domingo, 10 de agosto de 2014

OBEDIÊNCIA TRAZ PAZ

E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias, esteve a terra em paz dez anos.2 Crônicas 14.1
Abias podia ter sido um grande rei em Judá, mas se deixou levar pelos erros cometidos pelo seu pai, Roboão. Resultado: reinou apenas três anos. Não foi de todo um mau governante. Certa ocasião, com 400 mil homens, ele enfrentou Jeroboão, o qual havia feito a sedição do reino e foi contra ele com 800 mil soldados. No entanto, Abias foi firme e, ao ver Jeroboão cercando-o pela frente e por trás, clamou a Deus, o qual o socorreu (2 Cr 13).
Asa, seu filho, reinou em seu lugar e logo procurou olhar para o exemplo de Davi, seu ancestral, passando a imitá-lo. Isso deve servir de testemunho a todos os cristãos, pois é preciso olhar para Jesus, o nosso Exemplo. Ele conseguiu limpar a sua terra da feitiçaria instituída em Jerusalém e no resto do país desde os últimos dias de Salomão. Com isso, ele agradou ao Altíssimo, o qual lhe deu dez anos de paz.
O filho de Abias entendeu a necessidade de governar em lugar de seu pai, e não continuar a praticar as mesmas coisas que ele. Esse deve ser o nosso procedimento, pois não podemos nos deixar levar pela saudade ou pela maneira de outra pessoa agir. Um dia, daremos contas a Deus do que fizemos ou deixamos de fazer. Se tivermos sido omissos, ou maus no trato dos assuntos do Senhor, certamente seremos apenados.
A responsabilidade é pessoal. Quem é colocado no ministério precisa entender que, um dia, responderá pelos seus atos. Temos de nos espelhar em Cristo, ver como Ele fazia e, diante das orientações do Pai na Palavra, tomar decisões. Asa mandou destruir os locais de idolatria e feitiçaria, e ordenou ao seu povo que buscasse o Altíssimo e Seus mandamentos. O resultado logo se mostrou em todas as partes.
Quando o rei executa o seu ofício com temor de Deus, o Senhor opera por ele e para ele. Não há como ser diferente, porque a Palavra promete isso. Quem se casa, por exemplo, deve pegar o bom exemplo de seus pais, se eles realmente serviram ao Todo-Poderoso, mas precisa agir com base no Livro Santo. Somos continuadores da obra divina e não da dos nossos ancestrais. Se eles acertaram, glória a Deus; porém, nós não devemos errar. 
A terra governada por Asa esteve em paz por dez anos, mas poderia ter sido mais. O rei cometeu um erro crasso, por ter deixado o receio entrar em seu coração. Ele propôs que, enquanto houvesse paz, iria se preparar para a guerra. Logo, ele e o povo viram surgir uma grande ameaça, e isso não confirmou que ele estava certo, e sim errado. Se tivesse confiado no Senhor, o adversário não o teria notado. O Altíssimo faz os inimigos de Seus servos terem paz com ele. 
Prepare-se para reinar; afinal, a Palavra diz isso a todo aquele que aceitou Jesus como Senhor e Salvador. Não temos de ficar preocupados com o dia de amanhã, porque Deus sabe cuidar de quem é dEle. Veja os acontecimentos em sua casa e entre diante do Pai para denunciar os problemas, resolvê-los e dar um basta na ação maligna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário