quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ORAÇÃO DE UM SÁBIO

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.Salmo 143.10
Antes de tudo, precisamos fazer do Senhor o nosso Deus, e isso acontece quando reconhecemos a autoridade dEle sobre a nossa vida e nos submetemos à Sua Palavra. Ele só será o seu Deus, se você Lhe der a primazia sobre toda a sua vontade, curvando-se ante a revelação das Escrituras. Então, ao assumir o que Ele lhe revela, você Lhe dará a oportunidade que Ele tanto esperou para abençoá-lo.
Tornar-se o seu Deus é tudo o que Ele deseja, pois, como Todo-Poderoso, sabe o que fazer a fim de livrá-lo do alcance maligno. Para isso ocorrer, é importante que as condições Lhe sejam dadas por meio da fé concedida por Ele. Agora, se você teme alguma ameaça infernal, está se submetendo ao espírito enviado pelo reino das trevas com o intuito de oprimi-lo.
As operações do Senhor em sua vida devem ser sem limites, porque Ele é ilimitado em todos os sentidos; do contrário, você não O reconhecerá como Deus. Para o Pai realizar o que se faz necessário, basta crer no que Ele o tem feito conhecer e assumi-lo. Quem não acredita no poder do Altíssimo para agir em sua vida limita-O. Essa atitude é como uma confissão de que Ele não é Deus.
Após ter feito o Onipotente ser o seu Deus, Davi orou para que Ele o ensinasse a cumprir o Seu propósito. Conhecer os desígnios divinos não é o suficiente, mas, sim, estar disposto a executar o que lhe foi revelado. Ora, a vontade do Senhor jamais é má ou lhe causará algum dano, mas, sem dúvida, fará de você a pessoa que o Onisciente planejou que fosse. Certamente, o plano celestial em relação a você é especial.
Dando continuidade à oração, Davi pediu que o Altíssimo o guiasse por uma estrada plana, pois entendeu que, em terrenos acidentados, cheios de pedras ou espinhos, o Senhor jamais o dirigiria. Nunca creia que Deus irá conduzi-lo de qualquer jeito, de modo confuso ou apertado. O plano de dEle não é feito às escondidas, mas em plena luz. Ele jamais escreve certo por linhas tortas, mas sempre escreve certo por linhas certas.
O Espírito Santo está pronto para agir em seu favor como outro Consolador; no entanto, para isso ser possível, após ter aprendido os mandamentos divinos, assuma-os e pratique-os. Quem desprezar o que Deus fala não terá a Sua ajuda na hora da necessidade. Na verdade, quando Ele lhe revela algo, já providenciou aquilo para você tomar posse; então, determine. 
Outra coisa importante, mas simples, é crer que a vontade de Deus jamais o colocará em situação perigosa ou suja, porque o Senhor é perfeito em todos os Seus atos. Desse modo, você não se arrependerá de tê-Lo permitido agir em seu benefício. O Altíssimo quer vê-lo desfrutando das boas coisas que Ele lhe deu em Cristo Jesus.

PROFETIZE A GLÓRIA DE DEUS

Você precisa trazer os seus sonhos à realidade! Como? Proclamando-os na unção e na autoridade do nome de Jesus. A palavra é como uma semente que precisa ser plantada. Paulo disse: “Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos” (2Co 4.13). Primeiro, discirna o sonho em seu coração. Salomão disse: “A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las” (Pv 25.2). Se aquilo que Deus quer é o que você quer para a sua vida, abra a sua boca e profetize. Tenha cuidado quando falar aos incrédulos para que eles não sejam agentes limitadores dos seus sonhos. Fale das promessas, na plena certeza de que em Cristo o seu sonho é possível. Peça, busque, bata, interceda, importune, até que o milagre aconteça. Tudo é para a Sua glória! Abraão e Sara tinham apenas uma promessa, mas eles creram que Deus era poderoso para dar-lhes um filho na velhice. Eles aprenderam com Deus a falar das coisas que não existiam como se existissem. “E sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus” (Rm 4.17-20). Abraão via aquilo que aguardava e falava, pela fé, dos sonhos que Deus havia plantado em seu coração. Faça isso! Além de orar, escreva os seus sonhos para que você não seja apenas um sonhador, mas se torne um visionário. Planeje com a sabedoria de Deus, cada passo, até que este plano seja completo. Isso o ajudará a manter o foco. O Senhor disse para Habacuque: “Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo” (Hc 2.2).

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

BOA RAZÃO

Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.Salmo 119.40
Muitas vezes, o cristão se encontra quase vencido pelas tentações; porém, se desejar os preceitos do Senhor, pode pedir a sua vivificação. É claro que ninguém deve se deixar levar pelas mentiras do diabo, que são exatamente as tentações. Aqueles que foram tomados por elas passaram a viver no mundo da paixão, onde o certo é errado, e vice-versa, e os defeitos se tornam virtudes. Então, só mesmo Deus para tirá-los dessa arapuca.
Os mandamentos do Senhor incomodam os que estão em pecado e o amam, mas alegra os que querem se endireitar e cumprir a vontade divina. Que tipo de pessoa você é? Depois da tentação, como você fica? Sente-se realizado, ou cai em uma profunda tristeza? Os que se deixam convencer do erro pelo Santo Espírito são marcados por Deus, pois o simples desejo de observar Suas orientações já é prova de que almejam mudar.
Mesmo caída no erro, se a pessoa quiser conhecer e cumprir as ordens de Deus, terá condições de clamar a Ele para ser vivificada pela Sua justiça. Ora, o pecado é algo sério, porque, depois da morte, não há mais como se arrepender, e o que segue é o juízo eterno. Por isso, quem tiver entendimento deve buscar do Pai o perdão, a reconciliação e a completa restituição de vida.
Desejar os preceitos divinos já dá uma garantia diante de Deus, e isso se vê pela vontade de mudança. A pessoa pode estar fraca por causa de pensamentos errados; porém, o fato de querer seguir o Senhor O faz entrar em ação e lhe dar nova força. Com isso, a unção que quebra todo jugo vem sobre ela (Is 10.27). Em seguida, a justiça de Deus a reanima para a batalha e a liberta totalmente.
Por mais distante que você esteja do Todo-Poderoso, espere pela ajuda dEle. Se o seu coração desejar os preceitos divinos, mesmo que não os tenha cumprido, você terá uma oportunidade de voltar à comunhão com Ele. No entanto, isso não pode servir de trampolim para você cair em pecado; ao contrário, livre-se das tentações e não fique mais sob a autoridade do maligno.
O apóstolo Paulo escreveu a respeito disso na carta aos romanos, dizendo que àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça (Rm 4.5). Porém, sem dúvida, o melhor é praticar a fé em Jesus, pois, com ela, você não somente escapa da condenação eterna, mas também se prepara e qualifica para a eternidade ao lado dEle. O mundo passa, e quem faz vontade de Deus permanece.
A justiça divina é competente para realizar a sua vivificação; por isso, envolva-se com Ele, embora sinta que não está bem para ser ouvido. Em sua queda, lembre-se de que Ele justifica o ímpio, e, então, a sua fé lhe será imputada como justiça – algo que você tenha feito de certo (Rm 4.5). Deus há de fazer a sua justificação. Não há melhor hora para se acertar com o Ele do que agora! Você quer?

APRENDA A SONHAR COM DEUS

Aprenda a sonhar com Deus! Afinal, o Deus da Bíblia, que cremos e pregamos, é um Deus de sonhos e visões. Desde que você foi formado, ele plantou sementes de sonhos em seu coração para norteá-lo no caminho e levá-lo ao seu destino. Estes sonhos apontam para o lugar onde Deus deseja que você esteja. Mas, para que esses sonhos se tornem realidade, é necessário que você creia em Deus e nos sonhos que ele semeou dentro de você. Eles são as sementes do amanhã, que podem tirar você do lugar onde você está e levá-lo ao centro da vontade perfeita do Pai. Se você perseguir os sonhos que Ele plantou em seu coração você irá crescer e melhorar e alcançará o alvo proposto por Ele, ou seja, você viverá o propósito de Deus nesta geração. A Bíblia fala de um jovem chamado José cujo coração estava cheio de sonhos. Certa feita, os irmãos de José, ao avistarem-no, disseram: “Lá vem o sonhador” (Gn 37.19). Pode parecer um deboche ou um descaso, mas na verdade era um elogio. Era como se eles dissessem: “Lá vem aquele que acredita que a vida pode ser diferente. Lá vem o que pensa grande”. Entenda que sonhos são aspirações plantadas por Deus dentro dos nossos corações e eles despertam em nós o desejo de ver o impossível. José seguiu os seus sonhos e tornou-se grande. Por isso asseguro-lhe que através dos seus sonhos você poderá viver o propósito para o qual você foi criado. Mas, isso vai exigir de você determinação, fé, perseverança e muita oração. A Bíblia diz que quando um sonho não se realiza, a pessoa adoece (Pv 13.12). Mas, você pode diminuir a distância que existe entre os seus sonhos e a realidade. Peça a Deus o discernimento da Sua vontade. Ele te diz:“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33.3).

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O TURNO SACERDOTAL

Permaneça diante do altar de incenso. A promessa é para o tempo determinado e ainda que alguns a julguem demorada, o Senhor não tardará. Ainda que sejam anos de espera, no tempo certo, Ele responderá se você permanecer orando. Observe a história do sacerdote Zacarias. Ele estava servindo a Deus em seu turno, no templo de Jerusalém, oferecendo incenso (Lc 1.9). Ele colocava as especiarias no fogo sobre o altar e a oferta subia como cheiro suave e agradável ao Senhor (v.10). Enquanto a multidão orava do lado de fora, o anjo do Senhor apareceu e disse-lhe: “Não temas, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (v.13). Naquele estágio da vida era improvável que Zacarias ainda pudesse ter um filho. Além da idade avançada de ambos, Isabel era estéril. Mas ao que tudo indica, em algum período de suas vidas, ele oraram a Deus pedindo aquele filho e a oração ficou registrada na presença do Senhor. Como a promessa de Deus não envelhece e Ele nunca se esquece das nossas orações, aquele era o momento do milagre. Mas, atente para um detalhe importante: o anjo se manifestou enquanto ele orava e consagrava a Deus a sua oferta de adoração. Este é o segredo da oração respondida: a sua perseverança. Zacarias poderia ter desistido de servir, buscar e adorar ao Senhor, pois aparentemente, Deus não havia respondido a sua oração. Mas ele permaneceu na presença do Eterno e alcançou a resposta. Siga o seu exemplo. Deus deseja abençoá-lo abundantemente, mas para isso você terá que criar espaço para a Sua gloriosa presença. Encontre um lugar na presença do Todo Poderoso e ofereça os seus sacrifícios de louvor e adoração. Você atrairá a glória de Deus neste Santo Lugar.

O CAMINHO DOS DECRETOS

Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.Salmo 119.33
O Senhor é perfeito em todos os Seus atos. Ao criar o homem, Ele cuidou de tudo do que este precisaria para cumprir Sua vontade. Se algo lhe falta, ore e peça ao Criador que lhe mostre como deve agir. Ao entender o que compete a você fazer, não deixe de exercer a sua autoridade em o Nome de Jesus para tomar posse. Sem dúvida, sofremos por coisas que já estão ao nosso alcance.
Ao fazermos parte do Seu Reino, o Todo-Poderoso emitiu decretos que muito bem nos farão. Por ser Pai, Ele jamais deixaria Seus filhos ficarem sem o poder para vencer. A falta de entendimento do que lhe pertence e do que você deve fazer para assumir as bênçãos é o responsável por qualquer deficiência ou problema que esteja passando. Afinal, a salvação é uma obra completa.
É necessário clamar para que tudo o que Ele falou a nosso respeito seja revelado. Essa é a direção dada por meio do versículo que estamos estudando. Quem não faz a sua obrigação fica sem o que lhe pertence. Portanto, ore e fique atento ao que lhe será mostrado e, então, em um abrir e fechar de olhos, você descobrirá que era isso o que faltava para pôr fim a uma série de circunstâncias ruins em sua vida.
Devemos orar com fé, a fim de aprendermos o caminho de cada decreto emitido por Ele. Nenhuma oração sem fé é recebida ou atendida pelo Pai; porém, quando oramos com fé, devemos continuar crendo e, assim, a resposta virá sem demora. Orar por orar não adianta e, ao mesmo tempo, é perigoso, pois, como não obedecemos à ordem de ter fé em Deus, o inimigo pode atuar.
Junto com o decreto, vem a força para ele se tornar realidade. Cada promessa do Altíssimo, ou declaração, traz o poder para se cumprir. Portanto, não despreze nenhum dos mandamentos, por menor ou mais insignificante que pareça. Deixar de assumir o que é seu é concordar com o ladrão e ter parte com ele. Com Cristo, sempre há vitória.
Ao compreender o que lhe pertence em Deus, guarde-o até o fim. Do contrário, isso será tido como um insulto ao Altíssimo. Veja, Ele Se prontifica a realizar uma obra, emite o decreto e, por fim, revele a uma pessoa o que foi dado a ela. No entanto, ela, estranhamente, em vez de crer e assumir, considera aquilo como nada. Sem dúvida, isso O deixa insatisfeito.
Ao usufruir o que lhe é presenteado, você prova amar a Deus; mas, ao recusar ou não dar a atenção, a sua atitude é um ultraje para Quem sabe tudo. O Senhor deseja fazer de você alguém muito especial. Não há como não ser bem-sucedido se confiar e reivindicar o que lhe é dito. Procure sempre ser honrado por Deus, honrando-O.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O QUE ABRE OS OUVIDOS DE DEUS

Meus caminhos te descrevi, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos.Salmo 119.26
Um princípio que precisa ser entendido por todos é que Deus só pode ajudar quem deseja ser ajudado. O jovem rico, o qual se retirou triste quando Jesus, amando-o, mandou que ele vendesse os bens que possuía, é um exemplo. Para ele, esse mandamento era o que faltava, pois, do contrário, ele não herdaria a vida eterna. No entanto, o rapaz amou mais o mundo do que a Verdade. Se você necessita de um socorro, obedeça ao que Deus lhe fala.
Omitir algo é como mentir; por isso, se você tem desejado ou praticado o erro, exponha-o ao Senhor, senão Ele não o ajudará. A pessoa que peca, seja por pensamento, seja por obras, está sendo usada pelo diabo e somente o arrependimento, com uma confissão verdadeira, irá levá-la a se erguer de novo, pois a sentença já foi lavrada.
A orientação bíblica não é somente que você pense em boas coisas, prometendo a si mesmo que mudará. É necessário contar tudo ao Pai, que O ouvirá desde que você fale. Ao relatar o que tem feito ou pensado, perceberá que o Espírito de Deus estará no controle da sua oração e, então, você poderá tomar uma atitude que o transformará para sempre. Faça isso!
Ao falar com o Altíssimo, seja sincero, bem como em tudo na vida. Assim, a resposta dEle virá sempre por meio de um testemunho que Ele o fará entender. Quando a luz brilhar em sua alma, você poderá sorrir e louvar a Deus por tal direção, porque a obra já foi ordenada por Ele. É só uma questão de perseverança, crendo que o Todo-Poderoso lhe atendeu. Em pouco tempo, você perceberá que, de fato, sua vida mudou desde aquele momento de confissão.
Na declarações de Deus a seu respeito está o poder para torná-lo a pessoa que Ele deseja que você seja. Logo, ao aprender a vontade divina, você se destacará dos demais. Então, aquele indivíduo fraco e pecador dará espaço a um de valor, um servo destemido e cumpridor da vontade celestial. Você será uma bênção para os outros, até mesmo para aquele que o ofendeu ou o defraudou.
Tendo o Senhor falado, ouça quantas vezes julgar necessário, pois a voz dEle jamais sairá do seu interior. Ela vem com toda força para concretizar Seu intento. Por que ser diferente?
O Altíssimo não está enganado em relação a sua vida, pois Ele é Deus e faz tudo com justiça, jamais Se esquecendo dos Seus filhos. E o melhor: os Seus testemunhos não mudam; por isso, você saberá a vontade dEle para sempre.

OS VIGIAS DA PROMESSA

Vigie a promessa de Deus em sua vida! Como atalaias, devemos subir à torre de vigia e permanecer atentos a todo movimento no mundo espiritual. Enquanto você espera, Deus trabalha em seu favor. Há um tempo perfeito para o cumprimento de cada palavra que Ele semeou em seu coração e ele vela da Sua Palavra para cumpri-la (Jr 1.12). Tal qual a amendoeira, Ele vigia as Suas promessas para, no tempo determinado, executar os Seus desígnios eternos. Discirna este momento profético que você está vivendo e prostre-se tal qual Moisés no dia da afronta (Nm 16.4). As confirmações e definições virão durante a virada da noite. A sua vara florescerá e Deus o exaltará. O véu está rasgado e o fulgor da glória que habita no Santo dos Santos está resplandecendo sobre o Santo Lugar. Permaneça diante do altar de incenso e não pare de orar. Esta vitória você verá enquanto ora. Assuma as suas responsabilidades na aliança e confie na fidelidade do Senhor. O sangue derramado no Calvário testemunha em seu favor. “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8.33-37). Debaixo de Suas asas estamos seguros. O salmista declarou: “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão” (Sl 32.6). Nós somos a voz do avivamento que está chegando. Erga a sua voz como o som de uma trombeta e anuncie que Cristo é o Senhor.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CAMINHOS DIANTE DE DEUS

Tenho observado os teus preceitos e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti. Salmo 119.168
Há uma sabedoria que o ajudará a observar os preceitos e os testemunhos do Altíssimo: colocar seus caminhos diante dEle – os bons e os maus –, descrevendo-os de modo bem detalhado. Todas as pessoas deveriam ter essa postura, a fim de obterem o socorro celeste. Veja, se errarmos podemos contar com o Senhor, que é misericordioso e clemente; se acertarmos, temos de Lhe render graças por nos ter assistido.
Observar as diretrizes de Deus – criadas por Ele para Lhe servirmos – nos trará grandes benefícios. No entanto, ninguém serve a Deus se não tiver alegria no coração. Por isso, precisamos nos mostrar felizes em todos os momentos. Além disso, tratar o próximo como a nós mesmos dá prazer ao coração do Senhor.
Nunca se esqueça de obedecer aos preceitos divinos, pois eles o ajudarão a entender o que Deus lhe fala. Quem dá pouca ou nenhuma atenção ao que a Bíblia estabelece, por certo, não compreenderá Suas palavras. É como se não tivesse capacidade para entender tal ciência. O esforço que empregamos para cumprir as ordens de modo correto abre o nosso entendimento de maneira especial.
O segredo é colocar os seus caminhos diante da face de Deus sem omitir nada. Não importam as tentações colocadas pelo maligno nem o que você já fez; apresente suas razões ao Senhor. Suponhamos que seu filho de quatro anos esteja ouvindo vozes e não lhe conte nada. Se você descobrir essa situação não será motivo para ficar triste com ele, não é verdade?
Ora, se essas vozes estivessem instigando-o a fazer uma maldade e ele lhe contasse, o que você faria como pai? Certamente, iria aconselhá-lo e, caso não abandonasse tal ideia, levá-lo a um psicólogo. Por isso, relate tudo a Deus a seu respeito e abra a Bíblia onde sentir que deve. Então, verá como o Todo-Poderoso irá orientá-lo. O Pai eterno deseja o seu melhor!
Não esconda nada de Deus, ainda que haja muita sujeira a ser exposta. Ele conhece o seu pensamento antes mesmo de ter sido formado. Por isso, o Senhor é o mais indicado para ajudá-lo a se livrar de todo o plano de Satanás. Não desperdice o amor do Criador!
Ao colocar os seus caminhos diante do Senhor, Ele lhe dará sabedoria para você se libertar dos males existentes em sua vida. Os preceitos e os testemunhos do Pai celeste são bons! 

O MINISTÉRIO DOS ATALAIAS

“Eu te dei por atalaia”, diz o Senhor. Estas palavras foram ditas ao profeta Ezequiel, mas podem ser aplicadas à sua vida. Deus nos colocou numa posição estratégica, como vigias espirituais. Era costume, no antigo Oriente Médio, colocar vigias sobre os muros da cidade. Eles permaneciam atentos a qualquer aproximação inimiga, e se isso acontecesse, eles soavam o alarme tocando as suas trombetas. Nós temos muitos motivos para permanecer vigilantes. Jesus Cristo disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). O apóstolo Pedro escreveu: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pe 5.8). Lembre-se que este é o ano da justiça e da ressurreição, e temos a promessa de que a vara de amendoeira florescerá. A amendoeira é a arvore vigilante. Iniciamos este ano ouvindo Deus dizer: “Quando o Filho do homem se manifestar, quantos Ele encontrará orando?” (Lc 18.8 - parafraseado). Tome posição diante daquilo que você sabe ser a vontade do Senhor para a sua vida. Levante a sua voz cheia de unção e autoridade, e como o som de uma trombeta, proclame que a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar (Hc 2.14). Ezequiel profetizou sobre o vale de ossos secos e um grande exército se formou (Ez 37.7,8). Outra vez ele profetizou, não aos ossos, mas ao espírito, e a vida se manifestou (vs.9,10). Depois do ajuntamento, virá o avivamento. É hora de nos unirmos em oração e clamarmos pela glória do nosso Deus. Nós somos a voz deste grande avivamento que está chegando. Abra a sua boca e profetize: “Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.