sábado, 27 de dezembro de 2014

CUIDADO PARA NÃO SE ENVERGONHAR

Eles se envergonharão de um povo que de nada lhe servirá, nem de ajuda, nem de proveito; antes, de vergonha e de opróbrio.Isaías 30.5
Os problemas podem ser vários, e, por mais que oremos, muitas vezes, a resposta não vem. Então, os fracos na fé se desesperam. Esse é um momento perigoso, pois, nessas horas, sempre surge alguém com uma conversa antibíblica e insinua que há outras fontes a serem buscadas. No entanto, quem procura ajuda fora do Senhor descobre que de tal lugar jamais poderia sair algo de bom.
Talvez o aperto seja grande, mas a busca da vontade divina – com um consequente arrependimento, caso seja necessário – trará libertação. A causa dos nossos problemas é o nosso afastamento de Deus, por meio do qual o inimigo nos oprime. Ora, a ajuda material é limitada e de nada serve para quem não quer sofrer eternamente. Se o Senhor permite ao inimigo nos afligir, a solução está em procurar a face do Altíssimo.
Coloque no seu coração que nenhum ímpio tem algo para lhe dar, ainda que se esforce e lhe doe uma grande quantia por ter prosperado materialmente. Somente o nosso Pai possui a resposta exata de que precisamos – a nossa libertação. Se o cristão é “ajudado”, em tempo de crise, por alguém perdido, descobrirá que o demônio lhe trouxe outros males.
É preciso resgatar a ovelha que caiu na cova no sábado (Mt 12.11,12), porque, por si mesma, ela jamais sairá. No caso da mulher encurvada, Jesus foi claro ao dizer que Satanás a mantinha presa por 18 anos (Lc 13.11-13,16). Lutar contra os efeitos pouco ajudará, pois a nossa peleja é contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). Ao vencer com a Palavra, o diabo será expulso para não mais voltar a atacá-lo.
Os que conhecem o Senhor e vivem em Sua presença têm muito a dar à humanidade, principalmente o exemplo de que venceram com o Todo-Poderoso. Não deixe de buscá-Lo até ser atendido, como fez a viúva que foi ao juiz iníquo pedir que lhe fizesse justiça (Lc 18.1-8). Devemos levar nossas orações ao trono da graça e, então, suplicar ao justo Juiz que julgue a nossa causa. Sendo a nossa libertação realizada pelo Senhor, ela servirá com uma boa lição para quem dela precisa.
Quem procurar auxílio fora do Evangelho se envergonhará. Examine o fato de o inimigo oprimi-lo, pois pode ser que ele tenha encontrado a porta aberta. Ao dizer que as raposas têm seus covis (Lc 9.58), Jesus nos instruiu a procurar os lugares onde elas se escondem, atacá-las e expulsá-las. Nada acontece por acaso, nem mesmo uma simples dor. 
Somos a luz do mundo (Mt 5.14) e, por isso, temos de resolver os nossos problemas com Deus para sermos um bom exemplo. Se a luz que está em nós não ilumina, o que fará pelos que não conhecem Jesus? Só quem tem o Espírito de Deus pode ajudar um sofredor, porque Ele sabe de todas as coisas, tanto as materiais como as eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário