sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O FIM DE UMA ERA DE DESACERTOS

E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido. 1 Samuel 2.35
Como acontece com todo mundo, Eli envelhecia; porém, a mudança era mais sentida no cuidado dos assuntos de Deus do que no âmbito físico. Isso é grave e pode suceder até com os jovens. O relaxamento espiritual, além de ser péssimo para quem a ele se dá, serve de má lição para os demais membros do Corpo de Cristo. No caso de Eli, os seus filhos começaram a se desviar, e o exemplo deles deve ter sido imitado por outros.
A queda de Hofni e Fineias foi tão grande, que chegou a causar vergonha em Israel. Deles se esperava outro procedimento, principalmente por serem filhos do sacerdote. Não sabemos por quanto tempo Eli se chateou com aquilo e se buscou o Senhor. Há pais que se aborrecem com os atos de seus filhos e, por certo tempo, até buscam a ajuda divina, mas, como não veem resultados imediatos, ou não entendem que estão sob provação, desistem.
O Altíssimo a tudo assistia e indignava-Se com a atitude dos meninos de Eli. O pior é que eles já estavam ministrando diante de Deus. Um dos pecados praticados era o desrespeito total para com as ofertas do povo ao Senhor, além de prostituição. Sem dúvida, não ficariam sem o devido castigo. Aqueles que obedecerem ao diabo terão duas penas: a do Todo-Poderoso e a maldade que Satanás operará neles.
A dura profecia que Eli recebeu não o fez mudar de ideia. Isso lembra muitos cristãos que sentem remorso, ficam tristes com o que fizeram, oram e falam disso para o Senhor, mas não se arrependem a fim de obterem o perdão. Fazendo assim, pensam que estão bem espiritualmente, mas, na verdade, estão apenas calando a voz da culpa, que de nada vale. O que faz alguém mudar é o verdadeiro arrependimento, mediante o qual se livra da iniquidade.
Em sua velhice espiritual, Eli chegou a não mais ser dirigido pelo Espírito de Deus, pois nem percebeu que Ana estava “embriagada” pela amargura de alma e não sob efeito de bebida alcoólica. Isso pode ocorrer com alguém que, por causa da simpatia, ou de um coração agradecido e amoroso, concluiu que determinada pessoa está procurando um relacionamento amoroso. Quem anda no Espírito vê como as coisas o são de fato.
Onde estava Eli quando Deus chamou Samuel por três vezes? Deitado no lugar de sempre; porém, não tinha as visões do Alto. Com muito custo, após a terceira vez, o sacerdote concluiu que o Senhor Se dirigira ao jovem. Faça tudo para não envelhecer na fé e não sair da presença divina, pois o seu ministério deve ser cumprido até o último dia com unção completa.
O Altíssimo sabe aonde o mundo chegará em sua loucura, demonstrada em nossos dias; por isso, em cada geração, Deus prepara Seus servos. No entanto, Ele só Se declara a quem tem chamado no tempo certo. Hoje, os que se encontram no comando da obra divina precisam estar diante do Pai com inteireza de coração, sem atender a nenhum reclame da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário