quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A FIRMEZA DE FÉ RENDE GRANDE LUCRO

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.Rute 1.16
Por certo, Rute não sabia o que esperaria por ela no futuro. No entanto, quando esteve em contato com a Palavra do Senhor por intermédio de seu marido e de sua sogra, Noemi, aprendeu o suficiente para crer no Deus de Israel. Que todos aqueles que servem ao Altíssimo tenham a mesma sabedoria para aprender, com seus genros, suas noras, seus patrões ou empregados, amigos, conhecidos e desconhecidos, a confiar completamente nEle.
Ao ficar viúva, Rute se ligou à sogra como verdadeira filha. Isso é o que deve acontecer com quem se casa. Ela também provou que havia algo a mais; a fé no Deus dos hebreus era infinitamente mais importante que sua cultura, religião e seus amigos. No momento em que a fé no Senhor ilumina uma pessoa, ela age igual a quem encontra um tesouro no campo: achando-o, esconde a riqueza e, depois, vai, vende o que tem e compra tal terreno (Mt 13.44)
Noemi ouviu falar que Deus visitara Israel e a seca havia acabado, por isso decidiu voltar para sua terra. Porém, naquele momento, ela estava viúva, sem os dois filhos e com duas noras. Rute soube entender que o pouco que conhecia do Senhor era o bastante para ir à Terra da Promessa. Por esse motivo, ficou firme no que sentira ser o melhor. Essa deveria ser a atitude dos que são instruídos a respeito do único e verdadeiro Deus.
As noras foram postas à prova por Noemi, e, no segundo teste, Orfa deu adeus ao que o Altíssimo poderia fazer em sua vida e retornou ao seu povo e seus deuses. Depois disso, não se ouviu falar mais a respeito dela. Entretanto, Rute se agarrou à sogra e esperou pela nova prova. Ela sabia que seria uma irresponsável se abafasse, em seu coração, o eco produzido pela voz divina e não valeria a pena perder a grande recompensa que a esperava.
A perseverante nora aguentou a terceira prova ao fazer a linda declaração, a qual tem sido copiada por milhões de pessoas nos convites de casamento: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti. Você será muito feliz se também fizer o seu elo com Jesus, pois onde Ele estiver, você deve estar não só agora, mas também pelos séculos dos séculos. Rute escolheu a melhor parte, a qual jamais será tirada dela. 
Todo aquele que é chamado para ser membro do Corpo de Cristo deveria tomar igual decisão, mas muita gente, quando aprende que seguir Jesus inclui renúncia e plena submissão a Ele, desiste. Espere ser provado e, ao sê-lo, não caia nas mentiras do inimigo, voltando para a sua antiga vida.
Para quem você poderá ir se o Mestre é o Único que possui as palavras da vida eterna? (Jo 6.68). Ele corrige todo aquele a quem recebe como filho e, se você aguentar a correção, será aceito como tal. Rute foi recompensada de todos os modos possíveis e muito mais do que imaginara, pois se tornou ancestral do rei Davi e do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário