quarta-feira, 9 de julho de 2014

AS CAUSAS DO CATIVEIRO DO POVO DE DEUS

Judá passou ao cativeiro por causa da aflição e por causa da grandeza da sua servidão; habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a surpreenderam nas suas angústias.Lamentações 1.3
Se o povo de Judá tivesse atendido às advertências do Senhor, não teria passado pelo cativeiro. Quem não obedece ao que a Palavra diz em seu coração, mais cedo ou mais tarde, poderá ser entregue às forças opressoras. Não foram poucas as vezes em que o Altíssimo usou Seus profetas para entregar o recado, mas, como não se importaram, chegou o dia em que Nabucodonosor veio e levou toda a nação para a Babilônia.
O diabo os afligiu como quis. O Altíssimo avisou que isso aconteceria, mas eles continuaram na rebeldia. Agora, aqueles que eram libertos e privilegiados por serem chamados pelo santo Nome estavam entreguem ao inimigo. Com isso, aprenderam o quanto dói desprezar os preceitos divinos. Quem se mantiver rebelde ao chamado de Deus, um dia, será sentenciado ao suplício eterno. Os obstinados aprenderão que não podem mais contar com a misericórdia do Senhor.
O cativeiro foi humilhante para os descendentes do rei Davi. Nos dias do filho de Jessé, eles eram líderes das nações que os circundavam; mas, agora, estavam na servidão vergonhosa da Babilônia, onde não tinham direitos nem podiam cultuar a Deus livremente. Eles passaram longo tempo como escravos de um povo pagão, embora soubessem que haviam sido levantados para ser cabeça, e não humilhados; porém, a estupidez os levou a tal situação.
Eles agiram como tontos, não vendo nada demais nas práticas erradas. Com isso, semearam a rebeldia e colheram, mais tarde, o amargo fruto. Não terá melhor sorte aqueles que, hoje, mantêm-se resistentes ao plano do Senhor, pois o quanto O evitarem será o quanto serão evitados por Ele amanhã. A Bíblia ensina que aquilo que se planta é o que se colhe (Gl 6.7), por isso a sorte de quem não obedece a Deus não melhorará em nada. É preciso examinar o modo como você vive.
Agora, não tinham pátria nem liberdade, e aqueles que não temiam a Deus eram seus senhores. O povo de Judá saiu da sua terra para habitar no meio das nações. O que fazer? Um dia, estaria livre? Sim, porque Deus prometera isso. Existe alguma possibilidade de que os reprovados no Juízo alcancem perdão e liberdade? O Todo-Poderoso diz que não (Lc 16.26). Do tormento incessante jamais sairá uma só pessoa. Quem estiver lá sofrerá para sempre.
Muitos estão no pecado, presos a vícios, à prostituição, desonestidade e aos demais erros. Para estes, não há descanso, como não houve para os habitantes de Judá. Pelas próprias forças, eles não conseguiriam se libertar daquele poderoso império. Triste e deplorável é o estado dos perdidos!
Os demônios sabem que você só precisa esperar o Dia do Juízo para estar com eles no sofrimento que nunca terá fim. Por isso, enquanto houver tempo, acerte-se com o Senhor. Achegue-se a Deus em oração e confesse seus erros, livrando-se de todos os pecados que tem praticado. O erro separará as pessoas de Deus, levando-as ao terrível martírio. Hoje é dia de se consertar com o Onipotente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário