segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O GRANDE NOME DO SENHOR

Pois o SENHOR não desamparará o seu povo, por causa do seu grande nome, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo. 1 Samuel 12.22
Os israelitas haviam pedido um rei ao Senhor, e isso não agradou a Deus, pois o Altíssimo queria ser o Rei deles para sempre. No entanto, como insistiram, a vontade deles foi atendida. Samuel, então, deu-lhes recomendações importantes para que não tropeçassem e viessem a ser presas dos inimigos que sempre desejaram destruí-los. Eles deveriam temer o Senhor e servir a Ele, atendendo à Sua voz, não sendo rebeldes ao Seu mandado e seguindo-O.
Essas instruções servem para todas as pessoas em todos os lugares. Aqueles que as seguirem haverão de obter o favor divino, mas quem não der ouvidos à voz divina e for desobediente às ordens do Senhor terá a mão do Altíssimo contra si. Para selar o que falava, o profeta deu aos filhos de Israel um exemplo do qual nunca se esqueceriam: anunciou que o Todo-Poderoso faria algo que Ele jamais fizera antes, o que os apavorou.
Era tempo da colheita do trigo; por isso, o que eles menos esperavam era que chovesse. Entretanto, Samuel anunciou que clamaria ao Senhor para enviar chuva, a fim de que o povo percebesse a maldade da obra que havia feito. Quem fecha o coração para a voz de Deus O ofende; logo, é melhor que oremos para que o Espírito Santo nos guie na Palavra, de modo que não façamos pedidos ao Senhor que O aborreçam.
A oração do profeta provocou trovões e chuva, levando o povo a temer o Senhor e até mesmo Samuel. Ora, é assim que os ministros de Deus devem viver: na presença divina, buscando direções para realizar certas obras. Dessa forma, as pessoas respeitarão seus ministérios, o que evitará problemas nas congregações. O povo, na verdade, é o mesmo de sempre; por isso, se a mão forte do Todo-Poderoso não se fizer presente, honrando a missão que recebemos, poderemos não ser respeitados.
Ao ver a chuva caindo quando não deveria, os israelitas pediram a Samuel que rogasse a Deus para fazê-la cessar. Então, o temor caiu sobre eles, levando-os a respeitar o profeta e a Palavra. Samuel os consolou, dizendo que não precisavam ter medo, já que, apesar do mal que haviam cometido, não se tinham desviado dos caminhos do Senhor. No entanto, a partir daquele momento, todos deveriam emendar-se, passando a servir ao Altíssimo com todo o coração e não se desviando para coisas vãs que não podem livrar.
O grande Nome do Senhor impediria que Ele os abandonasse. Esse é o tipo de mensagem a ser proclamada hoje, contrariando os pregadores negativistas que vivem dizendo aos fracos na fé que estes serão abandonados pelo Altíssimo. Ora, temos de dar mensagens positivas, com manifestação do poder divino, para que as pessoas se firmem e não se deixem levar por falsos discursos. Afinal, a nossa eleição se deu por única e exclusiva vontade do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário