Palavra. Levante-se na autoridade do nome de Jesus e declare: “Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus” (Sl 62.7).

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O LOUVOR ABRE AS PORTAS PARA A VITÓRIA

O seu louvor abrirá as portas para uma grande vitória! Lembre-se que estamos caminhando sob o poder de um decreto apostólico e que esta batalha pertence ao Senhor. Mantenha em sua memória aquilo que lhe dá esperança e louve-O por Seu grande amor. “Porque a sua benignidade é grande para conosco e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor” (Sl 117.2). A história do rei Josafá é um belo exemplo do quão forte e poderoso é o louvor nos lábios do Seu povo. Quando os exércitos inimigos se levantaram contra Josafá a sua primeira reação foi sentir medo, mas logo lhe ocorreu que o melhor a fazer era jejuar, orar e buscar a presença do Deus vivo. Através de um profeta, o Espírito Santo lhe disse: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus” (2Cr 20.15). Ele indicou o lugar onde o inimigo estava: no final do vale, diante do deserto. Em seguida, ordenou ao rei que fosse ao seu encontro acompanhado de soldados e cantores. Note que os vales e desertos simbolizam na Bíblia os momentos difíceis da nossa vida, e até Jesus esteve em guerra com o diabo no deserto. No caso de Josafá, o Senhor disse que a estratégia da vitória seria crer, obedecer e louvar (vs.17-20). Então Josafá ordenou que cantores louvassem a Majestade santa, saindo diante dos armados. Eles diziam: “Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre” (v.21). O Senhor tomou a frente da batalha, pelejou pelo seu povo e deu-lhes a vitória. Eles acharam entre os despojos riquezas em abundância e tomaram para si tanto, que não podiam levar; porque era muito (v.25). Você também não sairá desta batalha de mãos vazias! Ao som da nossa adoração a recompensa de Deus virá!

NAO CONFIE NAS AMEAÇAS DO INIMIGO

Bem posso eu dizer: teu conselho e poder para a guerra são apenas vãs palavras; em quem, pois, agora, confias, que contra mim te rebelas?Isaías 36.5
Judá nunca teve um rei que verdadeiramente temesse a Deus como Ezequias (2 Rs 18.5). Essa obediência ao Altíssimo fazia com que o povo confiasse no seu líder e, desse modo, pudesse ver os extraordinários atos divinos repetindo-se diante deles. Há leitor que nunca foi ensinado a vencer as batalhas. Agora, que aprendeu a tomar posse da bênção, o inimigo surge com uma provação que parece não ter saída. No entanto, essa falta de escape é só aparente, porque Jesus é a Saída.
O rei do poderoso Império Assírio, que já existia há 13 séculos, decidiu aumentar o seu território, tomando a terra que o Senhor tinha dado aos filhos de Israel. No âmbito natural, ele conseguiria o seu intento, porém, onde há um servo de Deus, a história sempre é diferente. Você não deve temer as investidas do Inferno contra a sua vida ou sua família. Quem é filho do Todo-Poderoso tem um aliado invencível.
Senaqueribe enviou o seu servo, Rabsaqué, para afrontar e amedrontar o rei de Judá (2 Rs 18.17); contudo, o perverso monarca errou ao comparar a obra de fé que Ezequias promoveu, quando destruiu os altos em que o povo queimava incenso aos demônios, com o altar do Senhor (v. 22). De fato, o inimigo não compreende nada a respeito da fé. Fique atento para ver o modo que Deus usará a fim de lhe dar a vitória. A saída sempre está na fé em Jesus.
Uma das táticas do maligno é fazer ameaças, desmoralizando o que a outra parte tem. Por isso, não dê a mínima atenção ao que o diabo ou os secretários dele lhe dizem. Não existe arma mais poderosa para destruir fortalezas e levar cativa toda fúria das trevas do que a Palavra do Senhor. O Onipotente prometeu ser Amigo dos seus amigos, mas também Inimigo dos seus inimigos (Êx 23.22).
Ele errou pensando que a ousadia de Ezequias estava sustentada em Faraó, e não em Deus. Os agentes do mal sempre erram, porque não tem a unção da Verdade. Por esse motivo, só operam por meio do engano. Permaneça no que o Senhor lhe tem dito, pois, ainda que tudo passe, as palavras dEle jamais passarão (Mt 24.35). Quem confia no Altíssimo é dono da vitória.
Ezequias teria sido derrotado se tivesse cedido. Se você ceder em um só ponto, selará a sua derrota. Deus não pode deixar de honrar as Suas declarações, pois a honra dEle estaria em jogo. Portanto, fique firme na fé. Mesmo que a situação pareça difícil, você não será envergonhado. Os que creem no Todo-Poderoso jamais perdem uma só batalha, pois Ele é fiel.
No momento oportuno, Deus enviou um anjo que acabou com todo o exército inimigo. O mesmo Ele fará por quem confia em Sua Palavra. Em pouco tempo, você verá que o perseguidor não existe mais. Quando a paciência do Senhor se esgota, não há como impedir a realização da Sua obra. Deus está do seu lado.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

PODER PARA AGIR EM SEU NOME

Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos. 1 Crônicas 29.14
As Escrituras dizem que o nosso Deus nos deu autoridade para efetuarmos diversas obras (Mc 16.15-18). No entanto, por não examinarmos a Palavra, vivemos como se o Senhor jamais tivesse feito isso. Porém, um dia, prestaremos contas do que realizamos com o poder confiado a nós. Se não tivermos duplicado esse talento, seremos lançados nas trevas (Mc 25.26-30).
Davi reconheceu que o poder dado a ele para prosperar e ofertar na casa de Deus viera do Senhor. Ele admitia que o Altíssimo o ungia para as batalhas, fortalecia suas mãos e ia adiante dele para lhe dar vitória. O Eterno lhe concedeu capacidade para entrar no meio de um esquadrão e saltar uma muralha (Sl 18.29). O Soberano adestrou as mãos dele para quebrar um arco de cobre (Sl 18.34).
Umas das mais lindas declarações sobre o poder que recebemos se encontra em João 1.12. De acordo com esse texto, quem aceita Jesus tem o direito de ser chamado filho de Deus. O novo convertido deve proibir o diabo de tentá-lo, tocar nele e ou levá-lo ao pecado. Por isso, cada um que é chegado ao Reino de Deus precisa ser ensinado de modo claro sobre a sua responsabilidade.
As pessoas prósperas têm de ser orientadas a buscar o revestimento do Alto, a fim de usufruírem do que lhes foi dado. Assim como Ele concede o dom da abundância e o de ofertar, também nos permite desfrutar do que recebemos. Quando a Palavra de Deus diz que a bênção do Senhor enriquece, você deve crer, pois, na salvação, foi-lhe dada a capacidade de conseguir mais do que tinha ao ser salvo.
O Mestre chamou a atenção dos 70 que lhe contaram quantas coisas fizeram em Seu Nome, dizendo que lhes estava dando poder para pisar nas serpentes e nos escorpiões e em toda a força do inimigo (Lc 10.19). Nada, absolutamente nada, causaria dano a eles. Em Nome de Jesus, temos autoridade para curar enfermos e expulsar demônios. A Ele seja a glória!
Cristo garantiu que, ao ser batizado no Espírito Santo, o salvo receberia poder para ser Sua testemunha. Com esse revestimento celestial, você pode fazer as mesmas obras que Ele fazia. Então, lute para alcançar o selo do Espírito Santo. Desse modo, você será uma bênção para toda a sociedade.
Por fim, ao entender que Cristo o fez rei e sacerdote (Ap 1.6), você verá que a sua palavra tem poder. Quando estiver agindo em Nome do Senhor e alguma situação difícil surgir, não tema! Ao dar a sua ordem, ninguém poderá contestá-la. No mundo espiritual, está escrito que você tem permissão para tal.

SABEDORIA PARA VIVER

Deus está trabalhando o seu caráter e a sua fé para algo maior e melhor. Creia que Ele já lançou uma semente de solução neste problema, e ainda que as situações estejam tumultuadas, profetizamos o domínio da paz em seu coração. O Cristianismo não torna a nossa vida mais fácil, mas com certeza, nos dá força para enfrentarmos as dificuldades com uma mente firme e estável. Nós recebemos de Cristo uma armadura com o propósito de mantermos protegidas as áreas vitais do nosso ser durante as batalhas diárias. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Ef 6.13). Mantenha a sua mente calma e medite na Palavra de Deus. Está escrito: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Fp 4.6). Portanto, nas horas difíceis, devemos buscar a face do Senhor a fim de recebermos sabedoria e revelação (Jr 33.3). Ele está à nossa disposição para nos ajudar. Contudo, muitas pessoas não fazem uso completo deste tesouro que está ao alcance de todos: o grande amor de Deus. O apóstolo Paulo disse: “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que possais conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento e para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.14,15,19). O amor é a base de todos os atos do nosso Deus. Aleluia! Certifique-se na Sua Palavra das inúmeras promessas que Ele tem para você. Confie Nele de todo coração, afinal, o nosso Deus é Todo Poderoso e Ele nos ensina a viver abundantemente. Jó disse: “Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele?” (Jó 36.22).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O SENHOR QUER USAR VOCÊ

Circuncidai-vos para o SENHOR e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que a minha indignação não venha a sair como fogo e arda de modo que não haja quem a apague, por causa da malícia das vossas obras. Jeremias 4.4
Após ter ordenado que lavrássemos a terra e não semeássemos entre espinhos, Deus nos exorta a nos circuncidarmos, tirando o impedimento do nosso coração. Se essas obras não forem feitas em quem é aceito na família divina, por certo, a Sua indignação será incontrolável. Essa exigência existe para as suas obras serem puras. Esses preceitos devem ser observados por todos.
Deus é santo e exige santidade em Sua obra. Sem ela, o que fazemos se torna infrutífero. Isso é tão grave aos olhos do Senhor, que O levará a Se indignar de tal modo, que não haverá intercessor, profeta ou algum piedoso que conseguirá parar a Sua fúria. Por pouco o Altíssimo não matou Moisés no caminho, porque, sabendo da necessidade da circuncisão, não a realizou em seu filho.
O Pai não suporta malícia em Sua obra. Os filhos de Israel deveriam tirar as amarras do seu interior para fazer o que Ele ordenava. Esse ato é como uma purificação em que o nosso ser é consagrado ao Senhor, tendo capacidade de entender e fazer a agradável, boa e perfeita vontade dEle. Sem isso, não haverá a cura plena da cegueira do pecado; com isso, tudo será visto distorcido – homens parecendo árvores.
Se você não se tornar o instrumento que Deus preparou para a Sua glória, sem dúvida poderá sofrer o furor dEle, pois, ao agir como obreiro da divina seara, você pode não se portar como capacitado ou operante. Então, o seu melhor ato de justiça será como trapo de imundícia. Sem a circuncisão, fatalmente você reparará na força do vento e no tumulto das águas tempestuosas. No entanto, tendo o coração circuncidado, será um imitador de Jesus.
Uma vez aceso o fogo da ira de Deus, não haverá quem o apague. Por isso, cumpra a orientação divina e seja classificado com servo fiel e verdadeiro. Os homens de Judá e Jerusalém deveriam ter buscado tal classificação. O mesmo Ele espera de todos os chamados para pertencer ao Seu Corpo. O Senhor precisa de gente para fazer a obra sem condenação alguma. Que tal se preparar a fim de ser o obreiro que não tem do que se envergonhar? (2 Tm 2.15).
Quem não tem o interior purificado está em perigo, e a pessoa fora da vontade de Deus está envolvida pela malícia. Não perca tempo em produzir coisas que não passarão pelo fogo, pois que valor terá o seu trabalho se ele for de palha, feno ou madeira? Lute para produzir algo com material indestrutível.
Deixe o fogo do Altíssimo queimar em seu favor, derrubando muralhas, reduzindo a nada a capacidade do inimigo e levando a glória do excelso Deus a todos os cantos. Jesus já acendeu esse fogo e, quando você estiver sem a sobra da carne, mas com a marca da circuncisão de Cristo, o Senhor usará você em grandes realizações.

REMEXA AS BRASAS DO ALTAR

Remexa as brasas do altar! Volte-se para Deus em jejuns e orações e o Espírito Santo irá incendiá-lo, outra vez, com a Sua presença gloriosa. Em tempos de guerra, quando os ventos contrários sopram mais fortes tentando apagar a chama de Deus em nossos corações, devemos nos lembrar do mandamento bíblico que diz: “Orai sem cessar” (1Ts 5.17). A oração permanente mantém o azeite sobre as nossas cabeças e o fogo ardente em nossos corações. Exercite o dom do Espírito orando nas línguas espirituais (1Co 14.4), e ore também com o entendimento, profetizando a Palavra de Deus (vs.14,15). Você será edificado e fortalecido poderosamente. A fé exige ousadia e disposição permanentes, portanto, obedeça a ordem divina que diz: “Regozijai-vos!” Não permita que o esgotamento, o desânimo ou mesmo a mornidão abafem a presença e a unção do Espírito Santo em sua vida. É um privilégio podermos buscar a Deus e desfrutarmos de Sua amizade e companhia. Entretanto, estamos numa guerra! Certamente o adversário tentará criar todo tipo de impedimento para que você não ore e não busque a Deus. Ele sempre usará as forças das trevas para impor a sua resistência. “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação” (1Ts 5.8). Revista-se da sua armadura de poder e permaneça no combate. Nós somos os agentes da glória de Deus nesta terra. Assim como Daniel orou e mobilizou os anjos guerreiros a favor do povo de Deus, nós traremos o poder dos céus para a terra com a nossa intercessão e as nossas vidas serão renovadas pelo poder do Altíssimo. Sobre a sua vida, profetizamos o renovo de Deus, dizendo: “o fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará” (Lv 6.12).

domingo, 26 de outubro de 2014

DUAS ORDENS IMPORTANTES

Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Lavrai para vós o campo de lavoura e não semeeis entre espinhos. Jeremias 4.3
Jeremias não foi responsável apenas por endereçar essa mensagem aos homens de Judá e Jerusalém. Como profeta das nações, ele foi usado também para que toda a humanidade usufruísse da sabedoria divina e prosperasse. Hoje, muitas pessoas tentam obter o favor divino de vários modos, mas um só as fará bem-sucedidas na fé. Quem segue as Escrituras tomará a decisão correta.
Deus ordena que você lavre o campo. Ora, quando a Palavra lhe é revelada, você tem nisso a sua lavoura. Então, o primeiro passo é lavrá-la. Esse ato significa revirar a terra usando arado ou instrumento menor. Depois, quando o tempo certo chegar – a fé vier ao seu coração –, você deverá lançar a semente com ousadia. Ao lavrar, você destrói os maus pensamentos e desejos pecaminosos, e, assim, a Semente produzirá o esperado.
O que para muitos é um simples ato de admirar o sexo oposto, se houve intenção impura, configura adultério no mundo espiritual. Se você sempre tem alguém em mente que não seja seu cônjuge, é necessário livrar-se dessa tentação. A Boa Semente produzirá se você arrancar tudo o que a impede de germinar. Se esse é o seu erro, vá ao Senhor e confesse-o. Ele perdoará sua ofensa, e, então, a Semente frutificará segundo sua espécie.
Quem tem noção de agricultura não semeia entre espinhos. Na parábola do semeador, os espinhos dividem-se em três grupos: fascinação das riquezas, cuidados da vida e ambição de outras coisas (Mc 4.19). O diabo se esforça para que esses grupos, ou parte de cada um, existam em você. Assim, você não se realizará em Cristo. Com isso, as demais pessoas não se sentirão estimuladas a usar a fé em Jesus.
A orientação de Jeremias era para que o semeador não trabalhasse em vão e tivesse bons resultados. Não há ninguém que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna (Lc 18.29,30). Portanto, não desperdice a Semente que lhe foi dada para plantar. No âmbito material, se alguém plantar fora de tempo ou em terreno não cuidado, pouco ou nada colherá; no espiritual, o mesmo acontecerá.
Veja se existem ervas daninhas em sua lavoura e arranque todas elas. O escritor do livro de Cantares (2.15) disse que são as pequenas coisas – as raposinhas – que fazem mal à vinha. Portanto, um leve desejo imundo, uma pequena maldade, ou um prazer diabólico de ver alguém se dar mal na vida, já serão suficientes para você trabalhar sem ver resultado. Isso deve ser levado a sério pelo povo de Deus.
O que o Senhor planejou para você acontecerá. Porém, se as Suas sementes caírem entre espinhos, serão sufocadas, não produzindo à altura do propósito divino. Siga as instruções do Alto, e o seu sucesso será completo. O que trabalhar enganosamente perecerá.

A SEMENTE DO TALENTO

O seu talento será recompensado! Contudo, você precisa entender que o seu nascimento não foi obra do acaso, mas um propósito de Deus. Você tem uma missão nesta terra! Descubra qual é o seu papel na história e faça a sua parte. Deus deu a você dons especiais e este talento deve ser usado para a Sua glória e para abençoar outras pessoas. Sempre que o seu dom é reconhecido e respeitado, você é recompensado. Portanto, peça ao Senhor que o conduza aos lugares onde a sua missão prosperará e você será exaltado pelo favor divino. Você possui algo que alguém necessita, e aquilo que você precisa está armazenado na vida de alguém. Descubra, portanto, o dom que está em você e utilize-o para abençoar a vida de outras pessoas. “Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre” (Ef 6.8). Você será uma conexão divina entre as pessoas e o milagre do Senhor. Da mesma forma, elas abençoarão a sua vida à medida que forem despertadas pelo próprio Deus. Ele vê o talento depositado em nossas vidas como sementes que precisam ser plantadas enquanto é tempo (Ef 5.15,16). Se não semearmos as sementes do tempo e do talento, não haverá colheita nem recompensa. Leia Mateus 25.14 a 30 e veja como foram honrados aqueles que investiram com sabedoria os talentos confiados, e a dura repreensão do servo infiel que enterrou o talento recebido. “Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (vs.28-30). Diante desta verdade, declare: “...uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13,14).

sábado, 25 de outubro de 2014

NÃO SE TORNE LEVIANO

Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos? Jeremias 2.5
O Criador não desistiu da humanidade quando Adão caiu e o diabo passou a nos governar. Como não fez o homem por acaso, Deus elaborou um plano para que o gênio do mal não reinasse sobre a Sua criação para sempre. Depois de Jesus pagar o preço do nosso resgate, o Senhor estava pronto para operar o Seu propósito sobre nós. A salvação é a plena vontade de Deus em ação.
O Todo-Poderoso não mediu esforços para redimir o ser humano. O que Deus disse, por intermédio de Jeremias a respeito dos israelitas desleais, mostra que Ele faria qualquer coisa para livrar Sua criação do sofrimento. Da mesma forma, Ele Se dirige ao que se desvia e o chama à razão, pois da parte dEle não há nada que leve o homem a percorrer a estrada rumo à perdição.
Tudo o que precisava ser feito para tirar a sua vida do caminho mau Ele já fez. Cristo sabia o quanto sofreria para resgatar você das mãos do maligno, mas não Se acovardou e firme marchou para cumprir Seu propósito redentor. Ele fez isso quando não tínhamos valor algum. Então, imagine o que Jesus faria agora para libertá-lo da senda do erro? Portanto, não desperdice a oportunidade de ser feliz e faça a escolha certa.
O plano divino começou no jardim do Éden, quando o Senhor profetizou o que aconteceria na plenitude dos tempos (Gl 4.4), dizendo a Satanás que ele feriria o calcanhar da Semente que esmagaria a cabeça dele (Gn 3.15). A Sua ação continuou com Noé (na construção da arca), Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Davi e tantos outros. É chegada a sua vez de escolher servir ao Altíssimo.
O plano era bem minucioso. Milhares de pessoas pagaram um preço alto para que a obra pudesse ser realizada. É quase inumerável os indivíduos que colaboraram nesse plano e também os que se deixaram usar pelo inimigo para a salvação não chegar à sua conclusão. Mas, graças a Deus, chegou! Talvez, você não entenda, mas também está incluído nessa missão.
Jamais permita que algumas situações enfraqueçam a Palavra de Deus em sua vida. A salvação dos perdidos depende, em muito, da sua resposta às tentações que surgem em seu caminho. Por isso, não deixe que a fascinação das riquezas, os cuidados da vida e a ambição de outras coisas façam a Palavra ficar infrutífera(Mt 13.22). A você foi entregue a mais importante missão: realizar a obra de Deus.
Por que os governantes de Judá abandonaram o Senhor? Porque eles se tornaram levianos e amaram o mundo. Você não deve lutar para ser rico, ou alguém importante, nem ser aplaudido pelos outros. Seja um servo do Senhor e salve-se da ira vindoura.

O GRANDÍSSIMO GALARDÃO

Quanto mais de Cristo você desejar, quanto mais Dele você terá! Atente para a confissão do salmista: “Quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti” (Sl 73.25). Existem duas realidades distintas nesta declaração. A primeira – “Quem tenho eu no céu senão a ti? – aponta para o céu e diz respeito à obra que Deus já realizou em favor de nossas vidas através de Jesus Cristo. Ele veio ao mundo em carne e assumiu a nossa condenação. Ele morreu na cruz por causa dos nossos pecados e através do seu sangue fomos justificados diante de Deus. Segundo a Sua Palavra, nós fomos incluídos na sua morte e morremos com Ele. Da mesma forma, fomos ressuscitados com Ele e assentados nos lugares celestiais em Cristo. Paulo disse: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo” (Ef 1.3). Na mente do Pai, já estamos abençoados com toda sorte de bênçãos. Aleluia! Ele considera que tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz nos pertence por direito e herança. Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo 10.10). Desde o momento em que recebemos a Jesus como Salvador, passamos a ter vida, porque Ele é a vida (Jo 14.6). Mas há uma diferença entre ter “vida” e “vida em abundância”. A vida abundante diz respeito à terra e não ao céu. Veja a segunda parte da confissão do salmista: “E na terra não há quem eu deseje além de ti”. Esta “vida” precisa se tornar uma experiência prática e pessoal para ser “vida abundante”. Para isso, deseje conhecer mais profundamente o amor de Deus por sua vida. Você descobrirá as riquezas encobertas e os tesouros escondidos e o Senhor será o seu grandíssimo galardão para sempre.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A AUTORIDADE DE QUEM E CHAMADO

Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. Jeremias 1.10
O Senhor conheceu Jeremias quando ele ainda era uma substância informe (Sl 139.16). Sem dúvida, Ele participou do desenvolvimento desse profeta. A mesma coisa se deu conosco; por isso, jamais devemos aceitar que não estamos prontos para as missões dadas pelo Altíssimo. Em qualquer situação, basta alçar a sua voz a Ele, pedindo as direções. Ele jamais teria feito o chamado se você não pudesse cumpri-lo.
No dia em que aprouve ao Senhor, Jeremias foi colocado como mensageiro divino às nações. Deus já estava preparado para fazer isso. Do mesmo modo, aconteceu com você. Ao ser convocado para efetuar qualquer ordem no Reino de Deus, não a rejeite nem se entristeça. Além de a tarefa ser prazerosa e produtiva, não é bom fazer o Senhor não ter mais alegria em você (Ef 4.30)
As profecias entregues pelos servos de Deus são como remédio, ainda que algumas delas sejam de condenação. Elas têm o propósito de levar as pessoas a entenderem que o Onipotente não quer o mal delas; por isso, Ele as adverte a deixarem o caminho do erro e se converterem, para que seus pecados sejam perdoados, e elas voltem ao convívio divino. Sob a orientação do Altíssimo, o profeta tem poder para mudar o destino do povo.
Os cristãos foram postos como testemunhas de Jesus a todas as pessoas, independentemente de sua origem cultural. Os que se deixam usar por Ele têm poder sobre os mais diversos males que assolam os homens, desde uma enfermidade a qualquer ataque do Inferno. Os servos do Senhor devem estar sempre conscientes do seu dever espiritual.
Em sua missão, esteja preparado para arrancar, derribar, destruir e arruinar tudo o que o diabo plantou ou esteja definitivamente fincado na vida de alguém. Não há um caso sequer que você não possa desfazer, nenhum mal que não possa curar e nenhuma investida maligna que não possa rechaçar. Você também tem poder para edificar um indivíduo ou conduzi-lo ao Reino de Deus. 
Lembre de que você é soberano no território onde o Todo-Poderoso o colocou. Os que se levantarem contra sua vida cairão por terra. Quem planejar atacá-lo e lhe fazer mal descobrirá que luta contra o Senhor e, por isso, não prevalecerá. A sua caminhada de fé o levará ao sucesso. Seja fiel na realização do seu dever.
No entanto, tenha cuidado ao exercer o seu ministério, pois, se não o fizer com temor e apego às ordens divinas, será chamado a prestar contas da sua desídia. Você é cumpridor da obra mais importante na face da Terra. Que privilégio! Portanto, honre essa condição e seja fiel ao Senhor em tudo. 

ABANDONE OS ÍDOLOS

Só o Senhor é Deus! Reconheça e confesse esta verdade eterna. Ainda que os homens façam para si deuses estranhos e queiram entronizá-los em seus corações, a Palavra de Deus é clara ao afirmar: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” (Is 42.8). Leia Êxodo 20.3,4. A idolatria é abominável aos olhos de Deus. Portanto, antes de elevarmos aos céus a nossa oração, devemos decidir a quem iremos pedir. O rei Josafá sabia de onde viria sua resposta, por isso ele orou: “Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e poder e não há quem te possa resistir” (2Cr 20.6). Reconheça que não há outro Deus além do Senhor. Adore-o, como fez Davi, dizendo: “Portanto és grandioso, ó Senhor Jeová, porque ninguém há semelhante a ti, e não há Deus senão tu só” (2Sm 7.22). Ele amou você de tal maneira que deu Jesus para morrer na cruz em seu favor. Reconheça-O como único Senhor de sua vida e lance fora do seu coração toda espécie de idolatria, porque “em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” (At 4.12). É mais fácil tirar o ídolo da prateleira do que arrancá-lo do coração, mas a partir do momento em que você nascer de novo (Jo 3.3), não haverá lugar para os ídolos em sua casa. Pela fé, profetizamos que Jesus também será o Senhor do seu lar! A Bíblia afirma que se você não entregar a Ele a sua vida, você não será salvo (Mc 16.16). Leia, agora mesmo, a última mensagem deste livreto e faça a sua confissão de fé. Hoje é o dia da salvação!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AMOR INCOMPARÁVEL

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela se ausentar dele e se ajuntar a outro homem, porventura, tornará a ela mais? Não se poluiria de todo aquela terra? Ora, tu te maculaste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.Jeremias 3.1
Em Deuteronômio, está escrito que a reconciliação de um casal, após um dos dois ter morado com outra pessoa, era proibida (Dt 24.4). Esse ato que, para muita gente, seria algo lindo de se comemorar, para o Senhor seria a poluição da Terra da Promessa, um pecado que atingiria toda a nação. Sem dúvida, há muitos indivíduos maculando o Evangelho, o que é um gravíssimo erro. Antes de tomar qualquer atitude, é preciso calcular os custos.
Os israelitas que se ajuntavam a cultos idólatras ou feiticeiros foram comparados a adúlteros. A mesma comparação será feita em relação à pessoa que deixa os ensinamentos da Palavra e pratica as invenções do homem. Quem adora, possui ou venera imagens de escultura pagará um preço caríssimo pelo seu ato: não herdará o Reino de Deus e ainda provará a segunda morte (1 Co 6.10; Ap 21.8). 
Mesmo tendo se desviado da sã doutrina, ao se envolverem com as religiões pagãs, Deus estendeu aos israelitas a Sua misericórdia. O triste é que não souberam aproveitar a oferta divina e, por isso, foram mandados para o cativeiro babilônico. É importante cuidar da sua felicidade eterna, porque o seu espírito, a sua verdadeira pessoa, nunca deixará de existir. Pense sobre isso e faça o que é certo.  
O Senhor é completamente amor e, por isso, insiste para você se acertar com Ele; caso contrário, nada poderá fazer em seu favor. Não consigo entender como as pessoas não dão a devida importância ao verdadeiro futuro. Para viverem bem aqui na Terra, muitas se esforçam para estudar e trabalhar demasiadamente; porém, com um assunto de tal magnitude, poucas se preocupam.
Se os israelitas tivessem sido sábios, teriam se arrependido e voltado para o Criador. Com isso, não teriam se submetido ao chicote babilônico, mas, experimentado que vale a pena estar de bem com Aquele que até os inimigos do homem terem paz com ele. Para quem está em comunhão com o Pai nada há de faltar. 
Seja feliz agora e também na eternidade. Deus promete não Se lembrar dos erros de quem se reconciliou com Ele. Os reconciliados podem desfrutar de tudo o que Ele tem e criou para os que prezam o Seu conselho. Não seja rebelde nem deixe para depois a sua resolução. Aceite Jesus como seu Salvador neste momento.
O Senhor não guarda mágoa dos tempos em que você se deu ao pecado, mas o recebe com todo o amor. Além de lhe devolver a dignidade de filho, Ele o ajuda a tomar posse de todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade. Enfim, você experimentará o melhor de Deus. Não deixe de tomar a sua decisão agora. 

A SEMENTE DO TEMPO

Você reconhece o valor do tempo? Pense por um momento num imenso espaço chamado eternidade. Saiba que um dia Deus tirou um pedaço dele, deu-lhe o nome de tempo e entregou-o como um presente valioso em suas mãos. Na mente de Deus o tempo é como uma moeda e você pode trocá-lo por qualquer coisa que seja importante para você. Aliás, qualquer coisa que seja significativa em sua vida exigirá tempo. E se você não tem algo que deseja, provavelmente, você não tenha investido tempo suficiente para obtê-lo. Deus não lhe deu amigos, mas lhe deu tempo para investir em pessoas e desenvolver relacionamentos significativos e abençoadores. Ele não lhe deu dinheiro, mas lhe deu tempo. Troque dinheiro por tempo de trabalho! O tempo é como uma semente e você não pode colher onde não plantou. Se você deseja uma colheita conjugal, semeie tempo em seu cônjuge. Se deseja uma colheita espiritual, semeie tempo em Deus. Se deseja uma colheita profissional, semeie tempo nos estudos e assim por diante. Você precisa aprender a gerenciar com sabedoria o seu tempo porque Deus pedirá contas do que você fez dele. O dia do vitorioso não tem mais de vinte e quatro horas, e o dia do fracassado não tem menos. O que diferencia um do outro é a mordomia do tempo. Deus confiou a você três “Ts”: tempo, talento e tesouro. Ele espera que você administre e invista corretamente cada um deles para a sua realização pessoal e para a glória Dele. Use o tempo para desenvolver o talento e receba como recompensa o tesouro. A propósito, o que você tem feito com o tempo que Deus lhe deu? E quanto tempo você ainda tem para fazer o que nasceu para fazer? Jesus disse: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa” (Jo 4.35). O tempo é este e a hora é agora!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SÁBIOS PARA FAZER O MAL

Deveras o meu povo está louco, já me não conhece; são filhos néscios e não inteligentes; sábios são para mal fazer, mas para bem fazer nada sabem.Jeremias 4.22
Hoje, o retrato é o mesmo, por isso essa descrição cabe perfeitamente a nós. Não são poucos os cristãos que perderam o juízo e, infelizmente, estão com um copo de bebida alcóolica nas mãos, usando drogas, no adultério, na mentira e até mesmo praticando feitiçaria. Eles caminham cegamente para a perdição e jamais sairão de lá. Só mesmo com a ajuda divina, poderão despertar e voltar à comunhão com o Senhor.
Muitos dos que aceitaram Jesus como Salvador e alcançaram a salvação têm-se portado como loucos. O pior é que sabem que haverão de provar a segunda morte. Que o Espírito Santo, o qual, um dia, levou essas pessoas ao arrependimento, faça com que vejam a situação perdida na qual se encontram e, assim, peçam uma segunda chance! Se esse for o seu caso, clame a Deus agora.
Como é triste ver um irmão desrespeitar o Altíssimo, fazendo o que é do agrado do inimigo, ao se deixar levar pelas tentações. O diabo tenta o filho de Deus com a maior naturalidade. Ora, se o péssimo testemunho escandalizar alguém, ainda que seja uma só pessoa, o desviado pagará caro por isso. Se isso tem ocorrido com você, pare já, porque a paciência do Senhor poderá se esgotar. Se isso acontecer, o que será da sua vida? Não brinque com sua felicidade eterna. 
O Pai celeste deseja que Seus filhos sejam sábios e, dessa forma, alegrem o Seu coração. É importante que nossos irmãos em Cristo estejam bem na fé para viverem melhor. O sucesso de cada um que faz parte da Igreja enriquecerá nossa fé e nos levará a experimentar mais do amor divino. Sem dúvida, Deus tem muito mais para nos dar do que já temos ouvido ou experimentado. 
Os néscios são uma vergonha para o Evangelho. Por causa do seu péssimo testemunho, muita gente desiste de procurar a salvação. Ora, quem fizer alguém se desviar da fé ou não se interessar por buscar o Senhor sofrerá uma eterna pena. Quando os salvos se portam com decência, servindo a Deus com amor e temor, os mais duros pecadores passam a procurar em Jesus a eterna salvação e a encontram. 
Jamais seja sábio para praticar o mal. Caso não observe essa advertência, o inimigo o terá de novo em suas mãos e, então, nada mais dará certo em sua vida. Além disso, sua família será influenciada por seu péssimo procedimento, e muitos parentes se perderão para sempre. Viva de tal modo que as pessoas sintam que precisam também procurar o Senhor. Lute para ser uma carta viva de Cristo (2 Co 3.3), e não uma carta morta do inimigo.
Veja o exemplo dado por Jesus e aprenda com Ele a maneira certa de servir a Deus. Toda vez que você fizer o bem, sua fé se desenvolverá; com isso, você se tornará um vencedor, alguém que jamais será derrotado nas batalhas. Por que escolher o pior, se o Senhor lhe dá o melhor?

NÃO SE INTIMIDE

Deus fará tudo novo para você! “Reprime a tua voz do choro e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho”, diz o Senhor (Jr 31.16). Você nasceu para um propósito profético e ninguém poderá impedi-lo. O ataque do inimigo é simplesmente uma prova de que ele considera ser possível o êxito desta missão. Se até ele acredita neste futuro glorioso, por que você não acreditaria? Entenda que ele não investiria contra você e a sua família se a promessa de Deus para vocês não fosse realmente maravilhosa. Então, lute! Quando o exército inimigo envia o gigante é apenas para lembrar-nos que o passado está chegando ao fim e que o amanhã está rompendo em nossas vidas. Olhe para o combate entre Davi e Golias (1Sm 17). Depois daquela peleja, a vida de Davi tomou um novo rumo e ele foi conduzido para o trono que Deus havia reservado para ele. Mesmo que você esteja sofrendo, persevere! Muitas vezes o sofrimento se faz necessário para que os nossos sonhos se tornem mais intensos. Faraó aumentou o sofrimento do povo hebreu e foi isso que fez com que eles desejassem profundamente a terra prometida. Canaã se tornou o alvo para aquele povo por causa da dor que eles estavam enfrentando, dia após dia. Sonhe com o seu futuro novo! Ainda que a dor seja muito grande, quero lembrar-lhe que o inimigo que você decide vencer determina o tamanho da sua recompensa. Não se acovarde diante do valente porque o mais Valente está ao seu lado. O inimigo não pode abortar o futuro que Deus preparou para você, mas ele pode servir de instrumento para anunciar que o dia do Senhor está nascendo em sua vida. “Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir”, diz o Senhor (Is 42.9).

terça-feira, 21 de outubro de 2014

CORAÇÃO E ESPÍRITO NOVOS

Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois por que razão morreríeis, ó casa de Israel?Ezequiel 18.31
Ezequiel levou uma mensagem de Deus aos israelitas para que eles não morressem. Porém, como estavam inebriados pela visão distorcida dos assuntos do Senhor, amaram mais as trevas do que a luz e, assim, tiveram um triste fim. Hoje, se também desprezarmos o amor do Pai, que nos chama ao arrependimento (Lc 5.32), não viveremos na presença dEle; com isso, perderemos o melhor que o Senhor nos tem dado e morreremos.
Como todas as pessoas, eles estavam contaminados por dois tipos de transgressões: a de Adão, o qual cometeu alta traição e nos colocou sob a guarda do inimigo, e as que cometiam no dia a dia. Ora, quanto à do Éden, isso já foi resolvido. Agora, você tem de verificar como tem andado, o que tem pensado e feito, pois, se falecer no pecado, estará para sempre perdido. Cuidado!
O povo de Israel infringira os mandamentos do Senhor, por isso a destruição daquelas pessoas era certa. Não importa a que igreja você pertence nem o que faz para a obra de Deus. As violações do dia a dia, proibidas pela Palavra, levarão o cristão para o Inferno, assim como a falta de conversão levará o pecador ao mesmo lugar. A ordem bíblica é ser santo, porque o Altíssimo é santo (1 Pe 1.16). O que você tem a dizer sobre isso?
Naqueles dias, ninguém podia ficar livre do erro de Adão, tendo em vista que Jesus ainda não havia nascido e, portanto, o inimigo tinha autoridade para atacar qualquer ser humano e dirigi-lo no caminho do mal. Entretanto, se a pessoa era judia ou convertida ao judaísmo e guardava a Lei de Moisés, estava livre da ação maligna. Hoje, a conversão ao Evangelho dá a todo indivíduo a salvação, levando-o a nascer de novo (Jo 3.3).
Quem obedecia aos mandamentos da Lei criava em si mesmo um coração e um espírito novos. Tudo isso era sombra da obra que Deus faria em todas as pessoas que, depois do Calvário, aceitassem Jesus. O processo de salvação começa com a aceitação de Cristo como Salvador, seguido do dom de arrependimento e o batismo nas águas, terminando com o batismo no Espírito Santo.
Se os israelitas decidissem cumprir o que estava na Lei, não morreriam; do contrário, mesmo sendo semente de Abraão (Is 41.8), a morte era certa. Hoje, aqueles que são de Jesus, caso não cumpram os mandamentos, provarão a segunda morte – a separação eterna de Deus (Ap 20.6). Os que não cumprem os mandamentos da Palavra, sem dúvida, não subirão com Jesus.
Não se engane com o sucesso de muitas denominações, nem fique lutando para que a sua igreja seja a maior, a mais bem falada ou a mais poderosa. Diferente disso, lute a fim de que as pessoas encontrem a Verdade e a sigam, pois, sem esse conhecimento, com certeza, elas provarão a segunda morte e, então, estarão para sempre condenadas.

A FAVOR EXCEPCIONAL DE DEUS

Há uma fonte de favor fluindo da parte de Deus para abençoar a sua vida! Mesmo que a situação seja ameaçadora, creia que Ele usará pessoas e situações para socorrê-lo e livrá-lo das armadilhas do inimigo. Observe a história de Mordecai e da rainha Ester e aprenda com aquilo que eles viveram. Hamã era inimigo do povo de Deus. Ele induziu o rei Assuero a assinar um decreto que levaria todos os judeus à morte. A conspiração foi descoberta por Mordecai, tio da rainha Ester. Ele mandou avisá-la da trama e, em princípio, ela teve medo de entrar na presença do rei para denunciar o caso. Mordecai mandou-lhe um recado, dizendo: “Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.13,14). Ester discerniu que aquele era o momento de se posicionar para fazer cessar a ação do inimigo. Ela jejuou e orou por três dias, preparou-se e foi ao encontro do rei. Naquela época, qualquer pessoa que entrasse na presença do rei sem ser convidada seria morta, mas Ester assumiu o risco e se apresentou. O rei estendeu para ela o seu cetro de ouro, um sinal de que o seu favor estava sobre ela. Ele disse: “Que é que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição?” (Et 5.3). A rainha intercedeu por seu povo e pela sua própria vida, e denunciou a trama diabólica de Hamã (Et 7). Ele foi condenado à forca, e assim, o inimigo foi silenciado definitivamente. Tal qual ela, posicione-se na presença do Rei dos reis porque o Seu cetro de justiça está apontado para você. Lembre-se que “Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta” (Sl 75.7).

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OBTENHA O MELHOR DA PAZ

Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.Salmo 4.8
A paz concedida por Jesus tem o poder de operar o necessário em sua vida. Ela cobre todo o seu ser e, por mais que o Inferno se esforce para levá-lo a praticar o que a Palavra proíbe, ele não conseguirá. Não há como o diabo oprimi-lo nem fazer com que você sofra, pois ele foi derrotado pelo nosso Deus. A maior estratégia do maligno é deixar as pessoas desesperadas com as ameaças dele, mas a paz de Cristo guarda quem teme o Senhor.
Quando temos a direção do Altíssimo, podemos descansar nEle. Os que não servem a Deus, embora alguns se intitulem cristãos, ficam aflitos com a possibilidade de que suas resoluções não se concretizem ou alguém usurpe o que lhes pertence. Ora, se tais atitudes foram tomadas de acordo com a revelação divina e feitas na paz do Senhor, por que se preocupar?
Geazi, por exemplo, desesperou-se ao ver o exército da Síria cercando a casa de Eliseu (2 Rs 6.15-17). A missão daqueles homens era prender o profeta e levá-lo para aquela nação. Isso porque Eliseu, previamente, tomara conhecimento dos planos do rei da Síria de atacar Israel (v. 12). No entanto, esse governante se esqueceu de que sua ordem já era do conhecimento do profeta, o qual oraria a respeito. Por isso, Eliseu descansava na paz do Senhor.
Nos dias de Davi, o inimigo se esforçava para levá-lo ao desespero, mas, como ele estava firmado nas promessas divinas, a paz proporcionada pelo Senhor o guardava. Em nossos dias, o diabo usa a mesma estratégia, e, apesar de sermos parte do povo de Deus, muitos se desesperam com as palavras do maligno. Ora, se você tiver a paz de Cristo, nada que não seja a vontade divina lhe sobrevirá.
Quem deposita sua confiança no Pai jamais deve aceitar a ameaça do adversário como real, pois é pura mentira (Jr 17.7; Jo 8.44). Todo cristão deve entender que já está fora do reino das trevas; desse modo, as setas enviadas por Satanás não podem atingi-lo (Cl 1.13; Ef 6.16). Ainda que mil caiam ao seu lado e dez mil à sua direita, ele não será atingido (Sl 91.7). Ora, os verdadeiros servos do Senhor vivem envoltos pela Sua gloriosa presença.
Davi descobriu que seu amor por Deus – pelo fato de ter e guardar os divinos mandamentos – permitia que o Todo-Poderoso o fizesse habitar em segurança. Se você não tem atinado para a importância de ter e guardar os mandamentos, passe a fazê-lo a partir de agora; caso contrário, o inimigo irá atacá-lo, e você não terá a proteção divina. O Onipotente só pode amar a quem O ama (Jo 14.21).
O Senhor deseja que você tenha prosperidade, paz, saúde e viva cercado por Sua benignidade; para tanto, é necessário tomar posse das declarações da Palavra para você. Só quem tiver os mandamentos e os guardar desfrutará da vida com abundância. A ordem divina é cumprir o que o Senhor lhe tem ordenado.

MELHOR E SEREM DOIS

Você não nasceu para viver só! Embora
você seja único e tenha sido abençoado por Deus para reinar com Ele sobre a
terra, o desejo do Pai é que você viva em família e seja feliz junto aos
seus descendentes. Está escrito na Palavra de Deus: “Portanto
deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só
carne” (Gn 2.24). Isso é maravilhoso! 
O Criador estabeleceu, através de uma lei
divina, que haveria uma união entre pessoas de sexo oposto, e que surgiria uma
família para dar continuidade ao Seu eterno propósito. Chamamos a isso de
“ministério de uma só carne”. Leia a Bíblia e você entenderá que a família é um
projeto de Deus e que Ele é o seu maior defensor. Ela nasceu antes da igreja,
no jardim do Éden. 
Contudo, o pecado cometido dentro do primeiro lar, afastou o
homem e a sua família da comunhão com Deus, e por isso, Ele enviou Jesus Cristo
a este mundo. Ele é o Restaurador dos relacionamentos rompidos e a ponte que nos
une a Deus e uns aos outros. Jesus é a aliança entre você e Deus, e entre você
e a sua família. Ele manifestou o perdão divino para nos dar o exemplo de como
mantermos a comunhão e o amor
em todo tempo. 
Embora a sua história seja única, Deus entrelaçou a sua vida com
a vida de outras pessoas e o envolveu numa família, para que você pudesse
desfrutar de um dom maravilhoso que é amar! Provavelmente, será no contexto
familiar que você enfrentará os maiores desafios e, a possibilidade de você
ferir a quem você mais ama é bem grande. Contudo, você pode praticar o perdão,
o diálogo, a misericórdia e a compaixão. 
Você pode lutar pela paz e manter a
shalom divina dentro do seu lar. Mais do que possuí-la, você pode dividí-la com
quem você ama. Está escrito: “Melhor é
serem dois do que um” (Ec 4.9).

domingo, 19 de outubro de 2014

UMA DAS MAIS ANTIGAS PERGUNTAS

Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.Salmo 4.6
Desde a profecia do Éden, em que o Senhor prometeu que a Semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, a humanidade aguardava a chegada desse dia(Gn 3.15). O homem não aguentava mais estar sob a autoridade do maligno, em que era conduzido pelo espírito do erro e levado de um lado para o outro, tropeçando no pecado e em toda má conduta. Agora, não há por que não se acertar com o Onipotente Deus.
Os profetas falaram da vinda do Redentor da humanidade. Ele viria como o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Maravilhoso Conselheiro (Is 9.6), a fim de acabar com todo o mal causado pela queda de Adão. O plano divino estava em ação e, quando chegasse o tempo certo, o Messias nasceria de uma virgem para cumprir o que Deus havia prometido (Is 7.14). E esse dia chegou. 
Nas entrelinhas da Bíblia, é possível perceber que tudo convergia para a vinda do Filho de Deus, quando o homem poderia ter livre acesso ao Pai (Mt 27.50,51). Agora, não há mais como alguém ficar à mercê da sorte, sujeito ao poder do inimigo, aguardando Deus “querer” libertá-lo. Hoje, as pessoas não devem aceitar qualquer sofrimento, pois o Filho de Deus veio para livrá-las das trevas.
O profeta Isaías retratou Jesus como Aquele de Quem os homens escondem o rosto, pois não tinha parecer nem formosura (Is 53.2,3). Além disso, era humilde e sabia que teria de cumprir todo o plano do Senhor, quando Se entregou para nos substituir (Mt 27.46-50). Ele venceu o diabo, tomando sobre Si todos os nossos males, sofrendo e nossos pecados, nossas doenças e dores (Is 53.4,5). Portanto, não aceite mais a enfermidade, pois, pelas pisaduras de Cristo, você já foi curado.
O rei Davi, acostumado a ser ajudado pelo Senhor em suas batalhas, suspirou ao entender que o Todo-Poderoso redimiria a humanidade; então, pelo Espírito de Deus, traduziu o pedido de todos nós ao perguntar quem nos iria mostrar o bem. A resposta recai sobre a Pessoa de Jesus, que, quando esteve por aqui, andou por toda a parte fazendo o bem e curando os oprimidos do diabo (At 10.38). Jesus é o nosso Redentor!
O filho de Jessé entendeu que Deus precisava exaltar a luz do Seu rosto sobre nós, o que significa que o Altíssimo deveria abrir de tal maneira a Sua Palavra, que não tivéssemos impedimento algum para tomarmos posse do que ela nos anuncia. Portanto, não faça nada que impeça o poder divino de cumprir o anunciado. É sua a responsabilidade de batalhar pela fé que lhe foi dada (Rm 12.3). O Senhor espera que você viva como um vitorioso.
Quando estiver em comunhão com Cristo, verá que tudo o que as Escrituras dizem já se cumpriu nEle (Mt 5.17,18). Agora é a sua vez de provar que ama o Senhor, tendo e executando Seus mandamentos (Jo 14.21).