sexta-feira, 23 de novembro de 2012

QUANDO A RESONSABILIDADE TERMINA

Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; então, Moisés os abençoou. Êxodo 39.43
A obra de Deus é feita de muitos detalhes trabalhosos, os quais são importantes e nos são dados segundo o plano divino, conforme vemos na construção do tabernáculo. Primeiro, o Senhor falou com Moisés sobre a feitura dele, de que modo deveria ser erguido, explicando os pormenores da decoração e das demais partes. A obra de evangelização, cuja missão maior é fazer dos perdidos “tabernáculos” de adoração, também tem de ser realizada como Ele quer.
O Altíssimo ordenou que Moisés contratasse Bezalel e Aoliabe, mestres que Ele  dotara de saber, para criar uma escola de artífices e erguer o tabernáculo como lhe fora mostrado (Êx 31.1-6). Moisés teve de observar tudo e, provavelmente, escrever o que viu para depois o revelar aos mestres. O povo, por sua vez, contribuiu para que tudo fosse executado de acordo com o que Senhor desejava. Sem dúvida, houve alegria no dia em que a obra foi concluída.
Os mestres levaram o tabernáculo ao homem de Deus, que não olhou de relance nem considerou de imediato o trabalho feito; ao contrário, examinou tudo e, por fim, abençoou os construtores (Êx 39.32-43). Isso nos faz entender que, um dia, chegaremos perante o Senhor Jesus, o qual ordenou que fôssemos por todo o mundo e fizéssemos discípulos de todas as nações (Mt 28.19; Mc 16.15), e, então, prestaremos conta do que conseguimos granjear com Seu poder. Coitado de quem não se esforça para fazer segundo o mandamento bíblico!
Que tipo de convertido temos produzido? Que exemplo temos mostrado aos que o Senhor nos dá para que se tornem Seu povo? O que Ele dirá quando examinar os nossos filhos espirituais? Ouviremos de Seus lábios: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21)? Ou Ele nos chamará de servos maus e infiéis, dizendo: Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes (v. 30)?
Certa vez, Jesus disse a Pedro que as ovelhas das quais ele deveria cuidar eram Sua propriedade (Jo 21.15-17). Ora, não podemos ser negligentes com aqueles que Ele coloca sob o nosso ministério para serem alimentado. O homem de Deus não pode envolver-se com os negócios desta vida, pois tem de agradar Àquele que o arregimentou para Sua obra. Isso diz respeito não só aos pastores, mas também a todos os salvos, pois temos a sublime missão de cuidar dos nossos irmãozinhos em Cristo.
Que cena bonita deve ter sido a de Moisés recebendo o tabernáculo pronto e, em seguida, abençoando os mestres construtores! Lindo também será quando Jesus lhe entregar a coroa da justiça (2 Tm 4.8). Então, por toda a eternidade, você será abençoado. Lute, esforce-se e não deixe de buscar o Senhor para que Ele possa coroá-lo com Sua recompensa. O fato de você ter sido chamado para ser Sua testemunha já mostra o amor que Ele teve para com a sua vida. Portanto, retribua, fazendo o que Ele manda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário