terça-feira, 30 de abril de 2013

A URGÊNCIA DE DEUS

Deus tem pressa! Ele é tardio em irar-se, mas em se tratando de perdoar, libertar e salvar, Ele tem pressa. Cumprido o tempo da escravidão no Egito, Ele ordenou aos hebreus que saíssem às pressas daquele lugar. É fácil entender o porquê desta instrução. O tempo favorável do Senhor chegara para o Seu povo. Aproveite este momento! Existe um tempo determinado para todo o propósito debaixo do céu, e este é o tempo oportuno do Senhor para você. Zaqueu estava em cima de uma árvore quando Jesus o encontrou e disse: “Desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa” (Lc 19.5). Zaqueu o recebeu em sua casa no dia favorável do Senhor. Jesus disse: “Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão” (v.9). Não perca a oportunidade de receber a sua parte das mãos do Senhor. Ele tem uma colheita mais que abundante preparada para você. “Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa” (Jo 4.35). Erga os seus olhos para que você veja de forma clara e perfeita. Algumas pessoas enxergam, mas não vêem claramente. Jesus impôs as mãos sobre um cego e perguntou-lhe: “Vês alguma coisa? E, levantando ele os olhos, disse: Estou vendo os homens; porque como árvores os vejo andando” (Mc 8.23,24). Jesus tocou-lhe novamente e os seus olhos viram perfeitamente. Isto é fundamental, porque “a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso” (Mt 6.22,23). Sendo assim, santifique os seus olhos e lembre-se que sempre caminharemos na direção em que os nossos olhos forem colocados. Corra para os braços de Cristo Jesus.

TRÊS AFIRMAÇÕES IMPORTANTES

Mas eu conheço-o, porque dele sou, e ele me enviou. João 7.29
É grande o dilema de muitos que se consideram de Deus. Por não se renderem unicamente ao que o Senhor fala em Sua Palavra, vivem frustrados. Por um lado, veem outros serem abençoados, mas, quando oram, não conseguem a resposta de que gostariam. Sem dúvida, o melhor a fazer é servir ao Senhor de todo o coração, com todas as forças e, quando orar, não deixar nenhuma dúvida se instalar no coração.
Os judeus levavam a fé como causa nacional e, por isso, não conseguiam extrair dela o que os ajudaria. Muitas vezes, em apuros, voltavam para as promessas do Altíssimo e, então, eram socorridos. Contudo, logo a seguir, retornavam para seus motivos pessoais e, de novo, tinham problemas com o inimigo. Hoje, isso ocorre com muita gente que não busca a glória do Senhor, mas somente os benefícios que Ele pode conceder.
Ao afirmar que conhecia o Altíssimo, Jesus estava ensinando a condição básica para se viver dentro da vontade divina. Só é possível conhecer o Senhor por meio da Sua Palavra. Na revelação do que está escrito, encontramos o que podemos chamar de “retrato de Deus” e, ao colocar em ação o que aprendemos, imprimimos essa fotografia divina em nosso coração. Então, podemos confessar que O conhecemos realmente.
Muitos afirmam que pertencem a Deus; mas quem se diz do Senhor e pratica o mal, ou tem o coração dominado por uma paixão proibida, é do diabo. Se você guarda algo escondido dentro de si, algo que ninguém pode saber; se, no fundo do seu coração, você alimenta desejos imundos, ou tem planos secretos que são condenados pela Palavra, saiba que Deus não está mais em você. Para voltar a ser dEle, arrependa-se, deixe o erro e O tema.
Esse assunto é muito sério e importante. Se você não pode afirmar que realmente é de Deus, vá correndo ao Altíssimo em oração, peça-Lhe perdão e, com isso, livre-se dos ataques do maligno. O Pai está pronto para lhe perdoar e transformar sua vida; porém, você tem de querer e buscar livrar-se das suas fraquezas. Por que não se dobrar agora diante do Senhor e pedir o perdão e a purificação de seus pecados?
Jesus afirmava que havia sido enviado por Deus. Quem possui essa certeza está seguro nas mãos do Senhor, pois Ele cuida de todos os que estão cumprindo, com alegria e fidelidade, a missão que lhes foi destinada. O que Jesus afirmou é o que Ele deseja que aconteça com todos aqueles que fazem parte do Seu Corpo – a Igreja. Alcançando essa bênção, você verá que tudo lhe será possível. Que tal colocar isso como alvo e esforçar-se para atingi-lo?

segunda-feira, 29 de abril de 2013

NÃO FALE DE SI MESMO

Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. João 7.18
Falar de si mesmo não é apenas se elogiar, mas também usar argumentos próprios para fazer a obra divina. Se o cristão permitir, sua mente assumirá o controle de sua vida e, então, em vez de ser profeta do Altíssimo, dirá o que pensa, tomará as decisões que considera corretas e, no final, verá que prejudicou muito o plano divino. Quando o filho de Deus é usado pelo Espírito Santo, pensa, fala e age igual ao Mestre.
A revelação dada a nós é infinitamente maior e mais poderosa do que argumentos humanos. O que é do homem é da Terra e, portanto, incapaz de vencer os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). É contra essas forças que temos de lutar. Na guerra espiritual, o argumento humano, mesmo que se tenha originado no coração mais consagrado, é impotente para vencer o Inferno.
É preciso que busquemos o que provém de Deus; só assim conseguiremos a Palavra que tem o poder celestial para desfazer todas as obras do inimigo. Jesus deu toda a atenção ao ministrar à sogra de Pedro. Ele sabia que ali estava uma operação maligna para fazê-la sofrer e, ao mesmo tempo, envergonhar aquele discípulo. Diante de qualquer investida maligna, não deixe por menos, aja sempre de modo firme e destemido.
Quando você busca a glória do Senhor, consegue executar a mesma obra realizada por Jesus. É desse modo que o Todo-Poderoso quer ver cada um de Seus filhos. Se houver algo errado em você, livre-se disso o mais rápido possível, pois, havendo pecado escondido, o Pai não pode operar. Diz a Palavra que as nossas iniquidades fazem separação entre nós e o Senhor (Is 59.2a). Contudo, estando em comunhão com Ele, você pode tudo.
Os verdadeiros servos de Deus buscam a glória divina. Os que se intitulam enviados dos Céus só querem saber da sua realização pessoal. Escolhem como, onde e quando “ministrar” em Nome do Altíssimo e, ao agirem dessa maneira, nada conseguem. No entanto, os que, de fato, servem ao Altíssimo são como o vento que assopra em todo o lugar, não sabendo de onde vem, nem para onde irá (Jo 3.8). São pessoas desse tipo que precisamos encontrar.
Não se encontra injustiça naqueles que servem a Deus. De suas bocas só sai o que é bom para a edificação, e sempre são usados pelo Espírito de Deus, o que prova que eles têm estado com Jesus. Você pode e deve esforçar-se para ser esse tipo de pessoa. Não importa a sua atividade aqui, pois, ainda hoje, o Pai usa quem atende ao Seu toque para preparar-se e apresentar-se aprovado como obreiro (2 Tm 2.15). Seja um servo do Senhor.

À PORTA DO REI

A humildade é o caminho que leva à posição de honra. É o que aprendemos quando estudamos a história de Mordecai. Sua simplicidade, fé e sinceridade o elevaram a uma posição elevada no império mais poderoso de sua época. Ele poderia ter recorrido à rainha Ester para ocupar aquele lugar, mas preferiu confiar e aguardar a exaltação que vem de Deus. Ele não se insubordinou contra o tempo oportuno, mas esperou que as circunstâncias falassem por ele. Mordecai fez da porta do rei o seu ponto de espera, pois ali, via tudo o que se passava e aguardava pela providência divina. Certa vez, ouviu uma conspiração de morte contra o rei e a sua denúncia o salvou. Este feito ficou registrado no livro de registro das crônicas (Et 6.1,2). Foi ali, na porta do rei, que ele descobriu a trama de Hamã para destruir os judeus e avisou a rainha Ester. Entenda que a porta do rei é o lugar onde você também deve esperar. O Senhor disse: “Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta. Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor” (Pv 8.34,35). Ester também esperava que o rei a visse e permitisse a sua entrada. “E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou favor dele; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro” (Et 5.2). O rei lhe perguntou: “Qual é a tua petição?” (v.3). Faça o seu pedido! O Rei dos reis não só convida você para entrar como bate à sua porta e pede para cear com você. Curve-se diante da Majestade e honre-O com a sua vida. “Pois qualquer que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mt 23.12)

domingo, 28 de abril de 2013

A VIDA ETERNA É PARA VOCÊ

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia.João 6.40

A Bíblia não nos deixa em suspense, nem sem entendimento. Tudo o que foi escrito na Palavra é para que conheçamos a divina vontade. No versículo citado, o Senhor Jesus diz claramente qual é o propósito do Pai para nós: ver Cristo e crer nEle, para ter a vida eterna e ser ressuscitado por Ele no último Dia. Portanto, quem seguir esses passos será bem-sucedido aqui na Terra e, após a morte, viverá com o Mestre pela eternidade.
Ver o Filho de Deus é algo especial, é ter uma visão espiritual do Criador, bem como de Seus desígnios. Quando isso ocorre, você se torna tão cônscio da presença dEle, que é como se O visse fisicamente. Então, você se alegra, a Palavra se torna viva e, ao mesmo tempo, você sabe que foi Deus quem o visitou. Então, tudo o que o atrapalhava, ou, aos seus olhos, era superior às suas forças, passa a estar debaixo da sua autoridade.
Só mesmo por revelação temos condições de crer em Jesus, como faziam as pessoas nos tempos bíblicos. Esse crer não é um assentimento mental, no qual concordamos que Ele é a Verdade, pode curar os enfermos ou fazer qualquer obra, desde que seja a vontade dEle. O verdadeiro crer faz você ver o invisível, ouvir o inaudível e, de uma hora para outra, possuir a mesma fé do Senhor. Deus quer isso para você!
Essa é a confiança que nos faz obter as mesmas operações milagrosas que eram realizadas pelo Mestre nos dias do Seu ministério terreno. Com isso, as pessoas se libertam completamente das forças das trevas, deixam o pecado, o crime e os demais erros do inimigo, e passam a viver de modo agradável ao Senhor. O Altíssimo almeja que você tenha esse tipo de entendimento; do contrário, Ele não poderá usá-lo como gostaria.
A finalidade de crer em Jesus é ter a vida eterna. Mas, antes que isso ocorra, Deus deseja usar os que creem nEle do mesmo modo que usava Cristo e Seus apóstolos. A fé em Jesus impele-nos a tomar posse de tudo o que nos foi preparado e do que o Senhor venha a nos revelar. A fé no Filho de Deus nos leva a assumir nosso lugar e a fazer valer nossos direitos nEle.
Agora, o melhor de tudo é saber que o Senhor Jesus nos ressuscitará no último Dia. Com essa afirmação do Filho de Deus, podemos estar certos de que Ele não falhará. Os que vierem a dormir no Senhor acordarão com a linda e possante voz do Salvador, chamando-os a voltarem à vida, pois o tempo de receber o galardão terá chegado.

O TRATAMENTO DE DEUS

Mesmo que seja difícil o tratamento, não cubra as feridas. Escondê-las pode parecer menos doloroso, mas não irá curá-las. Ainda que você queira, não poderá esconder para sempre as feridas mal-curadas da sua alma porque as circunstâncias são como espelhos e refletem aquilo que está dentro de nós. Mais cedo ou mais tarde, estas feridas estuporadas poderão trazer morte emocional e espiritual. Medite na história do bom samaritano. Jesus disse que “um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto” (Lc 10.30). Um sacerdote e um levita passaram, viram-no, mas não o socorreram. “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele” (vs.33,34). Entenda que nesta vida, todos nós estamos sujeitos as feridas. Afinal, estamos numa batalha e alguns ataques são inevitáveis. Mesmo assim, devemos continuar lutando. Primeiro, contra o inimigo, para que ele não nos domine, e segundo, pelos nossos relacionamentos, para que sejam sustentados e restaurados por Deus. “O Senhor sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas...” (Sl 147.2,3). Se você está ferido, exponha o seu coração para Ele porque o Senhor sabe como tratá-lo. Ele ungirá a ferida com o óleo do Espírito Santo, até que esta crosta que se formou em sua alma possa ser arrancada. Hoje o Senhor te diz: “Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; também o guiarei e tornarei a dar-lhe consolação” (Is 57.18)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O RECADO DE JESUS A PAULO

E, na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma.Atos 23.11
Para pregar o Evangelho, temos de batalhar somente com as armas da justiça. De outro modo, os perdidos não terão a oportunidade de ouvir a mensagem da salvação. Não podemos deixar que o maligno nos enfureça e, com isso, ajamos fora do plano divino. Por isso, jamais peça a morte dos que resistem à pregação da Verdade, por exemplo, pois o Senhor, de fato, deseja que todos venham ao pleno conhecimento da Sua vontade.
O Altíssimo não precisa que lancemos mão de artimanhas, enganos ou algum subterfúgio para levar os perdidos à salvação; então, se usarmos tais coisas, nosso trabalho terá sido em vão. Os meios que Ele nos dá são os registrados nas Escrituras. As pessoas que fazem o que chamam de obra de Deus, de modo oposto ao bíblico, perdem tempo e estão excluídas da proteção divina.
Somos autorizados a levar somente a vida e nunca a morte. Se a obra de alguém for feita com desonestidade, injustiça ou iniquidade, ele terá prejudicado o trabalho divino, deixando-se enganar pelo mesmo espírito que faz com que oposições se levantem contra a Mensagem da salvação. O Evangelho não crescerá com o uso de fogo estranho. Os que ultrapassam a doutrina bíblica não veem e nunca verão o Senhor.
Na realização da Sua obra, o Pai não destruirá as vidas que se opõem à Verdade; pois, se o fizesse, estaria anunciando que Ele mudou, e isso jamais ocorrerá (Hb 13.8). Somente o amor pode vencer o ódio, só a verdade vencerá a mentira, e a luz destruirá as trevas. O modo de agir do Altíssimo nunca se assemelhará ao do demônio. A verdade é que ainda será preciso que muitos percam a vida, a fim de que outros sejam salvos.
Sempre devemos aproveitar as oportunidades que se nos surgem; mas, ao mesmo tempo, diante de qualquer perseguição, temos de ficar serenos e não desperdiçar o momento certo de levar a Luz aos corações aflitos. O Senhor ama e quer salvar até os mais ferrenhos opositores da Verdade; por isso, Ele não os destruirá de modo algum.
Nossa missão é pregar a Mensagem da salvação. Se, no cumprimento dela, você tiver de passar por tempos difíceis, não caia na tentação de tentar resolver as coisas por si mesmo nem use de meios escusos para livrar-se de algum contratempo. O segredo é ter coragem para falar de Jesus tanto em Jerusalém como em Roma. Afinal, o poder divino lhe foi dado para realizar a obra da mesma maneira que o Senhor Jesus a fazia (Jo 14.12).

DESENTULHE O POÇO

Remova do seu coração tudo aquilo que impede o fluir das águas vivas. Identifique o pecado que o aprisiona e não o chame de problema. Temos de chamar o pecado de pecado. Ele sempre foi o maior impedimento para que o homem pudesse desfrutar da comunhão e da intimidade do Senhor. Desde o Éden que o diabo tem tentado separar-nos da glória de Deus, que é a Sua Santa Presença. Para isso, ele tem usado a desobediência como um instrumento de maldição e separação. Ele sabe que Deus é a nossa fonte de vida e que separados Dele, estamos sentenciados à morte. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.34,36). Então, rompa com a escravidão do pecado, abandonando toda prática do mal. Salomão disse que “o homem justo que concorda em fazer maldades junto com o perverso é como uma fonte poluída ou um poço cheio de lama” (Pv 25.26). Você não pertence mais a este mundo, por isso “santificai-vos”. O sangue de Jesus é poderoso para nos limpar de toda nódoa do pecado e para nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9). Não aceite viver separado do Senhor, pois esta distância fere o coração de Deus e rouba de nós a bênção da comunhão e da intimidade do Espírito Santo. Siga o exemplo de Isaque e tire o lixo do poço! Quando os filisteus entulharam os poços que os servos de seu pai cavaram, Isaque não ficou passivo àquela ação inimiga. Os servos de Isaque cavaram naquele vale e acharam ali um poço de águas vivas (Gn 26.19). O diabo é como o filisteu e o pecado é o entulho que impede o fluir da vida de Cristo do nosso interior. Santifique a sua vida e “o Senhor te fartará até em lugares áridos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam” (Is 58.11).



quinta-feira, 25 de abril de 2013

A CEGUEIRA DO PECADO

E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles.2 Crônicas 30.10
A pior coisa que pode acontecer a alguém que conhece o Senhor é perder o amor por Ele. Aquele a quem isso sucede embrenha-se cada vez mais no reino das trevas, e, a partir desse erro, os sofrimentos passam a ser uma constante em sua vida. Há quem já esteja tão tomado pelo maligno que não sente mais desejo de voltar para o Pai, apesar de estar provando o quanto o diabo é mau. O que está afastado do Altíssimo não percebe que é o responsável pela própria penúria.
Pelo fato de se distanciar do Senhor, a visão espiritual dessa pessoa acaba e, se não houver arrependimento, o fim dela será terrível. Quando o rei Jeroboão dividiu o reino de Israel, levando dez tribos a formarem o reino do Norte, que ficou com o nome de Israel (1 Rs 11), ele era a esperança de milhares que não suportavam o fardo pesado do rei Roboão. Mas o que se viu a seguir foi o pior que lhes poderia ter acontecido – eles se deram à feitiçaria.
Já com o reino de Judá sucedeu o contrário. Apesar de ter havido uns reis imprudentes em Judá, a maioria foi temente a Deus. Ezequias, por exemplo, filho de Acaz, que foi perverso nos dias do reinado de seu pai, viu o reino do Norte ser invadido pelos assírios e os cabeças do povo serem levados em cativeiro, de onde nunca mais voltaram. Ao assumir o reinado de Judá, logo tratou de trazer seu povo ao Senhor (2 Cr 29.1-11).
Com isso, o reino de Ezequias  o qual contava com a ajuda de Isaías, um profeta muito usado pelo Senhor  foi estabelecido. Alguns anos mais tarde, quando Senaqueribe quis invadir seu território, Ezequias provou ser homem de Deus, resistindo à invasão do inimigo. O resultado da ousadia do rei assírio foi desastroso para este intruso, pois voltou à sua terra depois de ter visto um anjo de Deus matar 185 mil dos seus soldados em uma noite (2 Rs 19.35).
Em seus dias de apogeu, o rei Ezequias foi mais prudente do que seus antecessores, pois buscou o Altíssimo. Com tudo dando certo, ele decidiu comemorar a Páscoa em Jerusalém e sentiu que deveria convidar de Israel as pessoas que não haviam sido levadas cativas pelos assírios. Assim, o rei mandou que os correios fossem de cidade em cidade chamá-las para se juntarem a ele nessa comemoração. Já não havia temor de Deus em muitos deles, pois riram e zombaram daqueles que lhes davam o convite (2 Cr 30).
Hoje, muitos “doutores e sábios” da nossa geração têm esse mesmo desprezo ao ouvirem a respeito da salvação em Jesus. Diante disso, por acharem que não precisam do Todo-Poderoso, sofrerão amargamente no lago de fogo ardente por toda a eternidade. No entanto, mesmo sabendo disso, não deixe de falar do amor de Deus, pois alguns darão ouvidos a essa mensagem.

NAS MÃOS DO OLEIRO

Enquanto a roda gira, a mão do Oleiro não cessa o seu trabalho em nós! Ele sabe que a nossa estrutura é o pó da terra e que precisamos ser moldados a fim de vivermos o Seu eterno propósito. Mesmo sabendo das nossas limitações, Ele nos escolheu para sermos os Seus vasos de honra. Para isso, Ele precisa modelar-nos em Suas hábeis e onipotentes mãos. Ele disse através de Jeremias: “Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão” (Jr 18.6). Deus é bom, por isso não tema o tratamento. A terra dura precisa ser cortada pelo arado para receber a semente e produzir os frutos. Depois disso, o grão de trigo também é triturado e moído para que o pão, que alimenta e sustenta a multidão, possa ser oferecido. Este processo não é simples, mas necessário. Se perguntássemos à terra ou ao grão sobre a dor do preparo ficaríamos desanimados. Não se esqueça, porém, que Jesus Cristo foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades para que pudéssemos ser curados e transformados. Ele não recusou o cálice amargo da renúncia, antes, rendeu-se por amor de nós! Seu sofrimento garantiu-nos a recompensa e da humilhação nasceu a exaltação! Da mesma forma, seremos tratados por Deus para que os frutos da justiça divina se manifestem em nossas vidas. Como um artista que esculpe numa pedra uma obra de arte, Deus está talhando o nosso caráter para que cumpramos o propósito divino para o qual fomos criados. A cada golpe, sentiremos desprender de nós aquilo que não se identifica com a vida de Cristo e, “depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (1Pe 5.10). Aleluia! Deixe Deus tratar com você até que o altar do seu coração seja tomado pela glória do Senhor.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ASSENTADOS COM OS PRÍNCIPES

Que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Salmo 113.7,8
O que o Senhor promete fazer em nosso favor é simplesmente inacreditável. Isso prova o quanto Ele é verdadeiramente Pai; pois, se somos pequenos, ou estamos no lugar onde se deposita a imundícia, Ele não nos abandona. Basta reconhecer Seu plano e aceitá-lo, para que Ele nos levante e nos faça assentar entre os mais considerados dos filhos dos homens, os príncipes.
Se a vida não lhe tem sido agradável e você se considera uma pessoa sem sorte, um abandonado por tudo e por todos, comece a pensar diferente. Talvez, hoje, você esteja na pior situação possível, mas, ao crer no que o Senhor lhe fala, amanhã, em um futuro muito próximo, poderá ser reverenciado por muitos. O que Deus promete fazer por quem coloca sua confiança nEle é maravilhoso.
Não há lugar mais baixo do que estar no monturo, como um trapo que a sociedade ejetou, uma pessoa considerada um dejeto. Porém, mesmo no mais baixo degrau de humilhação, se você confiar nas palavras do Altíssimo Deus, em pouco tempo, será colocado entre os que se assentam com os príncipes. Diante disso, não deixe de crer no que o Senhor fala a seu respeito, pois Ele o fará se você confiar nEle.
Fique sempre atento, pois o inimigo vai querer mostra-lhe muita gente que, segundo ele, confiou no Senhor e não foi atendida. Ora, o Pai celeste jamais deixaria de cumprir uma só de Suas promessas. Os exemplos que o diabo lhe dará não aguentarão um só exame. A verdade é que há pessoas que se passam por servas de Deus, mas, como o Senhor conhece os corações, Ele sabe por que não pode socorrê-las.
Davi afirmou que, desde jovem, observava os justos e jamais viu um só deles não ser auxiliado pelo eterno Deus (Sl 37.25). Não basta se mostrar religioso, piedoso e esforçado na fé; se o Pai dá a alguém uma missão, mas este não a cumpre, ele prova que, de fato, não ama o Altíssimo. Ora, os que não amam o Senhor não podem ser amados por Ele (Jo 14.21). Isso explica por que muitas pessoas não são ajudadas em suas necessidades.
A coisa mais tola que alguém pode fazer é desprezar uma ordem divina. Ao enviar-nos a certa missão, o Senhor já preparou tudo o que se faz necessário para que tal obra seja realizada. Portanto, os que confiarem em Deus e seguirem Seus mandamentos verão que deram a Ele as condições para cumprir o que lhes prometeu.

A ATITUDE DETERMINA A ALTITUDE

A sua atitude determinará a sua altitude. Por isso, siga o exemplo das águias. Na época da renovação, elas mergulham nos rios e mares para que as penas velhas se desprendam e as novas venham a surgir. O Senhor está dizendo: “Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 20.7; 1Pe 1.16). A santificação é uma obra do Espírito Santo, mas depende da nossa disposição de ouvir a voz de Deus e obedecê-lO. Sua palavra é como água purificadora, por isso Jesus Cristo orou a Deus Pai: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). À medida que nos expomos às águas purificadoras da Palavra de Deus, absorvendo a Sua verdade pela fé, nossa alma é transformada pelo poder de Deus. O Senhor disse ao profeta Ezequiel que “onde quer que o rio passar tudo viverá” (Ez 47.9). Embora o espírito do crente seja recriado, a sua alma permanece num processo de purificação enquanto ele está neste mundo. Josué é um tipo de Cristo no Velho testamento, por isso foi escolhido para levar o povo ao lugar de abundância. Paulo afirma que “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.25-27). Esta obra é do Espírito Santo, mas nós podemos trabalhar em sociedade com Ele. Se você der espaço, Ele construirá o caráter de Cristo em você. Aceite o que Ele fez por você na cruz e aprenda a viver na graça e no poder da ressurreição. Afaste-se do pecado e assuma a sua nova vida. Você não precisa fazer força para ser o que já é. Em Cristo somos mais que vencedores. Como príncipe de Deus, você nasceu para ocupar os lugares altos da excelência.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

TRATAMENTO ESPECIAL

Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores. Isaías 44.2
Quando damos atenção ao que o Senhor fala a nosso respeito, sentimo-nos confortados. Por ser nosso Criador, Ele sabe da capacidade da nossa estrutura e, mesmo quando tomamos atitudes que não são do Seu agrado, Ele continua amando-nos. O importante é não deixar o medo instalar-se em nosso interior. O tratamento do Senhor para conosco sempre será de amor, compaixão e ternura, e Ele não desistirá de nós, pois somos Suas criaturas.
Jamais despreze as promessas que o Pai lhe tem feito, porque elas revelam o sonho e o amor que o Todo-Poderoso tem por você. Ainda que você tenha feito o que não agrada a Ele, o Altíssimo não desistirá de adverti-lo, de mostrar que não vale a pena deixá-Lo, pois o inimigo só espera que isso aconteça para invadir sua vida e destruí-lo (1 Pe 5.8). É importante, então, dar importancia ao que Deus lhe diz, pois, assim, você se sentirá confortado.
O Senhor conhece tudo sobre o homem; afinal, foi Ele quem o criou do pó da terra e conhece a capacidade que ele tem para suportar o peso da tentação. Quando um de Seus filhos cai, o Pai celeste Se entristece, mas, ao mesmo tempo, entra em ação para ajudá-lo a se levantar. O amor de Deus só espera que você guarde os mandamentos para entrar e agir em seu favor.
O diabo sabe do prejuízo que o medo causa nas pessoas, por isso ele “pinta o quadro” do modo mais sombrio possível. É importante nunca acreditar no que lhe é mostrado fora da Palavra, pois é tudo mentira do maligno. Entenda que, ao tirar os olhos daquilo que o Senhor revela, o homem passa por momentos difíceis. Além disso, desprezar a Escritura é o ato mais tolo que alguém pode cometer (Pv 19.16).
Nosso Pai jamais deixará de nos amar. Por mais que tenhamos errado, Ele usará de toda compaixão para nos mostrar que, longe de Seus braços, só teremos o ódio do inimigo. O Senhor é misericordioso, terno e pronto para perdoar a quem coloca a confiança em Suas palavras (Sl 78.38). Portanto, esta é a saída: confiar no que Deus o faz entender pelas Escrituras.
Somos amados do Senhor, e Ele informa que nos escolheu (Jo 15.16). Então, do que mais precisamos, se fomos escolhidos por Aquele que é perfeito? Com isso, podemos descansar, pois, em hipótese alguma, o Pai nos abandonará. Ainda que você tenha ido longe demais, neste momento, volte para Ele. Saiba que a cada passo que der na direção do Altíssimo, Ele dará outros passos para encontrá-lo, e isso está ocorrendo agora.

SANTIFICAI-VOS

Molhe os seus pés no Jordão! Embora sejamos sacerdotes do Deus vivo, nossos pés secos e sujos precisam ser limpos. A travessia do Jordão representa a morte do “eu”, por isso, busque a santificação. Somente assim você desfrutará das bênçãos e da plenitude do reino. Jesus Cristo, depois de ser batizado pelo Espírito Santo, foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. Em consagração, Ele saiu do deserto aprovado e passou a proclamar ao mundo a salvação. Ele dizia: “O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). O arrependimento abre as portas do reino de Deus e não há dúvidas de que este é o tempo oportuno para a restauração de todo aquele que crê. Por isso, “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19). O milagre sempre começa em nós, por isso, reconheça e confesse os seus pecados para Deus e apresente para o Senhor os frutos dignos de arrependimento. Através do Espírito Santo somos convencidos do pecado, da justiça e do juízo, mas este convencimento não pode ficar limitado àquele primeiro momento, quando confessamos a Jesus como Senhor e Salvador. Precisamos estar totalmente arrependidos ou continuamente conscientes da necessidade de mudarmos os nossos pensamentos e atitudes. Existem falsos padrões de pensamentos em nossas mentes que precisam ser mudados. Arrependimento é mudança de pensamento que gera novo comportamento. Sendo assim, não se conforme, mas transforme-se pela renovação constante do seu entendimento (Rm 12.2). Esta disposição dará ao Espírito Santo condições para executar em sua vida a gloriosa obra da santificação.

domingo, 21 de abril de 2013

Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.Marcos 6.26
O ser humano deve preparar-se para entender os sentimentos que lhe vêm ao coração. A tristeza é um deles e pode impedi-lo de cometer coisas ruins. No caso do rei Herodes, ele ficou triste com o que haveria de fazer, mas não quis voltar atrás. Assim, ao cumprir a promessa feita à filha de Herodias, parece ter provado que “mais vale ficar vermelho cinco minutos do que amarelo por toda a vida”. Diante disso, um juramento tolo fez o profeta João Batista perder a cabeça(Mc 6.17-28). Seja, portanto, sensível ao Espírito de Deus.
O Senhor nos assiste sempre. Até mesmo os perdidos são convencidos por Ele antes de cometerem algo errado. Os que servem ao Criador, ao pensarem em aceitar a tentação, são tomados por um tremor, um sentimento de indignidade e vergonha que os faz sentirem-se miseráveis e recuarem. Alguns, no entanto, optam pelo pecado.
Se, para você, o sinal está verde, se não se sente nem um pouco envergonhado ou triste com o que está prestes a praticar; se o seu coração não lhe diz que aquilo é pecado, ou não se lembra de algum versículo, um sermão ou uma música que o aconselha a não fazer tal coisa, não tem responsabilidade se aquilo é errado ou não. Mas, se houver dúvida ou importunação na alma, não o faça.
O rei Herodes tinha prazer em ouvir João Batista. O servo de Deus lhe dizia que não era lícito possuir a mulher do seu irmão, mas aquele monarca nunca atendia. Então, em um momento de descuido, viu a filha de sua amante dançar de tal modo que sua pecaminosa alma o fez fazer um tolo voto. Assim, aquela moça lhe pediu a cabeça de João Batista, e, apesar de ter ficado triste, Herodes manteve a promessa.
Herodes não atendeu à tristeza que tomou conta da sua alma e mandou que degolassem João Batista. Mais do que poupar a vida de quem lhe dava bons conselhos, o que importava para o rei era que aqueles que o ouviram dar a palavra não o tivessem como arrependido. Quem não obedece ao toque divino será capaz de tomar tristes e horríveis decisões. Nas pequenas renúncias, estamos preparando-nos para as grandes decisões.
Um ministério sério, o qual abençoava milhares de pessoas, terminou de forma trágica. O rei pecador deve ter ficado a vida toda com remorso. Contudo, remorso sem arrependimento, sem uma confissão real e o consequente pagamento da ofensa, não ajuda em nada. No caso de Herodes, sua tristeza foi desnecessária.
Mais cedo do que pensa, você estará diante do Tribunal eterno e, se não tiver se livrado de seus erros, pelo arrependimento sincero e real, ou se acertado com o Senhor e com a pessoa contra quem errou, sua situação será muito desconfortável, pois sua sentença será a punição eterna no lago que arderá com fogo e enxofre (Ap 21.8). Ainda há tempo para se acertar! Que tal agora?

MOLHE OS SEUS PÉS NO JORDÃO

O Jordão corre entre nós! Ele representa o rio das perplexidades, dos desafios e limitações. Aquilo que se coloca entre nós e o nosso sonho e nos impede de conquistar a promessa divina. Mas Deus está dizendo: “Santificai-vos”. Entenda que um amanhã maravilhoso requer a consagração do Seu povo, por isso você está sendo convocado a levantar a arca do Senhor e atravessar esse rio. “Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas” (Js 3.13). Essa atitude destemida exigirá de nós cooperação, confiança e coragem. O Senhor disse que por aquele caminho novo eles ainda não haviam passado, por isso, teriam de ser conduzidos pela presença de Deus. Por certo, havia um misto de surpresa, temor e deleite naquele ato de fé, mas não havia como voltar atrás. Deus e o povo dependiam da atitude de fé dos sacerdotes. Entenda que Deus está contando com você neste momento. “Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9). A salvação de sua família depende de você. Paulo disse: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.31). Confie na intervenção divina. A arca representa Cristo e é Ele quem se coloca entre nós e os desafios. Lembre-se que a arca foi à frente e nós os sacerdotes temos o privilégio de levá-la. Sabemos que o rio não secou imediatamente e que foi necessário esperar, confiar e orar, enquanto as águas baixavam. Por isso não desista! É preciso coragem para arriscar e paciência para esperar, até que o milagre aconteça.

sábado, 20 de abril de 2013

NÃO É PARA SE ASSUSTAR

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. 1 Pedro 4.12
Todos aqueles que se converteram devem esperar momentos nada agradáveis, pois o Altíssimo permitirá que sejam provados. Foi o Espírito do Senhor quem levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1-11) e, sem dúvida, Ele não fez isso como se estivesse castigando o Filho de Deus. Portanto, a pessoa não deve estranhar se, de uma hora para outra, surgirem ofertas para que ela aja em desacordo com a Palavra.
O apóstolo Pedro falou da ardente prova que vem sobre a nossa vida, por isso devemos estar de sobreaviso e, quando essas coisas se apresentarem a nós, temos de resistir e não lhes dar a mínima atenção. Como Jesus que foi tentado por Satanás, também o seremos, se é que realizaremos as mesmas obras que o Senhor fazia. Se você não é tentado nunca, examine sua vida para saber se realmente se converteu.
É claro que nenhum dos salvos gostaria de ter pensamentos errados, imundos ou nocivos; porém, o tentador é mestre em trazer essas ofertas aos filhos de Deus. Se já se desesperou por ter pensado em coisas más, ou ter tido vontade de praticar coisas erradas, em vez de se achar um perdido, perceba que isso é algo do inimigo que deseja vê-lo separado de Deus. Se isso aconteceu, peça perdão ao Senhor neste momento.
Fique atento e, quando a tentação chegar, não a considere algo estranho que lhe está acontecendo. Tome, portanto, a exortação da Palavra do Senhor e, ao surgir alguma vontade maligna, que pode vir mascarada como algo bem intencionado, ofertas de prazer, de lucro, não se esqueça de que isso faz parte do plano maligno para seduzi-lo. No entanto, com fé e firmeza em Nome de Jesus, repreenda a tentação por mais forte que seja e não caia.
A Escritura nos ensina uma maneira simples de não ser levado pela tentação: viver em Espírito. Quem não se desligar dos mandamentos verá que não é difícil recusar as propostas do inimigo. Por outro lado, os que não têm muito apreço para o que o Verbo divino lhes diz não conseguirão forças para dizer não ao tentador. Dar atenção ao que o Senhor fala é o segredo para manter-se sempre ligado a Ele (Pv 16.20).
Se não pudéssemos passar em todos os testes, o Senhor não teria permitido que fosse desse jeito. A verdade é que, na recriação do nosso espírito, Deus nos fez de tal maneira que temos condições de enfrentar qualquer batalha e sairmos vencedores (Sl 34.19). Quem não vigia e cai não deve dar a desculpa de que a carne foi mais forte do que sua fé, pois o Todo-Poderoso nos assiste em tudo e, se pedirmos, Ele nos dará a força para o escape.

UM AMANHÃ MARAVILHOSO

Aprenda a fazer do futuro um amigo. Quando Deus deseja realizar em nós os seus propósitos, Ele cria em nossos corações o desejo de avançar e nos leva às margens do Jordão. Ele nos desafia a consagrar as nossas vidas e a depender exclusivamente Dele para a conquista da nossa terra prometida. Veja o que aconteceu com o povo hebreu nos dias de Josué. Depois de caminhar pelo deserto por trinta e oito anos, o povo se deparou com o rio Jordão, que transbordava na sega, e foi ali que o Senhor falou ao povo através de Josué: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). Para uma multidão cansada e desencorajada, o amanhã não passava de mais um dia, mas Deus havia preparado um amanhã maravilhoso para o seu povo além do rio. Eles estavam na fronteira de Canaã, a terra dos seus sonhos. Havia chegado o tempo favorável do cumprimento da promessa em suas vidas. Por isso, eles foram desafiados a avançar. Deus trabalha desta forma! Ele mostra o caminho, oferece o poder, promete ajuda e nos convoca a dar o primeiro passo. Então, levante-se! Você será o cooperador naquilo que Deus está fazendo nestes dias. Canaã significa para nós a combinação de todas as Suas bênçãos, a vida abundante em Cristo, a plenitude do Espírito Santo em nós, a alegria da nova vida, a solução das impossibilidades suportadas, o nosso real potencial e a realização dos nossos sonhos. É tempo de conquistar tudo isso, em nome de Jesus. Contudo, teremos que seguir a instrução divina e consagrar as nossas vidas ao Senhor. Ele é a nossa herança, e sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Liberte-se de tudo aquilo que impede a sua devoção a Ele e livre-se das coisas velhas. Você precisa estar totalmente livre para viver este amanha maravilhoso que Deus preparou para você.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESVAZIE A SUA BOTIJA

Esvazie a sua botija! Desta forma, Deus enviará um novo enchimento para você. Você se lembra da viúva endividada que foi buscar ajuda junto ao profeta Eliseu. Ela tinha apenas uma botija de azeite e Deus usou, exatamente, aquela semente para realizar o milagre da multiplicação. A viúva foi instruída a dividir para obter mais do que possuía. É simples entender o porquê desta instrução divina. O mundo espiritual é regido por leis específicas que governam não apenas os céus, mas também a terra. Por isso, é muito importante que você conheça estas leis e as aplique ao seu modo de viver. Estes princípios espirituais afetam todas as áreas de nossas vidas, porque não se referem apenas às realidades espirituais, mas também à nossa vida pessoal, material, financeira, familiar, etc. A lei da semeadura é um bom exemplo disso. Ela diz que “tudo o que homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Isso é verdade, tanto no mundo espiritual quanto no mundo natural. Outra lei importantíssima é a que se refere ao dar e ao receber. Vamos chamá-la de lei do retorno. Jesus disse: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6.38). Se você deseja receber mais, o segredo é dar. Paulo disse: “... enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Ef 5.18,19). O verbo “encher” no texto original tem o sentido de “encher e continuar sendo cheio, continuamente”. A única maneira de isso acontecer, é esvaziando. Sendo assim, divida tudo aquilo que o Pai tem lhe dado. Divida o amor, o conhecimento, o pão, as vestes, etc. Só assim você manterá o fluxo da graça de Deus em sua vida.

SEJA COMO O PAI

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. Timóteo 2.13
O que se fala do Senhor deve ser dito de cada um de Seus filhos. Ele garante que não negará a Si mesmo. Seja fiel ao que Ele constituiu para você, pois sua eleição tem uma razão bem maior do que você consegue ver. O inimigo irá tentá-lo nesse sentido, para que Deus seja achado mentiroso a respeito do decreto que fez sobre a sua pessoa. Quando você colocará em ação a Palavra que Ele lhe enviou?
Ao ser aceito na família divina, você foi feito parte do Corpo de Cristo; por isso, não deve dar lugar a nenhuma fraqueza que domina o homem comum, a nenhuma inabilidade e nenhuma lembrança de sua vida antiga. Por ter sido recriado em Jesus, você não tem mais os defeitos do velho homem nem está debaixo do poder infernal. Agora, é nova criatura (2 Co 5.17a) e, por isso, deve desenvolver sua salvação rumo à maturidade espiritual.
Um dos alvos que você tem de perseguir é a fidelidade. Para isso, esforce-se a fim de ser encontrado fiel. Em hipótese alguma, o Senhor deixará de ser fiel, pois não pode negar a Si mesmo; e é assim que você também deve ser. Mesmo não entendendo por que o Altíssimo o deixou passar por alguma situação tão penosa, sofredora, sem aparentemente nada fazer em seu favor, continue fiel, pois, um dia, Ele lhe revelará tudo.
Quantas vezes, você deixou de cumprir a vontade divina, e Deus manteve as promessas para a sua vida? Portanto, não caia na tentação de pensar que Ele também errou a seu respeito, porque isso jamais ocorreria. Se tem passado por situações desagradáveis, elas são necessárias para seu benefício, a fim de que seja completo na obediência e no entendimento, avance e tome posse do prêmio que o espera.
Na tomada de Canaã, a batalha foi mais fácil para alguma tribo israelita do que para outras. No entanto, o Altíssimo deu a vitória a todas. Jamais deixe o diabo fazer você ficar chateado com o Senhor, pensando que Ele não lhe foi suficientemente fiel. A verdade é que o Pai jamais será infiel ou omisso (Dt 7.9). Nas suas batalhas, Ele sempre está ao seu lado para fazer de você um vencedor. Esteja sempre certo de que Ele nunca o deixará (Js 1.5).
Agora é o momento de colocar em vigor o decreto divino a seu respeito! O Senhor tinha razões de sobra quando o convocou para compor Sua equipe. Ele só precisa que você seja fiel ao que lhe foi dado como missão; desse modo, Ele fará com que a sua vitória seja completa. Deus não o chamou para um viver derrotado, e sim para o sucesso. Com Cristo na direção, sempre haverá triunfo.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A PROTEÇÃO DA ALIANÇA

A aliança está selada com o sangue de Jesus. Por meio dele, somos acobertados e protegidos dos ataques constantes do inimigo. Foi por intermédio do sangue derramado na cruz do Calvário que Jesus nos reconciliou com Deus e nos salvou. Paulo explicou aos efésios: “Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio...” (Ef 2.12-14). Aleluia! Fomos atraídos para Deus através do sacrifício de Jesus e incluídos na aliança eterna através do Seu sangue derramado em favor de nós. Hoje, podemos celebrar a nossa herança, desfrutando de toda a provisão que Ele nos oferece. Contudo, você precisa estar debaixo da cobertura da igreja de Cristo para desfrutar destas bênçãos espirituais. Não há como manter a comunhão com a Cabeça e não manter a comunhão com o Seu corpo. Paulo disse que “Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Ef 5.23). Para estar ligado ao corpo de Cristo você precisa ser batizado nele. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Através da sua confissão de fé e do batismo nas águas, você é recebido no Corpo de Cristo e passa a fazer parte da família de Deus. Embora você tenha a cobertura espiritual direta do Senhor, você precisa da cobertura apostólica da igreja também. Desta forma, somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos, do qual Jesus Cristo é a pedra principal, toda a igreja cresce para templo santo no Senhor. Firme a Sua aliança com Ele através da Sua igreja

PRUDÊNCIA NECESSÁRIA

E teve Davi conselho com os capitães dos milhares, e dos centos, e com todos os príncipes; e disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arrabaldes, para que se ajuntem conosco. 1 Crônicas 13.1,2
Quem repara como os sábios vivem tem toda a probabilidade de se tornar sábio também. Em se tratando de alguém que o Senhor está usando, essa possibilidade aumenta – e muito –, pois, atrás do que ele faz está a mão divina. Mas o melhor mesmo é sempre se deixar ser ensinado pelo Senhor. A verdade é que os planos dEle para cada situação podem não ser os mesmos, ou pode haver algum perigo em certos momentos.
Davi foi chamado pelo próprio Deus de um homem segundo o Seu coração (At 13.22). Isso nos dá a entender que ele consultava o Altíssimo e assumia a direção dada. Se o Altíssimo nos fala por Si mesmo, ou responde algum pedido que fizemos, não é bom deixarmos de assumir o que Ele diz. Quem sempre der a Deus o senhorio sobre suas decisões será bem-sucedido.
A consulta que o filho de Jessé fez aos que aderiram a ele para o fazerem rei colocava seus subordinados como responsáveis por ouvirem do Senhor e decidirem juntamente com ele. Isso não é falta de fé, e sim prudência, pois, no ardor da batalha, é possível que não tenhamos ouvido bem sobre quando tomar certa atitude, em que lugar e por qual razão. Agora, mesmo em uma proposta, a responsabilidade é nossa.
Ser humilde sempre deve ser a marca dos que fazem a vontade divina (1 Pe 5.5). Porém, até para mostrar-se com essa qualidade o servo do Senhor deve procurar dEle o momento certo para assim proceder. A Palavra declara que os filhos não podem ver a nudez dos pais (Lv 18.7). Isso significa que, se você sempre se mostra em dúvida, os que estão ao seu serviço podem ter uma impressão ruim a respeito da sua liderança.
Davi queria um reino que tivesse o consentimento de todos, pois a aprovação do Senhor já havia obtido. Com isso, faria com que todos fossem responsáveis com ele nas resoluções tomadas. É bom levar todos ao mesmo sentimento, pois, assim, você anula a ação de  alguns fracos de mente ou dominados por torpe ganância.
Não é bom ter algum grupo ressentido sob o seu governo, porque, quando você menos espera, essas pessoas podem sublevar-se e não aceitar mais a sua autoridade sobre elas – o que lhe causará certo constrangimento, prejuízo ou dor. Além disso, quando o líder tem de esconder algo dos liderados, isso não vem do Senhor.

terça-feira, 16 de abril de 2013

ESCOLHA A MELHOR PARTE

Escolha a melhor parte! Tal qual Maria, sente-se aos pés de Jesus Cristo e receba Dele as palavras de vida eterna. Dê prioridade ao reino de Deus e a Sua justiça e as demais coisas Ele acrescentará. Em meio a este turbilhão de afazeres e responsabilidades da vida moderna, pare para ouvi-lO. Nesta tirania da urgência, é muito fácil substituirmos aquilo que é fundamental por aquilo que é necessário. É necessário trabalhar, estar com a família, descansar, etc., mas é fundamental estar com Cristo e ser cheio do Espírito Santo. Afinal de contas, é esta plenitude que dará sentido a todas as outras coisas da vida. O salmista disse: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Sl 127.1,2). Através de uma parábola, Jesus ensinou a mesma verdade. Ele disse que um homem prosperou tanto que já não tinha onde armazenar a sua grande colheita. Ele pensou estar pleno por ter conseguido tudo o que almejou, mas ouviu a voz de Deus, dizendo: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20). Não podemos perder a perspectiva da eternidade, jamais! O que dá sentido à vida é Jesus. Marta não estava errada em querer oferecer o seu melhor para Deus. Ela estava certa! Mas há algo que Ele quer oferecer a nós, que é excelente. Neste caso, não há substitutos para a comunhão com o Senhor. Ele deve ocupar o lugar mais importante de nossas vidas, ou seja, o trono do nosso coração. Exalte a Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36).

QUANDO SATANÁS ENTRA

Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro. Lucas 22.3-5
Esta mensagem fala de um dos fatos mais perigosos que pode ocorrer em sua vida: aceitar a tentação. Você não imagina o que lhe ocorrerá se consumar o que o inimigo já vem, há muito tempo, tentando fazer com sua vida. A tentação ainda não significa que você pecou, mas o pecado a trouxe para você abrir a porta, e o chefe dela – Satanás – entrar em seu viver. Quem está sob tentação encontra-se em grande perigo.
Quando Judas Iscariotes – o tesoureiro do ministério de Jesus – consentiu em aceitar o pedido das autoridades judaicas para lhes entregar Jesus, o diabo entrou nele. Judas já vinha tendo um “namorico” com o demônio. Não sabemos se já havia estado com alguma autoridade de Israel ou se alguém lhe dissera que os chefes do judaísmo estavam prontos a recompensar aquele que lhes entregasse Cristo.
Por diversas vezes, Judas deixara-se levar por outras tentações, mas essa narrada em Lucas 22 é uma das piores que já sofrera. A situação foi tão séria, que, após ele concordar em trair o Mestre, o próprio chefe dos demônios entrou em Judas. Contudo, em outras ocasiões, um espírito maligno qualquer o fazia tirar parte do dinheiro que pertencia ao Senhor (Jo 12.6).
Prezado leitor, esse assunto de ser tentado e cair na tentação é sério demais! Se você já se tem deixado levar por algum afago ou olhar pecaminoso, bem como por conversas que não deve travar com nenhuma pessoa – a não ser com seu cônjuge –, arrependa-se enquanto é tempo! Do contrário, chegará o dia em que o comandante do Inferno, pessoalmente ou por meio de um de seus demônios, entrará em você, e, então, a sua alma seguirá pelo caminho da perdição.
Não permita que o maligno o faça consumar a tentação. Se você foi longe demais, mas ainda não chegou ao ponto em que o Senhor não mais o terá por inocente, tome agora a decisão de não cair e fuja da tentação! A misericórdia divina é paciente, mas, se você continuar a “flertar” com o inimigo, ela terá de abandoná-lo. É exatamente isso que o diabo está esperando. Portanto, fuja enquanto é tempo!
A melhor maneira de se livrar das propostas infernais é ir ao Senhor em oração e contar-Lhe tudo o que se passa com você. No mesmo instante em que contar ao Pai como tem sido tentado, Ele fará você entender o que fazer. Então, na mesma oração, além de pedir e receber o perdão, decida romper os laços que o amarram ao pecado, antes que o inimigo se assenhoreie da sua vida.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. 1 Reis 11.4
Deus permitiu que cada homem tivesse uma mulher, e vice-versa. No entanto, há quem ache necessário ter mais do que uma. Com isso, comete loucura no meio do Israel de Deus – a Igreja. Jesus advertiu: Ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18.7b). Se, em algum procedimento, você escandalizar alguém, será réu do juízo eterno. Portanto, seja sóbrio e mantenha-se dentro dos limites que a Palavra dá.
O Altíssimo permite que se ganhe o suficiente, mas o demônio tem convencido muitas pessoas de que precisam de mais. Então, para irem atrás do que querem, não buscam o Senhor, mas aceitam a sugestão de Satanás para agirem de modo errado. Ora, se você sente que necessita de mais, por que não fazer disso um motivo de oração?
Jamais diga ao Senhor o que Ele deve fazer! Ao contrário, peça a Ele que lhe diga o que você deve fazer, e, mesmo sentindo que certas atitudes não lhe farão mal, não saia dos limites que a divina Palavra lhe impõe.
Na tentativa de iludir Jesus, o diabo mostrou-Lhe toda a glória do mundo e disse que Lhe daria tudo aquilo se, prostrado, Ele o adorasse (Mt 4.9). Obviamente, o Senhor não aceitou. Se você disser sim à proposta do inimigo, será o seu fim! O demônio quis iludir o Mestre, porque sabia que, um dia, perderia tudo o que havia roubado de Adão.
Portanto, o que o adversário lhe propuser também será puro engano. Mantenha-se fiel até o fim, e a sua recompensa será bem maior (Ap 2.10).
Quem não quiser chegar ao fim de seus dias na mesma condição de Salomão tem de obedecer aos mandamentos divinos. Deus havia proibido que os filhos de Israel se casassem com mulheres fora do Seu povo. Salomão, porém, achou que a proibição não valia para ele; afinal, Deus o havia feito o homem mais sábio (1 Rs 3.3-13). Não é bom transgredir nenhuma das ordens divinas, ainda que seja a menor delas.
Que tipo de pessoa o diabo tem feito você sentir que é? Você se acha o dono do que faz ou é servo de Deus? Não importa o que você se julga ser; saiba que, um dia, será chamado a prestar contas da sua mordomia. De que adianta o homem ganhar o mundo todo, mas perder a sua alma (Mc 8.36)? Viva de tal modo que Satanás não consiga tirá-lo do caminho que o Pai estabeleceu para você trilhar.
Se Salomão tivesse permanecido fiel ao que o Altíssimo diz a todos, não se teria comprometido a ponto de suas mulheres lhe perverterem o coração. Com quantas “mulheres” você tem se casado? Na sua vida, as mulheres podem significar coisas fora da permissão divina, mas que você tem consentido em seu coração. Ainda há tempo de se arrepender. Que tal voltar, neste momento, ao caminho da obediência?

TEMPO PARA DEUS

Deus está interessado em você! Para Ele, você é uma prioridade. Sabendo disso, faça Dele a sua prioridade também. Embora o seu serviço seja importante para o Senhor, Ele não está “tão” interessado naquilo que você fará “para Ele”, quanto está interessado naquilo que você permitirá que “Ele faça” em você. Entenda que o “ser” vem antes do “fazer”. Isso não significa que devamos ficar de braços cruzados, até porque, aquele que sabe quem é, fará aquilo que nasceu para fazer. Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20). É impossível você descobrir a sua verdadeira identidade em Cristo e ficar alheio à Sua vontade ou ao propósito para o qual você nasceu. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também” (Jo 5.17). Se você entende que Cristo vive em você e que Ele trabalha dia e noite em favor daqueles que esperam Nele, não há como ficar parado. Mas estar envolvido com a obra de Deus não significa estar envolvido com o Deus da obra. Nós servimos um Deus de relacionamentos e Ele não quer apenas o seu serviço. Ele quer você! Ele deseja ter comunhão com os Seus filhos num relacionamento de amor e intimidade. Jesus orou sobre isso, dizendo: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste” (Jo 17.3). Não há outro meio de você conhecer a Deus, senão, se relacionando com Ele. Através da Bíblia Ele fala com você e através da oração você fala com Ele. O seu louvor também o aproxima Dele (Sl 22.3). Sabendo disso, dê uma resposta de amor ao Senhor e renda-se a Ele em adoração total

domingo, 14 de abril de 2013

PARE PARA OUVIR

Toda pessoa que ouve direito fala bem. Por isso, você precisa parar para ouvir o que Deus está dizendo. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hb 1.1,2). Ouça o que o Filho está dizendo! Sabemos que o justo viverá pela fé e “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pelas palavras de Cristo” (Rm 10.17). Sente-se aos pés de Jesus e ouça as palavras vivificantes que procedem da Sua boca. Num mundo de “Marta”, cheio de tantos afazeres, é um desafio ser “Maria”, e separar um tempo para ouvir as palavras do Mestre. Você deve conhecer este contexto bíblico. “Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.38-42). Num primeiro momento, a maioria das pessoas recriminaria Marta, por conta da sua atitude ríspida, e elogiaria Maria por sua disposição de buscar a Deus. Mas é importante que você olhe os dois lados da moeda e tente descobrir a virtude destas duas mulheres, porque no fundo, ambas queriam agradá-lo. O segredo está em saber ouvir o que Cristo está dizendo, pois somente Ele tem as palavras de vida eterna.

COMO EDIFICAR A CASA

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis. Provérbios 24.3,4
Temos aqui as direções para edificarmos a nossa casa, que é templo do Senhor. A primeira delas é a sabedoria, sem a qual nossa moradia não será edificada. Em seguida, precisamos da inteligência para que nossa casa seja firmada e, por fim, do conhecimento, que nos ajudará a enchê-la de substâncias preciosas. Com isso, ocuparemos o nosso lugar no mundo espiritual para cumprirmos a missão que Ele nos deu e sermos uma bênção.
Tiago declara, em seu livro, que quem tem falta de sabedoria deve pedi-la, pois ela lhe será dada (Tg 1.5). Sei que preciso muito dessa virtude, pois reconheço que ela não é abundante em mim. Porém, como almejo edificar uma casa forte e firme contra as astutas ciladas do inimigo, não posso abrir mão do que a Palavra diz. A revelação afirma que a casa se edifica com sabedoria; se houvesse outro meio, este nos teria sido revelado.
A inteligência é necessária para firmarmos a casa que foi edificada. Não basta termos conseguido construí-la; ela precisa ser fixada. O meio de conseguirmos tal dom é o mesmo que temos de utilizar para obtermos sabedoria: alçar a voz em súplica. Portanto, faça isso agora mesmo, com fé e determinação, pois o Senhor não nos diria nada que não nos quisesse dar. A sua casa precisa ser edificada e firmada sobre a Rocha eterna.
Meditando na Palavra, você conseguirá o entendimento, o qual é importante para todas as câmaras do seu interior serem cheias dos bens preciosos e deleitáveis. O Senhor não sonega bem algum aos que andam retamente (Sl 84.11) – agem sobre o que está registrado nas Escrituras. Com eles, você não deixará que prospere nenhuma ferramenta preparada pelo diabo para atingi-lo (Is 54.17).
O que Deus lhe dará para encher os lugares do seu armazém é de grande proveito, pois, como sabemos, o inimigo anda ao nosso derredor, bramando como leão, procurando algum de nós para tragar (1 Pe 5.8). Às vezes, Satanás traz desejos de adultério, prostituição, desonestidade, orgulho, vaidade etc. Porém, se o interior da sua casa estiver repleto de coisas valiosas e deleitáveis, você será uma bênção em todos os sentidos.
O que Deus dá é precioso e satisfaz. Com essas armas, você enfrentará qualquer ataque infernal e o subjugará. Ainda que o adversário se esforce ao máximo para atingi-lo, mantenha-se firme e calmo, pois, assim, você terá poder para inutilizar todos os seus perversos intentos. Os dons divinos dão prazer. Tanto a sabedoria como a inteligência e o conhecimento são concedidos a quem teme o Senhor.

sábado, 13 de abril de 2013

O PODER DA FÉ

Aprenda a pensar como Deus pensa e a falar como Ele fala. Nisso está o segredo de uma vida transformada e próspera. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” (Is 55.8). Você pode conhecer a mente de Deus estudando a Sua Palavra, porque ela revela a vontade do Senhor em relação às nossas vidas. Uma vez que você tenha esse conhecimento, alinhe as palavras da sua boca com a Palavra de Deus. Ele fala das coisas que não são como se fossem, por isso você precisa aprender esta linguagem sobrenatural da fé. Na mente de Deus você tem tudo porque tem Cristo. Está escrito: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8.32). Paulo afirmou: “Tudo é vosso, e vós de Cristo e Cristo de Deus” (1Co 3.22,23). Se Deus diz que temos tudo, então devemos declarar a mesma coisa. Não podemos confessar com a nossa boca que não temos algo, pois Deus pensa assim: “... ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado” (Mt 13.12). Se o Espírito Santo afirma que “tudo é vosso”, concorde com Ele e declare pela fé que você tem tudo. Lembre-se que Deus fala das coisas que não são como se fossem porque Ele as enxerga no mundo espiritual. Então, mantenha a sua mente e os seus olhos na realidade de Deus e não do mundo. Se você crê e confessa que tem, “dar-se-lhe-á, e terá em abundância”, ou seja, você receberá mais. Entretanto, se você confessa por incredulidade que não tem, “até aquilo que tem lhe será tirado”. Ainda que os seus olhos não possam ver, aproprie-se do que lhe foi dado. Jesus disse que “tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes e será vosso” (Mc 11.24)

A RAZÃO DE SERMOS ENVERGONHADOS

Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, porque deixamos a terra, e eles transtornaram as nossas moradas. Jeremias 9.19
Existem pessoas que já não têm coragem de testemunhar a respeito do que a fé em Cristo pode fazer por quem a assume. Muitas, no início de sua caminhada com Jesus, eram felizes e recebiam bênçãos, mas, agora, não há mais um grito de vitória saindo de seus lábios; ao contrário, entoam canções de pranto, que fazem os necessitados não mais procurarem o Senhor. Por que isso tem acontecido no meio do povo que só deveria conhecer vitória?
A Palavra não falha; as pessoas sim. Muitas não percebem que, ao deixarem de agir sobre o que está escrito, distanciam-se de Deus. Há aquelas que se acham especiais e, por isso, Deus tem de enviar um anjo para lhes falar algo, ou Ele tem de fazer isso pessoalmente. Ora, tudo aquilo que nos salta aos olhos nas Escrituras é como uma porta que se nos abre!
Ao negar a Palavra por qualquer motivo, você se afasta da operação divina, e, então, acontece o que disse Jeremias: você prova a operação do mal até ficar arruinado. Sem dúvida, o diabo é quem está por trás de toda ação maligna em sua vida, mas isso não seria assim se você não tivesse abandonado o que lhe foi dado. A revelação divina – por menor que seja e por mais frágil que pareça – tem em si o poder para fazer o que a sua fé determinar.
O Evangelho é a Terra Prometida pelo Senhor aos que são libertos do cativeiro do pecado, do mesmo modo que, nos tempos bíblicos, Canaã era a Terra da Promessa para os israelitas (Êx 6.4-8). Quem deixar a sua posição espiritual será mui envergonhado. Infelizmente, um grande número de pessoas tem tomado o caminho errado, negando ao Espírito Santo o comando sobre sua vida, colocando-se, assim, sob o domínio das trevas. Com isso, elas só experimentam vergonha e frustração.
Se você permitir que o adversário entre no seu poder de decisão, ele transformará em assolação a sua morada em Deus. O que lhe restará será angústia, derrota e muito sofrimento. Mas não foi para isso que a luz divina o iluminou. Você foi chamado para ser uma bênção, um amigo de Deus, alguém que só coleciona vitória sobre vitória; no entanto, como amou a maldição, esta se tem tornado o senhor da sua vida.
O que fazer para mudar essa situação? Lembre-se de onde caiu, volte para o Senhor e, com sinceridade e fé, confesse a Ele seu erro. Deus irá perdoar-lhe, e você poderá voltar a andar com Ele vitoriosamente. Enquanto a pessoa que caiu não se arrepender de verdade e não voltar para a casa do Pai, sua vida continuará sendo uma vergonha. Neste momento, Deus lhe dá a oportunidade de se acertar com Ele; portanto, faça isso!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

DESTRUA AS FORTALEZAS DA MENTE

Discipline os seus pensamentos. A semente da dúvida cresce mais rápido na terra do desespero, por isso, tire os olhos do fato e coloque-os em Deus. Na dor e no sofrimento, há uma predisposição maior da nossa alma em ouvir o que o diabo tem a dizer. Ele tentará manipular, de todas as formas, as circunstâncias ao seu redor, com o intuito de mantê-lo preso aos fatos, sejam eles presentes ou passados. Desilusões, fracassos, injustiças e tantas outras experiências vividas podem se tornar fortalezas mentais ou prisões emocionais. Elas resistirão a sua fé e o agir de Deus em sua vida. Por isso, Paulo disse que devemos buscar a renovação de nossa mente a fim de experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2). Sua mente é o campo de batalha onde as mais terríveis guerras são travadas, diariamente. “Embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”, disse Paulo (2Co 10.3-6). Sendo assim, renove a sua mente e discipline os seus pensamentos. Eles não podem ficar cirandando entre o passado e o futuro, pois certamente, serão influenciados pelo inimigo. “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo” (1Pe 1.13). Cingir significa prender. Chame os seus pensamentos cativos e desenvolva uma disciplina mental. Tal qual Jeremias, declare: “Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança” (Lm 3.21)

O SENHOR É QUEM O AJUDA

Eis que o Senhor JEOVÁ me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como vestes, se envelhecerão, e a traça os comerá. Isaías 50.9
Não dê a mínima atenção aos que condenam você, pois são usados pelo diabo para lhe roubarem a paz. O importante é que o Senhor Deus o ajuda e, por isso, quem pode ficar firme na tentativa de condená-lo? Mais dia, menos dia, você procurará os seus acusadores e não mais os encontrará. Existe uma força infernal, comparada à traça, que destrói aqueles que se levantam contra você. Na verdade, só permanece para sempre quem faz a vontade divina.
Um dos segredos de não ser atacado pelo maligno é não dar ouvidos ao que ele declara, pois da boca dele só sai o que não presta. O inimigo tenta os filhos de Deus com adultério, desonestidade, maldade, problemas no lar, na saúde etc. Se nada disso funciona, ele, então, levanta pessoas para censurá-los, espalhando boatos sem fundamentos, tudo para tentar tirar-lhes a paz e tê-los nas mãos.
O Senhor tem feito inúmeras promessas de guardar Seus servos; por isso, não importa o problema que eles estejam enfrentando. Se o cristão se desligar do Senhor e der atenção ao que o maligno fala, cairá em transgressão inevitavelmente. O diabo nunca vem para ajudar alguém, e sim para roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Por que se deixar levar pelas mentiras do adversário, se o Senhor garante socorrê-lo?
As pessoas que atacarem sua vida não permanecerão para sempre e, em pouco tempo, já terão desaparecido. Quem que se dá ao maligno faz a pior opção da vida, pois ele é mau patrão e mau senhor. O aliado do mentiroso haverá de descobrir o quanto este é nocivo e pernicioso, pois sua natureza é corrompida, imunda e maligna. Portanto, jamais aceite qualquer “ajuda” que venha do inimigo.
Abrem-se para as operações infernais aqueles que se deixam ser usados por Satanás para praticar qualquer tipo de mal ao próximo. Ora, quem serve ao diabo está receptivo para a ação dele que só visa destruir a vida humana, como a traça destrói a roupa. Além disso, tem tal pessoa tem dentro de si “buracos” que jamais se fecharão. Até mesmo os mais dedicados à obra das trevas são oprimidos e aniquilados pelo diabo.
A verdade é que só permanecerá aquele que fizer a vontade divina. Este será cheio do Santo Espírito, desfrutará da paz e terá poder sobre todas as obras do inimigo. Não há nada melhor do que ser servo da justiça de Deus, pois a este o Senhor só retribui com atos de bondade e amor.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Esforça-te!

"Esforça-te todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque Eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:4)

Estas palavras estão no livro de Ageu e foram ditas pelo Senhor através de seu profeta. Deus estava encorajando o seu povo que havia retornado do exílio babilônico para trabalhar na reconstrução do templo de Jerusalém. Quando Deus disse “Esforça-te” aos seus filhos, Ele queria encorajá-los para concluir aquele trabalho. E você já parou pra pensar no significado da palavra coragem? Então... Coragem significa uma firmeza de propósito que habilita uma pessoa a resistir ao medo ou à dificuldade. É isso mesmo! Ter coragem é ser firme e resistir ao medo ou à dificuldade. O desejo do coração de Deus era que seu povo não temesse mal algum, porque Ele era com eles. E da mesma forma, Deus nos encoraja a enfrentar o dia-a-dia de trabalho e as dificuldades que queiram se levantar contra nós. Assim como o Senhor desejava que seu povo desse o melhor de si na missão de reconstruir o Templo, Ele quer que hoje você cumpra as suas responsabilidades com o máximo da sua capacidade, e não que você jogue para os outros aquilo que você mesmo deveria fazer. Por isso, meu irmão, creia que você é capaz, que você pode e que Deus é contigo! Esforç

COMO DEUS ESTÁ COM QUEM CRÊ

Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; ficarão mui confundidos; como não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua, que nunca se esquecerá. Jeremias 20.11
A atitude serena e confiante do profeta Jeremias deve existir em todos os filhos de Deus. Essa é a maneira correta de enfrentar qualquer oposição do inimigo. Tendo o Senhor ao seu lado, não haverá plano diabólico que o surpreenderá, pois você, calma e firmemente, colocará o adversário no lugar dele, que é debaixo dos seus pés (Sl 18.37,38). Mesmo em situações adversas – como aquela pela qual o profeta passou ao ser colocado no cepo (Jr 20.2,3) –, você não arredará pé do seu privilégio em Cristo.
Quem sabe que o Senhor está consigo como um guerreiro invencível nem pensa em alternativas. O alvo do cristão deve ser sempre a vitória total. Mesmo que a investida maligna tenha sido bem preparada, segundo a mais afinada capacidade de Satanás, para o cristão verdadeiro – o qual está firme em sua posição em Cristo – isso não vale nada. Está escrito que nenhuma ferramenta preparada contra o herdeiro de Deus prevalecerá (Is 54.17).
O segredo é colocar no coração a Palavra do Senhor e firmar-se nela; desse modo, os inimigos, homens ou demônios, não o atingirão, pois, antes de se aproximarem de você, verão que, ao seu redor, está o Todo-Poderoso atuando como seu Escudo. Assim, os planos malignos se frustrarão, pois tropeçarão. Eles podem mandar mensagens, dizendo que o seu fim está próximo e sua derrota é certa, mas é tudo mentira.
Cada vez que o Inferno envia seus servos para lhe fazerem algum mal e você resiste na Palavra, há uma histeria no Inferno, porque os planos do maligno se frustram completamente e, por não entenderem bem a razão de não terem conseguido atingi-lo, uma confusão geral se instala entre eles. O segredo é ficar firme e inabalável no que o Senhor lhe tem dito pelas Escrituras. Não há plano nem sabedoria contra o nosso Deus.
O mesmo acontece com as pessoas que tentam prejudicá-lo. Por não terem o Espírito de Deus, elas não agem com prudência e, desse modo, caem nos próprios laços que armam. Os que servem a Deus sempre saem bem-sucedidos em todas as situações. Portanto, nunca deixe o que lhe foi dito pelo Altíssimo, pois é assim que você é liberto, preservado e conduzido. O Senhor jamais desampara os que confiam em Suas promessas (1 Rs 6.13).
A confusão que reina no coração e na mente dos perversos é perpétua. Enquanto uma pessoa não se converter e teimar em andar nas sendas da maldade, ela será frustrada. Só há sucesso para quem é conduzido pelo Espírito de Deus. Infelizmente, há muitos que se deixam levar pela vaidade, pelas paixões e pelos demais golpes do inimigo. Se você tem sido uma delas, converta-se a Cristo agora!

UM FUTURO GRANDIOSO

Ainda que o seu começo seja pequeno, o seu futuro será grandioso. Receba esta palavra em nome de Jesus. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais além de tudo o que você sonha ou imagina. Veja o que aconteceu com Jacó. Ele sabia exatamente o que queria quando fez a proposta para o seu sogro. Em seu coração, ele já havia determinado o seu salário, segundo a fé que tinha em Deus. Jacó sabia que o favor do Senhor estava sobre a sua vida e que o Senhor o faria prosperar. Ele propôs ao sogro: “Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os escuros entre as ovelhas, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário” (Gn 30.32). Labão aceitou, mas “naquele mesmo dia, os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos. E pôs três dias de caminho entre si e Jacó” (v.35). Era um meio de impedir que o sonho de Jacó se realizasse, mas ele conhecia o princípio da visualização através da fé. Ele descascou algumas varas e colocou-as no bebedouro, diante dos animais. “E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas” (v.41). Então, o milagre aconteceu! Nasceram animais malhados, salpicados e escuros. É evidente que o milagre acontecia não porque as ovelhas viam as varas, mas porque Jacó tinha a visão de um rebanho listrado, malhado e salpicado. Diz o texto que “o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos” (v.43). O Senhor não depende de coisa alguma para exaltar os seus ungidos porque Ele é Deus

segunda-feira, 8 de abril de 2013

TODO CUIDADO É POUCO

E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.. 1 Crônicas 13.9
Quanto mais aprendemos da obra de Deus, mais nos inteiramos do temor que devemos a Ele. Na verdade, temos de fazer a vontade divina com temor e tremor (Ef 6.5). O homem pode atrapalhar o plano divino, se não estiver sob a direção do Senhor. Por isso, busque estar preparado para não se envergonhar. Uzá pensou que estava fazendo um benefício a Deus, mas foi fulminado. Esse fato fez o rei Davi entristecer-se sobremaneira.
O servo do Altíssimo que deseja ver a sua obra reconhecida e, desse modo, não vê-la se queimar, deve procurar viver em comunhão com o Pai. Terá muito lucro a pessoa que se preparar para ser usada e, mesmo vendo que algo não está bom, esperar por direções do Céu para colocar a sua mão no que, aparentemente, precisa de ajuda. É provável que qualquer outra pessoa piedosa fizesse o mesmo que Uzá.
Contudo, será que Deus precisa da ajuda do homem, ou Ele nos permite fazer algo em favor da Sua obra como uma benignidade? Sem dúvida, é um grande favor que Ele nos presta ao nos usar em Seus planos. Sem a unção divina, o que fizermos para Deus será puro desperdício, pois não temos em nós, e de nós mesmos, condição alguma de realizar algo como uma ajuda ao Senhor.
Como a nossa visão do mundo espiritual é quase cega, não temos como saber se o que nos propomos a realizar é certo ou não. Se não temos a orientação divina, o que nos propomos a executar pode ser de orientação maligna e, com isso, prejudicamos o plano de Deus. Ora, o Senhor nunca será surpreendido nem Se esquecerá de preparar o necessário para cumprir Seu propósito.
A orientação bíblica é que nos preparemos para nos apresentar diante do nosso Deus aprovados como obreiros que não têm do que se envergonhar (2 Tm 2.15). Então, de modo espetacular, o Senhor nos levará a falar e a fazer, ou a deixar de dizer e realizar algo. Com isso, no final, veremos que realmente era o que precisava para que a obra chegasse a um bom termo. O Senhor já Se preparou há muito tempo para o que precisa ser cumprido hoje.
Pobre Uzá! Por estar na carne, ao ver os bois tropeçarem, pensou que a arca cairia; por isso, foi fulminado. Em toda a Bíblia, vemos que, aparentemente, não havia escape para o povo de Deus, mas, com um simples ato, o Senhor mostrava que sabia conduzir e cuidar daqueles que Lhe eram obedientes.
Provavelmente, o Altíssimo tinha programado um milagre tremendo naquele momento, mas Uzá atrapalhou. Isso fez o rei Davi ficar muito triste; porém, como temia o Senhor, ele não pecou com os seus lábios e se encheu de respeito ao Altíssimo.

SABEDORIA PARA CAMINHAR

Deus lhe mostrará o caminho! Você não ficará confundido nem será envergonhado quando se deparar com os seus inimigos à porta. Clame pela luz divina e todas as trevas serão dissipadas. Ainda que você esteja perdido ou envolto pela escuridão do pecado, se você clamar o nome de Jesus, Ele virá ao seu encontro trazendo o perdão e a proteção que você necessita. “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Sl 145.18). O salmista entendia a importância do perdão e da proteção divinas, por isso clamou: “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo” (Sl 25.4,5). Se orarmos pedindo a Deus que nos guie e nos instrua, devemos aquietar o nosso coração na presença Dele e esperar por Sua provisão bendita. Ele nunca falhará! A sua promessa é verdadeira, por isso a sua alma pode descansar na fidelidade divina. Está escrito: “Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher. Ele permanecerá em prosperidade e a sua descendência herdará a terra” (vs.12,13). Aleluia! Se você precisa de direção e de sabedoria para caminhar em retidão, Deus lhe direcionará e você tomará a decisão certa. Está escrito: “O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto” (v.14). Existe uma aliança eterna, selada com o sangue de Jesus Cristo, que nos garante a salvação, libertação, cura, prosperidade e preservação. Em Cristo nós temos tudo! Não lhe faltará sabedoria divina para caminhar em santidade e vitória. Tal qual o salmista, diga para Deus: “Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés”.

sábado, 6 de abril de 2013

O QUE DEUS DIZ SEMPRE ACONTECERÁ

E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. Números 16.31
Há pessoas que brincam com as decisões do Altíssimo Deus. Ora, o que Ele diz sempre acontecerá, e deixar de dar atenção à Sua Palavra é a maior estupidez que alguém pode cometer. O Senhor não deixará jamais de honrar os que O honram, de cumprir o que disse a respeito de Sua obra. Por isso, sempre esteja pronto para aprender o que Ele fala e, ao mesmo tempo, preparado para entrar diante dEle e pedir Seu juízo.
Corá, Datã e Abirão se deixaram levar pelo demônio e enfrentaram o homem de Deus. Na verdade, fizeram pouco caso da presença divina e, em um ato insano, tentaram depor os escolhidos pelo Senhor. Na minha caminhada de fé, já vi isso ocorrer muitas vezes e, em todas, os rebeldes não lograram sucesso. Mas, infelizmente, a escola da rebeldia ainda é procurada por muitos que não temem o Altíssimo.
Quem se deixa dominar pelo espírito do erro fica firme na sua posição maligna e, por causa da sua estupidez, não acorda para o fato de que pagará um alto preço. Após orar ao Senhor e receber a direção do que seria feito, Moisés ainda foi procurar os líderes rebeldes, como se lhes desse uma última oportunidade. No entanto, eles não admitiram recuar e, por isso, o homem de Deus pediu ao povo que se afastasse deles.
Como não ouviram Moisés e os anciãos do povo, o servo de Deus pediu a todos que se desviassem das tendas daqueles homens perversos. Ele ainda advertiu que não tocassem em nada que era deles, para que não fossem arrebatados nos seus pecados. O povo atendeu, mas os revoltosos não quiseram recuar de suas decisões e ainda se puseram na frente das suas tendas, com suas mulheres, filhos e crianças.
Moisés disse ao povo que a morte deles seria diferente. Se a terra não abrisse e não os engolisse vivos, ele não era enviado de Deus. No instante em que acabou de falar, houve um tremendo terremoto que abriu a terra e engoliu os rebeldes, com seus filhos e suas famílias. Nada disso teria acontecido se tivessem temido o Senhor. Os que se deixam levar pelo espírito da rebelião não terão um bom futuro.
Dá para tremer quando vejo alguém se sublevar contra as decisões soberanas de Deus. Por que isso acontece? Por que há pessoas que preferem andar no erro a aceitar o plano divino? A paciência divina tem limite, e, um dia, o Senhor dirá: “Basta, chega de fazer frente à minha vontade”. Então, em que essas pessoas se apoiarão? Não fique do lado de quem se rebela contra a vontade do soberano Deus.