quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O SANTUÁRIO DE DEUS

Deus habita em nós! Segundo as Sagradas Escrituras, a partir da nossa conversão, nos tornamos a habitação do Espírito Santo. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos?”, disse Paulo (1Co 6.19). À semelhança do tabernáculo de Moisés, somos o tabernáculo vivo do Senhor e a sua glória habita dentro de nós. Olhe para o que Deus fez no passado e você entenderá o que Ele está fazendo nestes dias em sua vida. Durante os quarenta anos de peregrinação no deserto, o povo de Israel teve um centro para a adoração a Deus: o tabernáculo ou a tenda da congregação. Deus deu a Moisés o modelo deste Santuário no Monte Sinai (Ex 26.30). Ele era uma espécie de grande tenda, onde os israelitas apresentavam suas ofertas ao Eterno, a fim de adorá-lo e de serem perdoados de seus pecados. Ele era subdividido em partes: o átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Em todos os aspetos, inclusive nas mobílias, o tabernáculo representava Jesus Cristo. João escreveu: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). A expressão “habitou entre nós” tem o sentido de “tabernaculou-se”. Nele, todas as profecias Veotestamentárias se cumpriram. O tabernáculo de Moisés já não existe mais, no entanto, seu significado espiritual é atual e prático. Somos o santuário onde Deus habita. Simbolicamente, o átrio é o nosso corpo e representa nossa experiência de salvação ou justificação. O Lugar Santo simboliza a nossa alma e o processo de santificação e o Santo dos Santos, o nosso espírito e a glorificação. Profeticamente, passamos pela salvação e estamos no Lugar Santo, para a nossa santificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário