domingo, 21 de dezembro de 2014

O ERRO DA TEIMOSIA

Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas de guerra que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei de Babilônia e contra os caldeus, que vos têm cercado fora dos muros; e ajuntá-los-ei no meio desta cidade.Jeremias 21.4
Já fazia mais de 300 anos que Jeroboão havia dividido o reino de Davi – ficando com dez tribos, as quais mantiveram o nome de Israel – e mais de cem que esse reino havia deixado de existir, quando Salmaneser, rei da Assíria, invadiu Samaria e levou cativo o povo. No entanto, o Altíssimo Se identificou como o Deus de Israel, provando que Ele não vê como o homem, porque, para Ele você é o que Ele o fez ser, sem importar aquilo em que você se tem transformado.
A sua atitude com relação aos mandamentos divinos revela o que receberá do Todo-Poderoso. Ele continua a ser o seu Deus e está pronto para lhe perdoar e restituir o que o diabo tem tomado de você. Porém, não poderá fazê-lo se não cumprir as ordens dEle. Erra muito a pessoa que despreza os mandamentos do Senhor, pois, no mínimo, ela está desprezando a sabedoria e o entendimento recebidos. Ao nos dar Seus mandamentos, o Altíssimo prova que nos ama.
Originalmente, o Onipotente havia equipado o homem com armas poderosas, a fim de lhe dar vitória contra os ataques do inimigo. Além disso, era possível dominar as aves dos céus, os peixes do mar e os animais que rastejavam sobre a terra (Gn 1.26). Ao cair, Adão entregou ao maligno esse poder; no entanto, antes de ressuscitar, Jesus despiu o diabo de tudo o que havia tirado do homem e, agora, com o batismo no Espírito Santo, Deus nos reequipa com poder para vencer as forças do mal (Ap 1.17,18).
Entretanto, tenha muito cuidado! Jeremias disse ao povo de Judá que, devido ao fato de estarem brincando com o pecado, o Senhor faria com que as armas com as quais os havia equipado para vencer seus inimigos se voltassem contra eles. O perigo era maior, pois os babilônicos teriam a ajuda do armamento que Deus dera a Judá. Então, se você tem brincado com o pecado, pare agora e se arrependa, a fim de que essa condenação não lhe sobrevenha.
O que aconteceu no Antigo Testamento é um aviso para o povo da Nova Aliança. Os que se deixam levar pelas tentações e delas não se livram, escondendo-se na capa das doutrinas contrárias à Bíblia, podem esperar que coisas iguais os alcançarão (Ap 22.18,19). É lógica a conclusão de que o homem só consegue lutar e vencer seus inimigos se estiver obedecendo aos mandamentos. Portanto, faça um exame do que você tem feito com a fé que lhe foi dada.
A advertência é para ser levada a sério, mas ainda não é uma sentença proferida pelo Senhor. Ao emendar a sua atitude, sem dúvida, Ele terá prazer em torná-lo vitorioso. O Altíssimo tem colocado dois caminhos diante de nós: a vida e a morte(Dt 30.19). Os que escolhem a vida se livram dos ataques malignos; já os que optam pela morte validam os planos do diabo.
Judá não atendeu à advertência divina e, por isso, foi levado cativo. E com você, o que se escreverá a seu respeito? Tome a decisão correta e viva livre de todas as opressões do inimigo. Hoje, Jesus é o seu Advogado e Ajudador, mas, amanhã, poderá ser o seu Juiz.  O que você decidirá fazer com sua vida é o que pesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário