domingo, 13 de julho de 2014

EVITE ESCANDALIZAR ALGUÉM

Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!Mateus 18.7
Essa advertência é mais forte do que se pode pensar. O escândalo é como o pecado cometido por Adão no jardim do Éden, quando o diabo conseguiu penetrar em nosso mundo. Esse tipo de comportamento faz com que o inimigo entre na vida de quem foi abusado ou levado ao erro. Sem dúvida, quem faz algo que prejudique alguém foi usado por Satanás para realizar a sua perversa vontade e, ao mesmo tempo, atrapalhar o plano do Senhor.
Os escândalos produzem os mais diversos efeitos e maus exemplos. Quando Jeroboão fez os dois bezerros de ouro e mandou que Israel os adorasse – segundo o rei, estes eram os deuses que os haviam tirado do Egito –, ele não somente prejudicou os seus contemporâneos, como também as gerações futuras(1 Rs 12.28). Duzentos e poucos anos depois, os israelitas foram levados para a Assíria e nunca mais ocuparam a terra dada a eles.
É inevitável surgirem situações que farão a maioria se distanciar do Altíssimo, conforme disse Jesus. Compete a cada um dos filhos de Deus vigiar e orar para não entrar em tentação (Mc 14.38), nem afetar seus descendentes e outros que tomarem conhecimento de seu erro e adotarem comportamento semelhante. Os maus serão privados de bênçãos que lhe seriam entregues, caso permanecessem fiéis. Podemos contribuir para o bem ou o mal das pessoas.
O responsável por qualquer obra que provoque indignação em uma pessoa pagará um preço muito caro. Segundo o Mestre, teria sido melhor se alguém o tivesse matado, colocando-lhe uma pedra de moinho no pescoço e atirando-o ao mar (Mc 9.42). O ato dele é incomparavelmente maior do que a maldade que lhe teriam feito. Somente quem não está em seu juízo perfeito é capaz de obedecer ao diabo.
Aqueles que propagam o mau exemplo também se incluem no grupo dos que causam situações que fazem indivíduos tropeçarem. Isso é algo que os “fofoqueiros de plantão” deveriam pensar antes de comentar os deslizes dos outros. Não nos podemos deixar influenciar, como se fôssemos alto-falantes, propagando os erros alheios. O servo de Deus deve buscar a glória divina, e não a lascívia insaciável de Satanás. Somos ordenados a sermos pacificadores (Mt 5.9).
Os maus testemunhos produzidos por um salvo, ou divulgados por ele, podem excluir de Deus os escandalizados. Talvez, estes se entreguem ao pecado, pois o que viram ou sofreram serve de incentivo para desrespeitarem o Senhor e se fecharem para qualquer relacionamento lícito e aprovado pela Palavra. O trauma pode durar por toda a vida. No entanto, uma boa ação dá condições de levar um desorientado a voltar ao convívio dos santos.
Por fim, todo escândalo praticado por um cristão é como uma punhalada nas costas do Senhor. Ele nos chamou para Seu Reino eterno, mas, ao deixarmos o diabo nos usar conscientemente, cometemos um erro difícil de ser perdoado. Portanto, o segredo é fugir de tudo o que provém do maligno, porque todo crime terá a sua punição. Seja sensato e agrade ao Pai! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário